Retirando captadores

Autor Mensagem
GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09


Andei lendo uns tópicos sobre guitarras com apenas o captador da ponte, e estou determinado a retirar os dois singles da minha guita, deixando só o hambucking da ponte, acho que vale a pena pq com o tone todo aberto tenho muitos agudos ideais para solos rasgantes e com o tone fechado reduz os agudos tornando-se ideias para solos mais fluidos.
Ai vem minha dúvida, como retirar os outros caps?
É só mete o alicate nos fios e tira?
O que vcs acham?

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09
· votar


Obs. Desculpem a ignorância hehhee

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


Ué, só tirar e por fita isolante nos fios pra evitar qualquer curto, fora que se tu te arrepender tu pode ligar tudo de novo depois. Mas pra quê fazer isso? Eu acho o captador do braço indispensável, o do meio eu nem uso praticamente. Eu acabei fazendo quase o contrário do que tu quer fazer. Troquei os captadores (ponte e braço) e desliguei os tons porque eu não uso.

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09
· votar


é assim. por enquanto minhas economias vão ser pra comprar mais um amp (maior e melhor) então vou esperar mais um tempo pra mexer na parte eletrica.
e o meu cap da ponte... é o único que funciona direito digamos assim.
o do braço sai mais xiado do que som e o do meio é bem baixo e não tem praticamente nenhum sustain

axo q por enquanto a melhor opção é manter apenas o da ponte

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


GustavoNcaplayer
Não é mais fácil então tu deixar eles e só usar o da ponte, sem mexer na chave seletora?

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09
· votar


mas deixar apenas o da ponte não o deixaria com melhor performance?

pelo q eu venho lendo é isso


sem dúvidas eu to perdidão

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


GustavoNcaplayer
Cara, creio que isso não interfira.

Curly
Veterano
# fev/09
· votar


GustavoNcaplayer

em geral o cap da ponte numa strat fica fora do controle de tone, então já deve estar com todo agudo possível... ainda assim, se quiser tirar os outros caps (aumenta um pouquinho o sustain, mas não creio que seja perceptível), a maneira mais fácil é abaixá-los ao máximo, sem retirá-los

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09
· votar


será q a posição dos caps podem estar os deixando com desempenho tão baixo?

qual seria a ordem perfeita?

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09
· votar


mais uma vez desculpe a ignorância

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09
· votar


tem mais uma coisa

a chave seletora está ao contrario, ou seja na direção do braço é ativado o cap da ponte (obra de um luthier doido q eu levei aki em itu) isso pode estar ajudando ou piorando?

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


GustavoNcaplayer
A posição dos captadores que tu te refere é a altura deles? Se for a altura, isso influencia no timbre. A posição dele na guitarra também, mas isso é quase que um padrão. A chave seletora só tá ao contrário, teoricamente não deve afetar o timbre.

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09
· votar


eu me refiro a ordem dos captadores

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09
· votar


a ordem pode reduzir os ruidos por exemplo?

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


GustavoNcaplayer
Como assim, a ordem?

ThiagoGasb
Veterano
# fev/09 · Editado por: ThiagoGasb
· votar


GustavoNcaplayer
nao. Oq reduz ruidos são bons cabos, uma boa blindagem e um bom aterramento da sua rede eletrica.

lembre-se "A ordem dos fatores nao mudam o resultado final" (y)

agora mudar o timbre pode "se os caps forem todos diferentes um do outro"

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09
· votar


um filtro ajuda?

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09 · Editado por: GustavoNcaplayer
· votar


Van_Lorien

a ordem em que estão posicionados meio, braço

Marlon_Dexter
Veterano
# fev/09
· votar


GustavoNcaplayer
Cara, se você retirar os outros captadatores, estará aumentando o sustian( pois as cordas ficarão influenciadas por um campo magnético menor ), mas não de dará um aumento no ganho!
Com relação a isso, se dar o fator do tipo do captador que você utiliza(um cap. com maior ganho/distorção/timbre que te agrada) e com a altura do captador com relação as cordas. Com o captador afastado das cordas, vc tem um aumento no sustian, porém o som ficar baixo e magro, sem graves e sem potência.
Já com captador próximo das cordas, você tem um ganho(pouco, ás vezes) em volume e em timbre, porém perde-se sustian!
Mas não aproxime muito o seu cap, pois o som fica embolado e sem definição, chegando a desafinar a nota tocada. Isso acontece pq a proximidade excessiva das cordas no captador gerar uma indutância saturada.
Em outras palavras, as cordas precisam de uma distância "saudável" do captador para gerar pulsos elétricos
"normais", que serão traduzidos corretamente pelo amplificador.
Não tem muito segredo! É ajustar, tocar e ver o que te agrada!!


Minha opnião, com relação a sua idéia!
1 - Trocar os captadores por um mais potente, com o timbre que deseja.
2 - Retirar os cap. que vc não utiliza ( assim terá um ganho em sustian) e aproximaria o captador(ponta) com relação as cordas(maior ganho volume/timbre, perda em sustian).

+ sustian
- sustian + ganho volume/ timbre
= ganho volume/timbre

Teoricamente falando! hehehehe
Pois cada caso, é um caso...tem que olhar tbm o seu cap se está legal, o circuito da sua guitar, a brindagem...tudo isso acaba influenciando!

Espero ter te ajudado ( ou atrapalhado, foi mals...)

t+

\o/

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09
· votar


valew ajudo sim

Rapha_krust...
Veterano
# fev/09
· votar


mas deixar apenas o da ponte não o deixaria com melhor performance?
caramba...onde vc leu isso?

BaNdAiD
Veterano
# fev/09
· votar


Eu adoro o som do captador do meio da strato! É o que eu mais uso!!!
Não sou adepto a "limpar" a guitarra, tirando captadores e botões de tone!! hueheuheu

GustavoNcaplayer
Veterano
# fev/09
· votar


eu também curto pakas o som dos caps do braço e do meio, mais os meus quase nao saem som, não sai nem um bend direito

ThiagoGasb
Veterano
# fev/09
· votar


GustavoNcaplayer

O problema pode estár na sua dinamica de execução e nao nos caps...

GustavoNcaplayer
Veterano
# mar/09
· votar


mais alguma opnião?

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


GustavoNcaplayer
Cara, eu tenho uma Squier que só tem um humbucker na ponte...e tem push-pull pra ficar como single!!! Eu sinto bastante diferença em termos de sustain...aliás eu acho que fica um visu animal!!!

Qual guitarra é a sua???

Aero
Veterano
# mar/09
· votar


GustavoNcaplayer

Não vai mudar em nada se você tirar os caps ou não.
No máximo um pouco do sustain, mas algo imperceptível.

A maior coisa que acontecerá, é que sua guitarra ficará HORRÍVEL!

Recomendo só usar o da ponte, ao invés de tirá-lo, e quando possível, trocar os captadores.

Retirá-los agora seria somente um serviço sem utilidade e iria tirar uma parte da beleza de sua guitarra.

Acoustico
Veterano
# mar/09 · Editado por: Acoustico
· votar


Marlon_Dexter
sustian
sustian
sustian
sustian
sustian
sustian
sustian

Sinto muito cara...

Google: Você quis dizer : sustain / soutien

GustavoNcaplayer
Veterano
# mar/09
· votar


é uma Golden strato

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Ah, mano...faz isso que dissera, aí, abaixa bem os outros e deixa a chavinha só no cap da ponte!!! Ou vende logo essa e compra uma outra que funcione tudo!!! hehehehe

Quer comprar a minha??? rs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Retirando captadores