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Intrueland... Veterano |
# nov/08
A cadência básica de blues 12 compassos é:
I7 / IV7 / I7 / I7
IV7 / IV7 / I7 / I7
V7 / IV7 / I7 / V7
1. Isto quer dizer que o I7 é jônico,o IV7 é lídio e o V7 um mixolídio?
2. O Grau I tem a 7?
3. Os acordes sendo maiores são solados com a pentatônica menor?
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mjcmello Veterano |
# nov/08 · Editado por: mjcmello
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Respostas:
1 - O I7 não é o modo jônico porque no modo jônico a sétima é maior (I7M). Idem para a IV7 - a sétima também é maior (IV7M).
2 - No modo jônico não, mas em blues tem.
3 - Pode solar de várias formas. Dá pra solar com a pentatônica da escala relativa menor ou com a pentatônica da própria escala maior (que na verdade são as mesmas notas). Também dá pra solar com pentatônica de outras escalas que acrescentam algumas tensões interessantes.
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Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# nov/08 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
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Só complementando o que o mjcmello falou:
Para solar no blues, é interessante misturar o "menor com o maior" . Saca? misturar escala maior, escala menor. Logico, pegar as blue notes das escalas. E uma coisa que é mais fundamental que isso tudo já dito. Usar a alma hahaha. Nao se prenda tanto a teoria no blues. Tá que vai vir gnt aki metendo o pau e falando "naooooo, tem que estudar 30 horas por dia, treinar escala assim e assado, estudar isso e akilo, pq eu tenho 11 anos e já sei tocar todas as musicas do stevie ray vaughan". Logico que saber teoria e tudo mais ajuda, e MUITO, e é importantissimo saber. Mas no Blues, prender-se COMPLETAMENTE a isso, é um erro. (na minha opiniao).
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Intrueland... Veterano |
# nov/08
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...mas então o I7 não tem nada a ver com jônico
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Bilelo Veterano |
# mar/11
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Pessoal, no Blues tradicional eu uso o seguinte raciocínio na hora de improvisar: em uma Cadência na tonalidade de Sol, eu uso as pentas de Mi menor, Sol maior e Sol menor(sei que da pra usar outras pentas, mas estou estudando o blues nessas primeiro).E uso tbm a escala de Sol mixolídio.Mas quando eu passar para o C7(IV7) e D7(V7) eu posso continuar no Sol mixolídio e penta menor de Sol, ou eu preciso "transpor" essas escalas para outra tonalidade?Por exemplo: quando mudo pra C7 preciso mudar a escala pra Dó mixolídio e usar a penta menor de Dó?
Flw!
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LeandroP Moderador |
# mar/11
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Essa variação maior/menor é muito interessante.
Sobre o acorde I7 toque a penta X7, e sobre o acorde IV7 você toca a mesma penta do tom I7, só que menor - Xm6.
Sobre o acorde V7 é só subir um tom da penta m6.
G7, C7 e D7 - I7, IV7 e V7
G7 - penta de G7 C7 - penta de Gm6 D7 - penta de Am6
Não tem erro. Se tiver blue-note fica ainda mais legal.
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Bilelo Veterano |
# mar/11
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Essa variação maior/menor é muito interessante.
Sobre o acorde I7 toque a penta X7, e sobre o acorde IV7 você toca a mesma penta do tom I7, só que menor - Xm6.
Sobre o acorde V7 é só subir um tom da penta m6.
G7, C7 e D7 - I7, IV7 e V7
G7 - penta de G7 C7 - penta de Gm6 D7 - penta de Am6
Não tem erro. Se tiver blue-note fica ainda mais legal.
Vlw mano, era isso mesmo que eu estava pensando.Em relação ao uso dos modos fica assim então: G7 Sol mixolídio, C7 Sol dórico, D7 Lá dórico?
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LeandroP Moderador |
# mar/11
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Bilelo
Se pensar em modos sim.
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Bilelo Veterano |
# mar/11
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LeandroP
Vlw mano!
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GuitarDark Veterano |
# mar/11
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Se utilizar as escalas pensando no acorde que esta soando, tbm rola uma intensão interessante...
G7 - penta maior de G penta menor de G Penta menor de E Escala maior de G G mixo etc...
C7 - penta maior de C penta menor de C Penta menor de A Escala maior de C C mixo etc...
D7 - penta maior de D penta menor de D Penta menor de B Escala maior de D D mixo etc...
Utiliza-se esse pensamento bastante no jazz...
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