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Cynic Veterano |
# fev/09
estou a 2 dias, passando em escolas de música, e ligando para outras, mas realmente os caras estão careiros, professores e mais professores, então acho que por enquanto vai ser difícil pagar aulas, então gostaria de ir pegando algumas coisas sozinho... Toco guitarra a 5 anos, já tive a introdução da teoria, mas gostaria de recapitular tudo, e limpando algumas dúvidas...na maioria são todas dúvidas simples, gostaria de ter uma explicação sobre diferenças de música modal e tonal, qual a diferença de tocar uma escala, e tocar um modo gregoriano, e qual um método eficiente de decorar escalas maiores...enfim se alguém souber de boas apostilas online que possam responder isso agradeço...já dei busca no fórum, encontrei coisas interessantes sobre pentatônicas que já estou estudando!
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qew Veterano |
# fev/09
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se meu nick tivesse no titulo do topico eu te responderia...
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mi_sustenido Veterano |
# fev/09
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Cynic
Olá amigo, não sei se é um nível muito básico pra você, mas no próprio site cifraclub tem uma seção de cursos online, onde aborda alguns conceitos básicos de teoria como formação de escalas e acordes. Vale a pena dar uma olhada, eu estou começando agora a estudar teoria e está me ajudando muito. Abraço e boa sorte.
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thomasmoura Veterano |
# fev/09 · Editado por: thomasmoura
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Pergute e tentaremos responder!
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Cynic Veterano |
# fev/09
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thomasmoura
então thomas, de início, nunca consegui entender muito bem a diferença entre os modos gregorianos, e uma escala maior, por exemplo, em uma composição, uma pessoa pode optar por escalas, ou modos, que diferença isso pode causar?
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Cynic Veterano |
# fev/09
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Ahn acho que consegui encontrar aqui no fórum minha resposta! só preciso que confirmem para eu:
A escala diatônica de D:
D - E - F# - G - A - B - C# - D.
agora no caso do modo gregoriano D Dórico teríamos:
D - E - F - G - A - B - C - D.
é o caminho? KKKKK.
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Elton Murray Veterano |
# fev/09 · Editado por: Elton Murray
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Cynic Os modos são escalas, e são derivados da escala que dá nome ao tom. Inclusive a escala maior e a menor, são modos. O que diferencia um modo do outro é o Finalis (ou repouso absoluto), o que faz com que os intervalos relativos ao Finalis variem, embora as notas sejam as mesmas.
Exemplo: G Jônio G A B C D E F# 1j 2M 3M 4J 5J 6M 7M
D Mixolídio
D E F# G A B C 1j 2M 3M 4J 5J 6M 7m
Como você pode ver as notas são as mesmas, o que as diferencia são os intervalos com relação ao Finalis. Essas diferenças intervalares causam significativas mudanças na sonoridade.
PS: Coloquei o intervalo de 7m em negrito para mostra que este é o intervalo característico do modo mixolídio. Tem um tópico aqui que explica direitinho como guardar os intervalos caracteristicos.
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Cynic Veterano |
# fev/09
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Elton Murray
muito obrigado cara, ... eu estou tomando como base esse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/85902/
então se possível me dê um exemplo comparando por exemplo G mixolídio com a escala maior de G, uhmm D Mixolídio com escala de D maior, acho que vou conseguir absorver melhor dessa forma.
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luckseven Veterano |
# fev/09
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Eu recomendo os livros de harmonia do Ian Guest e tbm esse site enquanto não tiver acesso aos livros.
http://www.jazzbossa.com/sabatella/
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Cynic Veterano |
# fev/09
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Na hora de levar isso pra guitarra... eu posso normalmente tocar a escala toda de C em todo o braço correto, agora levando isso para os modos, cada modo vai corresponder apenas a uma região correto? eu tocando a escala de C em todo o braço, eu passaria por todos os modos? Acho que uns shapes de esacala maior ajudariam...se estiver correto!
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brandfbr Veterano |
# fev/09
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Se eu entendi o que voce disse, sim... se você tocar o desenho de qualquer tom dórico começando por tal casa você chegará á outro modo...
Abraços
(é importante também nao decorar só os desenhos (que sao mais de um) e sim saber as notas em cada parte do braço para que voce possar usar essa escala de forma efetiva.)
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Elton Murray Veterano |
# fev/09 · Editado por: Elton Murray
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Cynic
As escalas maiores correspondem ao modo Jônio.
G maior natural (Jônio)
G A B C D E F# 1j 2M 3M 4J 5J 6M 7M
G Mixolídio
G A B C D E F 1j 2M 3M 4J 5J 6M 7m
A diferença entre um e outro é a sétima.
D maior natural (Jônio)
D E F# G A B C# 1j 2M 3M 4J 5J 6M 7M
D Mixolídio
D E F# G A B C 1j 2M 3M 4J 5J 6M 7m
Novamente a diferença está na sétima.
Mas sempre que você for pensar em modos, é interessante levar em conta que os intervalos são mudados em relação ao Finalis, geralmente o finalis é a nota fundamental do acorde que está sendo tocando no momento em que você está solando/improvisando.
Sobre as posições diferentes no braço.
Não, a posição do braço não faz a diferença nesse caso, pode até servir como uma referencia de pensamento, mas sonora não (evite se prender a isso, ajuda, mas você não pode se prender). O que vai mudar é o local onde você vai repousar, seja na fundamental, na quinta ou na terça do acorde. Isso é o que diferencia um modo de outro: O repouso absoluto(fundamental do acorde, e finalis no modo grego), e os intervalos em relação a este repouso.
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Cynic Veterano |
# fev/09
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ahn galera desde já agradeço ajuda... bom estou utilizando alguns shapes que tenho aqui...e estou tentando chegar a algumas conclusões...vejam bem: na escala maior diatônica de C temos:
C D E F G A B C Jônio se tomarmos como partida o G temos: G A B C D E F G
Nesse caso temos um modo gregoriano G mixolídio.
Agora tomamos como partida a escala maior diatônica de G, temos:
G A B C D E F# G Jônio se tomarmos como partida agora a nota de C ele se tornou modo C LÍDIO, temos:
C D E F# G A B C
correto?
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Cynic Veterano |
# fev/09 · Editado por: Cynic
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opa, não gosto de dar up, mas se alguém puder confirmar o que escrevi a cima! agradeço!
;).
Aproveitando aqui, quando uma escala está nomeada com mais de uma nota, como por exemplo C/Am, as notas seriam as mesmas da escala maior de C ? o que diferencia essa segunda nota?
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MauricioBahia Moderador |
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
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Cynic Cara, usa a busca. Eu usei e em 2 minutos achei mais de 10 tópicos que respondem sua pergunta:
Utilização dos Modo Gregos! - Duvida. http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143101/
http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=2&q=+G+mix ol%EDdio&boolean=1&forum9=1&forum3=1
Abs
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Cynic Veterano |
# fev/09
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MauricioBahia
Valeu cara, encontrei sim a resposta!
agora se alguém puder ajudar só na última questão minha...
quando uma escala está nomeada com mais de uma nota, como por exemplo C/Am, as notas seriam as mesmas da escala maior de C ? o que diferencia essa segunda nota? se for relativa, acredito que seja, existe algum quadro com todas as relações das notas?
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vbavinicius Veterano |
# fev/09
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Cynic
Exatamente !
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Jônio (Maior Natural): T - 2M - 3M - 4J - 5J - 6M - 7M
Dórico: T - 2M - 3m - 4J - 5J - 6M -7m
Frígio : T - 2m - 3m - 4J - 5J - 6m - 7m
Lídio : T - 2M - 3M - #4 - 5J - 6M - 7M
Mixolídio : T - 2M - 3M - 4J - 5J - 6M - 7m
Eólio (Menor Natural): T - 2M - 3m - 4J - 5J - 6m - 7m
Lócrio : T - 2m - 3m - 4J - b5 - 6m - 7m
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vbavinicius Veterano |
# fev/09
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Cynic
A relativa é sempre o 6º grau, Eólio !
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Cynic Veterano |
# fev/09
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vbavinicius Entendo, então quando encontramos , escala C/Am, o campo harmônico é o mesmo? o Am então tem que significado? que em um campo harmonico da escala de C eu posso usar também a escala de Am?
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alexdiffer Veterano |
# fev/09
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Cynic Me add no msn ai que agente conversa
Te mandei mensagem privada ve la no seu perfil
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marcelobhz Veterano |
# fev/09
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ahh ne por nada nao........ mas toco guitarra a 1 ano e meio ... e num toco nada nao... só faço covers mesmo... sou lixao hehehhe mas peguei um prof aki velhao e mto fera... guitarrista dos anos 70 ... 80 mesmo.. aí ja aprendi: formaçao de acordes ; todas as escalas maiores menores atraves das relativas ne... harmonia funcional , escalas pentatonicas , penta blues e mais algumas técnicas.... quando eu entro nesse forum e vejo vcs falando de teoria..... escalas.... dá até medo de ver o tanto q vcs complicam .... sei la , acho q o ensino da musica tem muito q evoliur em termos de praticidade.
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LeandroP Moderador |
# fev/09
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Cynic
O campo de C maior e o de Am são relativos.
I II III IV V VI VII C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5) . I II bIII IV V bVI bVII Am7 - Bm7(b5) - C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7
Perceba que os acordes são os mesmos. O que muda é a posição dos graus com relação a tônica (primeiro acorde). Ou seja, o que você chama de IIIº grau de C7M por exemplo, não é o IIIº grau de Am7.
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