Qual a melhor SG?

Autor Mensagem
Giaaan
Veterano
# nov/08


Bom galera, a 3 anos comprei uma Baldwin SG no exterior, sempre gostei dela e me senti muito confortável, tanto que passei a preferir SG's a outras guitarras. Porém resolvi dar um upgrade no Set já que me sinto mais competente para ter uma guitarra melhor ;DD

Mais resumindo:
Dentre as guitarras SG que vc já tocou ou viu, qual a melhor??
E claro... preços acessíveis!! tentem não citar Gibson... hauHAUhaHU

Rafa-Ban
Veterano
# nov/08
· votar


Giaaan
g400 ou ssg,epiphone e sx respectivamente
abç

Intrueland...
Veterano
# nov/08
· votar


com P-90

Iago
Veterano
# nov/08
· votar


Mais resumindo:
Dentre as guitarras SG que vc já tocou ou viu, qual a melhor??

A gibson 61 reissue. ops ops.. foi mal :) fora essa, so com a Epiphone G-400. Acho que ela e a SX (a mais cara das SGs deles) devem ser pareo.

Giaaan
Veterano
# nov/08
· votar


opa maravilha galera ;DD
Ouvi falar muito bem da Condor, mas aquela pintura...=//

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


qual a faixa de preço? :P

Varajão
Veterano
# nov/08
· votar


g400 ou ssg,epiphone e sx respectivamente
[2]
Vale a pena trocar os caps em ambas. Teste as duas, escolha a que mais te agrada e depois escolha um par de caps que tem a ver com o som que vc faz e seja feliz, vai estar com uma boa guitarra e com ótima relação custo benefício.
A epiphone é um pouco mais cara, mas tem revenda bem mais fácil.
A sx tem qualidade semelhante, é mais barata e vem com case.

Isso ae.

Johnny Favorite
Veterano
# nov/08
· votar


Gibson Sg 61´ reissue.

Giaaan
Veterano
# nov/08
· votar


Eu já tenho um Case próprio para SG. E em relação aos captadores, eu acredito que os captadores de fábrica já sejam o suficiente, sendo que eu pretendo tocar Rock, hard Rock, Blues...

Rafa-Ban
Veterano
# nov/08
· votar


Giaaan
olha eu prefiro e epipoca,e bem mais cara mas eu acho o timbre e acabamento dela melhor que a sx,mas vc não vai achar uma sg acessível melhor que estas 2
abç

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


cara, o que vc quer saber?

qual a melhor SG de todas?

alguma Gibson das mais tops, como a 61 Reissue (citando Gibson USA, e não as Gibson Custom :P)



ou quer a melhor SG até x reais? daí depende muito de qual o valor de x :P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Giaaan
SX SSG Std, sem dúvida. Madeira maciça e braço colado, aliado a preço acessível. Se vc tiver um pouco mais de grana, a Epiphone G400 (que é superior à SX, mas é bem mais cara).
Abç

rafamoraes
Veterano
# mai/13
· votar


Olá pessoal,

Vou reviver o tópico pois estou numa fase SG, e, embora tenha adquirido uma SG G400 preta da Epiphone recentemente, ainda não estou satisfeito com a guita.

A guitarra veio pra mim semi-nova, muito bem conservada (segundo o ex-dono, tinha 3 meses de uso), mediante uma troca que fiz pela minha Squier Tele Affinity, então digamos que foi um bom negócio (peguei mais ou menos por uns 800 reais). Passaram-se uns 3 meses de lá pra cá, já testei ela em ensaios e shows. O problema é que meu cunhado tem a SG Custom da Epi, aquela de 3 caps, e pra mim, a dele é BEM superior à minha.

Tá, mas pq não estou satisfeito com ela? Vamos lá.

1- Afinação. Se for resumir em um aspecto apenas, é isso. A guita não desafina horrores não, mas chega a incomodar sim. Para uma guita com ponte fixa, chega a ser inaceitável. A título de comparação, tenho uma Condor Strato GX-50 desde 2009 que tem a ponte pivotada flutuante que é uma maravilha de guitarra, praticamente não desafina! E olha que estamos falando de uma guita que custou 880,00 reais nova e que tem ponte móvel. A G400 tá na faixa dos 1500 nova, ou seja, quase o dobro do preço!

2- Entonação: Eu não sei se é lombra minha, mas parece que minha guita tem um problema sério de entonação ao longo do braço. Voce faz os acordes com cordas soltas, ou próximo ao nut, e sai satisfatório, mas se começar a fazer após a 5ª casa, ou Double Stops, fica muito ruim. Pra tirar a prova, usei um tunner e vi que as notas perdem em afinação (pra menos) ao longo do braço em comparação à corda solta e ao harmônico na 12ª casa. Ou seja, ela está regulada nos carrinhos da ponte com relação à entonação, mas as notas digitadas ao longo do braço estão praticamente TODAS com afinação abaixo do que deveria. Isso me parece um erro grave de instalação dos trastes. De novo, minha GX-50 não sofre desse mal. E nem a G400 Custom do meu cunhado...

Esses são os 2 pontos que me incomodam nela. Fora isso, é muito bonita, belíssimo acabamento, parte elétrica bem feita e bem robusta, já veio com pintura isolante na cavidade dos potenciômetros, capitadores razoáveis/bons, etc. Outro contra é que falta o Binding (frizos) no braço e headstock, mas isso nem é um problemão...

Sobre a Custom do meu cunhado, não há nenhum desses problemas. É uma puta guitarra! Segura a afinação muito bem, sem problemas de entonação, e com o Binding. O único problema é o 3° captador (do meio) ao meu ver. Mas isso é pq eu simplesmente não gosto dele ali, deveria ser apenas 2, mas enfim... gosto pessoal.

Então, queria saber de voces o que acham dessas 2 guitarras, e qual alternativa vcs vêem nessa faixa de preço, até uns 2 mil no máximo? Será que minha guita tende a estabilizar à medida em que for envelhecendo e a madeira for secando mais e mais, assentando? Mas e o problema de entonação, tem jeito? E compensa mexer?

Eu pretendia só trocar os caps dela por um kit da GFS, mas estou bem propenso a vendê-la por esses "problemas" e procurar uma G400 Custom que parece ser a SG top de linha da Epiphone... Cogitei também pegar a SG da Xaviere no site da GFS, mas fiquei grilado com medo de trazer uma guita de outro país, ou mesmo de não compensar o gasto.

O que me dizem?

Abraço

felipelfln
Veterano
# mai/13
· votar


rafamoraes

Duvido que essa guitarra tenha esses problemas... Vc ja trocou as cordas? Sabe se o dono antigo colocou direito? Ja regulou a guitarra? E a diferença da custom deve ser so o acabamento e um captador a mais...

Dandelion
Membro
# mai/13
· votar


rafamoraes

Como o felipelfln disse, também acho difícil a guitarra, sendo praticamente nova como você disse, estar apresentando todos esses problemas. Uma regulagem em um bom luthier deve resolver.

rafamoraes
Veterano
# mai/13
· votar


Dandelion
felipelfln

Peguei ela numa sexta feira de manhã, de tarde eu deixei ela no luthier. Colocou cordas novinhas e regulou tudo. Ficou tinindo de regulagem. Por isso conclui pelos problemas de entonação de fábrica...

felipelfln
Veterano
# mai/13
· votar


rafamoraes

Que infortunio. Vc deu azar entao. Leva no luthier e fala pra ele conferir...

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Passa grafite no nut pra ajudar na afinação. Dá uns bends fortes nas cordas e reafina umas 10 vezes cada pra esticar bem as cordas.

Intonação é questão de ajuste. Se não conseguir intonar direito, pode ser que a ponte esteja muito alta ou que você esteja usando cordas muito finas ou grossas. Faça uns testes e, se nada adiantar, venda essa guitarra e compre uma que intone direito.

PGilbert
Veterano
# mai/13
· votar


Como disseram aí, a SX parece que faz umas SG bem honestas.

Não sou muito fã do modelo, mas eu teria uma branca, rs.

Abs

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


SG acaba não tendo muita opção pra quem não quer gastar muito. Se quiser gastar menos de 1000, a SX é uma boa opção, talvez a melhor. Se puder gastar de 1000 a 2000, eu daria uma olhada nas Vintage, que já vem com ferragens e caps legais.

A Epiphone Custom G400 é bacana (aquela com 3 humbuckers). Só que é com ferragens genéricas, captadores genéricos...fora o preço superfaturado aqui no Brasil. Mas se vc já conhece a guitarra e acha ela boa, então nem precisa fazer upgrade nenhum.

PGilbert
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster
Eu queria uma branca com 3 humbuckers, acho animal.

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


PGilbert

Eu queria uma branca com 3 humbuckers, acho animal.

Tbm acho. Eu tava pra pegar uma dessa usada num rolo que eu ia fazer com um violão Ibanez que eu tenho. Só que o cara é de Jundiaí, eu sou do RJ, acabou ficando meio inviável o negócio. Esse lance de troca só fazendo pessoalmente mesmo.

Mas essa guitarra é maneira pra cacete mesmo, e a do cara pelas fotos que ele me enviou está novinha. Uma pena não ter conseguido fazer esse rolo :/

PGilbert
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster
Você tem ainda um violão Ibanez? Qual que é?

Eu estava afim de um violão Ibanez... eu tenho um Yamaha folk, mas ele é péssimo pra fazer firula.. mas é lindo pra tocar acordes. As cordas são muito altas sabe.. e nunca levei pra regular.

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


PGilbert

Você tem ainda um violão Ibanez? Qual que é?

É um SGE-120, é folk também (Dreadnought, na verdade).

http://www.ibanez.co.jp/products/ag_page13.php?area_id=2&data_id=326&c olor=CL01&year=2013&cat_id=3&series_id=131

PGilbert
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster
Bonito hein!

Ele é bom pra fazer uns solinhos rapidos? hahaha

Tá vendendo ele ainda?

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


PGilbert

Vou te enviar uma MP pra falar sobre o violão...pra não desvirtuar o assunto aqui no tópico, hehehe.

Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
· votar


rafamoraes

Rapaz, veja bem, epiphone custom, standard, studio, g400, g500, g1000 e sabe lá deus quantas mil linhas existem, todas vem do mesmo lugar, uma fabrica imensa que faz em fileira uma tonelada de guitarras por dia, entra um toco de pau dum lado e sai uma guitarra do outro, algumas aparentando ser melhorzinhas e mais bonitinhas, outras piorzinhas e por aí vai, claro que eles tem modelos mais simples até de compensando, mas na boa não pense que existe instrumento VIP nessas marcas porque não existe, intrumento "VIP" é o equivalente ao preço de 15 epiphones. Agora a sua situação é a seguinte, problemas de afinação e entonação podem ser resolvidos sim com ajustes na guitarra, levando á um bom técnico, as vezes a tarraxa não tá legal, da pra trocar, os saddles, alinhar as oitavas, as vezes você pode estar usando alguma corda que não favorece a afinação perfeita, as vezes o braço tá mais pra lá do que pra cá e etc....

Agora, se isso for decorrente de falha de construção, traste fora do lugar , ponte no lugar errado, comprimento de escala mal calculado.... ai lascou né velho..... portanto você tem que levar no luthier, porque ele vai diagnosticar se isso é solucionável ou se é um instrumento condenado mesmo e digo condenado porque voce nao vai querer pagar por uma substituição de escala por exemplo....

Dandelion
Membro
# mai/13
· votar


.

rafamoraes

Faça como o Drinho falou, leve em outro luthier (dos bons) e peça um diagnóstico. Se for um erro de construção ele saberá (Eu ainda acho que não, pois com o advento do torno CNC esses defeitos são mais raros hoje em dia).
Ah, esse luthier que você falou, verificou a altura dos trastes? Guitarra chinesa adora vir com trastes desalinhados. Se for isso, um rebatimento ou uma leve retífica resolve.

rafamoraes
Veterano
# mai/13
· votar


Pois é, como eu disse, peguei ela e já levei pro Luthier. O cara tem certo respeito aqui em Taguatinga - DF, e como eu não tenho conhecimentos profissionais sobre essa parte técnica, não sei dizer se ele fez tudo o que tinha de fazer. Mas sei que ele mexeu na regulagem da ponte, sadles, até mesmo no trus rod, pq isso foi na minha frente quando eu fui busca-la, ele tava finalizando a regulagem. Ele limpou, hidratou, tudo beleza. E ficou de retificar os trastes tb, embora isso eu não tenha visto "in loco". Enfim, aparentemente ele fez o serviço dele.

Lembro que ainda perguntei a opinião dele sobre a guitarra, ele disse que é uma boa guita, os caps são legais, etc...

Acho que a regulagem ainda está na garantia, 3 meses, sei lá, vou ver se levo pra ele dar uma conferida, pq se ela não melhorar, vou vender com certeza e buscar outra...

Sobre a G-400 Custom, até é verdade que em teoria elas devem vir todas do mesmo lugar na China... Mas uma coisa é fato. A do meu cunhado é SIM bem superior a minha, ao menos no quesito afinação/entonação, e pelo binding. Os caps até acho que podem ser basicamente os mesmos, e as tarraxas tb (Grover). Mas creio que eles dão sim uma atenção a mais à Custom, em relação a standard...

Abraço

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


rafamoraes
Morei uns anos em Brasília e acho que, provavelmente, a mudança de umidade pode ter desregulado um pouco o braço da sua guitarra. Se fosse você, aprenderia rapidinho a regular o tensor do braço, senão vai ter de correr no luthier algumas vezes por ano para ter a guitarra com o braço certinho.
Tem muito vídeos no youtube ensinando isso e é muito fácil, basta entender o princípio da coisa e não exagerar na força.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a melhor SG?