como conseguir esse timbre psicodelico?

    Autor Mensagem
    Rafael Rebelo
    Veterano
    # fev/09


    há algum tempo tenho procurado esse timbre de guitarra, até pensei que era uma simulação de sintetizador na guitarra, talvez até seja, mas parece ser um timbre tipico dos anos 70, um timbre bem psicodelico.

    outros artistas que já ouvi usando esse timbre foi o pepeu gomes, o frank zappa e o dweezil zappa na turne zappa plays zappa.
    alguem sabe outros guitarristas que tb usam esse timbre??

    o timbre em especifico está presente nos solos da musica bom senso do tim maia. tá aqui o clipe:

    http://br.youtube.com/watch?v=miJXlOXvpao

    Gutoo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    nao tenho certeza, mas acho que se usar aquele Octavio da Dunlop e um Phaser da p ficar parecido...

    atenção! Nao tenho certeza!!!

    http://br.youtube.com/watch?v=TDssde6C8tY

    ta ae o video do octavia

    .Raphael.
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    se meu youtube estivesse normal eu poderia ateh dar minha opniao....droga de virtua....

    brandfbr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara, nao é muito dificil... é ou um flanger bem fraco, ou um phaser... (se for flanger fraco, dá pra fazer a mesma coisa com chorus forte... ou com o rate no maximo e depth baixo ou ao contrario...)


    Abraços

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    mas com certeza deve ter fuzz e oitavador né??

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    A guita parece um fuzz com flanger... Será?

    alele
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: alele
    · votar


    acho que é isso aí... fuzz + phaser ou flanger


    off: cacete, preciso conhecer mais tim maia, foda!

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    alele
    Acho que é fuzz+phaser mesmo...

    alele
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vale lembrar também, que é aquela coisa... conseguir o timbre identico é difícil, mas brincando com alguns efeitos e futucando os parâmetros dá pra se chegar num resultário bastante satisfatório com o mesmo 'feeling psicodélico'.

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pelas minhas pesquisas acho que é fuzz, envelope filter... e mais algum segredo..

    que timbre mais complicado, mas pelo menos isso ainda deixa a chama acesa das procuras de timbres...

    fernando0877
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: fernando0877
    · votar


    Adoro este timbre tmb... eu toco vários tim maia da fase Racional... e tentei encontrar de todo jeito o equipamento do guitarrista da tim mais nesta época... e não achei nada.... hehe... mmas vc consegue chegar neste som com um fuzz oitavado e um phaser... como já disseram acima, com o fuzz octavio vc acerta, mas já se vc gostar de psicodelia, como eu, pode ser uma boa o Fuzz Factory (é esse http://guitargeek.com/gearview/250/ )... mas acho q eles teriam usado se existisse naquela época, dá pra oitavar e fazer ele berrar.. hehe... ainda não usei mas tô pra encomendar um handmade.

    Pra fazer a onda e a sensibilidade à palhetada, já tentei envelope filter o DOD FX25, o um Boss antigão TW-01 (acho q era esse) e não deu muito certo pra solo, chorus tmb não dá pra acertar, flanger não tentei... o phaser pra mim fechou perfeito pra estes funk... e é bom que seja um phaser bem profundo, o phaser 90º achei pouco pra fazer essa onda mais psicodélica. Comprei um Super Phaser da Boss PH-2 (déc 80), é esse http://guitargeek.com/gearview/74/ dizem que a onda é de 360º, e ele tem um controle RES que dá maior resposta a palhetada. Se encontra no mercado livre e em lojas de usados.

    Baixa a música "Alto e distante daqui" da banda ultramen (do album "incrível caso da música que encolheu") a música é a mesma da linha do tim maia racional, completamente influenciado... tmb não sei exatamente o que ele usa... mas tá até mais legal. Acho que ele usa um wha de leve junto c phaser.

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Rafael Rebelo
    · votar


    po caraa.. valeu pelas dicas... esse timbre é ouro... sabe lá o que esses caras usavam (fumavam, cheiravam, bebiam) pra elaborar esse som...

    tem alguma ideia da onde originou isso, quem influenciou, etc???

    acho que é algo que veio do hendrix, mas eles fizeram muito melhor!!

    El Cabongo:
    vc acha que com um fulltone octave fuzz ou o ultimate octave dá pra fazer isso???

    dá pra conseguir esse timbre sem ser com fuzz, só com um oitavador + phaser + distorção do amp (marshall), ou tem que ser com um fuzz oitavador mesmo???

    outra coisa: o robin fink (GUNS N ROSES) tirou um timbre muito louco no rock in rio tocando sossego, tb do tim maia... como vc acha que dá pra conseguir aquele timbre tb??

    fernando0877
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: fernando0877
    · votar


    O tim maia foi passou um tempo nos EUA e conheceu o Livro universo em desencanto... nessa mesma época pela funk music ou motown ... James Brown, Sly and the Family Stone, George Clinton , Parliament-Funkadelic, Earth, Wind & Fire , The Meters, The Funk Brothers... dizem que ele já estava com o disco pronto e mudou todas as letras e colocou tudo letra lavagem cerebral do que dizia a teoria do universo em desencanto, mundo racional... especificamente ouvi alguns efeitos daqueles em musicas do Sly and family stone e george clinton... acho que com qualquer distorção vc pode se aproximar, quem não tem cão caça com gato, o essencial é o phaser. Baixa alguns sons destas bandas e vais notar que os caras usavam fuzz mesmo,.. e uns fuzz bem abelhas, mas de boa sonoridade que casou legal com o estilo... é diferente da distorção do marshall...

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pode dar algumas musicas como referencia??? do george clinton e sly and the family stone??

    jimmy vandrake
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O cara do Jota Quest tbm usa este timbre em uma das musicas do Jota.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/09
    · votar


    Rafael Rebelo
    Esse timbre tá com kra de ser fuzz + phaser mesmo, é um tipo de timbre mt comum nessa época.

    wppereira
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    El Cabongo
    Cara...o Tim morou nos EUA quando era moleque e foi expulso em 1963. Só depois de muuuuuito tempo (1975) q ele conheceu o Manuel e o livro Universo em Desencanto...

    fernando0877
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    wppereira
    É, como eu disse eu ouvi falar. Vou ter que comprar o livro aquele que é a biografia dele... hehe. Valeu!!

    Rafael Rebelo
    pode dar algumas musicas como referencia??? do george clinton e sly and the family stone??
    Não estou em casa, só amanhã... de cabeça não lembro. Baixou a do Ultramen que te falei acima? "Alto e distante daqui"

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    El Cabongo
    eu ouvi algumas aleatoriamente no youtube, e já ouvi o timbre... pelo menos nas musicas relacionadas ao george clinton e suas bandas... de qualquer jeito já to baixando coletaneas deles

    ouvi a do ultramen sim... mas achei o timbre do guitarrista do tim maia bem mais legal...

    que timbre de fuzz vc usa?? tirando p phaser 2 da boss, dá pra tirar com mais algum outro, como o ehx small stone ou o phase filter 3 tb da boss??

    tem alguma gravação sua usando esse timbre pra dar uma conferida???

    desculpa tantas perguntas, é pq tenho esse timbre na minha cabeça há tanto tempo (acho que quando criança devo ter escutado muitas musicas com ele), e só recentemente, ao ouvir o racional do tim maia, achei ele do jeito como eu tava pensando.

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Rafael Rebelo
    · votar


    El Cabongo

    mandei uma msg privada pra vc... se puder responder, agradeço...

    fernando0877
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: fernando0877
    · votar


    Cara... recebi, mas não consigo mandar mensagens aqui, dá erro.. me manda um mail para fernando0877@gmail.com de quebra já entra no site do http://www.plan9pedals.com.br/linha.html , lá tem vários fuzz. Eu comprei o FuzzTone da EFX e estou amarradão fiz um review, mas não é o fuzz do Tim maia racional, pode riscar da sual listinha. O FuzzTone é mais comportado. Já usei tmb o Big muff USA e o Big Muff Russian pra tentar achar esse timbre e não rolou exatamente. Montei o mini fuzz do bertola e chegou bem perto, bem legal, mas quando fui colocar no meu set o pedal pifou.. hehe... se vc quiser que eu te diga na mosca qual fuzz ainda não sei, pq vc pode chegar bem perto com outro bom fuzz... até pq acertar o timbre exato depende tmb de qual sua guitarra, captadores, ampli e qual regulagem de tudo isso.
    Como curti o fuzz que comprei da EFX vou encomendar o FuzzFactory dele que "acho" que vou conseguir tirar aquele timbre além de outros bem malucos. Mas naquela época não existia o fuzz factory, por isso, pelo que já ouvi e pesquisei "acho" que o "Tone Bender" é o que mais se aproxima (a plan9 e EFX montam) , mas procure no youtube. Atualmente não tenho como ver os vídeos no youtube pq minha internet tá muito ruim.

    Quanto ao phaser já testei os mxr phase 90, aquele da electro harmonix (small stone) q todo mundo ama, eu uso o PH-2 da boss, foi o melhor e mais versátil que eu achei pra funk, roots music, psicodelia.. mas mesmo assim acho ele um pouco artificial às vezes. O PH-3 já toquei há muito tempo atrás: é muito artificial e sintetizado, eu não compraria.... tenho outras dicas.. mas

    ...tenho que sair... e no meu trabalho o site cifra clube é bloqueado e não posso postar (rs).. me manda um mail que a gente troca uma idéia durante o dia

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rafael Rebelo

    Pega uma pedaleira e mistura o máximo de efeitos q puder...

    :)

    fernando0877
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: fernando0877
    · votar


    O álbum Blow by Blow do Jeff beck é minha referência de fuzz. Mas não dá pra descobrir o que ele usou pq ele usou de tudo. Se te interessar baixar ... http://www.4shared.com/file/63162977/969c470a/Jeff_Beck_-_1975_-_Blow_ By_Blow.html?s=1

    Copos De Agua
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Pois é, eu tinha ficado encabulado com esse timbre tambem, não pensava que fosse phaser

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    El Cabongo
    Valeu!!!
    Abs

    chiconese
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Cara, como disseram provavelmente é um FUZZ + PHASER...
    Eu não sei quais exatamente mas uma combinação que daria pra tirar esse som é com o Maestro Fuzz-Tone e um bom Phaser.

    Maestro Fuzz-Tone :
    http://equipboard.com/items/maestro-fuzz-tone?src=pim_img

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como conseguir esse timbre psicodelico?