| Autor | Mensagem | 
| mi_sustenido Veterano
 | # fev/09 
 
 Amigos, sou iniciante e auto-didata, estou tentando pegar alguma coisa de teoria olhando o curso online aqui mesmo no site do cifraclub. No entanto me deparei com um problema; no curso ensina a construir todas as escalas maiores a partir do V grau da escala maior anterior, começando pela escala de dó maior. Como exercício estava utilizando essa regrinha pra construção das escalas maiores, juntamente com os intervalos de TTSTTTS. Mas ao chegar na escala de si maior, o V grau é F#. Queria saber se essa regrinha funciona mesmo, se sim, aonde que eu errei,  ou se não precisa nada disso, pois para construção das escalas maiores é só utilizar das notas naturais. Desde já agradeço, abraço!
 
 
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| KAEL METAL Veterano
 | # fev/09 · Editado por: KAEL METAL · votar
 
 Pelo o que entendi da sua pergunta, na escala maior, exceto a escala de C (DÓ) e A (LÁ) todas as outras terão no mínimo uma nota acidentada, ou seja #, na escala de B(SI) maior seria
 
 B  C#  D#  E  F#   G#   A#   B
 
 Seguindo a regra T   T   S   T   T   T   S
 
 Esta escala de B maior é o 5º grau da escala de E maior
 
 
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| KAEL METAL Veterano
 | # fev/09 · votar
 
 Escala de F maior seria
 
 F   G   A  bB   C   D   E   F
 
 Seguindo a regra da escala maior T T S T T T S
 
 IV Grau é Bb ou A# que no caso é mesma nota muda de acordo com a leitura.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # fev/09 · Editado por: LeandroP · votar
 
 mi_sustenido
 
 Pra construir a escala de Fá maior não é pelo Vº grau de C, mas pelo IVº grau.
 
 Leia esta explicação:
 Escalas - Utilizando o Círculo das 5as e 4as
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/
 
 
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| mi_sustenido Veterano
 | # fev/09 · votar
 
 KAEL METAL
 
 na verdade a dúvida não é muito em relação aos acidentes, é o seguinte; no seu exemplo você disse que a escala de B maior é o V grau de E maior. Mas ao fazer a escala de B maior: B C# D# E F# G# A# B , o V grau é o F#, meio estranho por que eu fui construindo as escalas maiores todas a partir do V grau as escalas anteriores, a partir de C, e o resultado foi sempre uma nota sem acidentes, mas nada demais por existirem também escalas maiores com tonicas acidentadas como F#. Mas ao tentar construir F# maior, me deparo com o problema: F# G# A# B C# D# (?) . Pela regra do TTSTTTS deveria ter a distancia de 1 tom entre D# e E, mas como faço isso, se nao existe mi sustenido ?
 
 
 LeandroPanucci
 
 Legal esse seu tópico, não tinha pensado desta maneira ainda. Mas como assim pelo IV grau ?! Não entendi isso..
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # fev/09 · Editado por: LeandroP · votar
 
 mi_sustenido
 
 A nota Fá corresponde ao IVº grau da escala de Dó maior.
 
 Está dividido em duas partes o método. Você monta escalas por 5as e por 4as.
 
 
 Por 5as:
 |---5a---||---5a---||---5a---||---5a---||---5a---||---5a---|
 G maior, D maior, A maior, E maior, B maior, F# maior, C# maior
 .
 .
 Por 4as:
 |---4a---||---4a---||---4a---||---4a---||---4a---||---4a---|
 F maior, Bb maior, Eb maior, Ab maior, Db maior, Gb maior, Cb maior
 
 
 Por isso que não está dando certo montar a escala de Fá maior por 5as
 
 
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| KAEL METAL Veterano
 | # fev/09 · votar
 
 mi_sustenido
 Mas ao tentar construir F# maior, me deparo com o problema: F# G# A# B C# D# (?) . Pela regra do TTSTTTS deveria ter a distancia de 1 tom entre D# e E, mas como faço isso, se nao existe mi sustenido ?
 
 Escala de F#
 F# G# A# B C# D#  F   F#
 
 Neste caso, um pouco mais avançado no assunto, mas nem tanto, para respeitar a regra da escala maior que é TTSTTTS ou o ciclo das 5ª conforme explicação do LeandroPanucci a nota E é substituida pelo F, conforme os intervalos da escala.
 
 Como você pode verificar nesta escala de F# não tem a nota E, mas a escala maior não tem que ter todas as 7 notas ? A princípio sim mas conforme vai estendo as escalas algumas alterações são necessárias para poder respeitar os intervalos correspondentes de cada escala.
 
 LeandroPanucci
 Você poderia dar maiores explicações sobre este "fenômeno" da substituição da nota E pelo F na escala maior de F# ? Meu conhecimento ainda não é tão profundo sobre o assunto !
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # fev/09 · votar
 
 KAEL METAL
 
 Na verdade a nota Mi não é substituída pela nota Fá. Trata-se de um Mi#, que por uma questão de enarmonia ocupa a mesma posição da nota Fá.
 
 A escala maior deve respeitar todos os graus, e alterá-los conforme a necessidade da escala.
 
 Veja, se ao invés de Mi# você usar o Fá sobre a escala de F# maior, numa análise você teria uma "tônica diminuta", o que está errado, pois este intervalo não existe.
 
 
 I   II   III   IV   V   VI   VII   VIII   <--- graus
 T    T    ST    T   T    T    ST        <--- intervalos
 
 
 
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| KAEL METAL Veterano
 | # fev/09 · votar
 
 LeandroPanucci
 
 Quer dizer, que na escala de F# Maior o correto seria utilizar E#, mesmo que essa escrita "não seja considerada certa" pra seguir a regra A escala maior deve respeitar todos os graus, e alterá-los conforme a necessidade da escala[i][/i]?
 
 Eu também acho mais viável, vendo agora, já que teria uma tônica meio tom abaixo.
 
 
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| mi_sustenido Veterano
 | # fev/09 · votar
 
 Galera muito obrigado pelos esclarecimentos, me ajudou bastante. Então quer dizer que o correto seria utilizar E# pra completar a escala maior de F#. e que na pratica esta nota seria o fá ? Abraços
 
 
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| Creamy Mule Veterano
 | # fev/09 · votar
 
 essa nota é E# e é enarmônica (mesmo som) a F
 se você sair por aí dizendo que é um F, tá errado.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # fev/09 · votar
 
 E# está certo.
 
 Deve-se respeitar os graus da escala.
 
 
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