Dúvidas de um Autodidata

    Autor Mensagem
    Scott Weiland do STP
    Veterano
    # fev/09


    Olá , toco violão ( O basico , lendo cifras ) desde os 18 , há 2 anos atrás comprei minha guitarra , hj tenho 24 anos e tou na pegada para aprender, pois quero montar uma banda, porem não tenho muito tempo de fazer aulas, queria saber qual o caminho mais curto para eu estar aprendendo tocar, eu atualmente estou decorando a escala cromatica mas fico em dúvida as vezes achando que se eu pegar a teoria de partitura vou aprender mais facil, queria umas dicas de quem começou assim "sozinho".

    Obrigado

    Tivertimailaif
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    cara, guitarra é um bixo complicado, xD. se tu souber ler tablatura, pega as tabla de musicas que tu gosta e com uma certa dificuldade, pra tu ir aumentano de nivel, skas...

    Guynho
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    De um autodidata pra outro: Ouça musicas...Tente entender a formação dos acordes...

    Uma dica valiosissima: Tu vai ouvir falar muito de modos gregos, pentatonicas, etc...Começa pelo basico. Aprende a escala Maior de Dó, monta ela no começo do braço. Depois, acha ela em outros lugares do braço. Procure musicas simples nessa escala, e treine um pouco improviso. Fica melhor se alguem fizer a base pra você, mas você pode plugar a guita na placa de som, gravar a base, e depois ficar solando por cima. Vá sem compromisso. Preocupe-se um pouco menos com a técnica, e um pouco mais com saber onde ficam as notas no braço.

    Procure musicas com os mesmos acordes basicos, mas com pequenas variações, pra você entender as diferentes sonoridades das escalas. Ouça muito Blues, que é a base do Rock. Não se preocupe em sair fritando, se preocupe em fazer música. Aprenda a fazer vibratos, e bends. Essas são as técnicas do verdadeiro musico. Quando você estiver solando, e por engano para uma casa ou duas antes da nota certa da escala, faça um bend, e você vai parecer o melhor da turma...=D

    Depois, você vai aprendendo as técnicas conforme a necessidade. Quando for tirar uma musica que contenha Pull-Offs, por exemplo, dedique-se a fazer isso, não passe por cima. Isso vai fazer, inclusive, com que você tenha facilidade de aprendizado e adaptação a novas situações.

    E o mais importante: Sem preconceitos. Ouça tudo e todos, violonistas e guitarristas, Rock e Punk, Sertanejo e Heavy Metal. Só assim você vai pra frente =D

    Ed Gomes
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Meu nobre, vai por mim. Mais de 90% do que se faz na guitarra é derivado do BLUES. Portanto, se eu fosse voce, não me importaria demais com estudo formal de teoria musical (use como apoio). Pegue um monte de albuns de blues e comece a ralar em cima deles. Te garanto que voce vai ficar com uma pegada e um instinto apuradíssimos. Daí para diante fica tudo mais fácil.

    Tivertimailaif
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pratique bastante o ouvido tmb

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Scott Weiland do STP
    Depende dos seus objetivos. Meu cunhado nunca fez aula de guitarra e sempre se virou sozinho, tirando tudo quanto é música de ouvido. Eu também estou nessa, só que pego cifras e tablaturas na internet.

    Se você for montar uma banda de covers, este é um caminho. Se for mexer com músicas próprias, aí o bicho pega um pouco.

    fill.zanchez
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: fill.zanchez
    · votar


    Scott Weiland do STP

    Guynho


    Só um detalhe, se denominar autodidata é fácil, porém realmente ser um é outra estória...
    Eu mesmo estava desde 2006 sem fazer aula, estudando sozinho, e cara... Eu não me achava autodidata por isso, pelo contrário, evolui pouco desde lá! Voltei a fazer aula no início desse ano e para mim fez muita diferença!
    Então a dica é, veja se você realmente tem facilidade e se está evoluindo sozinho, se não procure um professor!
    Abs

    Guardião Washburn
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    putz esse lance de auto didata e meio fria cara...
    ja estudei 08 anos de piano classico, hoje toco guitarra, resolvi aprender sozinho tb
    ja conhecia teoria musical mas existem coisas q sozinho pra aprender e dificil, mesmo vendo videos, vc não pega certos macetes.... jeito do punho, manhas de equalização de timbre e e.t.c.
    te aconselho a fazer aulas, ate hoje nao fiz e ate hoje bato cabeça em muitas tecnicas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de um Autodidata