UNIRIO(Bacharelado em Guitarra!?)

    Autor Mensagem
    Rennan_Guitar
    Veterano
    # mar/09


    Ae galera alguém sabe se na UNIRIO tem bacharel em guitarra???
    Abraços!!

    Hugo MS
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Hugo MS
    · votar


    huehuehue
    creio q nao, cara.
    Em faculdade de música, soh se estuda musica erudita

    markolino
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Hugo MS

    ta e tipo..
    e isso é ruim?

    digamos que eu queria aprender a cantar(vocal)e a tocar guitarra.
    mas quero ser academico
    o que eu faço?

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Hugo MS

    Pelo contrário, não existe isso de só estudar musica erudita, a não ser que você faça um curso mais específico, como habilitação em regência ou habilitação em instrumento primariamente usado em musica erudita.

    A musica erudita é muito presente, mas não é a unica estudada, existe muitos estudos de teoria e pratica pra esse tipo de musica porque existem aspectos da teoria que não são comuns de ser usados na musica popular.

    Algumas universidades oferecem habilitação em musica popular pra quem não quer estudar musica erudita de jeito nenhum. Mas de qualquer forma é interessante.

    No caso da guitarra, nem toda universidade oferece habilitação em guitarra eletrica, mas a maioria oferece habilitação em violão.

    Hugo MS
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    markolino
    Nao falei q é ruim, so falei q é assim q é.
    Faculdade de musica vc vai aprender teoria pracaralho, e usar sempre a musica erudita pra aplicar.


    nichendrix
    Existe sim. em faculdade de musica, vc aplica tudo q vc aprendeu usando musica erudita. Pode até existir algum curso de guitarra ou musica popular em uma faculdade de musica, mas eu nunca vi. Violão geralmente tem sim. Violão classico.

    markolino
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Hugo MS
    eu tbem nao disse que tu disse..
    eu to realmente perguntando
    ehehehehehe

    oh:
    digamos que eu queria aprender a cantar(vocal)e a tocar guitarra.
    mas quero ser academico
    o que eu faço?

    Hugo MS
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    markolino
    Senta e chora.. kkkk

    Cara.. geralmente faz faculdade de música o cara que quer tocar em orquestra ou cantar em coro, opera, essas paradas.. ou ser regente.

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Hugo MS

    Você está enganado, a UFRJ, USP, UNICAMP, UnB, UFBA, UFRGS, todas são referência no ensino de musica popular, e eu não estou falando por achismos, estou falando por conhecer o programa dessas faculdades. Tem também os CEFETs, que todos tem o curso técnico de musica, tem tanto popular quanto erudito.

    A UFRJ tem uma tradição pesada de ensino de musica brasileira, especialmente em instrumentos de cordas plectradas, como o violão, bandolim, cavaquinho, etc. visto que o Choro e a Bossa sãp muito fortes no Rio.

    A UnB tem bacharelado em musica com habilitação em instrumento, e um dos instrumentos que você pode optar é a guitarra (eletrica e acústica).

    Em geral pelo menos as principais universidades do país vc pode fazer o bacharelado em musica, com foco tanto na musica erudita quanto na popular.

    O máximo que dá pra dizer é que fazendo um ou o outro, você vai ter que ver alguma coisa dos dois. No popular você vai ver um pouco do erudito, mas sem se aprofundar tanto, e vice versa.

    markolino

    Então cara, se tu quiser se graduar em musica popular, você tem essa opção, mas não são todas as Universidades que oferecem, então o mais indicado é você procurar informações nas universidades que você deseja cursar e tentar prestar o vestibular para aquela que oferece o programa mais próximo dos seus objetivos.

    Uma possibilidade também é cursos com certificado de curso técnico expedido pelo MEC, como o do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnologica), ou mesmo o da EM&T em Sampa, que é considerado o melhor curso técnico em musica do brasil.

    fbcobain
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Hugo MS

    Aqui na UFMG tem formção em musica popular cara.
    Fora isso tem até aquela faculdade de Rock n Roll no Sul....provavelmente aprende-se guitarra.

    Rennan_Guitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    entrando no curso de musica popular eu posso aprender pelo meu intrumento (Guitarra)????

    Guguminator
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Só em violão, mas faz assim mesmo, é bom sair do feijão com arroz

    Rennan_Guitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Guguminator

    pow cara eu toco a 5 anos e não to mais no feijão com arroz eu queria me aprofundar mais no meu instrumento!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a UNIRIO(Bacharelado em Guitarra!?)