| Autor | Mensagem | 
| Acoustico Veterano
 | # fev/09 · Editado por: Acoustico 

Primeiro, antes de ler o tópico, se for para falar para eu usar a busca, eu já usei! E não achei... E se for fala pra levar no luthier não precisa nem ler, porque eu quero aprender a regular a guitarra...
 Ok, vamos começar, quero mudar o calibre das cordas de .009 para .010 ou futuramente para .011, mas....
 Não sei o que fazer!
 Já usei a busca e perguntei no tópico de perguntas pro bertola e seiji, e não tive uma resposta satisfatória...
 Eu quero saber com detalhes como eu mudo o calibre das cordas, tipo, se eu ajusto o tensor antes de colocar as cordas, se ajusto depois, se deixo entortar e ajusta, é isso o que eu quero saber, tudo com detalhes...

Vlw mesmo! Sinto muito se ficou ruim pra ler...
 Bom carnaval ae pra todos...

EDIT: Minha guita é strato com ponte tremolo normal, não é floyd!

| 
| maniac123 Veterano
 | # fev/09 · votar

Acoustico

Se tive floyd, vai ter que mandar regular cada vez que trocar o calibre. Se não, as vezes não dá problema trocar 0.9 pra 0.10, mas o ideal é mandar regular sempre que trocar o calibre, em qualquer modelo.

| 
| Acoustico Veterano
 | # fev/09 · votar

maniac123
 Vlw cara, ja me falaram que de .009 pra .010 num da nada, mas digamos que fosse de .009 para .011, aí teria problema, o que eu teria que fazer? Que nem ta escrito ali no topic, eu teria que regular o tensor antes? depois? deixa entortar o braço e ajusta?
 Valeu!

| 
| Guitar_RdS Veterano
 | # fev/09 · votar

Acoustico
 Há uns 3 meses atrás eu troquei o encordoamento da minha strato de '09 pra'11 e, devido à inexperiência, mandei-a a um luthier. Ele ajustou as molas da ponte e o braço. Não deu problema algum. Mas no seu caso vc qr fazer sozinho. Interessante, espero aprender nesse tópico tbm.
 Abç

| 
| mmayorca Veterano
 | # fev/09 · Editado por: mmayorca · votar

alguem sabe se é necessário mudar a regulagem de oitavas na troca do calibre...pois regular o tensor e a ação eu sei fazer...

alguem sabe se têm problema colocar cordas "pesadas" como 011 ou 012 numa guitarra barata poderá estragar o braço??

| 
| Rod Turtle Veterano
 | # fev/09 · votar

Primeiro coloque as cordas.Afine,espere uma hora.Veja se o braço empenou.Se empenou,ajuste o tensor e espere uma hora novamente.Reafine e repita esse processo até o braço estar reto.

Feito isso,vá regular a ponte.Se a ponte estiver inclinada contra o braço você deve apertar as molas com uma chave philips (ou de fenda,não sei se tem um padrão).Se a ponte estiver levantada contra o corpo,afrouxe a tensão das molas.Faça isso até a ponte estar nivelada,e lembre-se de ir afinando.

Tendo feito isso,hora de regular as oitavas.Toque a corda na casa 12 e um harmonico lá.Ajuste o saddle (carrinho) até que as duas notas batam na mesma afinação.

É isso,não tem segredo,mas regular floyd é um saco.Se eu não me engano no blog do soulface tem um tutorial com fotos.

| 
| Rod Turtle Veterano
 | # fev/09 · votar

mmayorca
 alguem sabe se é necessário mudar a regulagem de oitavas na troca do calibre...pois regular o tensor e a ação eu sei fazer...

Provavelmente terá que ser feita a regulagem de oitavas sim.

alguem sabe se têm problema colocar cordas "pesadas" como 011 ou 012 numa guitarra barata poderá estragar o braço??

Se ela tiver um tensor que funcione,com certeza não.

| 
| Guitar_RdS Veterano
 | # fev/09 · votar

Rod Turtle
 Tendo feito isso,hora de regular as oitavas.Toque a corda na casa 12 e um harmonico lá.Ajuste o saddle (carrinho) até que as duas notas batam na mesma afinação.
 vc se refere àquele harmônico q se passa o dedo sobre o traste?

| 
| leolmx Veterano
 | # fev/09 · votar

Como trocar o calibre das cordas?

Compre cordas de calibre diferente e jogue fora as velhas, pronto, tá trocado.

| 
| Rod Turtle Veterano
 | # fev/09 · votar

Guitar_RdS
 Esse mesmo.

| 
| Acoustico Veterano
 | # fev/09 · votar

Rod Turtle
 Valeeeeu mesmo cara!
 Tava mesmo procurando por um tuto assim!
 Agora, se fosse para trocar de .009 para .011 ou .012 direto, seria o mesmo procedimento? Ou tem perigo de ferra o braço se empenar demais??
 Vlw ae!!!

leolmx
 Da proxima vez leia o tópico amigão, você não ajudou em nada aqui, se não tem paciência para ler o tópico, então nem responde...

| 
| Rod Turtle Veterano
 | # fev/09 · votar

Acoustico
 Problema nenhum,só regular o tensor.

| 
| Acoustico Veterano
 | # fev/09 · votar

Rod Turtle
 Blza então vlw mesmo!

| 
| MMJr Veterano
 | # fev/09 · Editado por: MMJr · votar

Galera acho legal o musico conhecer e saber regular o instrumento que toca...
 Primeiro de tudo voce deve entender como as coisas funcionan...
 Tensor....acao das cordas...oitavas....
 Neste caso uma boa leitura ajuda muito...
 Quanto a troca o calibre das cordas.. eu diria o seguinte...
 Primeiro troque as cordas.. e veja o que acontece....Espere ate mesmo um dia ou 2...Depois disso, se necessario, faca os ajustes...
 Depois que voce entender qual e a funcao do tensor e como ele funciona...saber o que sao oitavas e o que deve ser feito para corrigi-las....tudo fica muito simples....e as coisas comecam a fazer sentido...

http://www.edmarluighi.com.br/dicas_30-regulagem-em-violoes.asp

http://soulfaceguitars.blogspot.com/2008/04/2-passo-da-manuteno-regula     gem-do-tensor.html

http://www.edmarluighi.com.br/dicas_01-regulagem_em_floyd_rose.asp

http://www.edmarluighi.com.br/dicas_12-regulagem-de-oitavas.asp

http://www.edmarluighi.com.br/dicas_11-duvidas-mais-frequentes-V.asp

| 
| MauricioBahia Moderador
 | # fev/09 · Editado por: MauricioBahia · votar

Primeiro, antes de ler o tópico, se for para falar para eu usar a busca, eu já usei! E não achei...
 Acoustico

Cara, o Soulface (e outros) já falaram sobre isso aqui muitas vezes... Vc não achou na busca, mas  olha aqui.

Ahh.. No blog do  Soulface tem bastante coisa legal! ;-) Invlusive o MMJr passou, acima, o link direta pra sua dúvida.

Abs

| 
| Acoustico Veterano
 | # fev/09 · votar

Valeu ai galera!
 Closed. =D

|