Autor |
Mensagem |
osteictes Veterano |
# out/08 · Editado por: osteictes
Sei - numa composição - razoavelmente usar o campo harmonico com triades. sem as sétimas. (e preferindo assim por ser mais fácil.) Mas as vezes coloco uns acordes com sétima para experimentar. e percebo uma uma determinada diferença. queria saber qual a teoria de quando usar um sétima? é a gosto de cada um? porque colocar uma sétima, qual a lógica? em que ocasiões?
|
Alex Supertramp Veterano |
# out/08
· votar
Geralmente é usado para fazer pontes ou preparações, por exemplo na transição do verso da música para o refrão. Me corrijam se eu estiver enganado.
Abraço
|
busterchair Veterano |
# out/08
· votar
serve também pra preparar para outro clima da música, mudando a tonalidade da mesma.
|
Alex Supertramp Veterano |
# out/08
· votar
O que geralmente ocorre na passagem do verso para o refrão
|
gucrispim Veterano |
# out/08
· votar
isso é um caso para El Musicista, ele é capaz de dizer a origem histórico-genética-social-marxista de um acorde com sétima e sua intenção.
|
Edu_Afram Veterano |
# out/08
· votar
basicamente, acho q essas são as maneiras mais usadas, mas existem músicas e músicas...
|
MauricioBahia Moderador |
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar
As sétimas não são, também, as "blues notes", ou seja, usadas tipicamente em blues?
|
busterchair Veterano |
# out/08
· votar
nem sempre a tonalidade da música muda no refrão; geralmente continua a mesma. Vc pode utilizar o acorde com sétima para passar de uma tonalidade maior pra uma menor, etc
|
gucrispim Veterano |
# out/08
· votar
MauricioBahia nem aki nem no Japão
|
MauricioBahia Moderador |
# out/08
· votar
gucrispim
Dó maior com sétima menor = dó - mí - sol - síb = C7?
C7 é uma nota tipicamente bluseira...
Tô falando besteira? ;-)
Abs
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08 · Editado por: Guitar_RdS
· votar
isso é um caso para El Musicista, ele é capaz de dizer a origem histórico-genética-social-marxista de um acorde com sétima e sua intenção. (2)
uahuahuhahhu.
Quanto aos acordes com sétima menor (acho q vc se refere a essa), meu professor dizia q ele perguntava pra o 4º grau da sua escala responder.
Exemplo: D7 pregunta pro G responder.
Quanto a quando usar, acho q põe quando quiser, lembrando q nem sempre se precisa responder com outro acorde. Olhe as músicas tipo Djavan q vc vai ver q eles encaixam vários acordes sem nexo uns com os outros, e frequentemente usam acordes com tétrades, tipo 9º, 14º, 7º, etc>
Espero q tenha ajudado Flw!
|
osteictes Veterano |
# out/08 · Editado por: osteictes
· votar
é que ultimamente tenho composto algumas coisinhas. que até gosto, e que me sinto bem cantando... no entanto olho diversas tantas outras músicas, e acho tudo meu tão simples. nao vejo nada tao simples... [b]fico tentando por sétimas, mas nunca acho tão necessário, ou nada necessário.... me pergunto o quanto minhas coisas poderiam ser melhores mais complexas, ou simplesmente achando que estou sendo forçado a criar coisas de um jeito por não saber tudo... mas enfim.. já disseram que sétima é só uma opção.. e o resto é dissonancia...
|
gucrispim Veterano |
# out/08
· votar
MauricioBahia C7 isso não é uma nota, isso é um acorde. mais uma vez no forum vou usar uma lendária frase de uma professora de sociologia da usp: "O que você disse, em certo sentido, não faz sentido nenhum"
Acordes com sétima podem ser muito usados no blues, mas isso não tem nada a ver com a sétima ser a blue note, até pq ela não é... como disse anteriormente, a sétima casa bem com a intenção do acorde e da melodia pois ela costuma preparar alguma mudança ou turnaround (muitissimo comum no blues), e a blue note da uma outra intenção totalmente diferente
|
MauricioBahia Moderador |
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar
gucrispim Perfeito! Tem toda a razão... Falei m... Confundi tudo! Obrigado! Abs
|
Levy Fialho Veterano |
# out/08
· votar
use-o quando soar bem. sem mais
|
mão muito lenta Veterano |
# out/08 · Editado por: mão muito lenta
· votar
quando estiver passando pelo I e IV graus- sétima maior II, III, V, VI- setima menor VII GRAU- sétima meio diminuta ( eu acho).
no blues, sétima menor no I, IV e V
ex.: blues menor Am7/ Dm7 / F7/ E7/ Am7 / E7/9alt.
sintam-se à vontade pra alguma correção.
abç.
|
Tataum Veterano |
# out/08
· votar
gucrispim falou tudo.... eu uso a sétima como se fosse um turnaround, ou seja, para fechar um ciclo de compassos, por exemplo, um blues de 12 compassos, vc pode usar ele pra ligar os acordes do 12º compasso -> para o 1º compasso seguinte.
mas vc pode usar eles para florear sua harmonia tb, principalmente em blues.... mas aí não é só a 7 pode ser 4, 9 e por aí vai...
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08
· votar
Levy Fialho use-o quando soar bem. sem mais (2)
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# out/08
· votar
Levy Fialho
use-o quando soar bem. sem mais (3)
|
osteictes Veterano |
# out/08
· votar
Levy Fialho Guitar_RdS Motoboy From Hell-SDMF
(Oo) só isso? demora pra acreditar... se eu dissesse que nunca necessito de sétimas nos acordes alguem teria algo q dizer?
|
Levy Fialho Veterano |
# out/08
· votar
osteictes
cara, eu acreditaria.
olha.. eu estudei 8 anos de piano clássico, muita teoria.. sinceramente, não uso praticamente nada disso pra tocar guitarra.
Agora as vezes acontece de você bater aquele acorde e ele não soar perfeito, ai que vale testar a sétima, nona e ai por diante..
toque do jeito quea música te toca =)
|
mlorenzo Veterano |
# out/08
· votar
Levy Fialho apoiado.
osteictes mas se vc quiser virar um harmony freak, compre algum livro bem grosso de harmonia, leia umas 1000 vezes e seja feliz =D
|
gucrispim Veterano |
# out/08
· votar
mlorenzo leia umas 1000 vezes finja que entende metade e bôa! UAHEuAHe
|
Headstock invertido Veterano |
# out/08 · Editado por: Headstock invertido
· votar
Servem para preparaçõo!
Exemplo: Quando se vai de um C maior para um F maior, coloca-se um C7 no contratempo para "enfeitar" o arranjo...
C7 > F D7 > G E7 > A F7 > B G7 > C A7 > D B7 > E
|
osteictes Veterano |
# out/08
· votar
estou um pouco frusrtrado com isso... tem música que uso os acordes D, D7, D7+, G. isso soa bem legal.. ateh ja vi duas outras musicas com isso. queria entender teoricamente como escolheram isso... não desenrolo por conta propria. ah..
|
gucrispim Veterano |
# out/08
· votar
osteictes aí parceiro só estudando harmônia mesmo.... vai fundo que será um grande aprendizado! mas com certeza isso não vai cair do céu pra vc, nem mesmo vai se resolver com uma resposta em um tópico no FCC
|
Lucas_fms Veterano |
# out/08 · Editado por: Lucas_fms
· votar
Use quando soar bem e ponto final, como disseram acima.
Essa sequencia de acordes que você citou é muito comum, D, D7, D7+, G. Ela é interessante por causa desse movimento da sétima que continua na terça do acorde sol.. Ela foi escolhida porque agradou o cara que compôs a música, acredito eu.
|
zodiaco10001 Membro Novato |
# set/17
· votar
Quando usar acordes Maiores com sétima menor?? Por exemplo o Acorde de C Maior tem sétima menor e maior, se usar a sétima maior de C Maior cairia na nota B ficaria dentro do campo harmonico de C Maior, mas da pra usar a sétima Menor que cairia Bb, mas no CH Maior de C nao tem Bb (dentro da escala), no meu ponto de vista só da pra usar a sétima menor do acorde de C Maior no CH Maior de F, ou da pra usar de outras formas??
|
Filippo14 Veterano |
# set/17
· votar
zodiaco10001
Isso aí, o pensamento é realmente esse dos Campos Harmônicos. O C7 aparece apenas quando estamos no tom de F maior (jônio) quando olhamos apenas o campo harmônico natural.
Contudo, esse acorde aparece em alguns tons dos Campos Harmônicos da menor harmônica, menor melódica e outras situações menos convencionais.
Uma música não necessariamente precisa estar em um tom só, seus acordes podendo variar entre varios tons e além disso, uma musica nao precisa tambem ter apenas um campo harmonico, podendo utilizar todos em uma musica só.
Além disso, um acorde maior com sétima como esse C7 pode ser usado dentro de um blues improvisando melodias que nao necessariamente estejam usando a terça maior desse acorde, mas ai tem que estudar mais a fundo campos harmônicos e afins para entender.
Abraco
|
soruji Veterano |
# set/17 · Editado por: soruji
· votar
zodiaco10001
Antes de responder à sua pergunta, vamos entender a função de um acorde dominante, ou seja, um acorde X7. Geralmente, um acorde dominante tem a função de tensionar, preparar seu ouvido pra chegada de um outro acorde, esse por sua vez com função de relaxar o seu ouvido. Em uma cadência mais comum, o acorde a ser preparado está a um intervalo de 4ª justa de distância do acorde preparador (dominante) Ex.: C7 ------- prepara para a chegada do ----- F
Então, em linhas gerais, é plenamente possível você usar um C7 no campo de C, se sua intenção for preparar o ouvido do ouvinte pra chegada de um F.
Vamos pegar um exemplo, na tonalidade de D, em uma música dos Titãs, É preciso saber viver:
D Quem espera que a vida D7M Seja feita de ilusão D7 Pode até ficar maluco G Ou morrer na solidão
O acorde em negrito NÃO pertence ao campo harmônico de D maior, porém como o acorde seguinte está a uma 4ª justa de distância dele, é possível usar D7 como acorde preparador para o G.
No contexto de Blues, os acordes X7 nem sempre terão a função de preparação, mas aí já entram outros modelos de cadências e progressões, como a Cadência Deceptiva.
|