Opinião sobre traste zero

    Autor Mensagem
    Socomegaton
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Socomegaton


    Olá pessoal,

    Sou recém inscrito no fórum, e já fiz a tão solicitada busca antes de postar este tópico. Como não encontrei nada sobre este assunto específico, então resolvi postar.
    Encontrei muita coisa sobre traste em geral, mas não sobre o assunto que exponho a seguir:

    Minha dúvida é a seguinte, eu tenho para mim (posso estar enganado) que a existência do traste zero valoriza muito o projeto da guitarra, talvez com exceção das guitarras com floyd rose.
    Valoriza tanto que me parece ser um grande contra-senso que a maioria das guitarras com nut convencional não o possuam no projeto.

    Porque veja bem:

    - Ele (o traste zero) garante que a altura das cordas na parte do headstock esteja correta;

    - Garante que o timbre e o sustain da corda solta seja o mesmo que o obtido com a corda pressionada em qualquer casa;

    - O custo da colocação de um traste a mais justifica com folga o custo de se ficar ajustando corda a corda, a altura do sulco por onde elas passam, o que é demorado (quando o serviço é bem feito, obviamente);

    - Concluindo: Existindo o traste zero, a altura das cordas já fica automaticamente correta no headstock, agregando valor por dois motivos: Fica perfeito e de forma rápida, além de uniformizar o timbre.

    Então a grande pergunta é essa: Porque é que a maioria das guitarras não contam com traste zero no projeto, se ao que parece é praticamente só benefício?

    Excluo da minha observação as guitarras com floyd rose porque o projeto delas deixa claro que o traste zero seria dispensável por causa do nut especial que elas têm, mas não consigo entender porque é que as guitarras com nut convencional (plastico ou osso) não sejam projetadas assim.

    Gostaria de ouvir a opinião/elucidação dos senhores.

    Um abraço a todos.

    axleWs
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Socomegaton
    tirando a questão estética (pq acho que fica feio) também não entendo, boa pergunta.

    aguardemos os mestres.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    tirando a questão estética (pq acho que fica feio) também não entendo, ²

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    As empresas estão destruindo madeiras acreditando que estão fazendo guitarras.

    Madeiras boas nas mãos erradas. A ganância por alguns centavos faz com que os empressários construam instrumentos de baixa qualidade. Acho que quem paga R$ 500,00, poderia pagar R$ 600,00 por um instrumento muuuuuito melhor... Me parece que os empresários não vêem desta forma.

    assacinodeemos
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    cara pergunta no topico do bertola e do seiji
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196741/p83

    Hansen
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    O mais engraçado é que só toquei em violões com traste zero.. e um era chinês e outro era um Rei.

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Eu tinha um violão Tonante com traste 0, e nunc tive problemas!!! O nut só servia pra alinhar as cordas!!!

    Socomegaton
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Pois é, e não é só no mundo dos intrumentos que isso acontece não, é pra todo lado.

    assacinodeemos

    Boa! Não tinha observado. Valeu a dica!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Opinião sobre traste zero