Albert Collins e Roy Buchanan

Autor Mensagem
old steel
Veterano
# fev/09 · Editado por: old steel
· votar


brunoliam
Os gênios tendem a ser depressivos.É pena.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# fev/09
· votar


old steel
Brian Setzer tocando Sleepwalk é de chorar, mt bom.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# fev/09
· votar


Outro kra q manda ver tb tocando essa música é o Larry Carlton, outro kra poko conhecido da maioria:



Konrad
Veterano
# fev/09
· votar


old steel

Os gênios tendem a ser depressivos.É pena.

Pois é, sou depressivo, mas não sou gênio. Tristeza. Hehehehehe

Abraço

Ed Gomes
Veterano
# abr/09
· votar


Só uma curiosidade. Quase todos os meus ídolos atuais usam (usaram) telecaster (Albert Collins, Danny Gatton, Roy Buchanan, Richie Kotzen, Mike Bloomfield, Billy Gibbons, Prince, entre outros). Por não poder pegar uma reedição da 52, peguei a Condor CTX 50 (parecida e muito boa). Um dia eu pego a minha, hehe.

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


Ed Gomes

Uma reedição custa uma pequena fortuna, não? De qualquer forma, um instrumento de qualidade e um músico com talento e dedicação já basta(m).

Dos que você citou, o Gatton continua a me surpreender a cada dia..... (embora esteja morto, e eu o tenha conhecido há uns dois meses)

Abç

old steel
Veterano
# abr/09
· votar


A Fender editou uma Albert Collins Mexico que é mais em conta.Eu tenho uma e é bem legal.

Ed Gomes
Veterano
# abr/09
· votar


Só para constar, peguei agora uma CTX 100. Ainda pego uma 200 (hehe).

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


brunoliam
Quanto ao Collins; vc saberia me dizar qual afinação ele usava?: Me parece não fazer sentido, de certa maneira...

Cara, você estava certo no outro tópico, a afinação do Albert Collins é Fm aberto, existe um artigo no site da Fender que fala dos detalhes do estilo dele e da reedição da Fender, lá eles inclusive comentam que a guitarra não saia regulada de fábrica pra essa afinação, já que poucos usam ela, e no final tem um PDF com os exercícios para pegar o básico do estilo tanto do Collins quanto da afinação dele, eles ainda sugerem que Fm aberto tem uma tenção muito alta, e que quem não se acostumar com isso, pode colocar em Dm ou Em aberto e usar um capo para transpor a afinação (capo incluso na reedição por sinal, hehehehehe).

Se quiser eu tenho o PDF só com a afinação e os exercícios, é só me chamar por MP que eu te passo o meu MSN.

luiztx
qnd eu vi o video do albert collins e do roy buchanan tocando Further down on the road eu fiquei pasmo ... ai la vou eu na net procurar a tablatura ... e acabei q naum encontrei

Cara o jeito mais fácil de pegar Further On Up The Road é pegar a tablatura da versão do Clapton, que se não me engano é o compositor da musica, o Buchanan mudou muito pouco na estrutura da musica, então só vai mudar mesmo os solos.

cuma
Veterano
# abr/09
· votar


brunoliam

Porque eles não estão toda hora na midia, mesmo sendo musicos de alto nivel.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


brunoliam

Ah! E o Albert Collins aprendeu a afinar em afinação menor aberta com o primo dele, o Lightning Hopkins, que afinava muito em Em e Dm, e Fm é tão associado ao Albert Collins que é chamada de Collins Tunning, agora eu garanto uma coisa, tu bota a afinação em Fm numa Tele e é praticamente Albert Collins instantaneo.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


cuma
Porque eles não estão toda hora na midia, mesmo sendo musicos de alto nivel.

Pois é, mas como os caras morreram faz tempo, então é até aceitável eles não estarem na mídia, foda era que quando eram vivos também eram bem subestimados.

brunoliam
Agora já que você gosta do Collins, vale a pena entrar em contato com o Celso Blues e comprar alguns dvds de shows dele. Porque o cara era feio feito o cão, tinha uns 2m de altura, e era um puta de um showman, uma peculiaridade dele é que o cabo que ele usava pra plugar a guitarra tinha nada menos que 50m de comprimento (101 pés), e tem gente que reclama de perda de sinal... hehehehehehehe... engraçado que a perda devia ser minima, pq ele ainda tem um sustain infinito

Nesse show como Roy Buchanan e o Lonnie Mack (o Live at Carnegie Hall) mesmo ele uma hora dá uma volta pelo backstage, depois desce do Palco e anda até o meio da platéia, senta numa poltrona vazia e fica conversando com o pessoa e mandando ver no solo.

No repertório da minha banda tem 3 musicas dele (Too Tired, Hone Rush e Cold, Cold Feeling), e eu não vou mentir que no começo tive muito problema tocando elas, pq eu queria tirar o mais parecido possível e não sabia do lance da Collins Tunning (Fm Aberto), e ficava imaginando como ele dava saltos de um pattern de pentatonica pro outro, mas depois que entendi a afinação, dei aquele velho foda-se e fiz tudo no velho, "Nick Style"... hehehehe

Mas de vez em quando eu boto a Tele ou a SG em Fm e taco um capo pra tirar uma onda de Iceman, infelizmente não toco com cordas 012 e ação alta na Tele e nem tenho um Fender Quad Reverb (um amp Fender de 200W com 4 falantes de 12) pra ter o sustain inifnito dele, mas com a SG dá pra tirar um pouco desse sustain infinito dele.

Agora tem uma coisa que eu acho muito foda nele, especialmente nesse show, é que as vezes ele dá a nota, deixa o sustain comer o maior tempão enquanto o Lonie Mack e ou o Buchanan fazem alguns licks, depois volta certinho fazendo o resto do lick que ele estava fazendo quando deixou o sustain comer solto.

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Obrigado pela dica dos DVDs. Acho o timbre do Collins fantástico, esse timbre é "firme" demais. A técnica de mão direita dele é assustadora, ele nem tiar o "ashtray" da tele. Você me disse para entrar em contacto com o Celso Blues.... quem seria ele?
Desconfiei que essa afinação fosse um Fm, mas me haviam corrigido aqui mesmo no fórum. Uma última pergunta: Ainda fazem o Quad Reverb?

Abç e mantenhamos contacto!

P.S1: Por falar em Tele, o Danny Gatton é demais também.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


brunoliam

Celso Blues.... quem seria ele?

Cara ele é um gaitista de Blues de SP, ele tem uma rádio de Blues na net, em algum lugar do meu Favoritos eu tenho o URL. Ele também tem uma das maiores coleções de discos de vinil, cds, videos e dvds de Blues da america latina, e vende pela internet cópias em CD e DVD de discos de vinil e shows em VHS que nunca foram lançados em cd. Mas se tu pedir pra ele, ele grava praticamente qualquer coisa que tu queira, e nem é caro não.

Desconfiei que essa afinação fosse um Fm, mas me haviam corrigido aqui mesmo no fórum.

Pois é, mas a afinação é essa mesmo, a primeira vez que eu ouvi falar dela foi no site da Aligator Records a gravadora que lançou a maioria dos discos dele. Depois no site da Fender achei aquela pagina que falei, e tenho o pdf ccom a lição sobre a afinação aqui no HD.

Ainda fazem o Quad Reverb?

Não, pelo que eu saiba eles foram produzidor por pouco tempo, não fez muito sucesso. Mas é o primo gigante do Twin Reverb silverfate, basicamente é um Twin Reverb com o dobro de potência e de falantes.

Ed Gomes
Veterano
# abr/09
· votar


Quero me desculpar pela dica errada sobre a afinação de Albert Collins (não sei de onde tirei isso, mas os responsáveis serão punidos de forma exemplar...).
Valeu.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Ed Gomes

Rapaz, eu não tiro seu mérito não, por muitos anos a afinação dele foi meio que um mistério, se não me engano você botou uma afinação de Em, que usa os mesmo intervalos da afinação do Collins, ele só fazia a mesma coisa em Fm, que dá uma tensão a mais nas cordas, mas dá pra fazer isso com a afinação que vc postou e um capo na primeira casa.

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


Ed Gomes

Acontece rapaz..... não precisa punir os responsáveis não. Hhehehehe

nichendrix

Agora vi sua PM. Mais tarde adiciono!

Por falar em mistério... qual é a finação do Albert King? heheheh
Abçs

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


brunoliam

Eu não sei se ele tinha uma afinação padrão, mas em geral ele bota o Mizão em D ou D, ele também usa bastante a afinação de Em Aberto, as vezes ele usava D, Dm ou G aberto também. Mas o que eu vejo com mais frequência é ele alterar só o Mizão pra D ou C ou tocar em Em.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Albert Collins e Roy Buchanan