Raidius Gauge Imprimivel

    Autor Mensagem
    Philipi
    Veterano
    # dez/08


    Radius Gauge imprimivel:
    http://www.pickguardian.com/pickguardian/Images/Pickguardian%20Neck%20 Radius%20Gauges.pdf
    Aew pessoal um ferramenta imprimivel. (para baixar clicar com ultimo botão do mouse e salvar link como, ou salvar destino como).
    Só tenho uma duvida.
    O mesmo lado que encaixar ná escala, é o que deve ser usado para regular a ponte?
    Ou tem um correspondente para cada um?
    Desde jáh agradeço.

    Soulface
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Philipi
    O mesmo lado que encaixar ná escala, é o que deve ser usado para regular a ponte?
    Vc diz, pra regular a altura das cordas?
    Bom, pode ser.
    Mas pra mim, tanto faz... As cordas não precisam ficar necessariamente todas com a mesma distância da escala.

    Philipi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Soulface
    É que eu sou meio perfeccionista nessa parte.
    Mas valew.

    rsf
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Soulface
    Philipi

    como se faz essa regulagem a partir dessa escala?

    isso é para regular a altura das cordas, aumentando o diminuindo a altura dos saddles? é isso?

    Ant--
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Hmm, não sei se é por aí. O importante é cada corda soar em seu melhor, na altura que a pegada do guitarrista exigir. Não precisam necessariamente fazer uma curva perfeita, e muito menos estarem todas na mesma distância da escala. Até porque as cordas possuem calibres diferentes e vibram de maneira diferente.
    Outro fator que influi são os bends. Guitarrista que faz muito uso de bendings precisa colocar as primas a uma altura que um grande bend soe livre, sem trastejar ou perder sustain. Uma corda MIzinha, por exemplo, não poderia estar à mesma distância de uma RE, porque a curvatura da escala influi no momento do bend. Daí por diante.
    Em todo caso, um Luthier faz esses ajustes sem precisar de galga nenhuma.
    Meus 2 centavos de opinião :)

    Philipi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    rsf
    Altura não, mas sim a diferença de altura de uma para outra.
    ex: 1ª corda tantos milimetros mais baixa que a 6ª.
    Bom essa ferramenta serve para facilitar.
    O Dan Erlewine usa.
    Ant
    Não cara não é isso, a curvatura pode muito bem estar perfeita e ao mesmo tempo inclinada para que as primas(que vibram menos que os bordões) fiquem mais baixas que os bordões.
    Aqui na minha cidade não tem Luthier.
    O Dan Erlewine Luthier famoso usa essa ferramenta

    rsf
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Philipi

    e como se faz isso..
    diagamos que o radio da minha seja 9.5"..

    e aí, como utilizo a escala para regular?

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Soulface

    Mas pra mim, tanto faz... As cordas não precisam ficar necessariamente todas com a mesma distância da escala

    E nem devem! As cordas devem ser reguladas de acordo com diversos fatores, incluindo espessura e condição dos trastes, certo?

    Não é atoa que os saddles individuais são muito melhores que os duplos (como nas telecasters antigas), pois te dão muito mais liberdade pra regular a altura e as oitavas!

    Ou falei bobeira?

    Philipi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    rsf
    Pois é cara éra isso que eu tava querendo saber, mas eu acho que é só colocar em cima das cordas e arrumar de acordo com o radius.
    Aqui tem mais alguns que podem lhe ajudar:
    7.25" radius: http://www.box.net/index.php?rm=box_v2_download_shared_file&file_id=f_ 74890413
    9.5" radius: http://www.box.net/index.php?rm=box_v2_download_shared_file&file_id=f_ 74889763

    Se o seu radius for ex: 9.5 você coloca em cima das cordas na ponte e regula, porem se for o Understring radius você coloca em baixo.
    obs:Ainda não tenho certeza.
    Cara qdo eu descobrir certinho o esquema eu coloco aqui.

    Bandaid
    Não bobeira não.
    Bom isso é verdade mas torna a guitarra menos versatil, ou seja adptada para você, eu gosto de tocar todo o tipo de musica, menos Funk brasileiro(obs: o americano é funck).
    E os trastes realmente, se estiverem tortos, deve se fazer um ajuste diferente (o correto seria alinhar os trastes, porem éssa serve como uma solução provisoria).
    Mas o correto mesmo é alinhar pelo Radius, se não qdo você for fazer uma pestana o seu dedo não vai conseguir segurar direito as cordas e vai trastejar(a não ser que você seja muito bom na pestana).
    Mas é isso aew.

    Soulface
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Philipi
    Não é questão de perfeccionismo... Aliás, se for pra ser perfeccionista, vc tem q regular o radius das cordas pelas parte de baixo delas, e não por cima. Já q uma corda é masi grossa q a outra, se vc regular pela parte de cima, na parte de baixo cada uma vai ficar com uma altura diferente.
    Ou seja, essa ferramenta aí não adiantaria pra nada.
    Vc teria q ter uma ferramenta assim: http://img248.imageshack.us/my.php?image=02178ldj1.jpg

    BaNdAiD
    Concordo contigo!
    Cada corda tem q ser regulada individualmente. Mas serem adaptadas ao guitarrista. E não pra sair legal na foto.

    Philipi
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Philipi
    · votar


    Soulface
    No meu post acima do seu eu postei essa sua ferramenta e foi assim que eu regulei, por baixo.
    E essa ferramenta adianta sim, e serve para medir a escala, depois que você medir a escala, você usa o Understring Radius Gauge(esse que você postou a foto) de mesmo numero, correspondente a escala.
    Se não serve para nada, porque o Dan Erlewine(Um dos Luthiers mais famosos do mundo) usa ela?
    Regular de acordo com você é correto também, vai de cada um, eu não tenho um estilo fixo, se você tem, aew sim.
    E eu não estou querendo sair legal na foto não cara, é questão de cada um, eu faço muita pestana, essa configuração feita com Raidius Gauge ajuda muito nas pestanas.

    joaosayeg
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Que porra eh essa?

    Soulface
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    joaosayeg
    Um Radius gauge, oras!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Raidius Gauge Imprimivel