Como usar essas tensoes nos acordes?

    Autor Mensagem
    NillMaker
    Veterano
    # dez/08


    Ola amigos so cifra!

    Venho fzer uma pergunta muito conhecida por voces, acho que ate ja "enchendo o saco" mais uma vez com essa duvida.. Porem ela eh uma questao que muita gente ate sabe fzer mas nao sabe como a coisa funciona.

    Bom, sei que quando usamos os modos gregos no improviso ( Haaaaaaa essa historia denovo! kkkkkk! ) utilizamos os mesmos pra solar, ou memso improvisar sobre determinado acorde, dando certa sencacao a musica... ate ai tudo bem.. conheco os modos, sei a formacao deles e tudo mais.... (pelo menos esse montao de pergunta sobre modos serviu pra alguma coisa hohoho)

    O fato eh que nas explicacoes, dizem que os modos servem apenas para solar e dar "determinada sonoridade" par acorde.. apenas isso.. e em muitas musicas e varias pessoa ja vi fzendo tambem, existe certas tensoes como 9b ( nona diminuta), 9+ ( nona aumentada), 5b ( quinta diminuta), 11# ( decima primeira aumentada) e por ai vai......

    Sei que a nona normal serve para dar uma suavizada ou leveza no acorde.. agora essas outras tensoes... quando posso usar?? Qual a sonoridade esperada deles? Existe alguma regra para usa-las? o que elas tem a ver com os modos gregos?

    Espero que essa duvida possa ser solucionada por voces! Desde ja agradeco!

    Precisando estou a disposicao.

    Ate mais!

    leolmx
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: leolmx
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    Não sei se sou a pessoa apropriada pra tentar responder suas perguntas, pq não sou nenhum mestre nisso e certeza que tem gente melhor aqui, mas aí vai:

    quando posso usar??

    É só vc ver nos próprio modos gregos. A 9b por exemplo, seria a 2 meio tom abaixo não é? Em qual modo grego tem esse intervalo? Frígio! Então se a música estiver em C maior, vc pode tocar um E com 9b que vc vai estar respeitando o campo harmônico e dando uma intenção diferente. O Lócrio também tem 2b mas nem é usado no acorde (eu acho); é mais usado a 5b e a 6.

    Qual a sonoridade esperada deles?

    Aí vai de pessoa pra pessoa, toque o acorde e tente "senti-lo", dae vc decide se ele está feliz, triste ou com dor de barriga xD

    Existe alguma regra para usa-las?

    Se vc quiser fazer uma música certinha, respeitando o campo harmônico, tem regras sim: Respeitar o campo harmônico hehehe.

    o que elas tem a ver com os modos gregos?

    Como eu já disse aí em cima: Tudo!

    edit: essa 9+ eu nunca vi... não seria simplesmente uma terça menor???

    T+

    mjcmello
    Veterano
    # dez/08
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    Essa estória de modos gregos ainda gera muitas dúvidas. A regra é: experimente.

    Em música a gente aprende as regras pra poder desrespeitá-las depois. rsrsrs

    Você não precisa ficar rígido a estas regras. Por exemplo, na tonalidade de dó maior, se aparecer um acorde de F7M, naturalmente utilizaríamos a escala de fá (modo lídio). Mas, e se aparecesse um C7M? Modo jônico, naturalmente. O lance é que podemos também utilizar o dó lídio, onde a quarta aumentada vai dar "um lance a mais".

    Utilizando o mesmo raciocínio, podemos mesclar modos e acordes dentro de uma tonalidade, adicionando um "colorido" a mais.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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    NillMaker

    Vou colocar os exemplos comuns colocando entre aspas o acorde q vc deve usar o modo.

    1) Em um acorde dominante(ex. E7), vc pode praticamente abusar com
    4#, 9b, 9#, 5b , 5# etc....

    Com 9# é o famoso acorde Hendrix(purple haze) e aquilo é um bom exemplo de uso. Vc pode usar num blues em A, fazendo A7 D7 e "E7(9#)" em vez de E7, qd for voltar. Nesse caso vc pode tocar nele a escala alterada(último modo menor melódico) ou a penta Em blues mesmo, por ex.
    Se for usá-lo com 4#, E7(4#) pode usar o 4o modo menor melódico.

    Se vc usar ele com 9b, seria bom para resolver em um acorde menor, usando então o 5o modo menor harmônico pra solar :
    Ex de progressão : Bm5b "E7(9b)" Am.

    2) O 11# pode ser usado num 7+, pra fazer um acorde lídio, no caso da progressão abaixo o dó:
    Ex : G7+/9 "C7+(11#)"

    3) A 5b é mais comumente usada no modo lócrio, nos acordes meio-diminutos. Também pode ser usada nos dominates V7e vc pode utilizar a escala dom-dim. Pode usar essa escala pra solar em um SubV tb.

    Ex: "Bm7(5b)" E7 vc pode usar o modo lócrio aqui.
    Ex: "A7(5b)" Dm7 pode usar dom-dim.
    Ex : "Eb7" Dm7 idem aqui pra esse subV.

    leolmx
    Veterano
    # dez/08
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    Rei Arthur Pendragon

    Tae um mestre no assunto xD

    Eu falei alguma *erda no meu post acima? É que eu aprendi isso faz uma semana só...

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # dez/08
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    leolmx
    Sei lá, eu n tinha lido ahuauhauh

    NillMaker
    Veterano
    # dez/08
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    Po galera brigadao! Vou dar umas testadas em casa e ver como da pra ficar! Mesmo assim obrigadao ai viu! Se tiverem mais informacoe por favor postem! Muito obrigado!!!

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