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rafagg Veterano |
# mar/09
Galera começei a estuda modos a pouco tempo e acho que até entendi a parte teórica inicial de boa, mas aí chegaram os shapes dos modos e naum entendi mais nada.
Minha dúvida é: cada modo tem um shape fixo ou depende da tonalidade?
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KAEL METAL Veterano |
# mar/09
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rafagg
Eu também estou estudando os modos gregos e shapes
Cada modo tem um shape específico, independente da tonalidade Ex.
C JÔNIO tem um shape, este mesmo shape será utilizado para D JÔNIO, mudando apenas a região do braço da guitarra onde vai tocar
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LeandroP Moderador |
# mar/09
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Eu não reconheço os modos por shapes ou desenhos.
Vendo desta forma, a magia, a sonoridade dos modos caem por terra, porque no fim das contas são todas as mesmas notas.
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rafagg Veterano |
# mar/09
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então tem alguma coisa errada com os shapes que eu to usando porque meu shape do modo Jônio quando eu começo ele pela oitava casa da sexta corda (Dó) ele inclui notas foras da escala de dó
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rafagg Veterano |
# mar/09
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LeandroPanucci e aí mestre!Me diga então que caminho seguir, qual seria a alternativa para os shapes então?
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LeandroP Moderador |
# mar/09 · Editado por: LeandroP
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rafagg
Veja os desenhos dos acordes, e as notas que estão a sua volta.
Relacione essas notas com o acorde.
Eu posso tocar um Dó jônio partindo da nota Sol, e mesmo assim não tocarei um Sol mixolídio.
Eu posso tocar o modo Fá lídio partindo da nota Si, e não estarei tocando um Si lócrio.
Shapes podem ser interessantes tecnicamente, mas não são eles que determinam o modo que está sendo tocado.
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Penta_Blues Moderador |
# mar/09
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Boa noite!!!
LeandroPanucci Shapes podem ser interessantes tecnicamente, mas não são eles que determinam o modo que está sendo tocado. E depois tem gente que diz que não consegue aprender coisas interessantes aqui... Bravíssimo!
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rafagg Veterano |
# mar/09
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LeandroPanucci não entendi muito bem
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rafagg Veterano |
# mar/09
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eu não entendo esses shapes, todos ocupam da primeira a sexta corda. Então para fazer sentido pra mim o shape teria que ter a sua nota mais grave igual a nota do modo q ele representa na tonalidade que está inserido (como um acorde) Ex: Eu achava que o shape de Jônio na tonalidade de Dó maior teria que ter como nota mais grave o Dó (no caso localizado na oitava casa da sexta corda) mas não é assim e isso que eu não entendo!
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rafagg Veterano |
# mar/09
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LeandroPanucci O que determina o modo em que se está tocando então?não to entendendo mais nada hehehe embaralho tudo agora!!!Alguem me dá uma luz aí por favor!!!
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thomasmoura Veterano |
# mar/09 · Editado por: thomasmoura
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Fala rafagg
Vi que vc ajudou o broder das escalas lá... Vo tentar te ajudar tbem:
Como ja falei pro outro carinha, modos gregos são um tema meio complexo, com varias nuances e que leva algum tempo pra entender tudo. Eu ja vi q vc fez a licao de casa, entao fica mais facil explicar.
Como vc ja viu, o que caracterizam os modos gregos são os intervalos a partir da tônica. Cada modo tem seus intervalos característicos. Para vc ouvir a sonoridade dos modos, vc tem q tocar a partir da mesma tonica, isto é não adianta tocar C jonio e A eólio e tentar achar a diferenca!
Os modos são separados em maiores e menores, então toque C jonio, C lídio e C mixolídio.
Os modos menores seriam C eólio, C frígio, C dórico.
O modo lócrio é meio estranho pq na verdade é um modo diminuto.
Uma forma de empregar os modos é toca-los contra um acorde. Assim grave uma base de C maior e toque os modos maiores. Toque em sequencia, depois toque tentando fazer frases e enfatizar as notas do acorde.
Faca a mesma coisa com os menores, criando uma base em C menor e tocando os modos menores.
Assim, uma forma de determinar o modo vc está tocando é qual acorde vc usa com o modos. Por ex se vc toca a escala C sobre o acorde C tá tocando C jonio, mas se tocar contra o acorde de G, estará tocando G mixolidio.
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thomasmoura Veterano |
# mar/09
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Panucci
Não concordei muito c/ oque vc falou... Pra mim se vc toca a escala de C começando do G, está tocando o modo mixolidio. E está tocando a escala de C tbém!
Afinal, a característica do modo é a estrutura de intervalo como o modo é construído.
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LeandroP Moderador |
# mar/09 · Editado por: LeandroP
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rafagg
Como disse o thomasmoura, a abordagem dos modos é um pouco mais complexa. Não é o shape que determina um modo. Imagine um instrumento onde não se usa shapes (piano por exemplo), como ficaria?
Eu toco a corda mi (bordão) solta, e toco cada modo no tom de Mi, por exemplo.
toque livremente e------------------------0----------------------------- B-----------0--------------0--------------------------- G-------------3--1-----------3--1---------------------- D-------------------2---------------------------------- A------------------------------------------------------ E---0-------------------------------------------------- deixe soar o bordão
Perceba a sonoridade lídio no exemplo acima.
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LeandroP Moderador |
# mar/09
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toque livremente........... e---------------------------------0-------------------- B-----------0--2--3--2--0---------0-------------------- G---------1---------------1---------------------------- D-------2--------------------2------------------------- A------------------------------------------------------ E---0---deixe soar o bordão----------------------------
Perceba a sonoridade do modo mixolídio acima.
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rafagg Veterano |
# mar/09
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thomasmoura LeandroPanucci humm acho que agora entendi melhor, o que caracteriza um modo são mais as notas (ou intervalos que eu uso) (aqueles intervalos característicos de cada modo) do que a seqüencia das notas em si, certo?
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fernando0877 Veterano |
# mar/09 · Editado por: fernando0877
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rafagg Cara sabe a música "Mania de Você" da Rita lee... ela é Am7 e D7/9 (em grande parte do tempo). Se vc pegar o campo harmônico formado pela escala de Am (modo eólio) vai notar que não existe D7 mas sim um Dm7 Am = Am7,Bm7(b5),C7+,Dm7,Em7,F7+,G7... então essa música não está na escala de Am eólio. Esqueça, o tom da musica não é La menor (eólio) Então qual escala que possui Am7 e D7 na sua progressão harmônica?????
pense pense pense
ISso mesmo G = G7+, Am7,Bm7,C7+,D7,Em7,F#m7(b5)
Com isso vc pode encarar essa música de duas formas: 1 - do ponto de vista da harmonia tonal... o tom dela é G 2 - do ponto de vista da harmonia Modal (modos) o Am7 é Dórico (II grau de G). Eu ao invés de pensar em modos acho muito mais simples pensar em Tom.
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Ramon Ibanez Veterano |
# mar/09 · Editado por: Ramon Ibanez
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rafagg
Uma forma que eu acho interessante de se ver o uso dos modos sao como intençoes....
no caso qdo vc aplica um modo dorico na verdade vc tem q analizar o acorde q vc ta tocando em cima ... tipo em cima de um C um vc tocar uma escala de D menor com 6º maior e um dorico
o lance mais facil pra vc sacar a sonoridade e partir de um arpejo Dm7 adicionando a ¨6º maior ....
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fernando0877 Veterano |
# mar/09 · Editado por: fernando0877
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Ramon Ibanez Concordo com vc... acho que a melhor forma de pensar modos é enfatizando a intensão que rola em cima daquele acorde que se esta solando. E pra isso é preciso conhecer a sonoridade do modo, tocar todos os modos sobre o mesmo tom como o Pannuci falou... E esse lance que vc falou de encarar o Dórico como uma Escala Menor natural com a 6ª maior tmb é genial aprendi há pouco tempo...
-ao invés de escala de Cm (eólio comum ao ouvido) -usa-se escala Cm Dórico (que difere do eólio por ter 6ª maior)
E para enfatizar a sonoridade diferente do modo dórico deve-se enfatizar essa 6ª maior ou no solo, ou no acorde, pois essa 6ª maior é grande diferença somora do Dórico.. por isso ao invés de usar simplesmente o acorde de Cm7 pra treinar C dórico, deve-se preferir usar Cm7/6... assim o modo fica mais perceptível
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juninho2204 Veterano |
# mar/09
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Nossa, uehasuheasue Cuidado com os membros novatos, tem gente q acha q membro novato é sinonimo de que nao é bom guitarrista, uehasuhesaue Eu msm nao entendi bulhufas do que os caras falo ai xD Flw Boa Sorte ae
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jigo__ Veterano |
# mar/09
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Ó galera a um bom tempinho eu venho estudando os shape's do modo grego e num tava conseguindo desenvolve, nem sabia p/ q servia, até q comecei a fazer aula há um mes com um prof. bem melhor ele me passo o material de acordo...
e lendo o q vcs escreveram eu percebi pra q servia aquele lance maior menor menor maior setima menor menor (5b)...
E isso é mto louco acredito q de agora pra frente não vo ser só mais um troxa com uma guitarra na mão, vo entende alguma coisa do q toco
vcs ajudaram bastante
flw ae
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fernando0877 Veterano |
# mar/09
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juninho2204 E o mais interessante é que faz pouco tempo, uns 8 meses, que ando estudando e comecei aprender . E o ponta-pé inicial foi aqui no fórum com uns tópicos da galera panucci , black label... teoria é tão viciante quanto comprar pedal .. hehe
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infoleon Veterano |
# mar/09 · Editado por: infoleon
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Nossa, o tópico foi longe. Vou me restringir ao propósito inicial deste.
Acho que seria melhor, em vez de decorar shapes gregos, decorar os da escala maior e menor, decorar apenas um deles.
Veja: (2 oitavas, para me expressar melhor) Escala maior: T-T-S-T-T-T-S-T-T-S-T-T-T-S Intervalo Jonio modos gregos: T-T-S-T-T-T-S-T-T-S-T-T-T-S Intervalo Dorico modos gregos: T-S-T-T-T-S-T-T-S-T-T-T-S-T
Escala Maior:T-T-S-T-T-T-S-T-T-S-T-T-T-S Dórico:----------T-S-T-T-T-S-T-T-S-T-T-T-S-T
T: tom S: semi-tom
Basicamente os SHAPES são os mesmos para escala maior, escala menor e modos gregos (em alguns casos basta começar em certa nota, continuar as notas, etc... Você que vê o que esta fazendo). Só muda o lugar que você começa o shape. Acho ruim (para mim) ficar decorando varios shapes, sendo que com uns 4 ou 5 (pode ser mais ou menos, depende da maneira que você fez os shapes) já percorro o braço da guita inteiro sem problemas. Sempre é bom lembrar que você deve saber o que esta fazendo. Vejo muitos guitarristas que só querem saber do shape e pronto.
Lembrando tbm que estou falando de shapes, apenas o formato que os dedos fazem no braço. Os intervalos da escala maior, menor e modos gregos (tanto os maiores como os menores) irão coincidir uma hora ou outra.
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Rabbit Veterano
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# mar/09 · Editado por: Rabbit
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rafagg
Cara, não sei se estou ajudando ou atrapalhando, mas eu penso em modos assim:
Aprender a escala maior, que é o básico pra qualquer músico. Decore os intervalos e os shapes da escala maior em todo o braço da guitarra. Pra mim isso é fundamental. A partir daí você pode utilizar qualquer modo de acordo com os intervalos.
Escala maior (jônio): 1 2 3 4 5 6 7 (números representam os graus da escala)
As notas em negrito caracterizam os modos. Exemplos na escala de Dó.
Dórico - 1 2 b3 4 5 6 b7 ---> Dó dórico C - D - Eb - F - G - A - Bb
Frígio - 1 b2 b3 4 5 b6 b7 ---> Dó frígio C - Db - Eb - F - G - Ab - Bb
Lídio - 1 2 3 #4 5 6 7 ---> Dó lídio C - D - E - F# - G - A - B
Mixolídio - 1 2 3 4 5 6 b7 ---> Dó mixolídio C - D - E - F - G - A - Bb
Eólio - 1 2 b3 4 5 b6 b7 ---> Dó eólio C - D - Eb - F - G - Ab - Bb
Lócrio - 1 b2 b3 4 b5 b6 b7 ---> Dó lócrio C - Db - Eb - F - Gb - Ab - Bb
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LeandroP Moderador |
# mar/09
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Ramon Ibanez El Cabongo
Então, mas tocar a escala do modo Ré dórico sobre um acorde Dó maior não vai enfatizar o modo dórico, porque a sonoridade não vai ser esta. A sonoridade continuará sendo o Dó maior. O intervalo característico do modo dórico é a 6a maior, entretanto sobre um acorde de Dó maior, esta nota correponderá ao intervalo de 7a maior de Dó, porque é sobre Dó maior que está sendo tocado.
Com o acorde menor o modo dórico pode ser enfatizado, porque então você terá a 3a menor e a 6a maior.
Digamos que sobre uma música em Lá menor você toque o modo Am dórico, aí o modo será enfatizado.
Deve-se tomar um certo cuidado com o termo enfatizar, pois o modo só assume esta característica quando o acorde dórico encontrar-se como Iº grau ou como IVº. Nos outros graus ele pode ser confundido com o dominante, pois o intervalo de 3a menor e 6a maior também forma o trítono (3 tons).
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LeandroP Moderador |
# mar/09
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Rabbit
Sem querer ser "o chato", mas quando você escreve apenas o 7, lê-se 7a menor. Quando você escreve b7 lê-se 7a diminuta... Como nos acordes.
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Rabbit Veterano
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# mar/09 · Editado por: Rabbit
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LeandroPanucci
Então, você tem razão. Mas isso que você mencionou cabe em nomenclatura de acorde. Os números que coloquei, coloquei pra representar os graus da escala e não os intervalos da mesma, pra facilitar a visualização e entendimento. Do mesmo jeito que colocaria I - II - III - IV - V - VI - VIIb.
Valeu!
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LeandroP Moderador |
# mar/09
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Rabbit
Eu escrevo assim:
com 7a maior: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M (modo lídio)
com 7a menor?: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7 (modo mixolídio#4 ou overtone ou escala nordestina).
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Rabbit Veterano
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# mar/09
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LeandroPanucci
Longe de querer ensinar, só estou demonstrando a maneira que eu entendo. :-)
Então Panucci, você está mais do que certo, quando se trata de intervalos.
Ou seja: T, 2M, 3M, 4J, 5J, 6M, 7M essa seria a nomenclatura completa da escala maior. Representando os intervalos em relação à tônica.
Eu escreveria assim:
Com 7a maior: T, 2M, 3M, 4aum, 5J, 6M, 7M
Com sétima menor: T, 2M, 3M, 4aum, 5J, 6M, 7m
Geralmente em se tratando de "graus na escala" usa-se os algarismos romanos, eu substituí pra facilitar a visualização, o que é perfeitamente comum. Por isso coloquei lá entre parênteses que os números representam os graus da escala.
Mas é isso, mano. Só perspectivas diferentes. Valeu!
Abç
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LeandroP Moderador |
# mar/09
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Rabbit
Tá certo. Com os graus eu também escrevo desta forma. Até porque os algarismos romanos são diferentes e dispensa a nomenclatura dos acordes. Era só sobre os intervalos mesmo.
Longe de querer ensinar, só estou demonstrando a maneira que eu entendo. :-)
Mas você está ensinando muito bem. Eu que sou chato pacarai mesmo...
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Rabbit Veterano
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# mar/09
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LeandroPanucci Mas você está ensinando muito bem. Eu que sou chato pacarai mesmo...
[baba ovo on]
Mas você pode. Quando crescer quero ser igual a tu tio.
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