Dúvida na construção da escala Fá maior

    Autor Mensagem
    mi_sustenido
    Veterano
    # fev/09


    Amigos, sou iniciante e auto-didata, estou tentando pegar alguma coisa de teoria olhando o curso online aqui mesmo no site do cifraclub. No entanto me deparei com um problema; no curso ensina a construir todas as escalas maiores a partir do V grau da escala maior anterior, começando pela escala de dó maior. Como exercício estava utilizando essa regrinha pra construção das escalas maiores, juntamente com os intervalos de TTSTTTS. Mas ao chegar na escala de si maior, o V grau é F#. Queria saber se essa regrinha funciona mesmo, se sim, aonde que eu errei, ou se não precisa nada disso, pois para construção das escalas maiores é só utilizar das notas naturais. Desde já agradeço, abraço!

    KAEL METAL
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: KAEL METAL
    · votar


    Pelo o que entendi da sua pergunta, na escala maior, exceto a escala de C (DÓ) e A (LÁ) todas as outras terão no mínimo uma nota acidentada, ou seja #, na escala de B(SI) maior seria

    B C# D# E F# G# A# B

    Seguindo a regra T T S T T T S

    Esta escala de B maior é o 5º grau da escala de E maior

    KAEL METAL
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Escala de F maior seria

    F G A bB C D E F

    Seguindo a regra da escala maior T T S T T T S

    IV Grau é Bb ou A# que no caso é mesma nota muda de acordo com a leitura.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    mi_sustenido

    Pra construir a escala de Fá maior não é pelo Vº grau de C, mas pelo IVº grau.

    Leia esta explicação:
    Escalas - Utilizando o Círculo das 5as e 4as
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/


    mi_sustenido
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    KAEL METAL

    na verdade a dúvida não é muito em relação aos acidentes, é o seguinte; no seu exemplo você disse que a escala de B maior é o V grau de E maior. Mas ao fazer a escala de B maior: B C# D# E F# G# A# B , o V grau é o F#, meio estranho por que eu fui construindo as escalas maiores todas a partir do V grau as escalas anteriores, a partir de C, e o resultado foi sempre uma nota sem acidentes, mas nada demais por existirem também escalas maiores com tonicas acidentadas como F#. Mas ao tentar construir F# maior, me deparo com o problema: F# G# A# B C# D# (?) . Pela regra do TTSTTTS deveria ter a distancia de 1 tom entre D# e E, mas como faço isso, se nao existe mi sustenido ?


    LeandroPanucci

    Legal esse seu tópico, não tinha pensado desta maneira ainda. Mas como assim pelo IV grau ?! Não entendi isso..

    LeandroP
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    mi_sustenido

    A nota Fá corresponde ao IVº grau da escala de Dó maior.

    Está dividido em duas partes o método. Você monta escalas por 5as e por 4as.


    Por 5as:
    |---5a---||---5a---||---5a---||---5a---||---5a---||---5a---|
    G maior, D maior, A maior, E maior, B maior, F# maior, C# maior
    .
    .
    Por 4as:
    |---4a---||---4a---||---4a---||---4a---||---4a---||---4a---|
    F maior, Bb maior, Eb maior, Ab maior, Db maior, Gb maior, Cb maior


    Por isso que não está dando certo montar a escala de Fá maior por 5as

    KAEL METAL
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    mi_sustenido
    Mas ao tentar construir F# maior, me deparo com o problema: F# G# A# B C# D# (?) . Pela regra do TTSTTTS deveria ter a distancia de 1 tom entre D# e E, mas como faço isso, se nao existe mi sustenido ?

    Escala de F#
    F# G# A# B C# D# F F#

    Neste caso, um pouco mais avançado no assunto, mas nem tanto, para respeitar a regra da escala maior que é TTSTTTS ou o ciclo das 5ª conforme explicação do LeandroPanucci a nota E é substituida pelo F, conforme os intervalos da escala.

    Como você pode verificar nesta escala de F# não tem a nota E, mas a escala maior não tem que ter todas as 7 notas ? A princípio sim mas conforme vai estendo as escalas algumas alterações são necessárias para poder respeitar os intervalos correspondentes de cada escala.

    LeandroPanucci
    Você poderia dar maiores explicações sobre este "fenômeno" da substituição da nota E pelo F na escala maior de F# ? Meu conhecimento ainda não é tão profundo sobre o assunto !

    LeandroP
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    KAEL METAL

    Na verdade a nota Mi não é substituída pela nota Fá. Trata-se de um Mi#, que por uma questão de enarmonia ocupa a mesma posição da nota Fá.

    A escala maior deve respeitar todos os graus, e alterá-los conforme a necessidade da escala.

    Veja, se ao invés de Mi# você usar o Fá sobre a escala de F# maior, numa análise você teria uma "tônica diminuta", o que está errado, pois este intervalo não existe.


    I II III IV V VI VII VIII <--- graus
    T T ST T T T ST <--- intervalos


    KAEL METAL
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Quer dizer, que na escala de F# Maior o correto seria utilizar E#, mesmo que essa escrita "não seja considerada certa" pra seguir a regra A escala maior deve respeitar todos os graus, e alterá-los conforme a necessidade da escala[i][/i]?

    Eu também acho mais viável, vendo agora, já que teria uma tônica meio tom abaixo.

    mi_sustenido
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Galera muito obrigado pelos esclarecimentos, me ajudou bastante. Então quer dizer que o correto seria utilizar E# pra completar a escala maior de F#. e que na pratica esta nota seria o fá ? Abraços

    Creamy Mule
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    essa nota é E# e é enarmônica (mesmo som) a F
    se você sair por aí dizendo que é um F, tá errado.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    E# está certo.

    Deve-se respeitar os graus da escala.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida na construção da escala Fá maior