Duvida na construçao de guitarra

    Autor Mensagem
    Taurus-X
    Veterano
    # jan/09


    Aew galera, estou com um projeto de construir uma guitarra mas tenho uma grande duvida.
    Algumas guitarras tem uma especie de borda na escala (como essa http://www.12fret.com/new/Gibson_Les_Paul_Supreme_Root_Beer.jpg) e tambem uma borda no corpo (creio eu q feita no tampo da guitarra). Queria saber como é feito aquilo e com oque é feito. Obrigado desde já

    Philipi
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Taurus-X
    É de PVC.
    Eu acho que tem que esquentar para aplicar na escala,e aquela borda do copo da guitarra tbm é de pvc,Inclusive tem que cuidar que muitas guitarras novas vem com o pvc raspado em algumas partes.

    Taurus-X
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Philipi
    Obrigado pela ajuda. Aproveitando, você sabe qual as medidas dessa "borda"?

    MrSin
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    caramba que gibson bonita! maldito dinheiro(ou a falta dele)

    Taurus-X
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    outra duvida que tenho, alem das medidas dessas "bordas" é se pra um braço com 27trastes é necessário fazer alteraçoes no corpo, alem de facilitar o acesso as ultimas casas? e onde compra esse pvc?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Taurus-X
    Já tentou usar a busca? ;-)
    Abs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Taurus-X
    Cara, a aplicação desse material deve ser muito cuidadosa e é preciso experiência para fazê-lo. Se vc não tem, vai ser difícil ficar bom. Ademais, esse negócio é meramente estético e nada acrescenta à sonoridade ou tocabilidade do instrumento; ao contrário, quando da troca de trastes isso atrapalha, e muito, encarecendo o serviço. Braços de 27 trastes não são usuais, e o "cutway" inferior deverá ser muito pronunciado para que vc possa alcançar esses trastes finais, ocasionando perda de massa do corpo, e, por consegüinte, menos sustentação e mtimbre mais "magro".
    Abç

    Philipi
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Taurus-X
    Cara eu não sei as medidas, nem se precisa fazer as alterações no corpo.
    Mas concordo com o que o Mauricio Luiz Bertola escreveu.

    Soulface
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Taurus-X
    Tem certeza q vc tem conhecimento suficiente pra construir uma guitarra?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Taurus-X
    Tem certeza q vc tem conhecimento suficiente pra construir uma guitarra? (2).
    Pódicrê! Principalmente com característricas não usuais e com complementos estéticos de difícil aplicação (e inúteis).

    kiki
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Taurus-X
    se voce nunca fez uma guitarra, sugiro começar pegando leve.

    evite ao máximo detalhes estéticos. priorize o funcionamento.

    wppereira
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    evite ao máximo detalhes estéticos. priorize o funcionamento. (2)

    Faça uma Telecaster!!!!

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/09
    · votar


    Taurus-X
    Se vc procurar na net ou no u2b sobre "binding" vai encontrar bastante material, mas siga as orientações dos colegas:
    Se não tiver experiência suficiente não comece enchendo de detalhes estéticos.

    Taurus-X
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    A dificil aplicação dessa "borda" (no braço) é devido a que? pelo logica seria apenas cortar o pvc e colar ou cortar uma linha reta no pvc e fazer a dobras esquentando-o... isso no braço, no corpo ja desisti xD

    wppereira
    tava pensando mesmo em começar por modelos "menores", telecaster é mais facil que stratocaster? ou existe algum outro modelo mais recomendado?

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/09
    · votar


    Taurus-X
    É difícil de aplicar binding na escala pq vc precisa compensar (diminuir) a largur da escala em 2X a espessura do binding e isso necessita precisão.
    No caso da Gibson os trastes param na borda da escala e o friso acompanha o formato, se vc não souber colar corretamente essa parte do friso que fica junto do traste vai ficar solto podendo ficar uma folga e futuramente soltar o restante do friso; além disso vc precisa raspar cuidadosamente todo o friso para acompanhar o formato da escala e os trastes.
    Se vc optar por deixar o cantinho dos trastes sobre o friso precisa deixar o tang (pezinho) dos trastes exatamente na largura da madeira cortando (ou limando) o excesso sobrando um pedaço da coroa de cada lado.
    Isso precisa ser feito para cada slot, pois o tamanho de cada traste é diferente dependendo da posição (casa).
    Como vc pode ver, não é só cortar e colar o pvc; é bem mais complicado e trabalhoso.

    Taurus-X
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Muito obrigado a todos que responderam o topico, me esclareceu muitas duvidas que será muito util, obrigado mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida na construçao de guitarra