Dicas de boas maneiras numa JAM

    Autor Mensagem
    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia


    Estava lendo aqui um livro do fodaço guitarrista Greg Koch (pra mim, um dos melhores da atualidade), e ao final do livro chamado "Guitar Clues" ele dedica uma página inteira a uma questão que acho importante que é a de como se comportar numa jam de blues com músicos desconhecidos.

    Entre outras, ele diz:
    - verifique se é realmente uma jam aberta.
    - tenha certeza que sua guitarra está afinada.
    - leve seu cabo.
    - tudo bem levar seu amp, mas deixe no porta-malas.
    - seja compreensivo, mesmo se os outros forem hostis.
    - atenção para o volume da sua guitarra.
    - na hora do seu solo a dica é tocar 24 compassos de blues, mas fique de olho pois vc pode ser "cortado" na metade. Fique atento e ouça.
    - outra "regra" é tocar 2 músicas e dar o fora. Se forem conhecidos pode ficar mais, porém o normal são 2 músicas.

    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Lembrei deste tema quando vi um vídeo, onde o Mauro Hector é cortado pelo Eric Gales. O Hector é um puta guitarrista brasileiro, mas "viajando" num solo, na minha opinião, acabou se excedendo. Ou seja, isso pode acontecer com qualquer um, mas é bom abrir os olhos e ficar atento, como disse o Greg Koch.



    gucrispim
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    em qual momento isso ocorreu no video?

    kiki
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    hahahaha... muito bom!

    eu tenho na minha cabeça umas "boas maneiras pra roda de violão". daquelas de amigos e tal, cantando e tocando qualquer tipo de musica.

    valem algumas:
    - leve seu violao.
    - tenha certeza que está afinado.

    mas outras mais relevantes:
    - sempre convide os demais a tocar.
    - empreste o violão a quem não tiver.
    - se pegar o violão emprestado, devolva após algumas musicas (já teve caso de o cara pegar meu violão e não largar mais!)

    e coisas assim...

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    gucrispim
    Quando o Eric Gales começa a cantar em 1:48h, eu "detectei" que o Eric teve que começar a cantar pro Hector parar um pouco... Pode ser viagem minha, mas o Gales tava há algum tempo dando a deixa pro Hector parar e ele não parava!
    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    se pegar o violão emprestado, devolva após algumas musicas (já teve caso de o cara pegar meu violão e não largar mais!)
    kiki
    É, isso é chato demais!!!
    Abs

    Raven_Heart
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Boas dicas...boas maneiras são essenciais em qualquer situação. Belo exemplo esse do vídeo tb, do 1:05 em diante o cara se tornou um completo mala. Ficou feio pra ele.

    Bigtransa
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    Foi um show dos 2 no teatro coliseu em Santos..... eu estava presente..... já abri um tópico onde discutimos bastante sobre essa jam..... na mina opinião o pessoal viu coisa demais onde não existe..... O Mauro foi meu professor durante anos, é uma grande pessoa e na minha opinião é um dos maiores guitarristas da atualidade..... Toca guitarra demais pra ser lembrado apenas como um cara q não sabe se comportar em jams.....

    gucrispim
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Bigtransa
    Pô, nem pra se comportar!!!!!! UAEHuAHEuHAEUhAE

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Bigtransa

    O HECTOR é fodástico! A questão não é essa, mas de como aconteceu neste caso.
    Sou fã do Hector mas acho que ele foi um pouco além, o que pode acontecer qualquer ser humano.

    Abs

    edit: melhorou?

    Bigtransa
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    acho até uma boa dxar esse vídeo aí...... gosto dessa versão do red house..... abraços

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Jam bem comportada!!



    ogner
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: ogner
    · votar


    Bigtransa
    MauricioBahia

    Olha o lado bom da bagaça. Nao conhecia o Hector, gostei do video, achei o site dele escutei umas musicas e gostei do cara...

    Desenvolveu um estilo dele mesmo..Toca um blues com umas pitadas de jazz bem interresantes....ELE SABE MANDAR UM OUT!!!
    Hehehe.
    Abço. Mas que no video ele se emocionou, isso foi..hehe

    pr0view
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fontes me disseram que os cara tavam querendo tirar ele, cada um falava um tom, começaram e ele nem tinha ligado a guitarra, pego o ampli do guita base na hora, hehe eu faria o mesmo no lugar dele se isso realmente aconteceu.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Felipe Dias, Roger Franco e Marcos Mendes
    Boa Jam, porém achei o volume da guita do Marcos Mendes um pouco alto. O Felipe e o Roger continuaram na deles. Pode ser o posicionamento da câmera também. Bom, uma das dicas do Greg Koch é "- atenção para o volume da sua guitarra.".. hehe.
    Quando começa a fritação fica difícil ouvir as notas...



    Melhor qualidade de áudio:
    http://www.youtube.com/watch?v=ppNHEbKgHXs&fmt=18

    Abs

    MarcosBorba
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MauricioBahia

    eu participei apenas de duas jam reais na minha vida. Uma com um amigo tecladista e outra com o mesmo tecladista e um violonista.

    a primeira correu tudo certo, com bastante cavalheirismo, um sempre preocupado em passar a vez para o outro. A segunda foi muito competitiva. O cara do violão tocava muito bem mas era empolgado demais. Solava na vez dos outros, fazia solos quilométricos. No final eu tava tão puto que propuz um duelo hehehe.

    mas essas coisas acontecem e acho que fazem parte da vida. só eh muito ruim correr o risco de ser mal lembrado por se exceder.

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MauricioBahia

    Roger Franco é um absurdo cara, puta bend e vibrato esse cara tem... O vibrato dele é FODA demais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de boas maneiras numa JAM