Troca de captadores na Shelter FST-62

    Autor Mensagem
    tibuca
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tibuca


    Recentemente comprei uma Shelter FST-62 das antigas, réplica das Fender 62, corpo Alder, braço Maple e escala Rosewood.

    Agora quero trocar a captação dela e colocar um trio de Fender original, gostaria que fossem captadores que me dessem um timbre bem estalado e cristalino de strato puro, tipo o som limpo da música Sultans of Swing do Mark Knopfler(Dire Strais), tipo o som limpo da musica Manrathan e SRV de Eric Johnson e tipo o som limpo da musica Riviera Paradise e Lenny de Stevie Ray Vaughan(nessas musicas o SRV não usa Texa Special).

    To pensando num trio de Fender American Standart, Fender 57/62 ou Fender 69. Acho que Texa Special é muito forte a saída e não vai me dar um timbre totalmente estalado e cristalino que procuro.

    O que vcs me indicariam?

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Boa Tarde!!!

    tibuca
    Eu indicaria a vc explorar bem mais o que sua guitarra tem a oferecer do que se preoupar agora com questões como timbre e upgrade.
    Vc citou três músicos cuja única semelhança em seus equipamentos é o modelo do corpo da guitarra...
    Nem mesmo se vc tivesse três equipos diferentes e exatamente iguais aos dos seus ídolos vc tiraria o som que deseja. Imagina com uma guitarra que nem mesmo Fender é.
    Não que não seja boa, sempre ouço muitos elogios sobre este modelo (quer me vender?...rsrsrsrsrs) mas ainda assim, não se pode comparar.
    Valeu!!!

    tibuca
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tibuca
    · votar


    Penta_Blues

    Corcordo com vc que o 3 guitarristas que citei são bem distintos, mas eu me referi a eles a respeito do timbre de som limpo e cristalino citando as musicas que tem esse timbre limpo e cristalino deles, que ao meu ver são bem parecidos.

    Se eu tivesse citado apenas o nome deles aí sim, vc teria razão no que disse, mas eu me referi somente a essas musicas:

    -Sultans of Swing de Mark Knopfler(Dire strais).
    -Manhatan e SRV de Eric Johnson.
    -Riviera Paradise e Lenny de Stevie Ray Vaughan.

    Note que são bem parecidos os timbre de som limpo, cristalino e estalado de strato dessas músicas citadas, deu pra entender?

    Pode me ajudar?

    Marciocp
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tibuca

    Cara compre um bom valvulado, depois você pensa em captadores...

    tibuca
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Marciocp

    Se tivesse grana prá um valvulado com certeza compraria sim, mas como não tenho, vai ter que ser captador mesmo!

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    tibuca
    Cara, se vc consegue perceber semelhanças nos timbres vindos de equipos distintos é sinal que não importa muito o modelo do captador, não é mesmo?
    Daí eu te dizer pra primeiro explorar seu equipo, ajustá-lo até obter um timbre similar. Só depois de testar tudo o que está disponível atualmente no seu set e chegar à conclusão que ele não proporciona o que vc quer, parta pra trocas e upgrades.
    Não há julgamento melhor que o dos seus ouvidos.
    Valeu!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tibuca
    Compre esses aqui:
    http://loja.tray.com.br//loja/amplia_imagem.php?&loja=34302&id_produto =1099&img=http%3A//loja.tray.com.br//loja/img_prod/34302/1099_1.jpg
    Abç

    tibuca
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Penta_Blues

    Ok, Obrigado pela dica!

    Mais alguém pode me ajudar me indicando um trio de captadores?

    tibuca
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tibuca
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Legal, não conheço essa marca, tava pensando em comprar os Fender American Standart por achar que eles vão me dar esse timbre mais estalado e cristalino de strato.

    Esse que vc me indica se comparado ao Fender American Standart o que vc acha que difere um do outro?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tibuca
    Cara, não se pode fazer uma comparação entre os Am Std e os Sound/Malagoli, por motivos óbvios, mas esses que indiquei, e que já usei nos instrumentos que construo, vão te proporcionar o som que vc procura, por um preço adequado, numa relação custo-benefício excelente.
    Abç

    tibuca
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Ok, obrigado!

    Mais alguém?!

    guilhermerizzo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tibuca

    Eu fiz um upgrade completo na minha sst 62. Troquei os caps, escudo, ponte tarrachas, nut e parte elétrica toda.

    Eu testei vários modelos de cptadores da fender. Cheguei a instalar 2 ou 3 trios diferentes e optei pelo HOT Noiseless.

    Aqui tem uma gravação feita com aguita logo depois dos upgrades:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/148548/

    tibuca
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    guilhermerizzo

    Legal o som com drive, achei legal mesmo.

    Mas eu tô procurando um trio de captadores singles que me proporcione um timbre de som limpo estalado e cristalino de strato para fazer um upgrade em minha shelter FST-62, embora essa amostra de som de sua guitarra seja bem legal acaba não servindo de referência para mim por ser com overdrive.

    Vc disse que instalou 2 ou 3 trios de captadores nela antes de optar por essa Noiseless, gostaria que vc me dissesse quais foram esses captadores e o que vc achou deles e porque não gostou e tal.

    tibuca
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mais alguém?

    tibuca
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mais alguém?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tibuca
    Cara, vc já tem as informações necessárias, não há mais nada à dizer.
    Abç

    guilhermerizzo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tibuca

    Cara, tô com o Bertola.

    Eu testei os Vintage Noiseless e o Texas Special, se não me engano.

    No seu caso, eu iria de texas special, mas pelo custo benefício o trio da Malagoli vai resolver o seu problema por metade do preço.

    Marciocp
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tibuca

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/171831/

    da uma olhada neste topico... talvez te ajude em alguma coisa

    Dr Jivago
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tibuca

    Cara, eu aposto que você não vai conseguir perceber nenhuma diferença entre os caps que você quer comprar e os originais da sua guitarra.

    Só acho que vale a pena trocar se for para pegar um noiseless ou qualquer outro single sem ruído (ou o famoso hum) porque vai te dar maior versatilidade quando quiser tocar com drive.

    Fora isso, ou seja, para tocar com som limpo vai gastar dinheiro a toa. Melhor guardar para comprar um amp bom, você vai gastar mais, mas pelo menos sentirá nitidamente a diferença no timbre.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dr Jivago
    Cara, isso não procede (a menos que ele seja um iniciante total!).
    Os captadores que recomendei são muito melhores que os que vem na SX SST62, com níveis de ruídos menor e maior saída.
    Abç

    Dr Jivago
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Claro, eu exagerei um pouco, mas em linhas gerais para tirar um bom som limpo conta mais o resto do equipamento do que necessariamente o captador da guitarra.

    Para tirar um bom som limpo estalado e cristalino é possível com praticamente qualquer single coil de alnico. Agora se colocar um pouco de drive (um crunch de leve) a qualidade do captador vai fazer muito mais diferença, especialmente no nível de ruído.

    Se não me engano os captadores do Mark Knofler na época do Sultans of Swing (1978 eu acho) eram os fs-1 da Dimarzio, singles de alnico 5 que por sinal são menos estalados que os singles tradicionais (mais médios e graves).

    Bom, eu não investiria em um single tradicional, pegaria um trio de vintage noiseless ou algum outro stacked de qualidade que trará muito mais versatilidade

    Grimc
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Olha kra eu botei um trio de Alnico Blues da Malagoli (sob indicação do mestre bertola aqui no forum msm), e consegui bons timbres. Paguei cerca de 180 reais no trio.

    Dr Jivago
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Grimc

    Com certeza os captadores que o Bertola indicou são ótimos, mas um captador noiseless (de marca boa) vai lhe dar o mesmo estalado que o single tradicional e muito menos ruído quando quiser tocar um som crunchado ou com mais drive.

    Ou então o cara vai ter que investir em um noise gate ou noise supressor ou usar uma pedaleira com esses revursos se quiser tocar um som menos clean.

    Eu particularmente acho o hum de singles tradicionais simplesmente insuportável. Por outro lado o timbre dos singles é sensacional e muito melhor, na minha opinião, do que os humbuckers de bobinas paralelas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dr Jivago
    O problema do cara comprar um Noiseless Vintage da Fender (ou mesmo "stacks" da DM ou SD) é que ele vai pagar mais caro pelo jogo de captadores do que pela guitarra (a não ser que algum amigo lhe traga dos EUA sem custo algum), daí a relação custo-benefício fica negativa. Ademais, esses captadores não tem o som idêntico ao de um verdadeiro single-coil (nem de um verdadeiro Hb). Para eliminar os ruídos, a saída é uma blindagem muito bem feita com folha de cobre.
    Abç

    GUGALOO
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tibuca
    Bota esses malagoli q estará bem servido. Concordo com o Bertola, vc vai pagar mais caro nos caps do q na guitarra. Aliás, quanto vc pagou na guitarra??

    Dr Jivago
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Dr Jivago
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    A Malagoli não tem uma versão desses caps stacked?

    Ouvi dizer que a tecnologia atual permite manter com grande fidelidade o som single tradicional.

    Fica como sugestão um Malagoli Stacked, porque a blindagem não elimina totalmente o hum, embora reduza bastante.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dr Jivago
    Não, não tem.
    As fábricas nacionais que fabricam esse tipo de captador são a Stellfner (Stellfner Neodymium), e Sergio Rosar (esses aqui são muito bons, e caros!). Os Stellfners eu já usei bastante e são bem legais, desde que vc troque os potenciômetros de 250 para 500K.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de captadores na Shelter FST-62