Qual captação colocar na minha Les Paul?

    Autor Mensagem
    alfacorrea
    Veterano
    # dez/08


    Olá, recentemente fiz a encomenda de uma guitarra modelo Les Paul e ela será construída nos moldes de uma Les Paul Standard.

    Ela será feita de peça única de mogno, sem emendas no corpo e com uma peça de mogno bem antiga e bem seca. O braço será de mogno também e a única diferença em relação à original é que a escala será feita de ébano, porque eu aho o visual bem mais bonito e porque o luthier tem umas peças de ébano que são bem "pretonas" e de excelente qualidade.

    Ela terá exatamente todas as ferragens de uma gibson original.

    A minha dúvida é na captação da guitarra. É certo que eu quero colocar captadores que tenham a capa de metal, para manter a originalidade do projeto, mas já vi que há uma infinidade de opções de captadores.

    Importante pra mim é ter um timbre de captador da ponte que seja forte o bastante para tirar power-chord bem encorpados. Eu gostaria de ter possibilidade de tocar um AC/DC, um Guns, Aerosmith, Led Zeppelin, mas também gostaria de poder alcançar uma distorção mais parruda, tipo um Linkin Park, uma Pitty, etc.

    É interessante para mim que o captador do braço, quando combinado com o da ponte, faça um timbre mais tranquilo, para eu tocar umas bases mais limpas, para poder levar um Pink Floyd, uma Alanis Morissete, um Free, um Lynyrd Skynyrd.

    A princípio qual captação da Gibson seria mais indicada?

    a) 490R e 498T (tradicional?)
    b) 490R e 500T (para ter mais força na ponte?)
    c) '57 Classic (são fracos ou distorcem legal?)
    d) outras marcas (DiMarzio, Seymour, etc)

    Alguém pode dividir as experiências?

    Obrigado.

    Jandira
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Cara vai ficar show, só comentei pq vi que a escala vai ser de Ébano e eu também acho mto bonito e de bom gosto, parabéns pela aquisição. A guita toda em Mogno não fica mto pesada não ou to falando besteira? :D

    O que vc acha dos caps P90? (Eu não entendo nada cara, só tô botando mais 1 opção em discussão).

    T+

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    alfacorrea
    Cara... são coisas bem diferentes os captadores das bandas antigas, ACDC e Led... e os das modernas como slipknot, link sei lá o q.

    N dá pra ter um que represente de maneira fiel todo este espectro. E tb n rola colocar um fraco com um forte, q vai dar uma diferença escrota.

    Sugiro um meio-termo, que vc pode torar distorção que ele aguenta, e se reduzir ele limpa legal : Compre o JB model para ponte e o 59 para o braço. N vai ter o peso nem grave das bandas modernas, mas chega perto se vc guaribar na EQ e dist.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    alfacorrea
    SD Seth Lover.
    Abç

    Drifter
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    alfacorrea
    a) 490R e 498T (tradicional?)

    Acredito que é uma boa combinação. Típica de Gibson Les Paul.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Esse daí vai ser perfeito pra tocar os sons Old School que ele mencionou, mas na hora de torar um ganho moderno vai apitar auhahu :). Adoro esses caps por sinal.

    rockband
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    alfacorrea

    Já tive seymour, gibson e também emgs ativos.

    EMG ativo deixa o som com a saída bem alta, bem bacana na limpa, mas bem mais bacana na distorção...As vezes embola um pouco.

    Eu sugiro o seymour duncan invader, JB ou Alninco PRO II (SLASH)...

    Hammer
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SD JB na ponte e SH1 no braço... eu colocaria isso..
    ou os bustbukers igual das gibson standard....

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Duncan Seth Lover - clean and metal
    http://www.youtube.com/watch?v=msY0KDWbNSk&fmt=18

    Mais Seth - Blues
    http://www.youtube.com/watch?v=7GD_QfZIEac&fmt=18


    Rei Arthur Pendragon
    Comigo ainda não apitou não.
    Abs

    gucrispim
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    quem falou qualquer coisa sobre Slipknot?!!?

    alfacorrea
    Eu colocaria algo como o Seth Lover mesmo, mas tente achar um captador similar a ele só que parafinado, para evitar grandes microfonias com distorções.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    gucrispim
    Eu li que o Seth Lover não é recomendado para uso com amplificadores valvulados acima de 50W com "ultra high gain". A dúvida que fiquei é que o cara especificou valvaludos. Dá mais microfonia com valvulados?

    Agora, é um som lindo, clássico.

    Abs

    roxy
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pq você não compra uma gibson? gosto da combinação
    (496R 500T) introduzida na década de setenta, a própria Gibson explica que é a combinação perfeita para Hard Rock ou Heavy Metal, "é uma das combinações mais potentes da gibson" quanto as capinhas vc pode comprar. Olha esse link, que tem todas as configurações de captadores da gibson http://www.gibson.com/Files/_gear/datasheets/Pickup_Guide.pdf

    gucrispim
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MauricioBahia
    pô cara, não sei o motivo do rapaz ter falado isso não

    Varajão
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    (496R 500T) introduzida na década de setenta, a própria Gibson explica que é a combinação perfeita para Hard Rock ou Heavy Metal, "é uma das combinações mais potentes da gibson"

    Tenho uma Epiphone LP STD com esses caps exatamente: 496R e 500T.
    São excelentes para sons pesados, mas dá pra tirar um classic rock na boa com eles. Antes de eu comprar a guita (usada e tunada) algumas pessoaS DISSERAM QUE OS CAPS ERAM MAIS PRA HARD E METAL MESMO E QUE NÃO SERIAM MUITO LEGAIS PRA CLASSIC ROCK, MAS EU ME DEI BEM COM ELES DO BLUES AO metal ,passando pelo hardcore. São cerâmicos. Acho uma excelente opção para les paul. Os meus estão na versão zebra e agregam um visual muito bacana à minha WineRed.
    abç e boa sorte na escolha.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    gucrispim
    O Seth Lover, só da microfonia se tocar com um ganhos altíssmos! Eu havia lido isso e perguntei lá no tópico do Bertola e ele confirmou!

    Valeu!

    Abs

    alfacorrea
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Jandira

    Eu acho os P-90 muito bacanas, mas os P-90 são single-coils e eles têm "hum". Eu quero captadores duplos que tenham o efeito hum-canceling de natureza.

    Rei Artur

    A combinação 59 e JB é uma indicação clássica. Eu tô analisando ela com carinho. Eu já conhecia essa possibilidade. Valeu.

    Bertola

    Eu também já tinha sacado esses Seth Lover's. Mas me preocupa essa coisa de eles apitarem muito com o ganho do amplificador muito alto. Esses Seth Lover's apitam muito? Eles são parafinados?

    roxy

    Eu queria colocar os captadores Gibson mesmo, mas eles são muito caros e acredito que exista captador semelhante por preços mais "justos".

    Mas se me der a "GAS" eu vou botar os Gibson mesmo.

    Obrigado pelas dicas, a todos que ajudaram.

    Valeu mesmo.

    Drifter
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    alfacorrea

    Eu queria colocar os captadores Gibson mesmo, mas eles são muito caros e acredito que exista captador semelhante por preços mais "justos".

    Mas se me der a "GAS" eu vou botar os Gibson mesmo


    Se o dolar estivesse como uns 3 meses atrás, valeria comprar via Ebay. Eu comprei o 496R via Ebay, e o 500T já havia comprado no Brasil.

    Gasoline
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    alfacorrea
    O set da Gibson legal seria o Burstbucker II na ponte e o I no braço.
    Da Dimarzio, ficaria legal um Super Distortion na ponte e PAF Pro no braço.
    Da Seymour : JB na ponte e 59' ou Jazz no braço.

    Ficam legais para tocar classic rock e seguram uma onda mais pesada na boa.

    Iago
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    alfacorrea
    c) '57 Classic (são fracos ou distorcem legal?)

    perfeito pra lynyrd skynyrd e allman brothers. Acredito que tenha um pouco mais de ganho e som um pouquinho mais abafado que o seth lover (que tb eh outro cap animal).

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    alfacorrea
    O SD Seth Lover não é parafinado. Totalmente vintage, cópia do PAF de 1955! Apresenta microfonia em distorções extremas com altíssimo ganho. Eu uso na minha guitarra e tirei a dúvida com o Bertola lá no tópico fixo agora pouco.
    Abs

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    gucrispim
    Pq ele citou uma banda dessas novas q usa uma guitarra meio peso... aeh joguei por alto essa aí, só pra dar um parâmetro.

    rui luis
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    oi amigo, vê esse video e diz-me se gostas dos harmonicos ,distorção, sustain e som limpo desses captadores, existem em capa cromada também

    http://www.malagolieurope.com/legacy2.zip

    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual captação colocar na minha Les Paul?