Review: Cort Evl-K4

Autor Mensagem
Jandira
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jandira


Olá pessoal,

Especificações Técnicas: http://www.cort.co.kr/english/products/common/view.asp?product_id=105

Fiz um review da minha guitarra a Cort EVL-k4, é uma guitarra ótima e tem vários reviews, mesmo assim resolvi expor meu ponto de vista, leiam o review e comentem! Então vamos para o review...

Visual e Corpo:
Se fosse para definir com uma palavra diria: "Animal!", A guitarra realmente tem um visual diferenciado, pintada com um preto fosco muito lindo por sinal, só não gostei pela fragilidade da pintura qualquer coisinha já arranha e aparece bastante. Marcação com pentagramas encravados nas madeiras, por sinal muito bem feitos, esse corpo de Superstrato como as Ibanez RG ainda tem um contorno mais suave que lembra muito esse detalhe das guitarras PRS, os cutways na minha opinião são ideais, nem para mais nem para menos, acho que faltou uma proteção para as palhetadas. Nota 8,5.

Tarraxas:
Básicas seguindo as cores da ferragem preta, não tem muita influência sobre a estabilidade já que a guitarra tem Lock Nut. São tarrachas genéricas "Die-Cast". Estão na média. Nota 6,0

Madeiras:
Feita de mogno, que não é o brasileiro, é um mogno mais claro, é uma madeira muito boa tem um sustain muito bom, essa madeira proporciona um timbre mais pesado que é a intenção da guitarra, voltada para Black/Thrash Metal e suas variantes, mas ainda assim é uma guitarra mais versátil do que se parece, toco até pop rock com ela. Nota 9,0.

Braço:
O braço é um diferencial da guitarra, super confortável, feito em Maple com uma escala em C em Rosewood, muito linda a escala por sinal (eu não gostava muito de Rosewood por questões estéticas), com 24 casas perfeita para os "Shred Guitarrists", os trastes jumbo estavam corretamente fixados, mas não estavam devidamente polidos, o braço é parafusado no corpo o que limita um pouco mais o sustain (isso causa uma polêmica), eu senti um atrito maior da minha mão com o braço quando usei a guitarra pelas primeiras vezes, depois acostumei bem, acredito que seja por causa da tinta sem o verniz, mas no geral o braço é muito bom! Nota 9,0.

Elétrica:
A parte elétrica da guitarra deixou a desejar, não gostei muito, ela vem blindada com tinta condutiva, mas os pots e o jack-in não são de boa qualidade e o circuito eu acho que a Cort deveria ter um pouco mais de capricho, mas faz o que é proposto, bem básico, poderia ter um push-pull como na maioria das superstratos da Cort, como não tem seria uma das coisas que pretendo por futuramente. Nota 6,5.

Captadores:
Ao contrário do que dizem esses captadores EMG são muito versáteis, digo até mais que um clássico da guitarra, o Paf-pro. Faz desde um som mais moderno até os vintage. Eles tém uam saída que eu considero média-alta. O captador do braço (EMG-HZ H4-a) tem um som mais gordo, o timbre lembra um pouco o do Slash. O captador da ponte (EMG-HZ H4) é o meu preferido, e é muito versátil também, com distorção fica rasgado, para mim é ótimo, define bastante os médios e agudos, do jeito que eu gosto, dá ainda para tirar uns timbres mais cleans, muito bons por sinal, mas eu particularmente acho que não casa muito com o meu estilo e uso os 2 caps para os timbres cleans com chorus e até simulação de violão. Captadores completamente sem ruídos. Nota 10,0.

Ponte Floyd Rose:
Essa "Floyd Rose Double Locking III" não é uma Floyd Rose de qualidade, a ponte da Ibanez RG350 é melhor, quando comprei ela já veio desregulada, normal para guitarras com essa ponte, os pivôs não são bons, dependendo do quanto e como se usa a alavanca, a guitarra desafina legal, dá para tocar numa boa com ela, mas estou sentido que futuramente vou ter que trocar essa ponte, esse realmente é o ponto fraco da guitarra. Nota 5,0

Conclusão:
Ótima guitarra, por um preço que não dá para comprar uma outra guitarra ao nível desta, com certeza fiz uma ótima escolha e consequentemente uma ótima compra. Comprei ela por 1300 reais e por mais uns 500 reais compraria um sistema de ponte Floyd Rose da Gotoh e colocaria uns sistema Push-Pull para defasar os captadores por 200 reais e seria uma guitarra profissional, minha guitarra definitivamente. Realmente a Cort cumpre o que promete, guitarras boas por um preço justo. Com 2000 reais dificilmente encontraria uma guitarra mais versátil que essa, com estabilidade na afinação e som tão bom quanto essa Cort EVL-K4. Nenhuma Ibanez nessa faixa de preço faz o que esta guitarra faz. Ótima relação Custo x Benefício.

Algumas fotos da minha guitarra:
http://img267.imageshack.us/my.php?image=dsc00010at2.jpg
http://img509.imageshack.us/my.php?image=dsc00011zn4.jpg
http://img530.imageshack.us/my.php?image=dsc00013fq8.jpg
http://img266.imageshack.us/my.php?image=dsc00014io6.jpg
http://img241.imageshack.us/my.php?image=dsc00015hz9.jpg

darrel
Veterano
# jan/09 · Editado por: darrel
· votar


po kra..ta na duvida hem pega uma dessas..
ajudo muito man
otimo review!!!!!
soh falto um samples ai né!!!!

Jandira
Veterano
# jan/09
· votar


darrel
soh falto um samples ai né!!!!
É tô devendo esses samples mesmo.. =/

Tá faltando tempo (e habilidade) pra gravar...

Jandira
Veterano
# jan/09
· votar


up!

Jandira
Veterano
# jan/09
· votar


Pô ninguém vai comentar não ^^

Pompermayer
Veterano
# jan/09
· votar


Jandira

Legal cara, gosto das Cort's, ótimo custo benefício e dando banho em muita marca caríssima por aí. Tenho uma Z64 bk que eu já tive a oportunidade de comparar com uma Epiphone Standard, Epiphone Zakk Wylde, Ibanez Art 160, Epiphone Gothic e a achei superior a todas essas. Paguei 1900 nela.
Parabéns pela guitarra.

TDR_Vitango
Veterano
# jan/09
· votar


Ótimo custo x benefício mesmo... Puta guita pelo preço que se paga.. Já toquei nela...

Eu tenho a EVl Z4.. Que é praticamente a mesma guita.. Consegui por 900... Nem de longe vejo algo no nível pelo preço... Guita nova, claro..

Parabéns, bródi! =D

Jandira
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jandira
· votar


TDR_Vitango
Consegui por 900...
Nossa! deve estar valendo uns 1500 agora na loja! Fez um grande negócio hein!

Abraço!

TDR_Vitango
Veterano
# jan/09
· votar


É.. foi à vista e abusei da malandragem rsrs...

E já faz um tempo considerável também, antes dos equipos aumentarem de preço e tal.

Faltou tu postar algum som com ela hein!

Renkar
Veterano
# jan/09
· votar


Opa cara!!

Também gosto muito dessa guitarra!
Tô com ela há 2 anos já, ela até hoje não me deixou na mão. Nunca me arrebentou corda nenhuma.

E o som dos captadores dela cara, são bom demais!!
o da ponte eh pesado e rasgado, no ponto pra mim, e o do braço tem mto grave, bem encorpado.

Eu fiz um mod bem legal nela cara!
Estava achando o cap do braço dela com excesso de graves no meu equip, que é meio humilde. (Peavey falante 10', Doctor Drive da Meteoro)
Liguei as bobinas do cap do braço em paralelo, ao invés de em série, que é como vem de fábrica.

Achei o resultado surpreendente! É "como" se splitasse o cap com push pull por exemplo, mas sem ruído de singles.
Assim o grave do HZ do braço ficou no ponto pra mim, e o som limpo melhorou muito, além de sujar menos por ficar com menos ganho.

Renkar
Veterano
# jan/09
· votar


Concordo com tudo o que vc disse!

Só o circuito elétrico que não achei tão fraco.. o meu tá perfeito há 2 anos, e quando abri para colocar o HZ em paralelo, observei que eles deixaram tudo bem organizado, com soldas isoladas e fios blindados.
Também usaram pots Alpha. (acredito que sejam bons.. né? me corrijam se estiver errado)

A ponte realmente é o ponto fraco da guitarra mas, definitivamente, nada que atrapalhe a tocabilidade e a afinação sem o uso da alavanca.

Peguei a minha por 1000 na playtech 2 anos atrás! :D
Mas a sua tá na faixa, por causa da subida do dólar.


Felicidades com a sua guitarra nova cara!!
Abração

Rodrigues
Veterano
# jan/09
· votar


Belo review cara, mas me tira uma duvida por favor, você usa ação baixa de cordas?Tenho uma cort m200 e uso ação média alta, mas mesmo assim trasteja um pouco dependendo da pegada,por isso queria saber se a sua guitarra aguenta uma ação baixa de cordas sem trastejar, e se posisivel uma comparação do braço dela com o da m200, só pra saber qual é o mais plano.
Espero que possa me ajudar, mas de qualquer forma já ajudou postando um ótimo review, até mais cara.
Abraços

Jandira
Veterano
# jan/09
· votar


Rodrigues
Então cara, a minha ação tá baixa e não trasteja... É uma guita pra shred mesmo. Lógico q tem um limite né... Acho q vc deveria mandar a guita pro luthier pra resolver esse problema..

Ate mais.

Rodrigues
Veterano
# jan/09
· votar


Jandira
Acho q vc deveria mandar a guita pro luthier pra resolver esse problema..
Já mandei, foi ele quem me recomendou a ação alta, eu só queria saber se o braço da evlk4 é mais plano que o da m200, ou se a cort segue um padrão em relação a isso, entendeu?
De qualquer forma obrigado pela resposta.
Abraços

Jandira
Veterano
# jan/09
· votar


Rodrigues
Neste caso a é simples... só comparar a escala das duas pelo site da cort... (não consegui ver pq pelo mozilla tá dando erro de conexão de sql no site)

Leonardo Mencarini
Veterano
# jan/09
· votar


esses captadores são os mesmos da m600 da cort, EMG-HZ!?
comprei a m600 e gostei principalmente do cap do braço... o da ponte achei agudo d+!
mas tenho q mandar pro luthier pra dá aquela regulada, olhar a parte elétrica e tal...

mas a guitarra é linda mesmo!!! só falta colocar o som aê ^^
Abç!

erico.ascencao
Veterano
# jan/09
· votar


Jandira
Não lembro se esta ponte é a mesma das X6, mas se for é estranho ela te dar trabalho. A minha não dá trabalho nenhum. Só agora, depois de uns 4 ou 5 meses que eu comprei a guitarra, eu tive que soltar o lock nut pra dar uma afinada pois as cordas já estão ficando velhas. Tirando isso, levei uma semana pra estabilizar a afinação e ela ficou estável por alguns meses sem precisar destravar o lock nut.

Jandira
Veterano
# jan/09
· votar


Leonardo Mencarini
Sim cara, são estes mesmo! Pô tô devendo esses sons aí hein... vo gravar algo aki pra postar...

erico.ascencao
Cara, eu gosto de usar a alavanca, aqui a afinação não segura não, infelizmente. Esse lance de soltar o lock eu faço umas 2x por mês pq os parafusos da micro-afinação já tão no talo. :P

Rodrigues
Veterano
# jan/09 · Editado por: Rodrigues
· votar


Jandira
Neste caso a é simples... só comparar a escala das duas pelo site da cort... (não consegui ver pq pelo mozilla tá dando erro de conexão de sql no site)
Eu já fiz essa comparação, só que quando olhei no site todos os braços de todas as guitarras apresentavam exatamente o mesmo raio e o mesmo formato "c shape", por isso achei que fosse um padrão das cort ter sempre o mesmo raio na escala,e tem mais, atualmente, toda vez que entro no site da cort pelo explorer o antivirus(avg 8.0) entra em ação avisando que detectou uma ameaça, acontece isso por ai tbm?

Jandira
Veterano
# jan/09
· votar


Rodrigues
Então cara, se é tudo "C shape" mais um motivo pra vc ver esse problema com um outro luthier só pra ter certeza.

Renkar
Veterano
# jan/09 · Editado por: Renkar
· votar


Rodrigues

Ow cara, não sei se ajuda, mas dês de sempre nas guitarras que eu já toquei (que não são tantas), sempre notei que as com floyd costumam conseguir uma ação mais baixa do que as fixa ou tremolo.
Não sei se isso é verdade mesmo, ou se é minha impressão.

Mas vc já mandou no luthier?
Se mandou no luthier e tá com ação média/alta trastejando, então tem algo errado.
Será que não faltou alguma coisa? As vezes uma retifica nos trastes para alinha-los ok.

Rodrigues
Veterano
# jan/09 · Editado por: Rodrigues
· votar


Jandira
O luthier me explicou que esse tipo de curvatura de braço não aceita muito bem a ação baixa, o trastejamento não sai no som do amplificador, a não ser que eu desça a mão, mas quando toco com volumes baixos ou com a guitarra desligada ela trasteja, pouco mas trasteja, minha cort é a m200 modelo 2008, a curvatura da escala dela é bem mais acentuada que a condor que eu toco em aula, essa sim tem o braço plano, tão plano que chega a incomodar.
E quanto ao virus no site da cort?Já aconteceu com alguem aqui?

Renkar
Veterano
# jan/09
· votar


Rodrigues

Aqui acontece, e o próprio IE que reclama:

"Reported Attack Site!"

Rodrigues
Veterano
# jan/09
· votar


Renkar
Mas será que a cort sabe disso e deixa lá de sacanagem?fui entrar outro dia pra ver se havia alguma novidade sobre a linha 2009 mas o avg pegou outro virus, o foda é que não informa qual tipo de virus é, e tambem não dá pra fazer nada alem de mover pra quarentena.
De qualquer forma obrigado pela resposta.
E obrigado mais uma vez ao nosso amigo Jandira, pelo review.
Abraços a todos

b_jeronymo
Veterano
# jan/09
· votar


Pro preço ela é muito boa mesmo, tenho uma desde outubro (paguei 1050), já baixei a ação bastante (não trasteja de jeito nenhum!) e dei uma boa regulada que era necessária porque desafinava facilmente, deixei com 4 molas, mas daqui um tempo pretendo comprar uma floyd rose da gotoh para poder confiar plenamente.
Pelo jeito todos concordam que o som limpo é bom com os dois captadores juntos apenas. Limpo, o da ponte é magro e o do braço falta brilho, na minha opinião é claro. Porém, parece que foram feitos para serem usados com a chave na posição central, e o som é muito bom até em amplis "ruins", como o que eu tinha, um Warm Music HD22.
Na minha opinião, ambos os captadores têm sons realmente bonitos no overdrive, porém bem diferentes um do outro. Na distorção eles são simplesmente animais, com a vantagem de chiar muito, mas muito pouco mesmo.
Enfim, pretendo ficar com essa guitarra por um bom tempo, como sendo minha "frigideira" aehaeheaheha. Outro dia estourei a mizinha num bend, mas as cordas estavam velhas também. Aliás ainda vou levar num luthier pra regular pra usar .011 meio tom abaixo.

Renkar
Veterano
# jan/09
· votar


b_jeronymo

Mas, pra clean, ainda acho que a melhor opção disparado é colocar um push pull para deixar o HZ do braço em paralelo, ou já deixar ele em paralelo direto, como deixei aqui.
O clean melhora muito mesmo!

Renkar
Veterano
# jan/09
· votar


Rodrigues

Pois é cara, acredito que eles não saibam.. porque isso não ia ser legal pras vendas deles.
Tem um cara interessado numa guitarra da Cort, aí vai lá ver as especificações e num consegue acessar o site, é complicado!

Mas aqui eu consigo entrar de boa, só que cada coisa que faço no site aparece esse aviso denovo.

pasb2006
Veterano
# jan/09
· votar


Jandira

Salve! Parabéns cara, ótima compra, tenho uma a 2 anos, com ponte Gotoh e sistema elétrico customizado e te digo que não há melhor custo/benefício. Comprei a minha na época que o dólar estava baixo, então paguei 900 reais a vista. Bate até guitarra bem mais cara.

Troca essa ponte que a dor de cabeça acaba, quase vendi a minha por isso. Uma dica importante. O diâmetro dos pivôs da ponte dessa Cort é menor do que a da Gotoh e necessita de uma adaptação. Não use a ponte nova sobre os pivôs antigos, pq isso danifica aos poucos a mesma.

Rodrigues

Sua M200 realmente não é feita para uma ação extra baixa(é uma guitarra voltada a estilos mais calmos), mais é possível obtê-la colocando um "calço" no braço da guitarra caso este seja parafusado. A Evl possui um braço menos "parrudo" e mais confortável que os da linha M e da linha G.

Jandira
Veterano
# jan/09
· votar


Renkar
Para colocar o captador em paralelo no Push Pull precisa de furar a guitarra? Já ouvi relatos que tem q furar pra colocar aquelas chavinhas on/off

pasb2006
Como funciona essa adaptação da ponte?? Vai ter que furar a guita??

Até mais.

Renkar
Veterano
# jan/09
· votar


Jandira

Precisa não.
O push pull em si já servirá como chavinha on/off e como potenciometro, porque ele é igual ao que vem na guitarra (o de volume por exemplo), porém com 2 posições.. saca?

Vc pode "puxa-lo" ou "empurrá-lo" contra o corpo da guitarra.
Uma das posições vc deixa o captador normal. Na outra, deixa o captador em paralelo.
Vc só precisará de comprar o Pot. push pull!

Aqui eu deixei o cap do braço ligado direto em paralelo, mas porque eu preferi o timbre do braço assim mesmo.. mais puxado pra "strato" :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Cort Evl-K4