Dúvida em afinação Eb

    Autor Mensagem
    Konrad
    Veterano
    # fev/09


    Bom dia, desde que comecei a tocar, inconscientemente afinei a guitarra em Eb. Hoje vejo algumas razões para afinar assim: as cordas ficam mais maleáveis, tons quebrados mais acessíveis., aliviar a tensão no braço...Minha pergunta é: Quais seriam outras razões para afinar em Eb? Tecnicamante falando...

    Creamy Mule
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    é uma questão de escolha.
    se você quisesse cordas mais leves e aliviar a tensão no braço só era ter botado um calibre de cordas mais fino e mantido afinação em E.
    é uma questão de preferência - seja pra ajudar o vocalista ou porque você prefere ter meio tom a mais pra baixo

    Thanga
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Como o Creamy Mule falou, vale pro vocalista, minha banda tem a afinaçao em D# e tbem nas otras guitarras em "Drop D"!

    Thanga
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vo aproveitar o topico pra perguntar sobre as cordas!
    vc's sabem ke bandas tocam com 09, 010, 011 ??
    eu tenho uma LP e tinha colocado 011 nela so ke uma galera ke intende um pkinho mais ke eu dake da cidade falou ke é melhor uma 010 ou 09, o q vc's acham??

    valewww

    Creamy Mule
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Thanga
    é uma questão de preferência.
    não tem nada a ver essa história de ser melhor 10 ou 9 (fuja desses entendidos da vida)
    eu uso 11 numa semi-acústica que deve ter o mesmo tamanho da escala que a sua lp (padrão gibson) e acho confortável e com um timbre legal.
    é isso que você tem procurar aliar: timbre e conforto.
    não adianta um timbre legal em cordas que você acha duras demais nem é legal ter um timbre xoxo só pras cordas ficarem molinhas.
    sacou?

    Creamy Mule
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vai pelo conforto e timbre, dá pra tocar de todo jeito nesses 3 calibres que você falou.
    não se preocupa com quem usa o quê.

    Thanga
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Creamy Mule

    ha blz, eu gosto das minhas 011 elas parecem ke da mais na veia toca com elas entende?
    so ke eu tenho ke regula ela, ta tratejando de mais!

    Creamy Mule
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    então fica nas 11, eu prefiro elas também.
    deixa o som mais "encorpado"
    dá uma regulada da bicha aí e desce a mão!
    valeu.

    Thanga
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Creamy Mule

    :))

    Konrad
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Thanga

    Cara, os "entendidos" me disseram que se eu pusesse .013 em minha pobre Condor, ela viraria um berimbau. Facto é que já se vão trÊs meses e nada, absolutamente nada, aconteceu. Claro que ajeitei o tensor, mas me disseram que mesmo assim a guitarria iria para o espaço. Besteira. Ouça o que o pessoal aqui está dizendo, conforto e satisfação como timbre são essenciais.
    Quanto ao tratejamento, aumente a altura das cordas na ponte. Aqui no FCC deve ter um milhão de tópicos explicando isso.
    Abraço

    Creamy Mule

    Facilita para o vocalista? Já havia escutado isso... mas como assim? Quanto a tensão, não há problema, o tensor está ai para isso. Embora o pessoal morra de medo dele, parece até o Santo Graal, misterioso, imprevisível, cercado de segredos.... hehhe

    Creamy Mule
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    brunoliam
    é que todo mundo afinando meio tom abaixo e tocando "do mesmo jeito" a música também fica meio tom abaixo - daí o vocalista também vai descer meio tom em tudo que ele cantar e ele vai se esforçar menos.
    entendeu?

    Konrad
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Creamy Mule

    Hahahah. Quatro anos de piano outros tantos de violão, quase seis meses de guitarra, e não tinha conseguido imaginar isso. É verdade, é lógico.

    Mas sinceramnete, meio tom às vezes não adianta p. nenhuma.

    é que todo mundo afinando meio tom abaixo e tocando "do mesmo jeito

    Escutei um CD de alguma banda EMO brasileira aqui, e percebi que alguém teria de avisar aos rapazes que tinha alguma coisa fora.... sério mesmo... vou procurar aqui e depois posto.

    Creamy Mule
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    brunoliam

    mas você tem que lembrar que baixar demais "descaracteriza" um pouco a música.
    meio tom é só pra o vocalista não cansar tanto, digamos.
    se mesmo assim não der e ele ainda não conseguir levar numa boa - troque de música ou de vocalista. :)

    Konrad
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Creamy Mule

    Sim, com certeza descaracteriza.... mas é só uma questão de curiosidade.... toco como hobby, sozinho sem banda. Além disso gosto de um bom jazz, e também blues, muitas vezes sem vocal.

    Abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    brunoliam
    Estou deixando minha Strato em Eb e tem uma diferença legal na sonoridade. Parece que ganhou outra personalidade. Eu acho que o som muda. Pude perceber que a tonalidade do ataque da palhetada fica diferente. Mais encorpado o som, além dos fatores que você citou acima.
    Abs

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    brunoliam

    Quais seriam outras razões para afinar em Eb?

    Tocar junto com os discos do SRV ?!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Tocar junto com os discos do SRV ?!
    LeandroPanucci
    Isso é bem verdade!
    Abs

    Clauber guns
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Aproveitando que esse tópico é relativamente recente:

    Se eu afinar minha strato (ponte tremulo mesmo) tenho que mexer no tensor e talz???

    Tipo pra ficar com essa afinação (eb) permanentemente...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Clauber guns
    Sim.
    Abç

    Clauber guns
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Valeu.
    Abç

    Clauber guns
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    eu mesmo posso fazer isso ou tem que ser mesmo o Luthier?

    rafamoraes
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Se eu afinar minha strato (ponte tremulo mesmo) tenho que mexer no tensor e talz???

    Tipo pra ficar com essa afinação (eb) permanentemente...


    Mauricio Luiz Bertola

    Pois é, coloquei 0.9 híbrida na minha GX-50 com ponte pivotada, e quando fui afinar em Eb ela colou a ponte no corpo... Vou ter q regular a guitarra toda vez q for mudar de calibre/afinação, ne?
    Se sim, quais peças exatamente trabalham p/ isso?

    Abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rafamoraes
    Cara, 0.9, e ainda por cima em Eb!!!
    Sim, terá que refazer o ajuste das mollas, e o de entonação.
    Use 0.10.
    Abç

    rafamoraes
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    0.09, mas com bordões mais pesados. A tensão muda muito pouco em relação as 0,10 pois os bordões por terem massa muito maior q as primas, acabam por tensionar mais, não é? Assim, 0,09 híbrida deve ter quase a mesma tensão total de um jogo 0,10 normal, não?

    rafamoraes
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Sim, terá que refazer o ajuste das mollas, e o de entonação.
    Mauricio Luiz Bertola
    A entonação seria as oitavas, ne?

    Abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rafamoraes
    Sim.
    Abç

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em afinação Eb