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gugablues Veterano |
# fev/09 · Editado por: gugablues
oloa galera e meu primeiro topico aqui no fcc e queria postar algo que realmente fosse util para quem esta começando agora na guitarra.
espero que aproveitem
Para entrarmos este assunto, primeiro precisamos entender a escala maior natural. No exemplo abaixo, temos a escala de dó maior: Essa é formada por sete notas, e a distância entre cada uma dessas notas e a nota seguinte pode ser de um tom ou meio. O intervalo de meio tom ocorre apenas entre o III-IV graus e entre o VII e I. Vimos assim que a escala maior natural é formadas por T T ST T T T ST, gerando os intervalos de 2M, 3M, 4J, 5J, 6M e 7M em relação à tônica da escala. Os modos gregos Os modos gregos são uma espécie de inversões da escala maior. Se tocarmos a escala de dó maior, a partir da nota dó, teremos o modo dó jônio, que nada mais é do que a própria escala natural em seu estado fundamental (continuaremos com a configuração de T T ST T T T ST). Se tocarmos essa mesma escala a partir do segundo grau, a nota ré, teremos o modo ré dórico, e obteremos assim uma nova configuração de escala T ST T T T ST T (e conseqüentemente novos intervalos) , conforme mostra a figura abaixo: Se quisermos montar o modo de Dó Dórico, por exemplo, basta seguir esta seqüência de intervalos T ST T T T ST T a partir da nota dó: Outra maneira de pensar no dó dórico é você imaginar a escala de Bb maior natural começando no segundo grau. Veremos na tabela abaixo a seqüência dos sete modos da escala maior natural. Para uma análise prática, podemos dividir estes 7 modos em 2 grupos, os modos maiores e os menores. Os modos maiores possuem uma terça maior (3M) e os menores uma terça menor (3m). A escala maior natural é o modo jônio e a menor natural é o modo eólio. Usaremos estas duas escalas para comparar as diferenças entre os modos: O quadro acima mostra as diferenças entre os modos e as escalas naturais. Os intervalos diferentes caracterizam a sonoridade de cada modo, estas são as famosas "notas características". Ex: A única diferença entre a escala de Sol maior (jônio) e Sol Lídio vai ser a quarta aumentada, que vem a ser o dó# no modo de Sol Lídio, substituindo o dó natural em Sol maior / jônio. Dizemos assim que a quarta aumentada é a nota característica do modo lídio. O mesmo raciocínio vale para os outros modos, com um pequeno porém para o lócrio, que vai apresentar duas notas diferentes da menor natural (eólio). Consideramos estas duas notas características, porém a 5º possui maior importância que a 2m. Pegando a guitarra... Transpor essa teoria para a guitarra é muito simples, e pode ser feita de várias maneiras. Para guitarristas de rock/metal proponho utilizar sete "shapes" dos modos, cada um com uma digitação começando com a tônica de um modo na 6ª corda. Os números indicados são a digitação da mão esquerda que utilizo para tocar cada shapes: Todos estes shapes são formados por 3 notas por corda, para facilitar a execução da palhetada. Você pode optar por duas maneiras de palhetar estes shapes. A primeira é alternando todas. A segunda é fazendo um sweep, cada vez que mudar de corda, para aproveitar o sentido da palhetada. A seguir veremos como estes modos ficam dispostos por todo o braço da guitarra, utilizando a escala de dó maior como exemplo. É importante ter na ponta dos dedos estes sete shapes e conseguir tocá-los com fluência em todos os 12 tons.
Praticando... O exercício que proponho para esta etapa, é tocar todos os modos sobre a nota dó (Dó jônio, Dó dórico, Dó Frígio, Dó Lídio, Dó Mixolídio, Dó Eólio e Dó lócrio), começando pela sexta corda. Localize a nota dó na sexta corda (casa 8), e toque o modo de dó jônio, subindo e descendo a escala. Agora toque o modo dó dórico, e em seqüência o frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio. Se você realmente quiser assimilar esta etapa, pratique em todos os 12 tons: C – G – D – A – E – B – F# - Db – Ab – Eb – Bb – F Lembre-se sempre de manter a clareza e definição das notas, assim como praticar com o metrônomo. Na próxima coluna, veremos como improvisar sobre uma harmonia utilizando esses modos. Continuem escrevendo e mandando suas dúvidas. Abraços, bom estudo e até!
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Penta_Blues Moderador |
# fev/09 · Editado por: Penta_Blues
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Bom dia!!!
gugablues espero que aproveitem Se vc não editar, colocando pelo menos o que vc acha útil, seu tópico não será de grande ajuda... Melhor ajuda seria indicar o uso da ferramenta de BUSCA antes de abrir um tópico repetido. Valeu!!!
Editando: realmente é muito legal disponibilizar material para estudo, mas acho que vc poderia reforçar o ótimo tópico do nosso camarada Alex para deixá-lo excelente. Valeu!!!
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gugablues Veterano |
# fev/09
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mais uma ae
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gugablues Veterano |
# fev/09
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Como saber o modo a utilizar ?
Antes de mais é importante conseguir utilizar os ouvidos. Como nem sempre estes ajudam aqui vai uma formula (mais ou menos) mágica.
A partir da progressão de acordes que a musica sobre a qual se pretende solar ou improvisar é possível determinar (em teoria) o modo a utilizar. A progressão de acordes determina os intervalos da escala, pelo que basta identificar o modo que utiliza os mesmos intervalos!
Para perceber a identificação dos intervalos é importante a lição sobre a harmonização da escala maior (que brevemente será apresentada). Por agora basta conhecer a escala harmonizada de acordes:
C Maj D min E min F Maj G maj A min B dim (min) C Maj T T st T T T st I ii iii IV V vi vii VIII
A ideia é descobrir onde é que a progressão de acordes se encaixa nesta escala, não em termos de notas, mas relativamente à natureza do acorde (min / Maj) e em relação aos intervalos.
Numa progressão de acordes podem existir vários acordes (tipicamente até quatro ou cinco). Como cada um destes tem que ser confrontado com as possibilidades dentro dos maiores ou menores da escala harmonizada, as "simulações" podem ser bastante aborrecidas, pelo que a exclusão de parte ajuda bastante. ________________________________________ Exemplo:
Suponha a seguinte sequência de acordes: E C#m G#m A (The Pixies - Where is my mind ?)
Ordenando os acordes: C#m E G#m A, os intervalos são: min + Tst(Maj) + TT(min) + st(Maj) + TT(min) Temos que comparar esta sequência de intervalos com todas as posições de acordes para determinar quais as combinações possíveis de intervalos versus natureza do acorde (maior / menor). Como na escala harmonizada só existem 3 acordes maiores contra 4 menores, é mais fácil fazer a comparação contra um acorde maior. Assim, é mais fácil ordenar os acordes a partir de E e A e confrontá-los com a escala harmonizada.
Os intervalos a testar são: Maj + TT(min) + st(Maj) + TT(min) + Tst(Maj) - E G#m A C#m Maj + TT(min) + Tst(Maj) + TT (min) + st(Maj) - A C#m E G#m
Os intervalos a começar nos acordes menores são: min + Tst(Maj) + TT(min) + st(Maj) + TT(min) - C#m E G#m A min + st(Maj) + TT(min) + Tst(Maj) + TT(min) - G#m A C#m E Tom base Modo Intervalo C Jónico C# Dmin Dórico D# Emin Frígio FMaj Lídio F# GMaj Mixolídio G# Amin Eólioi A# Bmin Lócrio E Jónico em E Maj+TT(min)+st(Maj)+ TT(min)+Tst(Maj) 1. Maj 2. (1.)+TT(min) 3. (2.)+st(Maj) 4. (3.)+TT(min) A Jónico em A Maj+TT(min)+Tst(Maj)+ TT(min)+st(Maj) 1. Maj 2. (1.) + TT(min) 3. (2.)+Tst(Maj) 4. (3.)+TT(min) E Lídio em E Maj+TT(min)+st(Maj)+ TT(min)+Tst(Maj) 1. Maj 2. (1.)+TT(min) 3. (2.)+st(Maj) A Lídio em A Maj+TT(min)+Tst(Maj)+ TT(min)+st(Maj) 3. (2.)+Tst(Maj) 4. (3.)+TT(min) 1. Maj 2. (1.)+TT(min) E Mixolídio em E Maj+TT(min)+st(Maj)+ TT(min)+Tst(Maj) 3. (2.)+st(Maj) 4. (3.)+TT(min) 1. Maj 2. (1.)+TT(min) A Mixolídio em A Maj+TT(min)+Tst(Maj)+ TT(min)+st(Maj) 3. (2.)+Tst(Maj) 1. Maj 2. (1.)+TT(min) C#m Dórico em C# min+Tst(Maj)+TT(min) +st(Maj)+TT(min) 1. min 2. (1.)+Tst(Maj) 3. (2.)+TT(min) 4. (3.)+st(Maj) G#m Dórico em G# min+st(Maj)+TT(min) +Tst(Maj)+TT(min) 1. min 2. (1.)+st(Maj) C#m Frígio em C# min+Tst(Maj)+TT(min) +st(Maj)+TT(min) 4. (3.)+st(Maj) 1. min 2. (1.)+Tst(Maj) 3. (2.)+TT(min) G#m Frígio em G# min+st(Maj)+TT(min) +Tst(Maj)+TT(min) 4. (3.)+Tst(Maj) 1. min 2. (1.)+st(Maj) 3. (2.)+TT(min) C#m Eólio em C# min+Tst(Maj)+TT(min) +st(Maj)+TT(min) 2. (1.)+Tst(Maj) 3. (2.)+TT(min) 4. (3.)+st(Maj) 1. min G#m Eólio em G# min+st(Maj)+TT(min) +Tst(Maj)+TT(min) 1. min 2. (1.)+st(Maj) C#m Lócrio em C# min+Tst(Maj)+TT(min) +st(Maj)+TT(min) 2. (1.)+Tst(Maj) 1. min G#m Lócrio em G# min+st(Maj)+TT(min) +Tst(Maj)+TT(min) 2. (1.)+st(Maj) 3. (2.)+TT(min) 4. (3.)+Tst(Maj) 1. min
Assim, chegamos à conclusão que os modos possíveis são: Modo Jónico em E Modo Jónico em A Modo Lídio em A Modo Mixolídio em E Modo Frígio em C# Modo Frígio em G# Modo Eólio em C# Modo Lócrio em G#
Agora é a altura em que você começa a pensar que estão a gozar consigo. Mas não desista, agora é qie isto vai começar a fazer sentido.
Se reparar bem na tabela, vai reparar nas seguintes semelhanças:
Jónico em E = Lídio em A = Frígio em G# = Eólio em C# Jónico em A = Mixolídio em E = Frígio em C# = Lócrio em G#
Daí que esta sequência de acordes só tem duas formas de solar. Jónico em E ou em A. Na verdade, na sequência real de acordes, o primeiro é E e o terçeiro é G#. Normalmente (nem sempre) é para estes acordes (o primeiro e o terçeiro da sequência) que se escolhem as notas "alvo", pelo que vamos dizer que os modos a solar são Jónico em E e Lócrio em G#.
Se conheçe a música, ensaie e repare que a "lead guitar" toca as notas E e G# (com a variação final D# - E).
Outra conclusão importante: Na tabela fez-se a simulação para os acordes maiores e menores, mas se fosse feita só para os maiores ou só para os menores, a conclusão seria a mesma, pelo que na realidade só é necessário "simular" os acordes maiores ou só os menores:
Simulação só com acordes maiores: Modo Jónico em E = Modo Lídio em A Modo Jónico em A = Mixolídio em E
Simulação só com acordes menores: Frígio em C# = Lócrio em G# Frígio em G# = Eólio em C#
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gugablues Veterano |
# fev/09
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Penta_Blues
vlws vo editar aqui e vou complementar o topico que vc falou abraços
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KAEL METAL Veterano |
# fev/09
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gugablues
Gostei da iniciativa, mesmo já tendo uma porrada de tópico deste tipo, sempre é bom ver a explicação de outra pessoa, porque cada um tem entendimento próprio e pode contribuir com algo mais que pode ser a dúvida de muitos.
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edukotzen Veterano |
# fev/09
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cara eu não tenho paciencia pra ficar vendo isso hahahah
mais que porra é essa de modos gregos???
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SaldanhaPessoa Veterano |
# fev/09
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mais que porra é essa de modos gregos???
é isso q o cara tá tentando explicar e vc n tá com paciência pra ler.
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edukotzen Veterano |
# fev/09
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é isso q o cara tá tentando explicar e vc n tá com paciência pra ler.
pior que li algumas coisas, mais não entra na cabeça saca
sou burro mesmo heheh
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gugablues Veterano |
# fev/09
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edukotzen cara vc e musico?? me parece que nao
poderia ate tentar te explicar o que sao modos gregos mas como vc eu tbm nao tenho paciencia de explicar coisas a pessoas mediocres como vc.
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SaldanhaPessoa Veterano |
# fev/09
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gugablues
q é isso cara.. o cara tá na esportiva.. continua suas explicações ae,, q estão legais e claras. Isso é meio confuso mesmo de se ler quando nada se entende do assunto.. é o tipo da coisa q é mais fácil com professor ao vivo e tal.. ou vídeo. Mas fica na paz ae.. o edukotzen n me parece querer tirar onda n.
Paz!
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edukotzen Veterano |
# fev/09
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me parece que nao
poderia ate tentar te explicar o que sao modos gregos mas como vc eu tbm nao tenho paciencia de explicar coisas a pessoas mediocres como vc.
pra que tanta ignorância??
Porra, o que falta de mulher não faz......
po cara eu so to dizendo que não consigo entender isso, sem que é uma limitação, eu nunca me baseei em teorias ou modos eu sempre peguei as pentatonicas e acrescentei as notas que faltam, pode parecer estranho, mais pra mim foi o melhor modo de decorar os intervalos do braço da guitarra
não sou musico, mais toco guitarra tenho banda componho etc.. se quiser dar uma olhada nos meus sons e so ver meu perfil do forum!! Ou entra no meu perfil do orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=14749245741138434407
e mais calma amigo, não fui arrogante com ninguem apenas disse que sou tapado pra esse tipo de teoria
abraços
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gugablues Veterano |
# fev/09
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edukotzen
foi mal cara eu peço desculpas desculpa a falta de paciencia e a crisew rsrsrsrss ah bom o seu som hein
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Suicide Messiah Veterano |
# fev/09 · Editado por: Suicide Messiah
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edukotzen Tô com a pulga atrás da orelha aqui já tem uns 10 minutos... suspeito que nosso amigo gugablues é nada mais nada menos que Cabeludolouco ou CabeludoloucoII ou até MPBlues Hehehehehehehe... brincadeiras á parte....
gugablues Calma cara... modos gregos é um estudo compilcado no início, e estudar sem uma pessoa do lado é mais foda ainda. Muita informação!!!
Abraço!
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gugablues Veterano |
# fev/09
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Suicide Messiah
quem sao esses caras
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gugablues Veterano |
# fev/09
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Suicide Messiah
e mesmo lja pedi desculpas a ele jaa
e o que importa e o qque ele disse ele nao usa teoria so a penta e faz um som legal
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KAEL METAL Veterano |
# fev/09
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gugablues quem sao esses caras
Será que se entregou com essa pergunta ? Pergunta clássica de desfarce !
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gugablues Veterano |
# fev/09 · Editado por: gugablues
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carasou novo aqui nemsei do uqe vc esta falando
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Headstock invertido Veterano |
# fev/09
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Quem precisa dessas porra de modos? Quem heim? Quem? Existe a pentatonica, caralho, pra que mais do que isso...essas porra não leval a lugar nenhum, e tenho dito.
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KAEL METAL Veterano |
# fev/09
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Headstock invertido
Também
Músico invertido
hehehehehehehehehe
Conhecimento é sempre bom e abre a mente para novas possibilidades. Ninguém sabe tudo, ainda mais sabendo somente o básico !
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Penta_Blues Moderador |
# fev/09
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Boa tarde!!!
Headstock invertido Quem precisa dessas porra de modos? Quem heim? Quem? Existe a pentatonica, caralho, pra que mais do que isso... Realmente! E digo mais: quem precisa desse porra de 10 números? Só os pares tá bom; quem precisa dessa porra de alfabeto com 26 letras? Só as vogais tá bom; quem precisa de tantas cores? Só preto e branco tá bom. Aliás, vamos jogar todas as TV de LCD e voltar a usar as Preto e Branco... Francamente...
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edukotzen Veterano |
# fev/09
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o guga blues tava brincando o cara parece ser gente fina
em relação ao tópico, eu comprei apostilas modos etc.. li li e não consegui entender nada sei lá, ou eu não tenho paciência mesmo ou sou tapado
por incrivel que pareça dou aulas de guitarra, e a primeira coisa que passo são as pentatonicas maiores e menores com blue note etc.. quando o cara ta bem à-vontade com a pentatonica ai eu acrescento as notas que faltam fechando assim as escalas maiores e menores
eu tenho um bom conhecimento de escalas e como aplicar elas agora não perguntem sobre modos gregos hahhahahah
geralmente as coisas que faço são a misturas das pentatonicas gerando bastante cromatismos e algumas escalas maiores
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Headstock invertido Veterano |
# fev/09
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Porra, não seria melhor vcs terem uma aula de ironia ao invés de modos gregos?
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Clauber guns Veterano |
# fev/09
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Headstock invertido Não!
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gugablues Veterano |
# fev/09 · Editado por: gugablues
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caras vou aproveitar esse topíco e postar alguns lick de alguns guitarristas famosos vi muitos topicos criados sobreesse assunto mas meio incompleto, o pessoal num tava querendo postar muitos licks nao rsrs ai vai o primeiro o grande BB KING
Am7 E------------------------5-------------------------------- B------------------5-------------------------------------- G-----------7/9----------------7/8-------7--------5---- D-------------------------------------------------------- A--------------------------------------------------------- E---------------------------------------------------------
Am7 E--------------------------------------------------------- B--------------------------------------------------------- G-----7/8------7--------5-----7----------5----------- D-------------------------------------7----------------- A------------------------------------------------------- E------------------------------------------------------- Dm7 E--------------------------10-------------------------------- B------------------10---------------------------------------- G----12/14--------------------12/13-----12------10----- D-----------------------------------------------------------12 A-------------------------------------------------------------- E-------------------------------------------------------------- Am7 E------------------------------------------12------------------------- -- B--------------------------------------------12----------------------- -- G--7/8---7---5--7----5---------14/16------------14/15-----14------12 D-----------------------------7--------------------------------------- --- A--------------------------------------------------------------------- ----- E--------------------------------------------------------------------- ----- Am7
E------------------------------------8----------10/11---10--8---10---- ---8 B---------/10---------/10----10--------------------------------------- 10 G--/9-----------/9---------------------------------------------------- --------- D--------------------------------------------------------------------- ---------- A--------------------------------------------------------------------- --------- E--------------------------------------------------------------------- ---------
Dm7 E----------8----10----10---10/12-----8-----10-----------8----- B----10------------------------------------------------10--------17 G------------------------------------------------------------------- D--------------------------------------------------------------------- A--------------------------------------------------------------------- - E--------------------------------------------------------------------- -- Amin7 FMaj7 E---5---------------------------------5--8---8---/7--/7--5---5-------- ------ B------8------5------------------------------------------------------/ 8---/8-- G---------7------5---------------------------------------------------- ----- D----------------------7---------------------------------------------- ----- A--------------------------------------------------------------------- ----- E--------------------------------------------------------------------- -----
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gugablues Veterano |
# fev/09
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vo postar depois do steve ray voughan
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gugablues Veterano |
# fev/09 · Editado por: gugablues
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A7 E---5----------------------------------------5------------------------ ------------ B---5----------------------------------------5------------------------ ------------ G---5------5-----7----7/8----7----5------5----5----7----7/8------7---- 5---7 D---7----------------------------------------7------------------------ ------------ A--------------------------------------------------------------------- ------------- E--------------------------------------------------------------------- ------------ D9
E----------------------------5---7/8-----7/8----5----5---------------- ----- B---------------5---7----------------------------------5-------------- ------- G-------------------------------------------------------5----5---7---7 /8--5 D--7---------------------------------------------------7-------------- -------- A--------------------------------------------------------------------- --------- E--------------------------------------------------------------------- --------- A9 E-----------------------5----7/8------------------7/8------7---------- ----- B-------5------7------------------------------------------------------ ------- G--------------------------------------------------------------------- -------- D--------------------------------------------------------------------- -------- A--------------------------------------------------------------------- -------- E--------------------------------------------------------------------- --------
steve ray voughan
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gugablues Veterano |
# fev/09
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mais tardeposto uns do mark knopfler e do erick clapton
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stevevai74 Veterano |
# fev/09
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gugablues
Legal a sua iniciativa de tentar ajudar a galera mas cara coloca os creditos ai.... eu já li esse material sobre os modos gregos nesse site aqui
http://www.musica-e-acordes.com/modos2.htm
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