capo traste, ajuda

    Autor Mensagem
    feker
    Veterano
    # jan/09


    eae galera

    seguinte, tenho uma música que é tocada em power chord e as notas são B, F#, G# e E

    queria usar um capotraste pra tocar essas notas com acordes (sem pestana), onde poderia colocar o capo traste, e como ficaria?

    nunca usei um, podem ajudar?
    abraço

    Jg Destroyer
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Coloque na segunda casa

    os acordes vc vai fazer assim

    B vai virar A, F# vai virar E, G# vai virar F, e E vai virar o Ré

    quando eu digo vai virar, eu digo que vc vai tocar com o shape padrão aberto desses acrodes, o mais conhecido e pá
    O F vc vai ter que fazer com pestana, na verdade todo mundo faz com pestana

    Espero que tu tenha entendido hehe!

    Jg Destroyer
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mas qual o problema de fazer com pestana, se vc fizer como eu falei, acordes "padrão", a sonoridade vai ser a mesma, já que o capotraste fará o papel da pestana...

    feker
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    entendi sim cara
    obrigado


    mais uma coisa
    eu pretendo fazer o mesmo com outras músicas, então faço o seguinte:

    - baixo a música quantos tons forem necessários para a maioria dos power chords poderem ser tocados com acordes abertos
    - depois coloco o capo traste pra subir o número de tons que eu baixei e uso o mesmo shape

    é isso? (talvez tenha ficado confuso)

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Não recomendaria um capotraste... Vc pode tocar os powerchords normalmente sem fazer pestana... Apenas utilizando dois dedos, um para a tônica e um para a quinta, ou três dedos se vc quiser adicionar uma oitava... Também não uso pestana em powerchords, peguei isso dos caras do Maiden.

    Capotraste só é recomendável em casos mais complexos, por exemplo, vc quer tocar uma harmonia de jazz, mais vc precisaria utilizar 7 dedos, o que seria impossível. Aí vc coloca o capotraste para fazer o papel de uma pestana. Outro caso seria para utiliza cordas soltas em outro tom, sem ter que mudar a afinação da guitarra.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Você pode seguir a dica do Jg Destroyer que fica bem legal, mas você pode experimentar em outras casas... qualquer casa.

    Os acordes tomarão formas diferentes. Vale a pena pesquisar os tópicos sobre CAGED e/ou Sistema 5, que certamente vai lhe ajudar bastante.

    feker
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mas qual o problema de fazer com pestana, se vc fizer como eu falei, acordes "padrão", a sonoridade vai ser a mesma, já que o capotraste fará o papel da pestana...


    boa pergunta, eu posso estar viajando, mas as vezes prefiro um ré acorde aberto do que um ré na quinta casa com pestana, a mesma coisa pro sol, etc... por isso queria poder tocar os acordes q normalmente sao em power, com acordes abertos

    feker
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Não recomendaria um capotraste... Vc pode tocar os powerchords normalmente sem fazer pestana... Apenas utilizando dois dedos, um para a tônica e um para a quinta, ou três dedos se vc quiser adicionar uma oitava... Também não uso pestana em powerchords, peguei isso dos caras do Maiden.


    mas ae que tá cara, eu nao quero usar power chords
    quero usar acordes abertos


    ok, tenho uma banda de 'hardcore' e as vezes a gente faz uns acusticos, mas dois violões tocando a mesma nota em power eu acho tosco,, por isso tive a idéia de usar o capo pra poder tocar com um acorde aberto enquanto o outro violao toca a mesma nota em power

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Capotraste é excelente pra quem gosta de experimentar sonoridades diferentes no violão. Também é vitamina pra quem quer praticar transposições e colocar a teoria em prática.

    feker
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    LeandroPanucci
    sim, mudar os shapes e fazer em outras casas ficaria legal mesmo

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    feker

    ok, tenho uma banda de 'hardcore' e as vezes a gente faz uns acusticos, mas dois violões tocando a mesma nota em power eu acho tosco,,

    É isso mesmo. Parece até que rola um banjo no meio ;)

    qew
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    feker
    é isso? (talvez tenha ficado confuso)

    tbm acho hehe

    eu prefiro pensar usando a escala cromatica...

    por exemplo na mizona:

    E F F# G G# A A# B C C# D D#

    ae vc ve aonde vc poem o capo...

    feker
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    É isso mesmo. Parece até que rola um banjo no meio ;)
    aeuaheuhauhe




    mas então, é uma boa idéia fazer isto de usar o capo pra poder tocar os acordes abertos sem mudar o tom da música enquanto um outro violão faria normal em power ou eu to viajando demais?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    feker

    Não tá viajando não, pelo menos neste sentido. As vezes é legal dois violões ou guitarra em uníssono... Dá uma reforçada. Mas quando você toca outras inversões de acorde, o som fica mais rico. E com o auxílio do capotraste (ou um "capolápis") as cordas soltas dão um toque a mais na música.

    qew
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    feker
    mas então, é uma boa idéia fazer isto de usar o capo pra poder tocar os acordes abertos sem mudar o tom da música enquanto um outro violão faria normal em power ou eu to viajando demais?

    sim é uma boa ideia, mas depende da musica...

    feker
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    bá mito boa a idéia do capolápis, vou usar enquanto nao comprar um de verdade aheuhuahe

    bueno, tópico encerrado, valeu a ajuda de todos


    abraço

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: pasb2006
    · votar


    feker

    Ah ok, não tinha entendido seu texto, achei que vc quisesse eliminar a pestana dos powerchords.

    Neste caso eu colocaria o capotraste na casa 01.

    Vc teria um F# com o shape do F maior
    Vc teria um G# com o Shape do G maior

    Edit: Viajei, coloquei os acordes errados

    O certo seria:

    e--3----4---------------------------------------
    B--2----5---------------------------------------
    G--3----4---------------------------------------
    D--------2---------------------------------------
    A-------------------------------------------------
    E-------------------------------------------------


    feker
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    pasb2006

    hummm, muito bom cara, gostei da idéia

    fgr
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    faça como hendrix, use double stops!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Um bom usuário do capotraste:


    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Com relação a capotraste, tenho uma curiosidade: será que dá merda usar capotraste em guitarra com ponte Floyd Rose? Sei lá, se você der um dive bomb o capotraste não vai deixar as cordas "escorregarem", o que causaria desafinação ao finalizar o movimento do dive bomb?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    erico.ascencao

    Usuário do capotraste e de tudo que está ligado a ele. Muito bom o som que ele tira.

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    erico.ascencao

    Boa pergunta, vou colocar na minha aqui e v o que acontece...

    pasb2006
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    erico.ascencao

    Coloquei, na casa 3, deu pra usar o Floyd normalmente, tremulos, harmônicos... Porém o sustain dos harmônicos diminuiu consideravelmente...

    Blackus
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    capo pra pazer power chord?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Blackus
    Dá uai...

    Blackus
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    erico.ascencao
    dá, mas nem precisa né?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a capo traste, ajuda