Circulo de quintas e relatividade.

    Autor Mensagem
    LUTIN
    Veterano
    # out/08 · Editado por: LUTIN


    Já sei montar o circulo de quintas e sei tambem o qual o grau relativo da tonica. Mas gostaria de saber em uma explicaçao mais popular, menos tecnica. Qual a finalidade do circulo de quintas? Qual o seu objetivo? E no grau de relatividade, porque na escala de ``C`` o relativo é Am? Queria entender o sentido da relatividade. Porfavor se poderem citar exemplos.

    john_joao
    Veterano
    # out/08
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    Cara, na boa, o cinco das quintas só serve para a transposição de escalas com os sustenidos, na prática, na vera mesmo, não serve pra nada!

    palavras do meu professor

    uhahauha

    quanto à teoria da relatividade, isso é melhor pedir para algum físico te explicar ... :o)

    sacanagem...

    é bem simples: quando você pega a disposição de tons e semitons na escalar maior ela coincide com os da escalar menor melódica descendente. isso é a relatividade.

    john_joao
    Veterano
    # out/08
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    C Maior : C D E F G A B

    A menor (harmonica) A B C D E F G#

    A menor (melódica descendente) A B C D E F G

    sacou?

    as escalas de c maior e lá menor tem as mesmas notas.

    El Musicista
    Veterano
    # out/08 · Editado por: El Musicista
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    LUTIN

    Mas gostaria de saber em uma explicaçao mais popular, menos tecnica. Qual a finalidade do circulo de quintas

    Tanto o círculo das quintas, quanto o círculo das quartas, são muito úteis para a transposição de notas, uma vez que você não precisa ficar "fazendo continha" p/ transpôr um tom para o outro, e passa a ver as notas dentro da escala por meio de graus (I II III IV V VI VII), o que facilita a transposição.

    E no grau de relatividade, porque na escala de ``C`` o relativo é Am

    Existem dois tipos de relatividade entre acordes maiores e menores, veja:

    C é relativo de Am;
    C é anti-relativo de Em.

    Dissecando as tríades de cada acorde, temos:

    C: C E G
    Am: A C E

    C: C E G
    Em: E G B

    A escala de C é a mesma escala de Am...

    C D E F G A B

    ...Mas não é a mesma escala de Em:

    Escala de C (cuja relativa menor é o Am): C D E F G A B
    Escala de G (cuja relativa menor é o Em): C D E F# G A B

    Percebe a diferença?

    Espero te-lo ajudado.

    Forte abraço!

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # out/08
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    LUTIN

    Por incrivel que pareça é bem simples!!!!!!

    O circulo das quintas serve para se saber e se situar a tonalidade de cada música.

    Os relativos é mais simples ainda, pq C é relativo de Am??????

    Por que na armadura de C tem a mesma quantidade de bemóis e sustenidos que na armadura de Am, (ou seja nenhum).

    Isso quer dizer que na escala e no campo harmonico as duas tonalidade possuem as mesmas notas e acordes, o que muda é a posição e a intenção.

    Nunca despreze o circulo das quintas ele é essencial.

    Abraço

    pablo guibérrtô
    Veterano
    # out/08 · Editado por: pablo guibérrtô
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    relatividade serve pra agente improvisar em cima da escala de C e qndo injuar dela usa a de Am.
    na mão tem alguma diferença mais no ouvido sai tudo a mesma coisa.
    menos técnico q isso eu naum consigo!!!!hehe!!

    Davi Dornelles
    Veterano
    # out/08
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    El Musicista



    Melhor Impossível!

    Tataum
    Veterano
    # out/08
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    El Musicista

    Melhor que isso, só mamão com açucar....

    pablo guibérrtô
    Veterano
    # out/08
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    Escala de G (cuja relativa menor é o Em): C D F F# G A B
    naum intendi o F no 3º grau, pode explicar melhor???

    james_the_bronson
    Veterano
    # out/08
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    john_joao
    é bem simples: quando você pega a disposição de tons e semitons na escalar maior ela coincide com os da escalar menor melódica descendente. isso é a relatividade.

    Melhor falar menor natural para não complicar né???

    pablo guibérrtô
    naum intendi o F no 3º grau, pode explicar melhor???

    É E mesmo. Ele deve ter se enganado :] ...

    thilawyer
    Veterano
    # out/08
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    pablo guibérrtô
    naum intendi o F no 3º grau, pode explicar melhor???

    Acredito que tenha sido um erro de digitação rsrs seria "E" mesmo rsrs

    james_the_bronson
    Veterano
    # out/08
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    É só uma alteração de diferença para cada tom vizinho no ciclo ( daí os tons vizinhos ). Tem um exercício legal disso: Subir e descer as escalas progredindo no ciclo na mesma região do braço...

    Exemplo: Começou com Dó Maior na 8ªcasa, desce ela toda, sobe. Depois desce de novo em Sol Maior. Ou seja, alterando o Fá para Fá#...

    Detalhe: Se você começou no Dó da 8ª casa, você vai ficar ali sempre próximo a ele. Isso talvez soe meio modal ( Dó Lídio em vez de Sol Maior ). Se você quiser improvisar em Sol Maior mesmo, se liga onde fica a tônica ( Sol ) e também as notas do arpejo ( Si, Ré [ Fá# ] )...

    El Musicista
    Veterano
    # out/08
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    pablo guibérrtô
    thilawyer

    Escala de G (cuja relativa menor é o Em): C D F F# G A B

    Sim. Foi um erro de digitação. Ao invés do F, é um E, ficando dessa maneira:

    Escala de G (cuja relativa menor é o Em): C D E F# G A B

    O original já foi corrigido.

    Muito obrigado pela correção!

    LUTIN
    Veterano
    # out/08
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    GENTE. Muito obrigado.. Vcs todos me ajudaram. Agora gostaria de saber qual a melhor maneira de se estudar teoria junto com pratica? Ou se é melhor estudar a teoria e depois fazer exercicios.

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