quando optar por um acorde com sétima?

Autor Mensagem
osteictes
Veterano
# out/08 · Editado por: osteictes


Sei - numa composição - razoavelmente usar o campo harmonico com triades. sem as sétimas. (e preferindo assim por ser mais fácil.) Mas as vezes coloco uns acordes com sétima para experimentar. e percebo uma uma determinada diferença.
queria saber qual a teoria de quando usar um sétima? é a gosto de cada um? porque colocar uma sétima, qual a lógica? em que ocasiões?

Alex Supertramp
Veterano
# out/08
· votar


Geralmente é usado para fazer pontes ou preparações, por exemplo na transição do verso da música para o refrão. Me corrijam se eu estiver enganado.

Abraço

busterchair
Veterano
# out/08
· votar


serve também pra preparar para outro clima da música, mudando a tonalidade da mesma.

Alex Supertramp
Veterano
# out/08
· votar


O que geralmente ocorre na passagem do verso para o refrão

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


isso é um caso para El Musicista, ele é capaz de dizer a origem histórico-genética-social-marxista de um acorde com sétima e sua intenção.

Edu_Afram
Veterano
# out/08
· votar


basicamente, acho q essas são as maneiras mais usadas, mas existem músicas e músicas...

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


As sétimas não são, também, as "blues notes", ou seja, usadas tipicamente em blues?

busterchair
Veterano
# out/08
· votar


nem sempre a tonalidade da música muda no refrão; geralmente continua a mesma. Vc pode utilizar o acorde com sétima para passar de uma tonalidade maior pra uma menor, etc

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia
nem aki nem no Japão

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


gucrispim

Dó maior com sétima menor = dó - mí - sol - síb = C7?

C7 é uma nota tipicamente bluseira...

Tô falando besteira? ;-)

Abs

Guitar_RdS
Veterano
# out/08 · Editado por: Guitar_RdS
· votar


isso é um caso para El Musicista, ele é capaz de dizer a origem histórico-genética-social-marxista de um acorde com sétima e sua intenção. (2)

uahuahuhahhu.

Quanto aos acordes com sétima menor (acho q vc se refere a essa), meu professor dizia q ele perguntava pra o 4º grau da sua escala responder.

Exemplo: D7 pregunta pro G responder.

Quanto a quando usar, acho q põe quando quiser, lembrando q nem sempre se precisa responder com outro acorde. Olhe as músicas tipo Djavan q vc vai ver q eles encaixam vários acordes sem nexo uns com os outros, e frequentemente usam acordes com tétrades, tipo 9º, 14º, 7º, etc>

Espero q tenha ajudado
Flw!

osteictes
Veterano
# out/08 · Editado por: osteictes
· votar


é que ultimamente tenho composto algumas coisinhas. que até gosto, e que me sinto bem cantando... no entanto olho diversas tantas outras músicas, e acho tudo meu tão simples. nao vejo nada tao simples... [b]fico tentando por sétimas, mas nunca acho tão necessário, ou nada necessário.... me pergunto o quanto minhas coisas poderiam ser melhores mais complexas, ou simplesmente achando que estou sendo forçado a criar coisas de um jeito por não saber tudo... mas enfim.. já disseram que sétima é só uma opção.. e o resto é dissonancia...

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia
C7
isso não é uma nota, isso é um acorde.
mais uma vez no forum vou usar uma lendária frase de uma professora de sociologia da usp: "O que você disse, em certo sentido, não faz sentido nenhum"

Acordes com sétima podem ser muito usados no blues, mas isso não tem nada a ver com a sétima ser a blue note, até pq ela não é... como disse anteriormente, a sétima casa bem com a intenção do acorde e da melodia pois ela costuma preparar alguma mudança ou turnaround (muitissimo comum no blues), e a blue note da uma outra intenção totalmente diferente

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


gucrispim
Perfeito! Tem toda a razão... Falei m...
Confundi tudo!
Obrigado!
Abs

Levy Fialho
Veterano
# out/08
· votar


use-o quando soar bem. sem mais

mão muito lenta
Veterano
# out/08 · Editado por: mão muito lenta
· votar


quando estiver passando pelo I e IV graus- sétima maior
II, III, V, VI- setima menor
VII GRAU- sétima meio diminuta ( eu acho).

no blues, sétima menor no I, IV e V

ex.: blues menor Am7/ Dm7 / F7/ E7/ Am7 / E7/9alt.

sintam-se à vontade pra alguma correção.

abç.

Tataum
Veterano
# out/08
· votar


gucrispim falou tudo.... eu uso a sétima como se fosse um turnaround, ou seja, para fechar um ciclo de compassos, por exemplo, um blues de 12 compassos, vc pode usar ele pra ligar os acordes do 12º compasso -> para o 1º compasso seguinte.

mas vc pode usar eles para florear sua harmonia tb, principalmente em blues.... mas aí não é só a 7 pode ser 4, 9 e por aí vai...

Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


Levy Fialho
use-o quando soar bem. sem mais (2)

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/08
· votar


Levy Fialho

use-o quando soar bem. sem mais (3)

osteictes
Veterano
# out/08
· votar


Levy Fialho
Guitar_RdS
Motoboy From Hell-SDMF

(Oo) só isso?
demora pra acreditar... se eu dissesse que nunca necessito de sétimas nos acordes alguem teria algo q dizer?

Levy Fialho
Veterano
# out/08
· votar


osteictes

cara, eu acreditaria.

olha.. eu estudei 8 anos de piano clássico, muita teoria.. sinceramente, não uso praticamente nada disso pra tocar guitarra.

Agora as vezes acontece de você bater aquele acorde e ele não soar perfeito, ai que vale testar a sétima, nona e ai por diante..

toque do jeito quea música te toca =)

mlorenzo
Veterano
# out/08
· votar


Levy Fialho
apoiado.

osteictes
mas se vc quiser virar um harmony freak, compre algum livro bem grosso de harmonia, leia umas 1000 vezes e seja feliz =D

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


mlorenzo
leia umas 1000 vezes
finja que entende metade e bôa! UAHEuAHe

Headstock invertido
Veterano
# out/08 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Servem para preparaçõo!

Exemplo: Quando se vai de um C maior para um F maior, coloca-se um C7 no contratempo para "enfeitar" o arranjo...

C7 > F
D7 > G
E7 > A
F7 > B
G7 > C
A7 > D
B7 > E

osteictes
Veterano
# out/08
· votar


estou um pouco frusrtrado com isso... tem música que uso os acordes D, D7, D7+, G. isso soa bem legal.. ateh ja vi duas outras musicas com isso. queria entender teoricamente como escolheram isso... não desenrolo por conta propria. ah..

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


osteictes
aí parceiro só estudando harmônia mesmo.... vai fundo que será um grande aprendizado! mas com certeza isso não vai cair do céu pra vc, nem mesmo vai se resolver com uma resposta em um tópico no FCC

Lucas_fms
Veterano
# out/08 · Editado por: Lucas_fms
· votar


Use quando soar bem e ponto final, como disseram acima.

Essa sequencia de acordes que você citou é muito comum, D, D7, D7+, G. Ela é interessante por causa desse movimento da sétima que continua na terça do acorde sol.. Ela foi escolhida porque agradou o cara que compôs a música, acredito eu.

zodiaco10001
Membro Novato
# set/17
· votar


Quando usar acordes Maiores com sétima menor?? Por exemplo o Acorde de C Maior tem sétima menor e maior, se usar a sétima maior de C Maior cairia na nota B ficaria dentro do campo harmonico de C Maior, mas da pra usar a sétima Menor que cairia Bb, mas no CH Maior de C nao tem Bb (dentro da escala), no meu ponto de vista só da pra usar a sétima menor do acorde de C Maior no CH Maior de F, ou da pra usar de outras formas??

Filippo14
Veterano
# set/17
· votar


zodiaco10001

Isso aí, o pensamento é realmente esse dos Campos Harmônicos. O C7 aparece apenas quando estamos no tom de F maior (jônio) quando olhamos apenas o campo harmônico natural.

Contudo, esse acorde aparece em alguns tons dos Campos Harmônicos da menor harmônica, menor melódica e outras situações menos convencionais.

Uma música não necessariamente precisa estar em um tom só, seus acordes podendo variar entre varios tons e além disso, uma musica nao precisa tambem ter apenas um campo harmonico, podendo utilizar todos em uma musica só.

Além disso, um acorde maior com sétima como esse C7 pode ser usado dentro de um blues improvisando melodias que nao necessariamente estejam usando a terça maior desse acorde, mas ai tem que estudar mais a fundo campos harmônicos e afins para entender.

Abraco

soruji
Veterano
# set/17 · Editado por: soruji
· votar


zodiaco10001

Antes de responder à sua pergunta, vamos entender a função de um acorde dominante, ou seja, um acorde X7.
Geralmente, um acorde dominante tem a função de tensionar, preparar seu ouvido pra chegada de um outro acorde, esse por sua vez com função de relaxar o seu ouvido.
Em uma cadência mais comum, o acorde a ser preparado está a um intervalo de 4ª justa de distância do acorde preparador (dominante)
Ex.:
C7 ------- prepara para a chegada do ----- F

Então, em linhas gerais, é plenamente possível você usar um C7 no campo de C, se sua intenção for preparar o ouvido do ouvinte pra chegada de um F.

Vamos pegar um exemplo, na tonalidade de D, em uma música dos Titãs, É preciso saber viver:

D
Quem espera que a vida
D7M
Seja feita de ilusão
D7
Pode até ficar maluco
G
Ou morrer na solidão


O acorde em negrito NÃO pertence ao campo harmônico de D maior, porém como o acorde seguinte está a uma 4ª justa de distância dele, é possível usar D7 como acorde preparador para o G.


No contexto de Blues, os acordes X7 nem sempre terão a função de preparação, mas aí já entram outros modelos de cadências e progressões, como a Cadência Deceptiva.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quando optar por um acorde com sétima?