Tensor: Braço retinho ou com curvatura tolerável?

    Autor Mensagem
    Deivison_lins
    Veterano
    # dez/08


    E ai...estou com uma dúvida.
    Esses dias peguei minha guitarra(Fender Squier) pra fazer ajustes.
    Foi a primeira vez que fiz ajuste nela.
    Uso cordas 0,10, mas nela vieram 0,09...algumas pessoas dizem que se eu utilizar cordas mais grossas que as que vieram de fábrica, devo ajustar o tensor. Isso é verdade?
    Mas o fato é que o braço estava um pouco torto, deixando as cordas bastante afastadas...o braço estava concavo, ou convexo?
    Os carrinhos também estavam altos, mas eu fiz o teste da regua, de aperta no 1º e no ultimo traste utilizando uma corda e não era só culpa dos carrinhos.
    O resultado foi um afastamento de uns 2,5mm no meio.
    Li vários tutoriais e tal...fui apertando 1/4 de volta no tensor e deixando 5hrs de "descanço".
    Chegando a pouco menos de 1mm eu parei...fiquei com uma duvida:
    Deixo retinho ou não?? Se eu deixar reto, será que vai trastejar muito??
    Parei alí, regulei a altura os carrinhos, as oitavas e fiquei com essa dúvida.
    A guitarra ficou muito boa...uma melhora bastante significativa.
    Mas e aii...deixo reto?? Já tah boa...mas ficará melhor se eu ajustar mais??

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Deivison_lins
    algumas pessoas dizem que se eu utilizar cordas mais grossas que as que vieram de fábrica, devo ajustar o tensor. Isso é verdade?
    Sim.

    Mas o fato é que o braço estava um pouco torto, deixando as cordas bastante afastadas...o braço estava concavo, ou convexo?

    Se as cordas estavam longe do braço principalmente do 10º, 12º traste pro corpo, provavelmente o braço estaca côncavo (em forma de U), como você mesmo constatou medindo.

    Mas e aii...deixo reto?? Já tah boa...mas ficará melhor se eu ajustar mais??

    Bem, quem gosta da ação bem baixinha muitas vezes regula o braço pra ele ficar um pouquinho convexo (em forma de ^). Porém, um luthier terá mais experiência pra analisar o quanto convexo o braço poderá ficar sem trastejar - até porque este é um procedimento chato e demorado, e se você errar a mão, vai demorar pra ajustar.

    MANFREDINI
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Deivison_lins
    Li vários tutoriais e tal...fui apertando 1/4 de volta no tensor e deixando 5hrs de "descanço".

    amém, alguem que usa a busca, nem acredito

    cara, deixa do jeito que fica mais confortável pra você, eu sempre deixo um espacinho pequeno, nunca deixo retinho retinho mesmo, mas tem gente que deixa retinho e abaixa bem as cordas, isso vai do gosto da pessoa...

    Deivison_lins
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Então acho que vou deixar assim mesmo e vou sempre estar analisando pra não ficar afastado d+.
    Um dia que me sentir mais seguro nesses ajustes e tiver mais de uma guitarra pra não ficar sem nenhuma, caso aconteça algo de errado, ai eu vou tentar deixar ele bem retinho, com a ação bem baixinha.
    VLW mesmo Galera!!!

    matheno
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    o braço geralmente nao fica BEM reto ele tem uma leve curvatura.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Deivison_lins

    Cara, o ponto "ideal" na minha opinião é quase encostado no traste, no máximo 1mm no meio entre a corda e o traste, fazendo o esquema da régua. Menos que isso vai trastejar nas primeiras casas e mais vai trastejar nas últimas. Pelo que vc falou já está bom.

    Agora, uma outra coisa que vc tem que ter em mente é que dependendo da strato não dá pra deixar com ação tão baixa, principalmente porque se a escala for muito curvada, na hora de dar um bend com a mizinha ou sizinha vai trastejar pra kct.

    Ah, e procure regular os carrinhos acompanhando a escala, senão pode ficar desigual também. Regulagem na guitarra é isso aí, tem que ir ajustando e ver como fica ao seu gosto, vai regulando aí, uma hora chega no ponto ideal, o importante é que o braço parece estar ok, o resto é simples.

    É isso ae! Na minha opinião o guitarrista precisa saber regular as coisas básicas de um instrumento.

    Deivison_lins
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Poxa Rodrigo...lí varios topicos e nenhum me lembrou da curvatura dos trastes. Pensando bem... é um ponto muito importante.
    Utilizo muitos bends e vou testar minha guitar pra ver se trasteja nos bends.
    VLW mesmo Rodrigo.

    Floydiano
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Essa questão do tensor é bem pertinente, espero que um dos luthiers do fórum aparece para tirar nossas dúvidas.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # dez/08
    · votar


    Deivison_lins
    Tem 2 regulagens aí pra trabalhar na altura da guitarra.
    A primeira é a do tensor, que vc já verificou e regulou, a segunda é a altura da ponte.
    O ajuste do tensor não pode deixar o braço totalmente reto, pq a corda vai vibrar e precisa de um espaço para isso, por isso tem que deixar uma leve curvatura que chamamos de "relief" (alívio).
    Esse relief depende da "pegada" do músico, por isso não existe padrão, é uma medida pessoal; assim com a altura da ponte.
    Essa segunda vc vai regular de forma que não trasteje nas últimas casas (não na última pq não tem onde trastejar)

    Deivison_lins
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Hummm...Blz
    Então tah tudo certinha nela!
    Deixei o braço com um relief de +- 0,75mm, baixei os carrinhos até ver q não dava mais e regulei as oitavas novamente.
    Ficou show agora!
    VLW Galera. Ajudaram pra kramba.
    Vou até postar ou tópico já!
    HHAhehHEH...
    Flwsss...

    Ant--
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Esse relief a que o Seiji corretamnte se refere é uma obrigação. A corda vibra em forma de elipse (claro, está presa no NUT e no SADDLE, sobra só o meio), então o certo é deixar uma curvatura que, conforme a pegada do músico pode ser de 1mm a quase nada.

    erico.ascencao
    Bem, quem gosta da ação bem baixinha muitas vezes regula o braço pra ele ficar um pouquinho convexo (em forma de ^)

    Cara, exatamente pelo motivo acima, nunca vi isso. Sem espaço para vibrar a corda vai trastejar. Então um braço com "backbow" vai exigir ação mais alta do que um com leve "relief". O qu as vezes acontece com violões é a escala que vai colada no corpo pegar uma leve curvatura para baixo, dando a impressão de convexo, e aceitando ação bem baixa.

    Anyway,
    Deivison_lins se virou bem e está feliz. Bom proveito :)

    Floydiano
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Esse alívio do tensor tem que ser côncavo ou convexo, fiquei na dúvida agora?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensor: Braço retinho ou com curvatura tolerável?