novo tipo de afinação

    Autor Mensagem
    jimmypagelf
    Veterano
    # nov/03


    galera eu enventei uma afinação mais precisa do que vcs fazer a afinação pela quita casa, e o seginte, vc sempre decora o som da (mi) mais grave, e depois vc vai na 7°casa e aperte a (la) bate na (mi)solta e apertando a(la) ate igualar o som, depois aperte a (re)na 7°casa e batendo na (la) solta com a (re) presa, depois va na 2°casa e aperte (sol) igualando com a (la) e depois va para 3³
    depois falo mais um abraço

    GuitarHouse
    Veterano
    # nov/03 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    porra..q confusao...nao sakei muito bem.

    isso eh uma nova afincacao(outras notas) ou um novo modo de afinar?

    Ainda acho beeeem mais pratico afinar por harmonicos. Pega um afinador e afina a Mizona e depois vai de ouvido nas outras. Praktisch.

    Melodic Man
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    pensei que tinha inventado uma afinacao com tensoes (notas) diferentes

    Matheus SSP
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Cara, geralmente quando se fazem afinações alternativas você indica o intervalo das cordas.

    Por exemplo: A guitarra é afinada em quartas. Isso quer dizer que cada corda é o quarto intervalo da anterior.

    O violino é em quintas.

    Se você colocar os intervalos entre as cordas vai ficar mais fácil de entender, pois fiquei com a mesma dúvida do guitarhouse.

    Matheus SSP
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Hhhhhhhaaaaaaaa táááá.... agora que eu fui entender...

    Cara, isso que você está fazendo se chama afinação por oitavas.

    Pode até ser legal pra afinar, mas se o instrumento estiver um pouco desregulado vai ficar uma merda, pois quato mais você avança na escala, mais dá diferença de afinação.

    O mais legal mesmo é afinar normalmente por harmônicos ou afinador, e depois ir conferindo nas oitavas pra ver se as cordas estão afinadas direitinho, inclusive a oitava da 12 casa (ou o harmônico) pois é o lugar onde vai mais gritar a diferença se o instrumento estiver desregulado.

    linkin
    Veterano
    # nov/03 · Editado por: linkin
    · votar


    Matheus SSP
    Kra, poderia me explicar como afino com armônicos???
    (essa pergunta deve ser cretina...)

    Matheus SSP
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    linkin

    Tipo, os harmônicos são regiões da corda que vibram em uma frequência bem mais aguda que a nota original. Pra conseguir um harmônico natural, você tem que encostar o dedo na corda bem de leve, sem apertar o dedo. Só encostando mesmo bem em cima do traste. As regiões são cauculadas matematicamente medidindo a distância da corda dividindo os segmentos da corda. As melhores regiões para se obter harmônicos são na 12, 7, 5 e 4 casas.

    mas até agora isso é só explicação pra você entender o que é um harmônico. A afinação se dá por que a 12 casa é a mesma nota da corda solta. O harmônico também.

    Aí as regiôes da quinta casa também são a corda solta.

    O harmônico da quinta casa de uma corda vai ser exatamente o mesmo harmônico da sétima casa da corda de baixo.

    Exceto nas cordas sol e sí, pois devido aos tons e semitons o intervalo de quarta acaba saindo nas cordas diferentes, aí você precisa tocar o harmônico da quarta casa do sol, e afinar com o harmônico da quinta casa da corda sí.

    Fica mais fácil afinar assim, pois com os harmônicos você percebe mais facilmente a oscilação dos hertz quando está desafinado.

    yvo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    invetnar afinaçoes eh mto facil! quero ver se vai fikr boa heeh, msx eu to com preguiça de fazer isso pq aminh guita eh floyd rose ai eh um saco mudar afinaçao

    MKazan
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    ah, saquei oq o cara fez. ele afinou pela oitava
    a sétima casa da Lá, é um mi.
    a sétima casa da ré, é um lá... e assim vai.

    mas pelos harmonicos fica mais preciso

    Vic Wolk
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Ah bom... eu fiqi meia hora pra entender "vai na setima casa e aperta (la)"... putz.

    Mais facil afinar assim oh:
    e----------3--------------------------------------------
    B-------3-----------------------------------------------
    G----2-----0--------------------------------------------
    D-2-----0-----------------------------------------------
    A----0--------------------------------------------------
    E-0-----------------------------------------------------


    jimmypagelf
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    beleza eu assumo que fiz merda la em cima mesmo rsrsr fou fazer de novo blz

    jimmypagelf
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    galera sempre decorem o som da (mi) mais grave que a á (E) blz

    jimmypagelf
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    beleza eu assumo que fiz merda la em cima mesmo rsrsr fou fazer de novo blz

    jimmypagelf
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    e------
    b-----
    g------
    d------
    a--7-----
    E--0----


    sempre igualando o som da (mi)mais grave com a (la) blz, depois igualado passe para a afinação da (re)

    e-------
    b-------
    g--------
    d--7-----
    a--0-----
    E-------

    sempre igualando o som da (la)com a (re) blz, depois igualado passe para a afinação da (sol)




    e------
    b------
    g--2----
    d------
    a--0----
    E-----


    sempre igualando o som da (la)com a (sol) blz, depois igualado passe para a afinação da (si)

    e-------
    b--3-----
    g--------
    d--0-----
    a-------
    E------


    sempre igualando o som da (re)com a (si) blz, depois igualado passe para a afinação da (mi)


    e--3----
    b-------
    g--0----
    d------
    a-------
    E------


    sempre igualando o som da (sol)com a (mi) blz,

    agora deu para entender galera? eu acho que não seria uma afinação alternativa e sim uma mais precisa blz

    um abraço!!!

    GuitarHouse
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    da na mesma ue..soh muda o ponto de referencia, mas a estrategia eh a mesma. Basta saber ouvir.
    :)

    ainda prefiro por harmonicos.

    jimmypagelf
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    GuitarHouse
    mas essa ai e massa

    jimmypagelf
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    o galera vamos ver esse tipo de afinação ela e massa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a novo tipo de afinação