Ajuda com tarracha "Gotoh"

    Autor Mensagem
    Scare_Crow
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Scare_Crow


    Faaala grande galera ^^

    Aqui é o Scare_Crow novamente e to com uma dúvida em relação as tarrachas Gotoh...

    Bem... A razão da minha dúvida é criada pelo fato que vou adquirir uma Shelter Nashville (Sou amante incondicional de Les Paul) e soube que as tarrachas da mesma não tem boa qualidade... Sempre apresentam algum problema...

    Por esse motivo, optei pelas gotoh, devido aos relatos de sua qualidade e eficiência... Entretanto, ao procurar pela tal no "Mercado Livre"

    (segue o link): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88288012-tarracha-gotoh-c om-trava-para-guitarra-emb-barramusic-_JM

    Vi que no final havia a seguinte advertência:

    "Devido a variedade de guitarras fabricadas fica impossivel saber se o encaixe será igual o da sua guitarra. Não nos responsabilizamos por diferenças nas furações."

    Essa é a questão... Alguém sabe se essas tarrachas podem ser colocadas na Nashville???

    Forte abraço aos amigos, obrigado desde já!

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Se a tarracha da guitar for normal e a nova com trava vai dar diferença no tamanho do buraco (ui !)...

    As tarrachas blindadas são um pouco maiores... dá pra arriscar adaptar em casa, mas se você nunca mexeu numa guita leva num luthier que ele põe!

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    leva num luthier que ele põe!
    (ui!)

    Scare_Crow
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Primeiramente obrigado ai pela ajuda pessoal ^^

    Creio eu q as tarrachas da Nashville são normais, sem trava. Já essas q eu to interessado possuem travas... Como o Marcosrcf disse, vai dar diferença no tamanho do buraco (ui?). Então, tarrachas com trava não vão servir mesmo ou se eu levar num luthier ele resolve?

    Anderson Grant
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    pergunta ao pessoal da BarraMusic que eles também vendem a shelter lá, eles vão saber te informar se cabe ou não.

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Scare_Crow

    Assim, grandes chances de não servirem, mais pode ser adaptado facilmente, continua valendo a pena sacou?

    mmayorca
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Scare_Crow

    a única coisa que você deve verificar é o tamanho do buraco onde entra a tarraxa, pois as furações dos parafusos podem ser adaptadas...

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    a diferença se não me engano é somente entre tarrachas blindadas e aqueles modelos vintage, tarrachas blindadas todas seguem o mesmo tamanho, só ficar ligado que para LP o jogo de tarrachas tem que ser 3x3 e não 6 em linha...

    Esperar algum luthier confirmar.

    gucrispim
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cara, olha atras do headstock da sua guitarra, se ele for de uma parafuso soh, na diagonal, como é essa tarraxa aí da Gotoh é bem provavel que o furo seja o mesmo. Não tem nada a ver isso de se a guitarra nao tem tarraxa com trava o buraco no headstock nao serve para por com trava.
    Se faltar espaço no buraço é só o luthier abrir ou você mesmo com uma micro retifica. Se sobrar espaço é soh colocar uma bucha adaptadora.

    Soul Wyx
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Qualquer coisa pede que o luthier abre o seu buraco. (ui?)

    alfacorrea
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Então tá resolvido...

    Se o buraco dele for pequeno para o pino, basta alargar o buraco.

    Se o buraco estiver frouxo e for largo para o poste, basta colocar uma folha de papel enrolada no poste para fazer ele ficar mais grosso.

    Abraço

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    gucrispim
    Não tem nada a ver isso de se a guitarra nao tem tarraxa com trava o buraco no headstock nao serve para por com trava.

    As tarrachas com trava são um mais largas, se as originais da guitar forem comuns terá que alargar, eu tive que adaptar a minha, a furação também não bateu e teve que ser refeita.

    gucrispim
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Marcosrcf
    qual tarraxa e qual guitarra vc tem?
    nas minhas o modelo de tarraxa serviu perfeitamente sem adaptação, soh tirar uma e colocar a outra.
    o lance da furação não é por ser com trava ou sem, mas pelo modelo das tarraxas. se for 3x3 moderno (tp as Grover), é só comprar 3x3 moderno com trava q nao tem erro.

    Agora se o assunto for tarraxas vintage, tp as Gibson Deluxe, Kluson e afins aí sim terá trabalho pois esse tp de tarraxa tem 2 parafusos, e é dificil, senao impossivel encontrar tarraxa com trava nesses modelos.

    O furo do parafuso de fixação da tarraxa pode ser com 2 parafusos (tp Kluson), pode ser reto (como as Grover) ou angulado como as Gotoh ou ainda pode não ter furos como as Sperzel (nessa ultima foto da pra ver como foi a adaptação dos furos, ou melhor, da pra ver que os furos antigos foram tampados).

    Vale lembrar que essas marcas q citei relacionando modelo de furação podem fabricar com outro padrão de furo, mas basicamente é assim. E existem outras marcas como Wilkinson (que em geral segue padrão Gotoh, por ser de propriedade da mesma), Planet Waves (que segue padrão Grover e Gotoh).

    Em geral, tarraxas 6 em linha tem furação angulada (pra caber as 6 em linha) ou é como as Sperzel ou como as Kluson. Em 3+3 é dificil ver a furação angulada.

    Tentei ser o mais objetivo, pra contribuir com o forum, apesar das ressalvas, é basicamente isso.

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    gucrispim
    Eu não tava falando da fixação e sim da largura dela em si, a furação é facilmente refeita...

    As minhas eram aquelas blindadas parecidas com Kluson, eu tirei e coloquei da Schaller, o que precisei fazer foi alargar a furação do headstock, tampar os furos dos parafusos e fazer a furação de encaixe das novas tarrachas...

    gucrispim
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Marcosrcf
    ah sim... o furo das Kluson eh bem pequeno mesmo... mas isso nao eh pq a Schaller eh com trava, mas eh pq o tipo dela não é vintage.

    Proggg
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    po comprei hj essa tarraxa gotoh com trava magnum lock e não entrou no buraco............. mó tristeza.............. nem sei se isso (alargar buraco) é caro pra fazer no luthier.

    tenho uma yamaha pacifica 012 q to transformando.

    mas q porra....... pq não é tamanho universal? o cara da loja nem pra avisar filha da puta.

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Proggg
    provavelmente porque sua guitarra tinha tarraxas sem blindagem, não?
    a maior diferença de buraco é entre tarraxas blindadas e simples. Muita guitarra usa o padrão da Gotoh, mas algumas guitarras de entrada usam buracos normais, sem blindagem.
    Deve ser esse o caso.

    amplexos

    T.

    Conde_guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Proggg

    mano se vc jah tiver a guitar leva ela junto na hora de comprar a
    tarracha...se naum tiver como tira umas fotos da mão sem as tarrachas...da furação e tal...

    fora que tem customs shops tipow o vellozo que vc leva sua guitar lah...ve na hora se tah td certinho e jah manda ele msm por...

    mas num sei se o lance dos customs shops saem caros...mas pelo menos podem te dar dicas sobre a tarracha que vc tah comprando ateh se a mesma caso quebre terá facil peças de reposição...

    Proggg
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    eu já comprei a tarraxa........ já tentei encaixar mas o buraco é mais estreito papo de 2 milimetros de raio........... não tem jeito........ vou ter q mandar o luthier alargar o buraco (das tarraxas).

    deve ser esse lance ae de blindagem.......... as tarraxas q vêm na pacifica 012 são descartáveis...... eu já comprei sabendo q ia trocar, mas não sabia da diferença de larguras para com as blindadas............ vou perguntar pro bertola quanto sai esse alargamento.

    vlw ae galera

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu aqui pesquisando tudo quanto é tópico sobre tarraxas no FCC. Esse foi um dos tópicos mais esclarecedores...

    Mas essa conversa de levar no luthier pra alargar o buraco foi bem gay.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    vou perguntar pro bertola quanto sai esse alargamento.

    é embaçado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com tarracha "Gotoh"