Dúvida na construção da escala Fá maior

    Autor Mensagem
    mi_sustenido
    Veterano
    # fev/09


    Amigos, sou iniciante e auto-didata, estou tentando pegar alguma coisa de teoria olhando o curso online aqui mesmo no site do cifraclub. No entanto me deparei com um problema; no curso ensina a construir todas as escalas maiores a partir do V grau da escala maior anterior, começando pela escala de dó maior. Como exercício estava utilizando essa regrinha pra construção das escalas maiores, juntamente com os intervalos de TTSTTTS. Mas ao chegar na escala de si maior, o V grau é F#. Queria saber se essa regrinha funciona mesmo, se sim, aonde que eu errei, ou se não precisa nada disso, pois para construção das escalas maiores é só utilizar das notas naturais. Desde já agradeço, abraço!

    KAEL METAL
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: KAEL METAL
    · votar


    Pelo o que entendi da sua pergunta, na escala maior, exceto a escala de C (DÓ) e A (LÁ) todas as outras terão no mínimo uma nota acidentada, ou seja #, na escala de B(SI) maior seria

    B C# D# E F# G# A# B

    Seguindo a regra T T S T T T S

    Esta escala de B maior é o 5º grau da escala de E maior

    KAEL METAL
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Escala de F maior seria

    F G A bB C D E F

    Seguindo a regra da escala maior T T S T T T S

    IV Grau é Bb ou A# que no caso é mesma nota muda de acordo com a leitura.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    mi_sustenido

    Pra construir a escala de Fá maior não é pelo Vº grau de C, mas pelo IVº grau.

    Leia esta explicação:
    Escalas - Utilizando o Círculo das 5as e 4as
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/


    mi_sustenido
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    KAEL METAL