Em busca da Les Paul ideal

Autor Mensagem
Miguel Ceano
Veterano
# out/08 · Editado por: Miguel Ceano


Aí galera...
Mais um da turma "não sei o que quero, mas eu quero!!" pra apurrinhar vocês!!
O lance é o seguinte: Vendi minha Tagima Strato e agora eu quero uma Les Paul.
Só que, no Brasil, a gente só tem duas opções nesse caso: ou gasta os olhos da cara pra ter uma GIBSON Les Paul(a guitarra dos sonhos literalmente) ou compra uma de custo baixo(que as vezes nem é tão baixo) de outro fabricante que tenha o mesmo desenho e fica enchendo ela de acessórios na esperança de um dia ela chegar perto de uma Gibson.
Como o detalhe "falta de grana" fala mais alto, fiquei nessas três opções:

1 - Comprar essa IBANEZ ART 320 que eu achei fuçando o ML.
* Prós:
- Marca Ibanez é confiável
- Captação ativa Ibanez
- Corpo em Mogno
- Desenho lindo
- Não necessitaria de upgrade
- Custo x benefício atraente para o que oferece
* Contras:
- Captação ativa IBANEZ não é equivalente aos caps da EMG
- Captação ativa limita a guitarra no quesito timbre
- Alimentação por pilhas AA e não por bateria de 9 volts
- Headstock/design não segue a risca o padrão Gibson
- Pouquíssima informação sobre ela, a não ser 2 comentários sobre a ART 300(configuração equivalente) no Harmony Central e um vídeo no youtube de um japa testando uma
* Dúvidas:
- Pelo fato da captação ser ativa vou ter que trocar meu amplificador por um com entrada passivo/ativo?
- O som não tem um ar de simulador nesse tipo de cap ou é questão de costume?
- A madeira tem alguma influência nesse tipo de captação?
- É possível colocar captação passiva sem ter que trocar a fiação da guitarra?

2 - Comprar uma EPIPHONE LP STANDART ou uma LP CUSTOM
* Prós:
- Modelo mais próximo de uma Gibson
- Confiança para futuros upgrades
- Corpo em Mogno
- Tarraxas Grover
- Bom valor de revenda
* Contras:
-O preço é mais pela marca do que pelo que a guitarra oferece
-Baixo custo x benefício. Se for considerar a troca dos captadores, então...
* Dúvidas:
- É realmente necessário trocar os captadores??
- Se for assim não é melhor ficar com a 3ª opção?

3 - Comprar uma CONDOR CLP 2 Special e trocar a captação.
* Prós:
- Modelo quase idêntico ao da Gibson LP
- Tarraxas Grover (mesmas usadas na Epiphone)
- Melhor custo x benefício pelo preço da guitarra
* Contras:
- Corpo de Nato em vez de Mogno.
- O custo x benefício vai ficar comprometido quando trocar os caps. O preço vai chegar perto de uma Epiphone.
- Não fiquei muito satisfeito com esse vídeo do youtube de um cara testando uma Condor.
- Receio quanto à tocabilidade da guitarra.
- Baixo valor de revenda.
* Dúvidas:
- Será que eu vou conseguir um resultado satisfatório só com a troca de captadores por uns da Seymour Duncan, por exemplo?
- No sentido de acabamento final ela é equivalente a uma Epiphone?

OBS:
1 - A 1ª opção é a que me deixou mais interessado e foi a causa de ter aberto esse tópico pois não vi nenhuma informação dela no fórum.
2 - Todas as opiniões sobre Prós e Contras foram formadas através de pesquisas em outros tópicos
3 - Estou descartando a possibilidade de pegar uma usada pois nunca tive uma guitarra nova e agora chegou a vez.
4 - Meu equipamento atual é um cubo Meteoro Atomic Drive de 20w e uma pedaleira Meteoro ME-50. Estou pensando em trocá-los por um amp de vergonha, mas não agora.
5 - O som que toco é Heavy e demais sons pesados. Mas queria algo que ficasse entre Guns, Metallica, Iron Maiden, Black Sabbath/Ozzy e Black Label Society.
6 - Descartei a Shelter SX GG1 da escolha porque não curti o desenho da marcação do braço nem o do corpo (aparenta ser maior que o das semelhantes), apesar de ser feita em Mogno, vir com case e de ter o melhor custo x benefício de todas. Também pesou a dificuldade em encontrar os modelos Wine Red e Preto c/ ferragens douradas zero. Só se acha usada.

Não há a minima possibilidade de testar essas guitarras aonde eu moro por isso, conto com a boa vontade de vocês.
Seria interessante ouvir também a opinião de quem possui essas guitarras ou de quem já fez upgrades relatando os prós e os contras de suas escolhas.
Desculpem pelo tamanho do tópico, mas é igual ao tamanho da dúvida.
Vlw!!!!!!!!!!!!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


Então cara, dá uma lida neste tópico, é bem possível que ele te ajude:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/195274/

Miguel Ceano
Veterano
# out/08 · Editado por: Miguel Ceano
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Então cara, dá uma lida neste tópico, é bem possível que ele te ajude:

Cara, brigadão.
Ainda não tinha visto esse tópico.
Mas a principal dúvida é sobre a Ibanez.
Por isso refiz o tópico.
Mas vlw!!!!!!!

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


Miguel Ceano
Velho, vamos por partes.
Primeiro vou comentar algumas besteira q vc acabou falando! hehehehe

Sobre a Ibanez
- Marca Ibanez é confiável
Vc acha?
Eu não coloco a minha mão no fogo por ela não.
Fora a série J.Custom, eu já vi muita barbeiragem por aí.
Sem contar q a Ibanez sequer é uma fabricante.


- Captação ativa limita a guitarra no quesito timbre
Velho, pode dar um murro na cara de qm te falou isso. Eu autorizo.

- Pelo fato da captação ser ativa vou ter que trocar meu amplificador por um com entrada passivo/ativo?
Não. Até pq, não existe amp assim (q eu saiba).
Vc pode usar qualquer amp. Ou até o radinho de pilha do seu avô.

O som não tem um ar de simulador nesse tipo de cap ou é questão de costume?
Nem uma coisa, nem outra.
Ele tem um preamp embutido. OQ não tem absolutamente nada a ver com simulador.

- A madeira tem alguma influência nesse tipo de captação?
A mesma influência q em qualquer outro tipo de captador.
(Te dou o mesmo conselho do murro lá)

Agora as respostas para as dúvidas:

- É possível colocar captação passiva sem ter que trocar a fiação da guitarra?
Bom... Qndo vc compra um captador, ele já vem com os fios próprios.
Só q se for colocar captação passiva, vc vai ter q trocar os potenciômetros.

- Captação ativa IBANEZ não é equivalente aos caps da EMG
Nunca testei, mas igual, não deve ser mesmo.
Agora, esse negócio de "equivalente" é da opinião de cada um.

Eu fiz um review uma vez sobre uma Ibanez dessa... Não é a 300, mas é praticamente o mesmo modelo.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/164596/

Sobre a Epiphone
- É realmente necessário trocar os captadores??
Cara, isso só vc pode saber.
Tem q tocar a guitarra primeiro, pra depois saber se vc qr outro tipo de captaçõa nela ou não.

Sobre a Condor
- Será que eu vou conseguir um resultado satisfatório só com a troca de captadores por uns da Seymour Duncan, por exemplo?
OQ vc considera satisfatório, pode não ser satisfatório pra mim, por exemplo, entende?
É uma questão pessoal.
Então, vale a mesma dica aí de cima.

MauricioGT
Veterano
# out/08
· votar


Bem, são boas guitarras mas eu recomendo nenhuma dessas.

- A Gibson Studio por ser cara demais
- A Ibanez por fujir bastante do desenho classico LP e por faltar mais informações e sons sobre ela.
- E as Ephipone por ter outras guitarras de qualidade semelhante (em todos os termos)

Quer uma guitarra com um preço bom e qualidade otima? Leia o topico abaixo acabe com suas duvidas.. Hehe

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/172490/

Obs: Opinião minha depois de muito observar as opiniões do pessoal do forum, mas oque conta no fim é decisão sua.. hehe

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/08
· votar


Miguel Ceano

- Captação ativa limita a guitarra no quesito timbre

Alguem aki assistia Dragon Ball Z quando era moleke? Quando algum personagem se irritava, que ficava akela aurea de energia em volta dele? Pois estou assim hauhauhauhauhauhaua

Velho do ceu, faça o que o Soulface disse, dá um soco na cara do infeliz que falou isso.
Voce acabou de dizer que sei lá, o David Gilmour tem timbre cocôzao hauhauha

Soulface

- É possível colocar captação passiva sem ter que trocar a fiação da guitarra?
Bom... Qndo vc compra um captador, ele já vem com os fios próprios.
Só q se for colocar captação passiva, vc vai ter q trocar os potenciômetros.


Tem que trocar o Jack tambem neh?*desculpa se eu estiver errado, eh que lembro que no meu kit da Emg vinha um jack stereo, mas nao sei se ele serve pra passivo dai*

abraço!

Diino
Veterano
# out/08
· votar


eu compraria a ibanez, tanto pela marca, beleza, marcação, acessórios cap. ativa.

linda essa guita, bateu mó gas
:S

qto ao lance de "nao ser igual a gibson"
qual a moral de ser igual a gibson? o pessoal tem mais é que inovar, e nao seguir a mesma risca sempre.

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
É melhor trocar o jack tb.
Não q com um jack mono, a guitarra não funcione.
Mas com um jack stereo, vc faz a ligação de modo que ao desplugar o cabo, os captadores "desliguem". Economizando a bateria.

Miguel Ceano
Veterano
# out/08 · Editado por: Miguel Ceano
· votar


Soulface

Cara, o tópico que você indicou e as dicas mataram a pau. Acho que vou acabar pegando essa Ibanez.

Alguns comentários:

Realmente, antes da marca deve-se olhar a origem do instrumento. No caso das Ibanez, acho que as coreanas e as japonesas é que são mais confiáveis. Essa que postei é made in china.

Sobre esse lance do timbre dos caps ativos, já ouvi vários comentários a respeito disso, inclusive em revistas especializadas, mas confesso que não lembro a que modelo de guitarra se referiam, e como nunca entendi direito o motivo desse comentário, postei aqui. Mas, pelo que você disse não passa de um engano.

A troca de captação se refere a tentativa de alcançar um timbre próximo ao de uma Gibson Les Paul . No entanto, eu necessitaria testar as duas guitarras em um mesmo tipo de equipamento pra conseguir isso. O que é impossível para mim. A dúvida vem do receio de investir em um jogo de captadores que custam quase o valor da guitarra e não conseguir o objetivo por limitação do instrumento, especialmente no caso da Condor.

O lance do amplificador é porque lembrei de ter visto amps com entradas HIGH e LOW, e achava que eram para o caso de ligar guitarras ativas ou passivas. Agora não lembro se eram amps de guitarra ou de baixo.

Vlw!!!!!!!

Miguel Ceano
Veterano
# out/08
· votar


Agradeço a todos os demais pelas dicas e indicações.

Vlw!!!!!!!!!!!

masc073
Veterano
# out/08 · Editado por: masc073
· votar


Miguel Ceano
Eu acredito que essa aqui seja bem legal.
Tagima Infinity Custom

Não é uma Les Paul em Mogno, porque essa é uma madeira de utilização proibida no Brasil. O corpo é em cedro, uma madeira nobre, com sonoridade próxima ao Mogno e muito utilizada em violinos. O tampo e o braço são em maple. O fato do braço ser em maple vai equilibrar um pouco mais o som. Ela vem com captadores vintage 59 da Seymour Duncan (ou seja, são top).
Além disso, possui alavanca. Um modelo muito interessante mesmo.

Olha, eu já tenho uma Les Paul, mas se não tivesse e fosse comprar uma, eu pararia para testar esse modelo da Tagima.

Fica a sugestão. Acredito que essa valha mais a pena do que uma Condor ou uma Epiphone. Até porque vc não vai precisar fazer upgrades.

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


masc073

Tagima Infinity Custom
Escala: Marfim ou Rosewood com 22 trastes e marcações em abalone


Pelo menos a guita da foto ali, de abalone não tem é nada!

masc073
Veterano
# out/08
· votar



Tagima Infinity Custom
Escala: Marfim ou Rosewood com 22 trastes e marcações em abalone

Pelo menos a guita da foto ali, de abalone não tem é nada!


Tudo bem. Mas isso não tira o mérito da guitarra.
Me parece ser uma Les Paul muito boa.

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


masc073
Não é uma Les Paul em Mogno, porque essa é uma madeira de utilização proibida no Brasil.
Murro nele!É proibido o corte,e não a utilização da madeira.

E sobre essa tagima,ela tem tremolo,portanto certamente não terá tanto sustain quanto uma lp normal em timbres cleans,apesar de que com distorção high gain a diferença deve ser pouco perceptível,mas aí tem que ver o que o cara quer.Me lembrou as prs tremonti.

masc073
Veterano
# out/08 · Editado por: masc073
· votar


Rod Turtle
Ué? Então eu posso utilizar o Mogno sem cortá-lo???
Nossa! Vc é muito inteligente :)

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


masc073
óbvio que sim,se o cara tiver a madeira já cortada em estoque ele pode usá-la.

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


Em busca da Les Paul ideal

é um título que já mostra a dificuldade da coisa... É tipo, "Em Busca do Cálice Sagrado". Pra mim, a Les Paul Ideal tem que, antes de mais nada, ser bem construída; com madeira de qualidade, que é a alma do instrumento. A parte elétrica é o "robô" da coisa, dá pra melhorar até!

Em suma, das opções acima eu pegaria uma das Epiphones. Mas, com um pé atrás, testaria na loja por algumas horas antes fechar negócio.

Abs.

Fanderslash
Veterano
# out/08
· votar


Das citadas por você a que eu mais gostei foi da Ibanez.

Simplesmente por ser Ibanez e saber do que a marca é capaz,mas mesmo assim não compraria uma.


No preço até 2.000 (já que você não colocou um limite,mas esse é o preço da Epiphone Standard) tem alguns modelos que eu dou preferência :

-Condor Set Lemon Drop

http://www.condormusic.com.br/br/produtos/?id=9

Muito bem falada aqui no FCC além de ser idêntica a uma
Gibson

- Cort Z Custom

http://www.cort.co.kr/english/products/common/view.asp?product_id=112#

E

Cort Z64

http://www.cort.co.kr/english/products/common/view.asp?product_id=170#

Ambas são parecidas,dê uma olhada nas especificações.
Ambas tem captadores Seymour Dunca,ou seja,não precisa de upgrade quanto a isso

- PRS SE Tremonti

http://www.prsguitars.com/tremontise/

É um modelo assinatura da segunda linha da SE,mas é tão boa quanto as citadas acima.


Dê uma olhada nos links e veja se pode ser útil na sua escolha.

Até mais

Miguel Ceano
Veterano
# out/08 · Editado por: Miguel Ceano
· votar


MauricioBahia
é um título que já mostra a dificuldade da coisa... É tipo, "Em Busca do Cálice Sagrado". Pra mim, a Les Paul

É Maurício, talvez eu não tenha sido bastante direto, mas só existe uma Les Paul, que é a GIBSON Les Paul, a qual todos copiam e tentam imitar a todo custo. No entanto, elas custam a partir de R$5.000,00, o que está fora da minha realidade. Então o pensamento seria: Como chegar o mais próximo possível de ter uma guitarra com as características de uma GIBSON Les Paul(entenda-se visual e timbre), gastando o mínimo possível?? E será que isso é possível??
Agora, se o pensamento fosse de montar a guitarra ideal, aí eu concordaria contigo. Depende apenas do gosto de quem vai tocá-la.

Fanderslash

Cara, valeu pelas indicações. Sei que a Cort é uma marca de responsa e tem umas guitarras de ótima qualidade, mas acho que eles não acertaram nesses modelos Les Paul. Não pela qualidade, mas pelo visual mesmo.
Já tinha visto essa PRS Tremonti, mas fiquei na mesma duvida da Ibanez, então preferi arriscar na Ibanez.

Galera, vamo deixar esse papo de dar murro uns nos outros. Ninguém sabe mais que ninguém. O legal de saber alguma coisa é poder compartilhar com os outros. Essa é a razão de um fórum desse tipo. E só se aprende errando mesmo.

Vlw!!!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Miguel Ceano

Concordo plenamente contigo! Eu tô falando do modelo Les Paul. Como disse, das 3 citadas eu optaria por uma das Epiphones que citou. Depois, talvez, eu trocarias os caps.

Abs

masc073
Veterano
# out/08
· votar


Rod Turtle
Se vc não sacou, a Tagima normalmente trabalha com madeiras nacionais - cedro, pau marfim, marupá, etc. Por isso, o mogno não é utilizado pela Tagima, visto que no Brasil sua utilização para instrumentos ou móveis é proibida. Vou resumir para vc entender: no Brasil só pode ser utilizado em instrumentos musicais o mogno importado. E isso encarece os custos. Por isso, a maioria das guitarras nacionais substitui o mogno por cedro.

andreteixeira
Veterano
# out/08
· votar


Miguel Ceano

eu tenho uma clp2 , comprei ela semi-nova a uns 2 anos atrás paguei 650,00 . isto é bom mas ao mesmo tempo é muito ruim, veja só ela é uma guitarra boa e vale a pena investir nela, porém a revenda dela é péssima , o cara comprou ela na época por 1.000 / 1.100 . vendeu numa loja nem sei por quanto, e comprei na loja por este valor. então se vc optar pela condor esqueça uma possivel revenda.

se eu tivesse grana na época , procuraria uma dessas:

http://www.espguitars.com/guitars_ec.html

essas combinam bem , com o que vc quer.

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


masc073
O uso de mogno aqui não é proibido cara,você pode usar mogno brasileiro sim,só não pode cortar árvores de mogno,mas supondo que o cara possui 1m cúbico de mogno que foi cortado antes da proibição do corte ele pode utilizá-lo sim,e é assim que os luthiers o conseguem.

MauricioGT
Veterano
# out/08
· votar


Rod Turtle

Proíbido é sim, mas sabe como são as coisas no Brasil, sempre se da um "jeitinho" ...

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


MauricioGT
Também tem isso

GUGALOO
Veterano
# out/08
· votar


Miguel Ceano
Cara, eu pegaria uma epi custom usada, tinha uma e é muito boa, além de muito bonita. Vendi com caps gibson 500t e 496r, por 1650,00 (de graça), procura uma boa custom, e depois troca os caps.

masc073
Veterano
# out/08 · Editado por: masc073
· votar


O uso de mogno aqui não é proibido cara,você pode usar mogno brasileiro sim,só não pode cortar árvores de mogno,mas supondo que o cara possui 1m cúbico de mogno que foi cortado antes da proibição do corte ele pode utilizá-lo sim,e é assim que os luthiers o conseguem.

Hehehehehe. É para rir! O cara não pode cortar mas pode usar!
Amigo, na prática, as empresas nacionais de instrumentos musicais importam o mogno utilizado - ex. nzaganin. A própria Gibson antigamente utilizava mogno brasileiro - que é de qualidade superior ao mogno que eles utilzam atualmente. Depois que a espécie ficou ameaçada de extinção, houve a proibição.

MauricioGT
Veterano
# out/08
· votar


Miguel Ceano

Incrivel como eu so agora percebi que você disse la em cima Condor CLP2 S... ( kkkkk - que falta de atenção minha). Então nesse caso a ultima opção claro seria a condor... Claro porque a CLP2S nem é de mogno e comparar com a Epiphone Custon seria ate sacanagem com a Condor.

Miguel Ceano
Veterano
# out/08
· votar


Aí galera!!
Vou ficar louco.
Não consigo me decidir entre essas duas guitas para comprar:

IBANEZ ART 320

ou

EPIPHONE LES PAUL STANDARD BLACK CHERRY

As duas estão +/- no mesmo preço. Entre R$1600,00.
Já fuçei site e o escambau mas a dúvida continua. São guitarras bem diferentes. Se pudesse levava as duas. Mas entre querer e poder... hehe
A minha principal dúvida está entre em escolher captação passiva ou ativa e de qual guitarra apresentaria melhor tocabilidade (braço x escala x corpo x peso).
Será que alguém poderia matar essa charada??

Diino
Veterano
# out/08
· votar


Miguel Ceano
A minha principal dúvida está entre em escolher captação passiva ou ativa e de qual guitarra apresentaria melhor tocabilidade (

que que vc curte?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Em busca da Les Paul ideal