Autor |
Mensagem |
has4 Veterano |
# abr/09 · Editado por: has4
Xô explicar melhor a 1ª parte do título do tópico:
Acorde Fá de pestana = f.d.p.
Fá Menor com nona
Qual é o melhor, este?
Ou este?
E aí, o que me dizem destes acordes para tocar esta música, mas cantando?????
Enfim, qual é o acorde q vc mais detesta tocar?
|
Insomniac_ Veterano |
# abr/09
· votar
has4 Odeio tocar qualquer acorde, só costo de bicordes e Power-Chords. No mais, toque o que sentir mais facilidade, ora.
|
erico.ascencao Veterano |
# abr/09
· votar
has4 O Andy Summers adora estes acordes com 9a. Em Message in a Bottle Também aparece uns 4 destes. No caso de Every Breateh You Take, acho que fica melhor o segundo. Lembro que a minha banda tocava esta música um tom abaixo, pois facilitava tanto pro guitarrista fazer este acorde (virava um Em9) quanto pra vocalista cantar.
|
has4 Veterano |
# abr/09
· votar
Insomniac_
Eu fico puto é pq essa música não é tão complexa, mas esse acordezinho fdp é muito fdp rsrsrs
Acho que vou usar Bicordes e Powers nessa música - lol
|
MauricioBahia Moderador |
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
has4 Eu toco exatamente como no 1o. vídeo no violão. Mas, se quiser tocar igual ao Andy, na guitarra, o segundo é o ideal, eu acho. Sinceramente, o 1o. modo funciona em qq situação.
Mas cara, isso aí treino. Eu faço esses acordes com se fosse um La. Na boa. Toco essa música há um 20 anos, hehe. Aliás, a mulherada se amarra! :-))
Acorde chatos mesmo são aqueles que vc tem que usar a ponta dos dedos em duas cordas ao mesmo tempo... Aff...
Abs
|
has4 Veterano |
# abr/09
· votar
erico.ascencao
Ahhhh sim, aquele Andy Summers fdp que fez isso, né? - rsrsrs Vou chamar The Police pra dar um cacete nesse cara!
|
has4 Veterano |
# abr/09
· votar
Mas cara, isso aí treino MauricioBahia
Acho que estou com pestanofobia com essa música. lol E se não batasse, o violão aqui tá pé-duro.
Mas olha, se for apenas para tocar, até que sai bacaninha, mas eu digo, cantando a música... tudo muda um bocadão! É grilo! Mas vc já tocou e cantou esta música?
|
LeandroP Moderador |
# abr/09
· votar
has4
Esta música é tocada com os acordes abafados. Eu não vejo razão de armar o acorde inteiro pra tocar os licks desta música. Até porque é muito cansativo segurar um acorde desses durante muito tempo.
O que eu faço então? Eu posiciono os dedos apenas nas notas que eu vou utilizar, e no momento que eu utilizar. Se o acorde soasse o tempo todo, até justificaria um sacrifício desses, e mesmo assim pode causar dores, o que não é legal.
. e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G-------------5----------------------------1----------- D--------8------8-----8--------------5-------5-----5--- A-----6----6-------6--------------3-----3-------3------ E--4---------------------------1----------------------- Ab(add2) Fm(add2) .
É uma boa abertura de dedos. Depois que você pega as manhas, fica viciante tocar desta maneira.
|
· votar
Mas vc já tocou e cantou esta música? has4 Sempre cantei e toquei. Mas do 1o. jeito! É puro treino. Pô, há 20 anos cantando em todos os aniversários dos amigos, já tá no automático. :-) Quando este álbum do The Police saiu eu tinha 14 anos! Que beleza! Abs
|
# abr/09
· votar
has4 Arranja um capotraste e coloca na segunda casa, pelo menos facilita o F#m.
|
LeandroP Moderador |
# abr/09
· votar
Se eu cantar esta música, eu mudo o tom pra G maior. Fica mais baixo pra eu poder cantar, e de quebra eu ganho ums cordas soltas.
|
has4 Veterano |
· votar
MauricioBahia Respeita os 8 baixos do seu pai! lol
Pois é, estamos no mesmo top rsrsrs... acho que é grilo mesmo! rsrs
LeandroPanucci Fala veio, uma honra tu aqui nesse topico! Vlw as dicas, man!
Há coisas simples que fazem a gente parar para cair na real que tem muito o que aprender ou reaprender!
|
LeandroP Moderador |
# abr/09
· votar
has4
Estamos todos aprendendo... sempre!
|
B.Frusciante Veterano |
# abr/09
· votar
Odeio tocar qualquer acorde, só costo de bicordes e Power-Chords.
pqp..
|
LeandroP Moderador |
# abr/09 · Editado por: LeandroP
· votar
has4
... tocar em power-chord...
Eu viciei neste desenho de acordes com 9a. Quando improviso, quase sempre começo um arpejo nesses moldes (chamo de arpejo Andy Summers). A sonoridade é melódica, e está estruturado em 5as justas empilhadas (intervalo de 3,5 tons).
Exemplo em Dó maior: C (+ 1 5a justa) G (+ 1 5a justa) D (+ 1 5a justa) A (+ 1 5a justa) E (+ 1 5a justa) B (+ 1 5a justa) F#
C, D, E, F#, G, A e B = modo C lídio (IVº grau da escala de G maior)
Posso ter viajado com as minhas teorias, mas gosto de ver as coisas por este lado também. Não é muito comum ouvir improviso com 5as justas, embora este intervalo esteja bem embaixo dos dedos (vide os power-chords). Em suma, são power-chords empilhados, um sobre o outro.
. ...toque livre......................................... e---------------------------10-12-10------------------- B------------------------13----------13~~-------------- G---------9-11-12-----12------------------------------- D------12----------10---------------------------------- A----10------------------------------------------------ E--8--------------------------------------------------- Arpejo de C maior (lídio) - viajei na maionese
|
has4 Veterano |
· votar
LeandroPanucci Anotadíssimo! Obrigado por mais esta dica!
erico.ascencao capotraste
Boa também!
Vou me achar e me entender com esta música e seus acordes... tenho certeza de que esse 'pestanismo' nao me atingirá! \o/
|
CBX250 Veterano |
# abr/09
· votar
Eu toco ela assim:
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G-------------6----------------------------2----------- D--------9------9-----9--------------6-------6-----6--- A-----7----7-------7--------------4-----4-------4------ E--5---------------------------2-----------------------
Que nem o LeandroPanucci fez, só que prefiro no tom de Lá mesmo.
|
has4 Veterano |
· votar
Pra galerinha que não conhece e/ou nunca ouviu ou viu!
O próprio, Andy, no show do RJ.
Observações à parte: O guita toca ao vivo um 'pouquitinho' diferente do original! (não acham? Sabe aquele jeitinho que escutamos no original?), e mais, não tá abafando muito não, como no original; outra: observe o cuidado que o guita toma ao executá-la, e isto, sem cantá-la, hein!!! Esse batera, Stewart Copeland, é fera, curto o estilo dele (detalhe: segura a baqueta estilo jazzista rsrs); Perdi - pqp (mas assisti na tv e agora rsrs); Num trechinho do vocal, no tempo 4:23, Sting lembrou Dire Strait (Mark Knopfler) rsrs; Olha o aspecto visual do guerreiro baixo 4 cordas, em 05h09 - legal, né? (o tempo o fez assim! Massa mesmo!) Vamos ouvir o original da música, mas, saca a guita, só pra sentir? Então, tá aí (uma magia de studio ou in live, né?):
Agora, guy, cante junto enquanto toca o riff, e olha, tome cuidado com o tempo certo, hein?!? (não enrola não.... é, veio... não é assim aguinha com açuquinha, não! Simples e poderoso o auê dos caras aí, rsrs):
Outro detalhe bem à parte mesmo: o tempo, o tempo, o tempo, o tempo... vai... (pô, e vai passando... os caras tão old... é.... o tal do tempo! A vida... lol). Lembrei-me de um detalhe: há alguns anos o meu irmão disse que Sting quando esteve em BSB, esteve fora do Estádio, antes do show, para comer churrasquinho numa barraquinha! rsrs E realmente, ele curte o Brasil mesmo!
|
Insomniac_ Veterano |
# abr/09
· votar
LeandroPanucci Cara, que loucura! Auhauhauhau Mas bem que o negócio soou legal.
Cara, acabei de pegar a cifra da música aqui, vou até tocá-la depois disso xD
|
Jozza Veterano |
# abr/09
· votar
Fm9?
Que tal tentar abrir o acorde? Fazer algo um pouco diferente?
A nona vai entrar no lugar de alguma outra nota do acorde, geralmente a oitava mesmo, pq vai conflitar e talz...
E outra, se tem nona, geralmente tem a sétima tbm, ou seja:
F Ab C Eb G
Aí, a gente pode arrancar a quinta, ficando a fundamental, a terça e a nona. Aliás, se o baixo fizer a fundamental, nem dela vc precisa, aí tem mais liberdade ainda pra abrir o acorde em regiões mais agudas:
F Ab Eb G
Esse desenho, fechado, podemos encontrar aqui:
E -3-- (G) B -4-- (Eb) G -1-- (Ab) D -3-- (F) A ------ E ------
Não parece muito difícil... Tentar abrir esse acorde parece uma tarefa mais complexa.
|
has4 Veterano |
# abr/09
· votar
Sem quere desvirtuar o tópico, mas, outra coisita que eu curto, além do estilo do batera, são os quatro octobans utilizados por ele no set da batera. Achei um set signature (foto):
http://www.mattsmusic4u.com/page.cfm/Copeland.html
|
# abr/09
· votar
has4 O Stewart Copeland tem uma bateria com um som muito foda. E ele consegue preencher o som da banda, que basicamente é baixo, bateria e guitarra.
|
thmenezes_RJ Veterano |
# abr/09
· votar
has4
que mala esse sujeito do 1º vídeo. Mas ele toca direitinho. Isso daê não é dificil não, é só treinar um pouquinho, eu lembro que também sofri com esse acordezinho uns anos atrás.
erico.ascencao O Andy Summers adora estes acordes com 9a. Em Message in a Bottle Também aparece uns 4 destes.
Com certeza. E só pra constar, um cara que compõe um dedilhado como aquele da entrada de Message in a bottle, não precisa compor mais nada na vida. É gênio.
Andy Summers detona.
abs
|
has4 Veterano |
# abr/09
· votar
erico.ascencao O Stewart Copeland tem uma bateria com um som muito foda
É verdade, e olha o que eu encontrei por aí. Saca só ele testando o som da batera dele, antes de um show, enquanto um 'jacaré' canta 'Every Little Thing She Does Is Magic' - lol
|
Hammer Veterano |
# abr/09
· votar
Náo consegui ver os modelos de acoredes.... mas o ideal dessa musica é tocar com arpejo... fazendo cada nota de cada vez... fazendo o acorde fica muito cansativo no fim da musica é bem provavel que o cara adquira uma caimbra nos dedos...
Acho essa musica um exelente exercicio para abertura dos dedos.... Abs.
|
· votar
Acho essa musica um exelente exercicio para abertura dos dedos.... Hammer é por causa dela e Message in a Bottle que a minha mão esquerda abre visivelmente mais que a direita.
has4 eu hoje, por acaso toquei EBYT no ensaio. Tava me observando fazendo o acorde (heheh) e percebi que eu posiciono o dedão bem pra baixo do braço da guitarra. Acho que o macete tá aí, no posicionamento da mão.
Abs
|
has4 Veterano |
# mai/09 · Editado por: has4
· votar
MauricioBahia e demais Galera, gostaria de compartilhar a minha felicidade... treinei, exercitei, e já toco e canto (ops +-) tranquilamente esta música... senti-me melhor executando-a no tom G (sol) maior... acho que a barreia psicológica criada por mim com esta musica, foi vencida... apesar de conhecê-la há muito, sempre torci o nariz para a mesma, devido ao tal acorde, especialmente no tom original, sem falar na voz, né? Agora, fiz as pazes com tudo em relação a ela!
Compartilho tudo isso pois sei que, às vezes a gente deixa de insistir e vencer algumas barreirinhas, e olha, só exercícios, dedicações, e principalmente, pensando que você pode, é que se chega bem. Há muito fui grilado com ela, e só recentemente a encarei, e até hoje não sei porque não o fiz antes, se podia fazê-lo! Ela é massa e já esta no meu repetitório rsrs. Fica aí o meu recado! Ahhhhh... é óbvio, e essencialmente todas as dicas da tchurma que participou deste tópico \º/\0/\o/\O/ sniff sniff (acho que estou emocionado - bixisse sempre em OFF, hein?!? rsrsrs)
É isso aí, agora vou passar para 2ª fase: "tocar com os dentes todas as músicas do 'Vai, Paul Gilbert, Satriani e Petrucci'. kkkkkkk
|