Como retiro o captador e instalo outro?

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # out/08 · Editado por: janick


    Fala rapaziada.

    Então, comprei o JB jr e estou criando coragem para instalar eu mesmo o dito cujo. Existe algum guia de como se fazer isso?
    Ferramentas necessárias, somente um ferro de solda?

    Quais são os riscos, quais cuidados devo tomar, ... ?
    O captador original é um Texas Special. Se alguem souber informações especificas do caso em especial e tenha conselhos, agradeço muito, pois pretendo ir na cara e coragem e instalar esse captador na minha guitarra.

    Muito obrigado


    Um abraço

    kiki
    Moderador
    # out/08
    · votar


    janick
    precisa saber usar ferro de solda eletrico, e ter no minimo o ferro e estanho pra soldar, mais ferramentas comuns (chave, alicate, etc).

    se nunca fez solda eletronica, faça testes com alguma outra coisa antes. monte um cabo - compre dois plugs P10 e alguns metros de cabo de audio mono.

    de uma olhada no site www.handmades.com.br que eles tem varios tutoriais sobre eletronica. de captador não tem acho.

    procure tambem tutoriais sobre soldadem eletronica na net, tem varios istes que ensinam.

    a instalação é simples, é só soltar os dois fios que saem do captador e botar os fios do seu captador novo no mesmo lugar. mas sem experiencia existe um grande risco de voce fazer alguma bobagem. seja cauteloso.

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    kiki
    Sim... já fiz umas soldas, e ao que parece nunca queimei nada ainda. hahahah
    Eu achei um ferro de solda de 30W aqui, com o sugador e tudo mais, serve?
    Não tenho ferro de solda aqui ainda... pensei em comprar um kit para montar o MXR distortion e pegar uma pratica maior na solda, e depois tentar trocar o captador.

    Mas minha dúvida é sobre como vou retirar o captador que já estava antes!

    um abraço

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Imagino que o Seymour tenha 4 fios, enquanto o Fender apenas 2? Ou é viagem minha? Vou procurar na internet

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Como eu imaginei, dois fios, sendo que um está conectado ao potenciometro de volume e o outro à chave seletora. Como instalaria o JB, que possui 4 fios?

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    http://www.fender.com/support/diagrams/pdf_temp1/stratocaster/0139312A /SD0139312APg2upg2.pdf


    Para ter uma ideia melhor, aqui a parte elétrica da minha stratocaster

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Agora peguei o wiring diagram da Seymour Duncan, com várias maneiras de instalar mas não sei qual uso... Até agora meu único palpite é soldar o fio no potenciometro e o branco na chave seletora, sobre o verde e o vermelho, não faço a minima ideia. Ajuda! hehehe

    Desculpem por tantos posts.

    Curly
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Curly
    · votar


    janick

    cara, o maior risco que vc pode correr seria um pingo de solda ou a ponta do ferro tocar na sua guitarra e marcar o acabamento, isso porque se vc fizer uma ligação errada, um luthier sempre poderá consertar... vou colocar minhas sugestões:

    - material: ferro de solda (maximo de 30w); sugador de solda (um tipo de seringa que 'chupa' a solda líquida); base para o ferro (espécie de descanso); espuminha especial para limpeza da ponta do ferro; tubo de solda fina; flanela ou pano macio

    fotos:

    tubinho de solda
    sugador de solda
    base para o ferro

    - como fazer numa strato: 1) solte as cordas; 2) tire os parfusos do escudo; remova o escudo com cuidado, ele continuará preso ao corpo pelos fios de ligação do jack de saída e pelo fio que faz o terra da ponte; 3) proteja o corpo da guitarra com a flanela; 4) tire fotos da parte de trás do escudo, assim vc poderá desfazer caso algo dê errado; 5) espere o ferro esquentar bastante, encoste um pouco de solda na ponteira, deixe 'fumegar' um pouco e depois limpe a ponta na espuma; 6) para soltar o captador, encoste a ponta do ferro no local até a solda ficar líquida, sem tirar o ferro, com a outra mão, sugue a solda líquida com o sugador, puxe o fio e ele se soltará, se ficar ainda solda no pot ou na chave seletora, use o ferro e o sugador para limpar; 7) retire o captador; 8) coloque o captador novo, identifique qual fio é a saída e qual é o terra e solde nos lugares corretos

    e pronto ! é bom praticar antes com o ferro e o sugador soldando fios, etc

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Curly
    Hm... sim! Ja brinquei de soldar um pouco uns fios de um fone, e deu certo... mas nao tinha sugador... melhor praticar com o sugador e tudo mais! O problema é, se cair muita solda por exemplo, não estraga?
    E tenho medo de soldar errado, por isso estou botando o esquema aqui para descobrir aonde vai cada fio!

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ah, e como tirar um captador?
    Imagino que não seja só "puxar" o fio até sair... certo?

    Curly
    Veterano
    # out/08
    · votar


    janick

    o sugador é barato e facilita bastante o serviço. o seu cap tem 4 fios porque ele é um HB e permite acesso individual às bobinas, então com 4 fios é possível fazer uma ligação com uma chave de split, por exemplo. se vc vai ligá-lo normal, sem split, então vc só usará 2 fios, os outros 2 fios que sobrarem ficarão ligados entre si, tem que olhar no esquema do cap para ver, pelas cores, qual é a ligação correta

    kiki
    Moderador
    # out/08
    · votar


    janick
    Como eu imaginei, dois fios, sendo que um está conectado ao potenciometro de volume e o outro à chave seletora. Como instalaria o JB, que possui 4 fios?
    Agora peguei o wiring diagram da Seymour Duncan, com várias maneiras de instalar mas não sei qual uso... Até agora meu único palpite é soldar o fio no potenciometro e o branco na chave seletora, sobre o verde e o vermelho, não faço a minima ideia. Ajuda! hehehe

    ah, isso eu não sabia. alias, não sei quais as possibilidades. de uma pesquisada sobre o assunto.

    no mais, siga as dicas do Curly que estão bem ocmpletas.

    Slave of hell
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eu sei q num é da minha conta...mas pra mim não é uma boa tirar um texas special de uma fender pra colocar um jb..isso pra mim,que sou stratouser tradicional...mas o tópico num é sobre o jb ou texas...por isso espero que vc goste do resultado..eu possuo um jb trembucker num guitarra com floyd,e tava dando uma testada aki agora...o bixo é distortion na vêia mesmo,é versátil mas a praia dele é esta mesmo

    qnto a troca...se eu fosse vc eu mandaria p um luthier...pois apesar de ser um serviço fácil,eu me conhecendo teria certeza que mesmo dando certo,poderia ser melhor ...eu sou noiado comigo mesmo,e se tratando de fender,,vish

    mas isso aí sou eu viu?

    Japoneis_
    Veterano
    # out/08
    · votar


    cara não tem erro, é muito tranquilo instalar captador...

    esse cap que voce vai usar vai ser pra qual posição?

    no site da seymour tem o diagrama pra cada captador... e se voce comprou o captador novo, o manual pra instalar tambem vem junto...

    se eu não me engano esse jb jr, é hambucker em formato de single, num é?

    é por isso que ele tem 4 fios... 2 fios ficam soltos mesmo... na verdade eles são usados para splitar os caps, deixar single...

    qualquer coisa me add no msn, q eu posso te ajudar... rafapira@hot..

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Japoneis_
    Ponte!
    Isso mesmo... entendi!
    Po, beleza então Rafa, vou te adicionar aí!
    Cara, então eu soldaria apenas dois fios, e os outros, soltos?
    E dai o captador já estaria funcionando Ponte e Ponte + meio certo?
    E para tirar o outro captador, arranco no puxão mesmo, tenho que tirar solda, fazer o que??

    Japoneis_
    Veterano
    # out/08
    · votar


    isso mesmo cara... os outros 2 ficam soltos, só são usados para splitar..

    voce tem q tirar na solda... chega com o ferro de solda com cuidado e vai tirando as soldas dele...

    sua strato ta com a parte eletrica original?

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Japoneis_
    Aham!
    Po... e não tem perigo de queimar o circuito botando a solda perto para tirar??

    Po, explica melhor essa parte ae amigo.

    Curly
    Veterano
    # out/08
    · votar


    janick

    o jb jr tem que ser soldado da seguinte maneira para funcionar como HB:

    - fio preto - para a chave de seleção de caps
    - fio branco e fio vermelho - ligar os fios entre si e passar uma fita isolante nas ligações. os dois fios ficam soltos mas ligados entre si
    - fio verde e fio desencapado (terra) - soldados na carcaça do pot usado para concentrar a ligação do terra, em geral é o pot de volume, vc descobre pois é onde está ligado o terra do jack de saída

    http://www.seymourduncan.com/images/products/electric/stratocaster/501 015-100.pdf

    Japoneis_
    Veterano
    # out/08
    · votar


    cara, me add pra gente conversar melhor vai... se te explicar tudo por aqui, a gente vai criar mil post

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Japoneis_
    beleza velho!

    Japoneis_
    Veterano
    # out/08
    · votar


    se der, tira uma foto de como ta a parte eletrica da sua guitarra agora, mais tem que estar com boa resolução pra gente poder ver bem...

    ai eu vou marcando o que é pra voce fazer...

    o jb jr tem que ser soldado da seguinte maneira para funcionar como HB:

    - fio preto - para a chave de seleção de caps
    - fio branco e fio vermelho - ligar os fios entre si e passar uma fita isolante nas ligações. os dois fios ficam soltos mas ligados entre si
    - fio verde e fio desencapado (terra) - soldados na carcaça do pot usado para concentrar a ligação do terra, em geral é o pot de volume, vc descobre pois é onde está ligado o terra do jack de saída
    [i]o jb jr tem que ser soldado da seguinte maneira para funcionar como HB:

    - fio preto - para a chave de seleção de caps
    - fio branco e fio vermelho - ligar os fios entre si e passar uma fita isolante nas ligações. os dois fios ficam soltos mas ligados entre si
    - fio verde e fio desencapado (terra) - soldados na carcaça do pot usado para concentrar a ligação do terra, em geral é o pot de volume, vc descobre pois é onde está ligado o terra do jack de saída
    [/i]


    é exatamente isso... não tem o que errar...

    e quanto ao seu medo de queimar alguma coisa, pode ficar sucegado que voce não vai queimar nada... a não ser que acerte com o ferro de solda algum outro fio...

    é só ter cuidado e sempre usar só a ponta do ferro...

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    CONSEGUI!
    HAHAHAHAHAH

    Meus dedos ainda doem porque queimei com a solda umas 3 vezes, mas o que importa, é que captador está na guitarra, funcionando que é uma beleza! De inicio achei que ele é agressivo, mas tem muitos médios... isso eu adoro, mas tenho que regular a altura e no amplificador também para achar a dosagem certa. Mas parece ser o captador que eu estava procurando. E estou todo orgulhoso de mim porque não tive que pagar para ninguém instalar, apesar dos dedos doerem! hahaha

    VALEU GALERA! =)

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    kiki
    Curly
    Japoneis_
    Meus caros colegas, MUITO obrigado pelos conselhos, me ajudaram muito.

    janick
    Veterano
    # out/08
    · votar


    E para a minha surpresa, poderia ter comprado um Pearly Gates ou um Paf Pro,porque a danada tem uma cavidade um tanto quanto diferente... 2 humbuckers, ponte e meio, e um espaço de single no braço. Mas enfim, curti do jeito que ta!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como retiro o captador e instalo outro?