Ao estudar, abaixe o volume e não use efeitos!

    Autor Mensagem
    Varajão
    Veterano
    # nov/08


    Ultimamente estudo em casa sem ligar os pedais e com o cubo em volume baixo.
    Motivo? Percebi que estudando sem efeitos e drives e com volume baixo, sou obrigado a tirar os sons que preciso, seja base ou solo, com toda a precisão possível, para escutar cada nota. Quando a parte (solo ou base) fica boa nessas condições, percebo que estou pronto pra tocar com a banda em altos volumes e com os drives e efeitos necessários. Aí, toco melhor e minhas partes ficam com as notas mais definidas, sem embolar e até pra timbrar fica mais fácil, porque a pegada foi definida estudando em baixo volume e sem drives e efeitos!
    Alguém também faz isso?

    Gab_Guitar
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu estudo com timbre limpo tbm, tanto é que as vezes tocando o solo com distorção parece q ta certo, ai eu toco com limpo e vejo q to errando umas notas

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    EU!!!

    atari
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Varajão


    depende,
    as vezes ajuda.
    o meu clean é o violão mesmo.
    eu to solando no violão normal, não é nada folk e tal...
    com a dificuldade de chegar nas casas notei que quando solo é executado perfeitamente no violão... na guitarra fica muito melhor ainda e não fico cansado.

    Diino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Varajão

    parabens, primeiro topico 'with sense' teu

    Varajão
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Diino
    Primeiro não! O primeiro foi sobre caps gibson 496R e 500T num epip lp std e era tão normalóide quanto esse daqui. Os outros é que foram mal interpretados e vistos como "non sense". Mas fora as congratulações por eu estar me normalizando, o que você acha desse lance de estudar com volume baixo e sem efeitos e drives???
    Valeu!

    Slave of hell
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    isso funciona mas num é bom estudar mto assim se forem muitos ligados rápidos,onde os dedos precisam ser bem levinhos mesmo.

    e é um perigo estudar sempre limpo os arpejos,onde as notas q não fazem parte não devem vibrar...

    acho q devemos estudar 70 % limpo e 30 % do jeito que q vai ser usado..afinal de contas o cara vai usar a porra do drive na hora H,e existem "texturas" que só se apresentam com o drive...aí fica mais fácil entendê-las e explorar bem elas.

    Varajão
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Slave of hell
    acho q devemos estudar 70 % limpo e 30 % do jeito que q vai ser usado.

    Concordo. Boa contribuição ao tópico.
    Valeu!

    El Musicista
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Slave of hell

    Arpejo eu acho que tem que ser estudado com drive.

    Porque limpo ele fica uma beleza, você ouve tudo com nitidez e talz...

    Na hora da distorção... Pfff...

    Slave of hell
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    El Musicista

    pois é....arpejo rola stress

    Ant--
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Acho que tem hora pra tudo. Eu estudo até com a guitarra desplugada no silêncio da noite.

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Varajão

    Cara acho importante isso que vc falou, mas não concordo 100%.

    É muito diferente, por exemplo, fazer um arpejo com volume e drive altos. Quem treina só com som limpo, não aprende a abafar os ruídos indesejáveis que aparecem com o uso de ganho alto.

    Em resumo: tem que treinar alto, baixo, limpo, sujo... de tudo q é jeito.

    Varajão
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    thmenezes_RJ
    Seu resumo é coerente e concordo com vc.
    Reforcei a questão do estudo em baixos volumes como boa alternativa para definir bem as notas e a pegada.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Limpo é uma coisa e sujo é outra, já dizia minha faxineira. ;-)

    Eu acho melhor começar pelo limpo e ir pro sujo. No limpo eu tenho a perfeita "visão" de como está o som. Dá até pra imaginar como ficaria sujo. Já o inverso, pra mim, não funciona.

    A sujeira engana muito...

    Abs

    marcioguita
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Acho q por preguiça acostumei tocar com a guita desligada.
    e gostava de espetar direto pra gravar qdo usava um VS 1680. :)

    Slave of hell
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Varajão

    agora se o lance for palhetada alternada,com digitação 1234 e etc...aí eu só toco limpo,pra desenvolver a palhetada forte e pegada firme mesmo...

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Bom darei minha opnião:

    Estude de modo a dar resultados .... acho que o desenvolvimento nao depende de timbre nem de volume e sei que oque vc qiz dizer tbm nao foi isso.....

    Mas vendo por um lado é bom estudar assim, pelo menos vc nao fica surdo, nao encomoda os vizinhos eheheh mas se forcar muito em ligados (pois tera que usar mais forca) corre o risco de lesionar-se ou até quem sabe ter uma tendinite, estude com moderação (não num precisa fazer aulas com os moderadores daqui do forum saushau).

    O legal é voce tirar um bom som do INSTRUMENTO, independente do seu equipamento....voce pode tocar com 300 marshalls uns 500 pedais de qualidade mas se sua pegada for um lixo seu som sera um lixo, agora se sua pegada for boa com um amp simples ai até um meteoro e uma condor vc fara um bom som(nao que os equipamentos sejam ruims mas são o mais simples que me veio a cabeca neste momento) e com certeza agradara os ouvidos de quem ouve........
    Mass claro que a maldita G.A.S não deixa ficar so com um amp e sei lá um pedalzinho hsuashuahsushau.....

    E acho que essa forma de estudo ajuda sim....mas nao esqueca de estudar com drive tbm...até para estudar a questão da timbragem, sustain e essas coisas todas ai que se estiverem ok tem tudo pra da certo heheh

    Mister_Fatal_huhha
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Acho interessante tocar em som limpo pois, para mim, melhora a precisão, vc acaba valorizando mais o ataque da palheta. Sobre tocar num volume baixo n sei n... acho q deve estar num volume razoavel, pois acredito que vc fica mais atento as dinamicas ao tocar num volume que possibilite uma maior variação de intensidade.
    E de vez em quando variar, botar uma distorção para checar se realemnte está limpo as notas... mas acho q o treino pesado deve ser feito com som limpo

    Varajão
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Isso ae galera!
    Slave of hell
    MauricioBahia
    alexdiffer
    Mister_Fatal_huhha

    Cada um com sua contribuição, já juntamos boas sugestões para as horas de estudo.Acho que vale a pena sim alternar, entre usar ou não efeitos e drives na hora de estudar. No mais, resolver os timbres do instrumento, não deixa de ser um estudo também e isso não dá pra fazer com volume baixo. E aí, os vizinhos que nos perdoem...

    JUNINHO AFRAM
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mtas vezes eu estudo até memo sem ligar o amp

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Durante a semana eu costumo tocar um pouco de guitarra desplugada mesmo, já que o tempo que eu tenho é antes de dormir e não posso fazer muito barulho pra não encher o saco da minha irmã.

    edukotzen
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    concordo!! mais tocar em volume alto é essencial, já que a dinâmica de controle do instrumento muda muito, sem conta que é outro feeling e outra pegada

    eu nunca estudo com volume baixo!!

    jigo__
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu sempre estudo com volume baixo(com a guitarra desligada e tals, p/ minha mãe não dar crise)

    e qdo eu fui tocar c/ amigos, perdi tdo o tempo e td mais ou seja eu assustei com o volume alto, e amarelei de acordo, travei as 4 rodas...

    Agora eu estudo sempre q posso (qdo estou sozinho) com o som alto e com o drive q eu vou utilizar p/ nao ter erro na execução.

    Agora eu acredito q para treinar exercicios de pentatonica, escalas e tals eh importante um som limpo e volume baixo p/ vc conseguir mentalizar melhor as notas e tentar ser perfeito na execução.........................Ae na hora de tirar "akele" solo q vc vai tocar amanha com os parceiros tem q mete o som no talo e o drive de acordo!!! ahauahua

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    concordo!! mais tocar em volume alto é essencial, já que a dinâmica de controle do instrumento muda muito, sem conta que é outro feeling e outra pegada


    É isso aí!!!

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    voce até pode estudar com distorção, desde que esteja sem reverb ou delay!!!

    eu fui nessa de estudar sem distorção e acabei pegando o gosto da guitarra limpa ai virei jazzista heuaheiuaheiuaheia

    slash_web
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Toque alto, com muita distorçao e muito graves e médios ;]

    balck7
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    o ruim de treinar limpo, é apanhar dos drives na hora H..

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tem que treinar de acordo com a situação.

    Se for treinar uma música que você vai tocar num show amanhã, não tem essa viadagem de tocar sem distorção, sem delay... tem que tocar do jeito que você quer que o som saia no show!

    Agora pra estes estudos caseiros do tipo escalas, é bom ser som limpo.

    Bereta
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Acho legal estudar algumas técnicas sem muito drive ou totalmente clean. Mas como foi dito acima, a coisa tem que ser dosada.

    Penso que usar drive é uma questão de treino tb. Quantos eu já vi que num sabem abafar certinho um acorde.

    Acredito também que o arpejo deve ser estudado das duas maneiras. Com o clean se adquire precisão e uma boa execução na palhetada/sweep. Com o drive se treina o controle sobre a vibração das cordas, que é o "tchan" do arpejo!

    Varajão
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Jabijirous
    eu fui nessa de estudar sem distorção e acabei pegando o gosto da guitarra limpa ai virei jazzista heuaheiuaheiuaheia
    hauauahuahuahauuahua, não deixa de ser um caminho interessante até o jazz. Enrendo isso como uma das possíveis evoluções para um músico.

    Bereta
    Bereta
    a coisa tem que ser dosada.
    Mais uma síntese!

    Valeu galera!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ao estudar, abaixe o volume e não use efeitos!