| Autor | Mensagem | 
| Intrueland... Veterano
 | # nov/08 
 
 A cadência básica de blues 12 compassos é:
 
 I7 / IV7 / I7 / I7
 
 IV7 / IV7 / I7 / I7
 
 V7 / IV7 / I7 / V7
 
 
 
 1. Isto quer dizer que o I7 é jônico,o IV7 é lídio e o V7 um mixolídio?
 
 2. O Grau I tem a 7?
 
 3. Os acordes sendo maiores são solados com a pentatônica menor?
 
 
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| mjcmello Veterano
 | # nov/08 · Editado por: mjcmello · votar
 
 Respostas:
 
 1 - O I7 não é o modo jônico porque no modo jônico a sétima é maior (I7M). Idem para a IV7 - a sétima também é maior (IV7M).
 
 2 - No modo jônico não, mas em blues tem.
 
 3 - Pode solar de várias formas. Dá pra solar com a pentatônica da escala relativa menor ou com a pentatônica da própria escala maior (que na verdade são as mesmas notas). Também dá pra solar com pentatônica de outras escalas que acrescentam algumas tensões interessantes.
 
 
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| Motoboy From Hell-SDMF Veterano
 | # nov/08 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF · votar
 
 Só complementando o que o mjcmello falou:
 
 Para solar no blues, é interessante misturar o "menor com o maior" . Saca? misturar escala maior, escala menor. Logico, pegar as blue notes das escalas. E uma coisa que é mais fundamental que isso tudo já dito. Usar a alma hahaha. Nao se prenda tanto a teoria no blues. Tá que vai vir gnt aki metendo o pau e falando "naooooo, tem que estudar 30 horas por dia, treinar escala assim e assado, estudar isso e akilo, pq eu tenho 11 anos e já sei tocar todas as musicas do stevie ray vaughan".
 Logico que saber teoria e tudo mais ajuda, e MUITO, e é importantissimo saber. Mas no Blues, prender-se COMPLETAMENTE a isso, é um erro. (na minha opiniao).
 
 
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| Intrueland... Veterano
 | # nov/08 · votar
 
 ...mas então o I7 não tem nada a ver com jônico
 
 
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| Bilelo Veterano
 | # mar/11 · votar
 
 Pessoal, no Blues tradicional eu uso o seguinte raciocínio na hora de improvisar: em uma Cadência na tonalidade de Sol, eu uso as pentas de Mi menor, Sol maior e Sol menor(sei que da pra usar outras pentas, mas estou estudando o blues nessas primeiro).E uso tbm a escala de Sol mixolídio.Mas quando eu passar para o C7(IV7) e D7(V7) eu posso continuar no Sol mixolídio e penta menor de Sol, ou eu preciso "transpor" essas escalas para outra tonalidade?Por exemplo: quando mudo pra C7 preciso mudar a escala pra Dó mixolídio e usar a penta menor de Dó?
 
 Flw!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # mar/11 · votar
 
 Essa variação maior/menor é muito interessante.
 
 Sobre o acorde I7 toque a penta X7, e sobre o acorde IV7 você toca a mesma penta do tom I7, só que menor - Xm6.
 
 Sobre o acorde V7 é só subir um tom da penta m6.
 
 G7, C7 e D7 - I7, IV7 e V7
 
 G7 - penta de G7
 C7 - penta de Gm6
 D7 - penta de Am6
 
 Não tem erro. Se tiver blue-note fica ainda mais legal.
 
 
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| Bilelo Veterano
 | # mar/11 · votar
 
 Essa variação maior/menor é muito interessante.
 
 Sobre o acorde I7 toque a penta X7, e sobre o acorde IV7 você toca a mesma penta do tom I7, só que menor - Xm6.
 
 Sobre o acorde V7 é só subir um tom da penta m6.
 
 G7, C7 e D7 - I7, IV7 e V7
 
 G7 - penta de G7
 C7 - penta de Gm6
 D7 - penta de Am6
 
 Não tem erro. Se tiver blue-note fica ainda mais legal.
 
 
 Vlw mano, era isso mesmo que eu estava pensando.Em relação ao uso dos modos fica assim então: G7 Sol mixolídio, C7 Sol dórico, D7 Lá dórico?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # mar/11 · votar
 
 Bilelo
 
 Se pensar em modos sim.
 
 
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| Bilelo Veterano
 | # mar/11 · votar
 
 LeandroP
 
 Vlw mano!
 
 
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| GuitarDark Veterano
 | # mar/11 · votar
 
 Se utilizar as escalas pensando no acorde que esta soando, tbm rola uma intensão interessante...
 
 
 G7 -
 penta maior de G
 penta menor de G
 Penta menor de E
 Escala maior de G
 G mixo
 etc...
 
 C7 -
 penta maior de C
 penta menor de C
 Penta menor de A
 Escala maior de C
 C mixo
 etc...
 
 D7 -
 penta maior de D
 penta menor de D
 Penta menor de B
 Escala maior de D
 D mixo
 etc...
 
 Utiliza-se esse pensamento bastante no jazz...
 
 
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