Dúvida em relação ao tensor

    Autor Mensagem
    Konrad
    Veterano
    # fev/09


    Boa noite, faz algum tempo descobri esse fórum, vou aproveitar as férias para tirar umas dúvidas.

    Tenho usado cordas 0.12 ou 0.11, sendo que a guitarra veio com 0.09. É necessário que eu ajuste o tensor mesmo que não tenha ocorrido nenhum trastejamento ou problema de afinação ou empenamento?

    Headstock invertido
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Headstock invertido
    · votar


    brunoliam

    0.009 pra 0.012 sem ajuste?
    O braço da tua guitarra é de aço?

    Olha cara...quando a mudança é pequena, tipo, de um calibre pro outro e não houver alterações na tocabilidade, é nenhuma, mas essa mudança de tensão é brusca demais, aconselho o seguinte, escolhe o calibre que vc vai usar, vai num luthier e pede pra ele regular o tensor de acordo com aquela tensão.

    Abraço.

    MMJr
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    Se voce trocou as cordas de .009 para .011 ou .012 e nao sentiu diferenca alguma, da pra entender que nao precisa de mexer em nada...Agora se voce notou que as cordas, derepente, ficaram mais afastadas do braco (acao mais alta) e o instrumento ficou mais dificil de tocar entao precisaria de um ajuste....


    Cada instrumento responde de uma maneira diferente a troca de tensao....
    Teoricamente precisaria de um ajuste...mas na pratica nem sempre e assim....

    Valeu...

    Konrad
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Headstock invertido


    Hahahahah.... não é não cara..... já faz dois meses que fiz a mudança, e até agora não houve nenhum problema. Encuquei com isso agora sei lá o porquê.

    Já tenho certa experiência com tensores em violões (toquei violão por 6 anos antes de comprar uma guitarra) .....não estava certo se o braço da guitarra responderia bem. Mais uma pergunta: Quando se troca as cordas por calibres mais altos ( estava pensando em .013, talvez me dê o timbre mais encorpado que eu procuro), enfim, quando se trocam as cordas, quanto tempo devo esperar para ver uma possível mudança no braço?

    Abraço

    Konrad
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    MMJr


    Pois é.... por isso que até agora não me havia procupado.... não houve mudanças, mas andei lendo que cordas de calibre alto podem danificar o braço e a ponte... então fiquei encucado.

    A ponte realmente levantou, mas o problema foi solucionado com a adição de duas molas.

    Ah, geralmente afino em Eb.

    Valeu

    Abraço

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
    · votar


    talvez nao dÊ problema instantaneamente! po, eh um treco d madeira, nao de isopor. Mas acho que com o tempo vai empenando, caso nao seja feita a regulagem apropriada!

    Headstock invertido
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    brunoliam
    [i]
    Geralmente quando se regula o tensor espera-se cerca de 2 horas, mas ao mudar de calibre bruscamente como vc fez, é alta a chance de ir empenando com o tempo, como o amigo aí falou, não é de isopor...Cara...o que mais te recomendo novamente é levar ela num Luthier, aproveita e faz um checkup geral...
    Abraço

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Headstock invertido

    Pois eh cara! Galera acha que eh tudo "instantaneo". Colocou calibre errado a guitarra explode e faz o Big Bang 2
    hauhauh

    Soulface
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    brunoliam
    Se não houve alteração, é sinal de q tua guitarra tem um braço bem construído e bastante resistente.
    Vc tem q levantar as mãos para o céu, ao invés de sair correndo pro luthier! hehehhehehehehe

    Pode ficar sossegado.
    Se com o tempo vc perceber q o braço está edendo, aí sim se preocupe com regulagem. Até lá, não tem com oq se preocupar.

    Soulface
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    Tire todas as cordas de um baixo e coloque uma régua em cima da escala pra vc ver...

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Soulface

    Ah...mas to falando de guitarra. E tb nao vou discutir contigo , pq vc eh luthier.
    Mas por experiencia propria, minha les paul jah ficou mais de uma semana sem cordas por causa de um problema q tive pra levar pro luthier, e nao deu nda ....

    Soulface
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    Não dá nada pq depois vc colocou as cordas e elas tensionaram o braço de novo. Fazendo ele voltar ao normal.
    Mas q o braço sente uma influência imediata ao se tirar/colocar as cordas, isso faz. Seja de guitarra, de baixo, de cavaquinho...

    Mas não é aconselhável deixar muito tempo sem cordas, a não ser q o tensor seja ajustado para tal.
    O problema não é a madeira. E sim o tensor, uma vez q regulado para "lutar" contra a tensão das cordas, sem elas ele vai começar a forçar o braço para trás.

    Konrad
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Soulface
    Motoboy From Hell-SDMF
    Headstock invertido
    MMJr


    Pois é pessoal, acabei de chegar do Luthier, fui lá correndo hoje de manhã. Adivinhem o resultado: O braço estava perfeitamente regulado. O próprio se surpreendeu quando contei a história, e se eurpreendeu ainda mais por ser uma Condor.... hahahahah

    Também acabei me lembrando que dei um quarto de volta no tensor depois que mudei as cordas. Pode ser que tenha sido o suficiente. (ele disse)

    Abraço

    Konrad
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF

    Headstock invertido

    Pois eh cara! Galera acha que eh tudo "instantaneo". Colocou calibre errado a guitarra explode e faz o Big Bang 2
    hauhauh


    Não.... não... não..... Não acho que seja feito de isopor, nem acho que vai haver alguma explosão. Minha dúvida era em relação ao tempo, uma vez que já fiz a mudança há dois ou três meses e até agora não havia notado nenhuma mudança.

    FelipeMassa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eu tenho uma ibanez rg 1550, prestige com braço em 3 peças em maple com escala em rosewood. Sempre quando tem uma mudança radical no clima, o braço muda ligeiramente, isso afeta a ação de cordas e deixa a guitarra mais dura de tocar.

    Na semana passada estava chovendo todos os dias e a temperatura estava estável, aí na sexta para domingo fez um calor infernal, eu nem conseguia ficar na sala de tanto calor. Aí peguei a guitarra no sábado e percebi dificuldade ao tocar, uma ligeira ação de corda mais alta. O braço tende a se curvar para frente no calor. Aí apertei menos de 1/4 o tensor, e deixei uns 30 min descansando. Travei e tudo estava uma maravilha, ação perfeita, cordas bem rentes ao fingerboard. No inverno tende acontecer ao contrário, as vezes esfria absurdamente e a guitarra fica mais plana, isso não afeta apenas a tocabilidade, afeta o timbre e volume, já que esse é relativo à altura das cordas e captadores.


    Eu cheguei a pensar, será que a guitarra é tão vagabunda assim? ou será que é normal. As vezes eu fico 1 mes inteiro tranquilo sem mecher, as vezes precisa mecher com mais frequencia, depende do clima.

    abs

    Konrad
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    FelipeMassa

    Acredito que isso aconteça com sua guitarra porque você usa acção bem baixa. No meu caso, uso acção altíssima, e cordas bem pesadas e moro em uma cidade de clima bem estável e ameno (Petrópolis - RJ), onde as mudanças de temperaturas não são bruscas. Mesmo porque sua guitarra tem qualidade superior a minha. Sua guitarra não é vagabunda.

    Abraço

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em relação ao tensor