O que e como estudar e praticar guitarra?

    Autor Mensagem
    Gabriwell
    Veterano
    # abr/09


    É o seguinte gente,
    meu pai comprou uma guitarra Cort G 110 pra mim, tá tudo funcionando na guitarra, meu irmão testou ela pra mim, e eu "arranhei" umas notas xP

    O amplificador foi um Onerr block 20TU, ele já vem com overdriven, afinador e metrônomo. =)

    Agora, falta colocar a "mão na massa" x)

    Então, depois de pesquisar aqui no fórum e no google sobre o que estudar, ainda não achei nada realmente útil para mim (ou talvez até era, mas não muito) =/

    A minha primeira pergunta é em relação a postura, qual é o jeito certo de se tocar em pé?

    O que estudar quando se é iniciante?

    E depois disso, que assuntos em que sequencia devo estudar?

    Ajuda aí, vou aproveitar enquanto tenho muito tempo pra aprender. =)

    Valeu gente! =)

    GuitarUser
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vai fazer aula rapá

    Gabriwell
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    GuitarUser
    vai fazer aula rapá


    já pensei nisso, mááááás eu moro no interior, e aqui não tem professor, até rimou =P

    daniel_guitar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    O que estudar quando se é iniciante?
    acordes e formação de acordes, estudar ritmos, o velho 1234 e suas variações tire umas musicas simples tipo nirvana, legião

    Gabriwell
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    daniel_guitar

    valeu cara, mas depois disso?
    (acho que eu consigo fazer isso em uma semana)

    GuitarUser
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Gabriwell
    cara, acredite, sempre tem. é o melhor jeito, se vc nao fazer aulas vc nao vai entender os exercicios que tem na internet, vc soh vai ler e pergunta 'que p.... é essa?'.

    Peedro
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vc soh vai ler e pergunta 'que p.... é essa?'.

    é verdade, tente fazer os acordes e o 1234, mas é melhor a aula meesmo ;D

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    acordes e formação de acordes, estudar ritmos, o velho 1234 --> acho que eu consigo fazer isso em uma semana

    consegue n cara.. nem em 1 mês..

    Você pode abrir o leque pra tríades, tétrades, escalas maiores e menores, campo harmônico, paterns, pentatônica, modos gregos... enfim (tudo isso segue um fio em comum).. não adianta só por no papel, tem q saber utilizar na prática. Além disso aprendizado de técnica para vibrato (no meu caso, uso aquele estilo "maçaneta"), bends (levando em conta a expressividade, 1/4, pausas.. enfim). Vai na calma ae q dá.. nunca tive aula e já consegui desenrolar mta coisa.

    abç e boa sorte

    Gabriwell
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    GuitarUser e Peedro
    Valeu, mas, não tem nada além dos acordes e do 1234? (brincadeira) xP

    depois de estudar e conseguir fazer um monte de acordes variados, o que eu devo praticar, tem alguma técnica ou outro assunto fácil pra mim que to começando?

    Gabriwell
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    SaldanhaPessoa
    Valeu cara, vou procurar sobre esses assuntos =)

    "acordes e formação de acordes, estudar ritmos, o velho 1234 --> acho que eu consigo fazer isso em uma semana"
    Acho que exagerei um pouco xP

    Vocês conhecem algum site com exercícios?
    De ligados, bends, vibrato e teoria...alguem sabe de algum site desses?

    ogner
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Gabriwell

    Vc é chato.

    Escuta oq estão te dizendo, faz e pronto. Quando tiver duvidas reais sobre os assuntos abordados, volta aqui e pergunta.

    Eiiitaaaaaa!!!!!!!!

    Hehehehe...

    Exercicios pros dedos pra ter mobilidade
    Intervalos, sustenido, bemol
    O nome das notas e as diferentes localizaçoes que elas se encontram no braço.
    Formação de acordes

    Só isso já vai te ocupar bastante...

    Vai lá, mete a cara e deixa de ser chato....Huahuehuae...

    Gabriwell
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ogner
    Vc é chato.

    Eu ri! xP

    hehehe, as vezes xP

    tá bem então, valeu aí xP

    aushushauhsusuhasu

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: SaldanhaPessoa
    · votar


    Primeiro, busca entender o lance da formação das escalas.

    I II III IV V VI VII VII
    Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
    T T ST T T T ST

    Assim por diante.. daí tu parte pra formação dos acordes a partir da observação das terças e das tétrades.. com isso, aprende também a denominação dos acordes.. atentando para os (#5), (b5), dim, meio diminuto.. enfim.

    Logo após parte pra formação de campo harmônico e tal..
    Não sei se essa sequência q to te passando é a certa.. como afirmei, "aprendi" na marra.. mas, serviu pra mim.

    Quanto a vibratos e bends dá pra encontrar coisas boas no youtube..

    No mais vai pegando músicas do Robert Johnson, Albert Collins..Muddy Waters.. compra uns 4 cd's de blues e o resto vai fluindo.

    EDIT: putz.. eu tinha colocado a escala bem bonitinha.. saiu uma merda..

    abç

    ogner
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Gabriwell

    A internet é o diabo....CUIDADO!!!

    Nao pegue material demais pra estudar....vai acabar te desmotivando....e parece que vc esta bem motivado....

    Comece do começo...Procure no google....apostila, guitarra, iniciante, basico, essas coisas....

    Boa sorte...

    Gabriwell
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    SaldanhaPessoa
    Valeu cara, to vendo essas coisas de graus em três métodos de violão aqui, acho que dá pra aplicar tudo na guitarra, ou melhor, tenho certeza ;)

    ogner
    É cara, a net tá lotada de coisas, a maioria inútil ou cópia de algum outro site, to pegando umas músicas aqui também pra mim tentar tocar x)
    eu ainda to usando o guitar pró, tirar música de ouvido eu ainda não consigo =/

    Valeu x)

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    GuitarUser
    vai fazer aula rapá


    Não venha querer transformar isso daqui no Fórum de Canto não.

    dark evil
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Gabriwell
    http://www.rogerfranco.com/colunas/vercoluna.php?id=11

    leonardobarcelos
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    /Gabriwell

    Então, depois de pesquisar aqui no fórum e no google sobre o que estudar, ainda não achei nada realmente útil para mim (ou talvez até era, mas não muito) =

    Se no fórum todo, que já existe mais de anos, voce nao encontrou nada útil... acha realmente que este tópico será a SALVAÇÃO DO FÓRUM?


    Então,

    1º Faça Aula
    2º Pesquise direito no Fórum

    Principalmente no Tópicos Essencias do Fórum , Duvido nao ter nada que te sirva!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Gabriwell

    É o seguinte rapaz, como já falaram ai, treina os 1234 em todas as cordas, alternando a palhetada hora pra cima, hora pra baixo.
    Comece na velocidade que você achar cômoda e que você toque todas as notas bem claramente.

    Além do 1234, faça este exercício aqui da vídeo aula do Petrucci, que é bom pra desenvolver a independência dos dedos da mão esquerda.

    Ante vou te dar uma breve explicada como ser ler tablaturas ,que é a forma como escrevi o exercício:

    Na tablatura há 6 linhas, cada uma corresponde a uma corda. A linha mais inferior corresponda à sexta corda da guitarra, a corda mais grave (grossa).
    Nestas linha aparecerão números, que irão indicar qual casa desta corda será tocada;
    Ok, então se você verá no exercício que por exemplo, na quarta corda, a que tem o nome de D, está escrito o número 10, o que significa que você irá pressionar a quarta corda da sua guitarra na décima casa e tocar. Qualquer dúvida, pergunte aqui,espero que dê pra você entender.
    Os números que eu escrevi acima da tablatura indicam os dedos com os quais você irá apertar a respectiva corda (nem sempre tem isso em tablaturas), o número 1 indica o seu dedo indicador e por ai vai, até o 4, que é o seu dedo mindinho.

    Pra este exercicio, quando você pressionar a casa indicada na tablatura, você deverá deixar este dedo lá e vai adicionando os outros dedos depois, sem retirar os dedos que você colocou anteriormente.


    TOQUE BEM DEVAGAR E OUVINDO TODAS AS NOTAS SOAREM.



    1 2 3 4 1 2 3 4

    e------------13--------------13--------------------------
    B---------12---------11----------------------------------
    G-----11-----------------12------------------------------
    D-10-------------10-------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------





    1 2 3 4 1 2 3 4

    e---10--------------------------10----------------------
    B--------11-----------------------------12--------------
    G-------------12--------------------11-----------------
    D--------------------13---------------------13---------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------




    Uma explicação sem tablatura:

    Você vai chegar na quarta corda da sua guitarra e pressionar a casa número 1o, com o seu dedo 1!
    E vai manter este dedo ai. Além disto, você vai pressionar a casa 11 da terceira corda, a casa 12 da segunda corda e a casa 13 da primeira corda.

    com os 4 dedos posicionados na sua guitarra, você irá tocar cada uma das cordas, uma de cada vez. Primeiro a quarta corda, depois a terceira corda, depois a segunda corda e por ultimo a primeira corda.

    Então, você irá trocar de cordas os dedos 2 e 3. O dedo 2 irá pra corda 2, pressionando na casa 11 e o dedo 3 irá para a corda 3 pressionando na casa 12. Você fará isso SEM RETIRAR OS DEDOS 1 E 4 DO LUGAR. não adianta chorar, pode fazer bem devagar, na velocidade que você conseguir.
    Feito isso, você vai palhetar notamente cada uma das 4 cordas separadamente, a corda 4, a corda 3, a corda 2 e a corda 1.

    Ai agora você vai trocar os dedos 1 e 4 de lugar.
    O dedo 1 vai pra corda 1, na casa 10. O dedo 2 e 3 vão continuar onde estão e o dedo 4 vai pra corda 4, casa 13.

    E ai você vai tocar novamente as 4 cordas.

    E por final, você vai colocar o dedo 2 na casa 11 da terceira corda e o dedo 3 na casa 12 da segunda corda. ISSOS EM TIRAR OS DEDOS 1 E 4 DO LUGAR.

    E ai você toca cada uma das cordas.

    É isso que está escrito na tablatura.

    PODE PARECER COMPLICADO MAS É SIMPLES
    E este exercício é muito importante!!

    Qualquer dúvida, PERGUNTE

    Gabriwell
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    dark evil
    valeu pelo site cara, parece ser muito bom x)


    leonardobarcelos
    eu não disse que não tinha achado nada, acho que fui mal entendido, eu quis dizer que o que eu achei ou estava difícil demais pra mim ou eu não entendi, ou tava com o link quebrado =/


    The Root Of All Evil
    Valeu ae man, mas, eu já sabia ler tabs ^^
    de qualquer forma, parece q esse exercício é feito um pouco diferente do q uma tab pode passar p/ gente, então valeu tbm pela explicação ae dessa segunda parte xD

    Mister_Fatal_huhha
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    cara, só digo uma coisa... se ligue com a postura na guitarra
    *nada de força
    *usar a ponta dos dedos da mão esquerda para pressionar o braço
    *segure a plaheta de maneira firme mas sem usar força
    *comece lento (bem lento mesmo)
    *comece com metronomo (uma batida a cada tic e depois vc vai mudando
    *PROCURE afastar os dedos o minimo possivel do braço da guitarra (os dedos q encostão na corda) isso vai lhe dar maior velocidade e menor esforço
    *palhetada a mesma coisa (o menor movimento possivel da palheta com o maior aproveitamento, por isso segurar com firmeza)
    *procure usar os dedos corretos na hroa de executar os exercicios
    *escute o que está tocando, as notas devem sair no mesmo volume nos exercicios e em todas as cordas (as vezes vc tem q compensar no ataque pra manter o volume)
    *se ligue também no dedão da mão esquerda, ele deve ficar no meio do fundo do braço

    Isso são só coisas basicas, cada um tem um corpo diferente e no fim vai achar uma maneira mais confortavel de tocar, mas se vc não se ligar nisso no inicio vai perder mt tempo mais tarde para corrigir e em muitas vezes vc não recupera 100%. Vc tem um equipo massa para estudo, toque sempre afinado e jogue duro nos conteudos. Pegue umas músicas fáceis q gostaria de tirar, pegue uns exercicios cromaticos, aprenda acordes, escalas, técnicas na guitarra (palm mute, bend e etc.)
    Veja tb no youtube e video aulas q tem por aí, principalmente as mais bestas, elas mts vezes tem pequenos detalhes q são mt importantes.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    Boa noite!!!

    Gabriwell
    Bem, não há muito o que acrescentar.
    Se vc acha difícil, procure algo mais simples.
    Se vc não entendeu, pergunte lá mesmo no tópico que vc está com dúvida.
    Se vc não tiver paciência, não vai aprender nada.
    Se vc ainda não sabe o que foi sugerido, preocupe-se em aprender primeiro pra depois se preocupar com o passo seguinte.
    Se sabe o que foi sugerido, pratique constantemente, já que Fundamento nunca é demais.
    Aprenda hoje, porque amanhã ainda não chegou...
    Valeu!!!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    Gabriwell

    Procure algumas vídeo-aulas pra iniciantes. Também tem muitos métodos publicados. Na net, tem ótimos professores que dão aula a distância também.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Gabriwell
    Valeu ae man, mas, eu já sabia ler tabs ^^

    Que bom =DD

    de qualquer forma, parece q esse exercício é feito um pouco diferente do q uma tab pode passar p/ gente, então valeu tbm pela explicação ae dessa segunda parte xD

    É verdade, mas então, treine-o, ele dá resultado.

    o/

    Gabriwell
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    tava pesquisando na busca e achei isso aqui

    Galera, fiz um esqueminha de como se deve seguir o estudo da guitarra, tentando agregar ao máximo a teoria com o estudo da prática. Vai dar um pouco de trabalho, mas espero que seja útil pra galera que tiver ae querendo ser um pouco auto-didata. Procure o material do proprio Cifra Club como referencia.

    Fiz ele baseado no que eu fiz (e no que nao fiz e deveria ter feito, so agora percebi hehehe).

    1o - Pra quem tá começando, o ideal é decorar bem as 7 notas, partindo de qualquer uma delas. Pode parecer simples, mas voce tem que saber exatament as sete notas, a partir de Sol, ou de Lá, por exemplo, Isso vai facilitar bastante o seu estudo, principalmente nos intervalos. Junto com isso, comece com exercicios simples de cromatismo em todas cordas (1,2,3,4), em uma velocidade que voce se sinta confortavel. Use sempre metronomo, colocando-o nos bpm que voce conseguir, e ir tocando em seminima, colcheia, semicolcheia e etc, e aumentando a velocidade aos poucos. Estude bem as figuras rítmicas, usando-as nos cromatismos, e aprendendo a usa-las no pentagrama. Apesar de eu achar o estudo da leitura de partitura importantissimo, isso vai de cada um, pelo menos no começo de estudo. Caso voce queira estudar a partitura, comece pelas figuras e a posição das notas, graves e agudas.

    2o - Tendo ja alguma pratica em tocar cromatismos em uma corda, começa a treinar a ascedente e descendente de cordas. Comece a tocar de cima pra baixo e de baixo pra cima. Quando ja estiver confortavel, comece a alternar as cordas, para voce pegar bem a distancia entre elas, ja que voce vai precisar de isso bem memorizado. Comece o estudo dos intervalos. Estude quantas tons tem a distancia da tonica para todos intervalos de 2a, 3a, 4a, 5a, 6a e 7a. Isso vai ser muito importante. Alie esse estudo a guitarra, soando a tonica e seu intervalo. Por exemplo, soe a tonica com sua 2a menor, com sua 3a maior, por exemplo, Isso é bem legal para voce ir pegando a altura das notas, que vai ser MUITO util pra tirar musicas.

    3o - Va memorizando as notas e seus acidentes no braço da guitarra. Pode parecer chato, mas isso é essencial. Nao basta decorar posições de acordes e digitações de escalas, por isso acho legal ir começando a ver isso logo de inicio, para depois partir para a formação de escalas e acordes. Va tocando cada notas e falando o nome dela alto. Lembre-se de, depois de alguma pratica, nao apenas falar a nota, e sim "canta-la", exatamente no tom dela. Isso chama-se "solfejo" e é uma tecnica muito usada por guitarristas iniciantes, mesmo aqueles que nao sao vocalistas.

    4o - Depois de ja ter alguma tecnica apurada na palhetada, comece a construir pequenos "licks", mesmo que estes nao sigam em nada a teoria musical. Podem ser lentos, mas contando que a palhetada seja sempre alternada. Subindo e descendo. Isso pode ser desconfortavel no inicio, mas com o tempo voce verá que isso é essencial para chegar na velocidade que a maioria almeja. Tente usar quanto mais cordas possiveis nesses licks. Depois de ja ter bem fixo os intervalos na cabeça, comece o estudo das escalas. Estude a formação delas (os intervalos de tom e semitom), e as suas digitações. Comece os treinamentos das digitações, subindo e descendo as escalas, MAS SEMPRE CIENTE DE QUAIS NOTAS VOCE ESTA TOCANDO. Se possivel va falando primeiro em voz alta as notas que voce toca, e depois voce vai tocando e falando quais intervalos elas representam (Tocando e falando Tonica, 2a maior, 3a maior e etc). Lembre-se de estudar a escala maior e a menor. nao é tao dificil assim.

    5o - Quando ja tiver as digitações bem treinadas e suas respectivas notas (nao se eskeca de continuar ir decorando as notas no braço, do jeito que voce preferir), sua palhetada com certeza ja tera melhorado bastante. Comece o estudo dos acordes. Sabendo bem as escalas, voce verá que a formação de acordes nada mais é do que pegar algumas notas da escala, de acordo com a sonoridade. Va tentando fazer o mesmo acorde em varias posições do braço, tente ficar o menor preso possivel aos acordes cheios, aqueles de violao. Va explorando o braço, e treine bem a transição dos acordes. Selecione alguns 5 acordes por exemplo que voce acabou de "criar" e comece a toca-los, cada um num compasso, sempre com o metronomo ligado. Comece tocando subindo e descendo obedeca a tonica (nuncatoque a 6a corda por exemplo, se a nota nao participar do acorde), e depois crie voce mesmo alguns ritmos diferentes. Isso é bem interessante para voce desenvolvera tecnica da mao direita.

    6o - A partir dai, voce ja tera uma palhetada bem definida, tanto para melodia quanto para harmonia, conhecerá as notas do braço, saberá as digitações da escala maior e menor, e a formação dos acordes originarios delas. Isso ja é o bastante para voce dizer pra alguem que sabe tocar guitarra :). Agora estude as escalas pentatonicas, (que nada mais sao do que as escalas maiores e menores, sem duas notas), e voce sabera ao certo quando usar a penta ou a escala natural. isso porque agora voce sabera se o acorde usado na harmonia da musica conetem ou nao uma das duas notas a mais da escala natural. Em caso negativo, geralmente usa-se ocultar essas notas da escala (originando a pentatonica), mas logico que voce pode experimentar algo com elas, caso a sonoridade esteja ok.

    7o - Paralelamente, quem achar o estudo da partitura interessante o faço. Eu nao explicarei aki por ser muioto extenso e por ter material vasto sobre isso na net.

    8o - Sabendo todas essas coisas, agora podes começar o estudo dos campos harmonicos, que sao mais complexos e ficam para uma proxima hora.

    É isso aí galera. Ficou um pouco extenso, mas acho que valeu a pena. Lembrando que esse nao é o metodo ideal pra todo mundo, foi o metyodo que eu achei mais interessante pra quem ta começando. Logico que o que ta escrito parece bem mais facil do que realmente é, mas ninguem vira bom guitarrista sem disciplina. A nao ser que voce espere quair um raio na tua cabeça e voce aprender da noite para o dia.


    vcs acham q isso dá certo??

    brfree
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Fala. Olha, e vejo q o autodidata é um tipo de cara específico, que não se importa em dar voltas a esmo até encontrar ocaminho.Então é o seguinte< vc já desenvolveu mesmo a sua postura naqueles exercícios 1234, 1243,2341,2314,2431,2134,2431,4231,2431,3421,etc
    tente depois 134,341 241 421 .A partir dai vc ja tá pronto pra tocar uma escala pentatõnica(procure as digitações nas 5 posições do braço). Começe a tentar entender tonalidade.Ae,qdo um amigo teu começar a tocar uma música do Rappa ou similar, descubra qual é o tom dela ,centre a sua escala e começe a fazer tipo uns solinhos nos intervalos das letras,ou tocar uma ou duas notas no meio da música.Pronto,vc ja está "levando um som" ,ou seja,criando uma idéia sua e adicionando em cima de uma canção.Isso é o estilo primordial da guitarra, que faz com que ela seja diferente do violão. Ele pode dar a base,mas se já ouver uma base feito por um violão ou teclado,etc, ae ela começa a mostrar sua verdadeira potencialidade como timbre de melodia e harmonia complementar e de solo. è assim que todos os guitarristas tocam, dos mais simples aos mais complexos.Depois pega a escala bues/rock que sóadiciona uma nota,a escala maior,etc,etc,etc
    Guitar Pro tb ajuda,mas lembre-se, copia o que já existe ,mas se liga em fazer do seu jeito. Isso é guitarra
    Vai estudando. Boa sorte

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que e como estudar e praticar guitarra?