Aprendendo a Escala Pentatonica!

Autor Mensagem
Choli
Veterano
# fev/09


Boa noite pessuarr..

Seguinte, andei dando umas olhadas no Fórum e percebi que muita gente tem dificuldade em aprender a famosa Escala Pentatônica, então eu decidi fazer uma explicação um pouco mais profunda no assunto.

Antes de começarmos, eu criei um arquivo no Guitar Pro (programa usado por muitos estudantes de música) com o desenho da Escala Pentatônica de "Am/C", segue o link abaixo para quem quiser dar uma olhada.

http://www.megaupload.com/pt/?d=KAN0L94P


Vamos começar pela Pentatônica de "Am/C".

Antes de tudo, vale lembrar que, a tonalidade "Am" e "C", são tonalidades diferentes, ou seja, uma música pode estar no tom de "Am" ou de "C" que você poderá usar essa Escala para ambas.

A primeira Escala Pentatônica que normalmente aprendemos é a "Am/C", e ela se inicia na nota "A" na corda "E".

E|------5---8--------------
A C

A primeira nota da escala é a nota "A", por isso a escala é chamada de Pentatônica de "Am", a segunda nota a ser tocada é a nota "C", por isso a escala também é chamada de Pentatônica de "C", ou seja, a primeira nota da Escala será sempre uma nota menor, e a segunda nota será sempre uma nota maior, e as duas formarão a tonalidade da Escala.

O "Desenho" da Pentatônica será sempre o mesmo, a diferença será na nota que inicia a escala.
No arquivo do guitar pro que eu coloquei aqui, a escala parece começar em "F",
e|------------------------------------0---3---
B|-----------------------------1---3----------
G|----------------------2---0-----------------
D|---------------2---0------------------------
A|--------3---0-------------------------------
E|-3---0--------------------------------------

Na verdade, estas notas fazem parte da Pentatônica de "Am/C", a escala começa realmente na nota "A" da corda "E".

e|-----------------------------------5---8---
B|----------------------------5---8----------
G|---------------------5---7-----------------
D|--------------5---7------------------------
A|-------5---7-------------------------------
E|-5---8-------------------------------------
A C
Assim que os desenhos da Pentatônica de "Am/C" forem decorados, comece a praticar os mesmos desenhos, mudando a Tônica, por exemplo, uma Pentatônica de "Fm/G#" começaria assim:
e|------------------------------------1---4---
B|-----------------------------1---4----------
G|----------------------1---3-----------------
D|---------------1---3------------------------
A|--------1---3-------------------------------
E|-1---4--------------------------------------

E assim por diante...

Pra quem procura saber como a Pentatônica é usada na prática, pegue algumas musicas do Guns n' roses e preste atenção nos solos do Slash, ou, se você curtir um blues, é só prestar atenção nos solos que são sempre usados com a Escala Pentatônica.

Espero ter ajudado os que tinham dúvidas, e se você tem algum detalhe que eu esqueci, ou se eu "caguei" em alguma coisa, pode rasgar o verbo!

Valeu!!!

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


Choli
Apesar de eu almoçar pentatonica, jantar pentatonica, viver pentatonica, vai ser legal pra quem ainda não descobriu a escala milagrosa do rock.
Abraço, boa sorte com o topico.

TDR_Vitango
Veterano
# fev/09
· votar


Nunca estudei bulhufa de teoria alguma...

Não pode ser... Parece fácil demais ou entendi errado rsrs...

Valeu aí.

MPBLUES
Veterano
# fev/09
· votar


Choli

cara muito bom esse topico quem esta começando ou quem ja esta no caminho das pentas(EU) vai aprendrer muito

Choli
Veterano
# fev/09
· votar


TDR_Vitango

Você não entendeu errado não, a escala pentatônica é super fácil, o problema é que quem aprende, costuma explicar de um jeito mais "teórico", sé que pra quem não tem noção de nada de teoria musical, fica realmente difícil entender. Eu já toco guitarra tem um tempinho já, e eu só fui aprender direito a pentatônica quando comecei a fazer aula!
Espero ter ajudado!!

old steel
Veterano
# fev/09
· votar


Ac /dc ,Sabbath também são ótimos para praticar.

TDR_Vitango
Veterano
# fev/09
· votar


Tipo eu já toco há alguns anos... Parece até que já usava a escala sem saber... rs.. Deve ser do blues..

Mas ajudou sim! :D Ficou bem simples mesmo..

Choli
Veterano
# fev/09
· votar


Pra completar um pouco mais essa explicacao sobre as Pentas, eu criei mais 2 arquivos, o primeiro eh pra quem prefere ver as notas no braco do violao, e nao apenas numeros, entao, eu criei no excel 2 planilhas, a primeira com todas as notas do braco do violao, e a segunda com todas as notas da penta de Am...

Notas da Pentatonica

E o outro eh um arquivo de guitar pro, com alguns padroes de uso da pentatonica, que sao muito bons para o estudo do improviso...

Padroes da Pentatonica

Pena que o topico nao bombou...uahhuaua

Espero ter ajudado mais um pouco!

Valeu!!!

SiaD
Veterano
# fev/09
· votar


Ajudou sim cara, simplifico na medida certa, agora pra solar em uma musica e so saber o tom e procurar a nota no braço e encaixar a tônica nela certo?

Minha maior problema mesmo é a questão de explorar mais a escala na musica, tipo se tom da musica é Am/C (posso estar errado em tudo DD) eu, posso solar nessa escala que tu mostro aew e nas sua relativas certo?(>.<); Mais não tem como ir mais longe com a penta né? se for isso eu acredito que fique muito limitado, apesar de acar acdc, sabbath e tal com ótimos solos; Mais eu nao tenho essa criatividade toda DD

Choli
Veterano
# fev/09
· votar


SiaD

Entao cara, a criatividade vem com o tempo e tal, pq, apesar da escala pentatonica ser simples, vc ainda tem muitas outras tecnicas pra tornar o solo mais "criativo"...por exemplo, no blues, o slide, o vibrato, o bend e o ligado sao muito usados, no rock, o harmonico, o bend, a palhetada alternada, sao muito usados tb....a escala em si eh soh o basico de um solo, o que da realmente o "tchan" do negocio sao as tecnicas q vc usa...Velocidade tb conta.

E, se vc acha q nao tem criatividade o bastante pra criar solos daora, comeca a criar solos se inspirando em solos de bandas q vc curte, ai com o tempo vc vai treinando sua criatividade e criando seus solos 100% seus.

Valeu!

leo2505
Veterano
# fev/09
· votar


Pra fala a verdade odeio estudar teoria músical, sei pentatônica pq... sei lá!!!!!!!!!! ahauhuhauhauha

Um solo bom e fácil jah que o old steel falou em ac/dc... é da música Highway to hell... além da escala, vários bends, vibratos e pegada e diabo a 4 pra treina além de ser um compasso um poco mais lento dos solos do angus.

somosunos
Veterano
# ago/09 · Editado por: somosunos
· votar


sei que eu to revivento um topiko antigo mais
o slash que usa pentatonica
sai fora da pentatonica as vezes
que nem no comeco do solo q ele faz um bend com a ksa 17
n ta na pentatonica q ele uso.
é campo armonico neh?

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


somosunos

manuh, pra mim a guitar faz oq o slash quer, enquanto ela quer sacanear a gente. xD. fora q eu li isso por alto uma vez, tem o lance do campo harmonico né, q por exemplo vc pode pular né, de uma escala pra outra, desdee que ela esteja no mesmo campo harmonico, eu achu q é isso, não saco mto de teoria não(por enquanto). =\

Tomaz.
Veterano
# ago/09
· votar


'eu, posso solar nessa escala que tu mostro aew e nas sua relativas certo?(>.<)'

Como assim? A relativa menor de C, é Am...

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


somosunos

Que solo do Slash??

Tomaz.

Oi?????

jazz blues rock soul funk
Veterano
# ago/09 · Editado por: jazz blues rock soul funk
· votar


somosunos

acho que vc se refere ao solo de sweet child o mine...é um otimo solo mais pelo que eu me lembre ele n usa muitos cromatismos...

Mais na maioria dos solos e riffs o slash usa muito mais muito cromatismo...um pequeno exemplo pode ser o solo da musica serial killer do snakepit...se vc puder ouvir no you tube...

isso foi o que entendi da sua duvida... espero ter ajudado...

A sim, como o bend sai de uma nota para outra, ele pode dar um bend em uma nota fora e chegar a uma nota dentro...

Matthew Tuck
Veterano
# ago/09
· votar


Parabéns pelo excelente tópico!

Favoritado aqui, vou tentar começar a usar mais pentatônicas nos meus solos :D

fill.zanchez
Veterano
# ago/09
· votar


Choli

Complementando, vale lembrar que a pentatônica maior é baseada na escala natural, porém sem o 4º e o 7º grau.

C D E F G A B
C D E X G A X (pentatônica maior)

E a pentatônica menor baseada na escala menor, porém sem o 2º e o 6º grau.

A B C D E F G A
A X C D E X G A (pentatônica menor)

PrincessOfGuitar
Veterano
# out/09
· votar


Oiie
sei q eu to revidendo o topico, mais se eu criar otro, aparece alguem pra falar q jah tem, entaum...

fugindo um poco das pentas - vlw pela explicação de como saum as shapes, serviu mt.

em escala em geral, como faço pra colocar a shape no braço da guita?
pq tipo, a shape da escala de F é diferente da de G pq as notas saum diferentes, entaum naum eh q nem a penta, q soh um modo serve.
eu tudo conté lugar q eu procuro eu axo a teoria, mas como eu ponho a shape? pq se vc vai pelas notas, uma hora as notas acabam, sempre na 4ª ou 3ª corda e depois eu sigo q sequencia pra por as notas no braço da guita,
toco jah tem um tempim mas quando o assunto eh escala eu so iniciante, e como to aprendendo sem prof fiquei parada nisso

alguem pod me ajudar??? *--*

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Bom dia!!!

PrincessOfGuitar
Bem, sua dúvida está um pouco confusa...

pq tipo, a shape da escala de F é diferente da de G pq as notas saum diferentes, entaum naum eh q nem a penta, q soh um modo serve.
Não é bem assim. Mesmo nas Pentatônicas existe variação dos tais "shapes".
Agora, se vc compreendeu que os tais shapes são diferentes por conta das notas diferentes presentes em Escalas diferentes, esqueça estes shapes e concentre-se nos Intervalos.

pq se vc vai pelas notas, uma hora as notas acabam, sempre na 4ª ou 3ª corda e depois eu sigo q sequencia
As notas só "acabarão" quando não houver mais Escala no braço da guitarra. Depois da 4ª ou 3ª cordas as notas continuam numa oitava acima da fundamental e, portanto, a sequência é exatamente a mesma.

Existem tópicos muito interessantes sobre Escalas e Modos, sua formação e aplicação. Dá uma caçada na BUSCA e divirta-se!...rs

Valeu!!!

PrincessOfGuitar
Veterano
# out/09
· votar


Penta_Blues
Vlw!
agora entendi +/-
eh pq tipow, as cordas E e e tem as msm notas [pelo menos foi assim q eu aprendi] e tem escalas q a sequencia delas eh diferente da 1ª corda,
tipow, nas escala de F a sequencia da corda E é igual a e e na de G naum, mas se eu por uma oitava acima teria q repetir naum??
e nisso q eu tenho duvida, como colocar as notas da escala no braço da guitarra quando a oitava sobe?

Codinome Jones
Veterano
# out/09
· votar


o cara fez um topico sobre penta e nem coloca todos os desenhos da penta..

Rodrigotosh
Veterano
# out/09
· votar


ou, pra falar a verdade eu nem li absolutamente nada q vc escreveu ai, mas mano, nao se preocupa muito com escala nao, simplesmente ouça bastante e toque bastante e sempre tente aprimorar a sua pegada, teoria é bom saber até, mas sei la, simplesmente TOQUE

PrincessOfGuitar
Veterano
# out/09
· votar


Rodrigotosh
eu tbm naum toh mt ai pra teoria naum, mas tipow, eu nem sei escala direito, assim fik dificil pra fazer algum solo legal, por exemplo, tem q ter mt criatividade, entaum eu to tentando intende como eu passo as escalas na pratica, porq eu tudo conté luga eu soh vejo a teoria, e naum intendo a pratica...
alguem ajuda aew? pls ? *-*

maniac123
Veterano
# out/09
· votar


Choli

Cara, o mais importante não é nem montar as escalas, mas como harmonizá-las. Fala sobre isso, vai ajudar a galera.

luiz_aug
Veterano
# out/09
· votar


Aos iniciantes no assunto :
É certamente mais fácil aprender e aplicar a escala do que, depois de aprendida, não viciar nela.
Realmente essa escala abre um leque imenso de possibilidades na improvisação...

PrincessOfGuitar
Veterano
# out/09
· votar


Alguem, pls, como colocar as notas da escala no braço da guitarra quando a oitava sobe? tem alguma mudança?

maniac123
Veterano
# out/09
· votar


PrincessOfGuitar
Repete as notas uma oitava acima. Se vc reparar o desenho é o mesmo.

PrincessOfGuitar
Veterano
# out/09
· votar


maniac123
vlw, vo tentar isso msm
eh pq eu reparei q tem escala q muda, tipow, a de G, o desenho parece q muda

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa noite!!!

PrincessOfGuitar
tipow, nas escala de F a sequencia da corda E é igual a e e na de G naum, mas se eu por uma oitava acima teria q repetir naum??
Exemplifique isso, por favor...
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprendendo a Escala Pentatonica!