Les Paul: Epi Custom ou Gibson?

Autor Mensagem
pedro.bluesman
Veterano
# out/08


Sei que já há vários tópicos relacionados a este. Mas pude observar que nenhum foi tão específico e as respostas costumam fugir do foco.

Primeiramente eu gostaria da opinião e conhecimento dos interessados no assunto sobre a Epi Les Paul Custom e a Gibson Les Paul.

- Além do custo benefício, a Epi Custom é feita de mogno asiático, qual a diferença dessa madeira pra usada na Gibson?

- Além das madeiras diferentes, o tratamento dado à madeira é diferente também? Pela Gibson...e pela Epi? Até que ponto isso influencia no timbre e nas vantagens de se adquirir cada guitarra? Quanto mais seca e mais leve a madeira o timbre é mais pesado e limpo? mais vintage?

- Estou a procura dessas guitarra, principalmente da Epi, pelo custo benefício dela....o modelo da Epi Custom q eu quero é meio raro de achar, com as tarraxas originais da Gibson, akelas de madriperola ou perolizadas... (raridade), acho q se eu comprar uma Epi com tarraxas cromadas e posteriormente trocar pelas perolizadas, não há maiores problemas né?



Grande abraço desde já à todos.
P.S: se eu esqueci algo, depois eu complemento!

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


pedro.bluesman
mogno asiático
Bom... na prática, isso não existe.

- Além das madeiras diferentes, o tratamento dado à madeira é diferente também?
Até onde eu sei, PRINCIPALMENTE o tratamento e o processo de secagem das duas sao diferentes.
E isso influencia na qualidade da guitarra em si.
Influência no timbre?
Tem gente q jura d epé junto q percebe. Mas eu já não afirmo nada.
Agora, q as madeiras utilizadas nas Gibsons sao bem melhores, isso são.

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


pedro.bluesman
qual Gibson Les Paul?

masc073
Veterano
# out/08
· votar


Nossa, vc tá comparando uma Gibson Les Paul com a Epiphone Custom.
Mesmo se for a Gibson Studio, não tem comparação.

Vou tentar fazer uma pequena análise:
Elétrica e captadores
Gibson Studio: elétrica de qualidade Made In USA + captadores Gibson Made In USA.
Epiphone Custom: elétrica inferior Made In China + captadores inferiores Design By Gibson (que são captadores de segunda linha)

Madeira
Gibson Studio: madeiras de qualidade. Normalmente as guitarras são feitas por duas ou três peças de mogno + tampo de maple. Processo de secagem cuidadoso.

Epiphone Custom: madeiras de qualidade inferior. Normalmente são várias peças de mogno e não há tampo de maple. Processo de secagem não é ideal.

Existem outros detalhes, como ferragens e acabamento, mas acho que não vale a pena ser tão detalhista.

Vale à pena a Epiphone Custom?
Claro que vale. Não é uma guitarra de primeira linha, mas é uma boa guitarra. Com alguns upgrades (principalmente captadores) o som vai melhorar consideravelmente. Se vc não tem grana para uma Gibson, não pense 2 vezes.

gucrispim
Veterano
# out/08 · Editado por: gucrispim
· votar


masc073
Processo de secagem cuidadoso.
Processo de secagem não é ideal.
nuos... vc já deve ter feito muitas visitas às fábricas de Epiphone e da Gibson

masc073
Veterano
# out/08 · Editado por: masc073
· votar


gucrispim
Não. Basta vc ler um pouco as especificações da Gibson, no site da Gibson. Vc saberá que eles possuem um esquema de reflorestamento e tudo mais. Sem contar que mantém as madeiras em níveis ideais de temperatura.
Se quiser se informar, visite o site da Gibson.

Vc acha que se a Epiphone fizesse isto, eles não divulgariam?

Regnum_irae
Veterano
# out/08
· votar


Pra complementar aí o que o colega disse a respeito do processo mais cuidadoso de produção da gibson, algumas fotinhos aí da fábrica de Memphis, batidas esse ano mesmo!

http://img156.imageshack.us/img156/6015/pics227xh1.jpg

http://img372.imageshack.us/img372/1182/pics229lx7.jpg

http://img217.imageshack.us/my.php?image=dsc00390ep1.jpg

http://img237.imageshack.us/my.php?image=dsc00394ir2.jpg

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


masc073
então fale com menos propriedade, e cite da onde você concluiu o que escreveu, pq pelo lido aparentemente você tem algumas mudas de gibson em casa...


Regnum_irae
ptz cara, mto massa as fotos! =) na ultima dá pra ver a Les Paul inspirada na que o John Lennon usou em um show no Madison Square/NY em 72 .. axo mto dahr ela

Regnum_irae
Veterano
# out/08
· votar


gucrispim
Aquela ultima foto foi de um momento de orgasmo...aHaUhaUahuaH , tocando com a camo custom do zakk diante de uma parede de gibsons, na porra da fábrica da gibson.....fantástico!

Bendsup
Veterano
# out/08
· votar


qualquer gibson studio é melhor que qualquer epiphone... tirando as elitist...

Slash Hammett
Veterano
# out/08
· votar


Regnum_irae

fotos bem legais.
no youtube tem tb uns videos da fabrica da gibson:
http://br.youtube.com/watch?v=EYN_K9dVYVQ
http://br.youtube.com/watch?v=DzxV1_ZGj4w&feature=related

em relaçao ao assunto principal do topico, acredito q a gibson eh uma guitarra muito superior a epiphone custom, porem o custo x beneficio da epiphone eh muito maior do q o da gibson.

flws

masc073
Veterano
# out/08
· votar


gucrispim
Vc quer que eu fale com menos propriedade? Parece piada, amigo.
Eu não estou falando do que não sei. Até porque eu possuo uma Les Paul e me informei bastante sobre a questão da qualidade antes de adquirí-la.

Se vc não costuma se informar sobre guitarras e acredita que
existe alguma Gibson Studio inferior à Epiphone Custom Made In China,
então paciência.

pedro.bluesman
Veterano
# out/08
· votar


Obrigado a todos pelas belas respostas, ajudaram bastante...
Eu to comparando as duas guitarras sim, primeiro pelo custo benefício, segundo q eu estou em mente em pegar aquela linha da Epiphone antiga, Custom especial q vinham com tarraxas madriperolizadas da Gibson, quanto à captação e elétrica isso qualquer luthier melhora (basta a bala na agulha).

- Outra dúvida:
Quanto mais leve a guitarra melhor é a madeira? em termos de secagem, quanto mais seca, mais leve ela fica, sendo assim, os timbres são melhor atingidos? tanto grave quanto agudo? essa é a diferença primordial da GIBSON pra EPIPHONE?

Ant--
Veterano
# out/08
· votar


pedro.bluesman

- Outra dúvida:
Quanto mais leve a guitarra melhor é a madeira? em termos de secagem, quanto mais seca, mais leve ela fica, sendo assim, os timbres são melhor atingidos? tanto grave quanto agudo? essa é a diferença primordial da GIBSON pra EPIPHONE?


Ih, cara. Tem que ter muito cuidado nessa avaliação.
1) Via de regra, quanto mais leve a guitarra, pior a madeira (algumas nem são maciças). Mas não se pode generalizar. Algumas stratos possuem madeira mais leve, mais apropriada ao seu timbre. Portanto uma guitarra X pode ser mais leve que outra e ainda assim ser melhor.
2) Sim, quanto mais seca a madeira, mais leve ela fica se comparada com ela própria quando estava verde. Afinal, ela vai perdendo líquido, e líquido pesa. No entanto duas madeiras, mesmo sendo iguais, não possuem exatamente o mesmo peso por vários fatores naturais. Quando bem seco, o Mogno possui excelente padrão, com propriedade ideal para o modelo Les Paul. Como a madeira é nobre, variando pouco sua qualidade de uma para outra, o peso delas tende a ser parecido. Daí o motivo pelo qual o peso de uma Les Paul pode dizer alguma coisa.
3) Hoje em dia Mogno é muito difícil em linha normal de produção. Existem os similares que atendem na medida do possível, e temos que conviver com isso. Evidentemente uma Gibson tem mais chances de possuir melhores madeiras, estoques de Mogno até, do que uma Epiphone.

Rabbit
Veterano
# out/08
· votar


pedro.bluesman

A diferença primordial entre Gibson e Epiphone, é o nome "Gibson" e o nome "Epiphone".

Agora existem outras diferenças também, como ferragens, captação e alguns detalhes de construção.

Eu particularmente, não me esforçaria tanto pra comprar uma Gibson a não ser que meu orçamento permitisse isso com bastante folga. Ja tive Gibson Les Paul, vendi. Hoje tenho uma Epi Custom, onde troquei os caps e ferragens, não sinto falta de mais nada.

Agora o melhor conselho que posso te dar é que você vá em uma loja e teste pessoalmente, sinta as guitarras e as diferenças entre elas. Na comparação, dê o desconto da troca de caps da Epiphone. A grana economizada compensa bastante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


pedro.bluesman
Cara, se vc tem grana suficiente para comprar uma Gibson Les paul, faça-o. Em 1º lugar pela qualidade dos componentes e madeiras, em 2º lugar pelo imbatível preço de revenda, e 3º lugar por algo subjetivo, que é o "carisma" da marca "Gibson". Como luthier, eu nunca peguei para regular uma Gibson ruim (claro, existem séries e anos superiores).
Agora, se o seu orçamento é limitado....Vai de Epiphone mesmo, que é uma boa guitarra.
Abç

masc073
Veterano
# out/08 · Editado por: masc073
· votar


A diferença primordial entre Gibson e Epiphone, é o nome "Gibson" e o nome "Epiphone".
Nossa, essa foi uma das melhores frases que já vi no fórum cifra club.

Pessoal, a Epiphone é segunda linha da Gibson. Não se esqueçam disso.
Então, a Gibson Studio (a mais simples série da Gibson) é superior a Epiphone Custom (a melhor série da Epiphone).

Existe alguma Epiphone com nível profissional?
Sim, existem algumas, as linhas Slash e Elitist, por exemplo.
Mas são exceções.

A Epiphone é direcionada a um público iniciante.
O problema é que no Brasil, devido aos impostos, o preço das guitarras Epiphone tornam-se altos. Mas, no geral, são guitarras baratas. Não são guitarras ruins. Por isso, como o amigo Rabbit mesmo falou, um upgrade torna uma Epiphone Custom uma excelente guitarra.

Porém, mesmo assim não é Gibson. Não é só headstock não.

rsf
Veterano
# out/08
· votar


Rabbit

A diferença primordial entre Gibson e Epiphone, é o nome "Gibson" e o nome "Epiphone".

pô, rabbit...chutou longe do gol essa, hein?


Agora existem outras diferenças também, como ferragens, captação e alguns detalhes de construção

ou seja...tudo é diferente....hehehehe

quando chegar em casa vou ouvir aquela balada lá...
li que vc se superou nessa...veremos....hehehehe

GuitarHome
Veterano
# out/08
· votar


Sim, existem algumas, as linhas Slash e Elitist, por exemplo.

A do Zakk....

lecoral
Veterano
# out/08
· votar


Rabbit

Hoje tenho uma Epi Custom, onde troquei os caps e ferragens, não sinto falta de mais nada.

* O que exatamente você trocou, e por quais (detalhes por favor)?
* Quais foram os motivos de ter trocado as peças em questão?
* Quais as melhoras notadas, e a significância de cada uma delas para você?

Muito obrigado.

Rabbit
Veterano
# out/08
· votar


rsf
pô, rabbit...chutou longe do gol essa, hein?

Hehehe, talvez sua interpretação tenha sido diferente do que eu quis dizer.

Quis dizer que a principal diferença entre as duas é o nome. Não a única diferença. Pois como foi dito ai, trocando ferragens, caps e elétrica, se fará da Epiphone uma guitarra excelente, mas nunca será uma Gibson, pois é ai que entra a "Diferença primordial entre elas". O nome. Que faz o valor de revenda subir, entre outros...

É como eu disse, não me esforçaria em ter uma gibson não, a não ser que eu estivesse muito bem de grana. Digo isso pelo fato de que comprando uma epi vc pode ter uma guitarra de otima qualidade, sobrando assim grana pra investir em algo que eu realmente considero que vale a pena gastar. APLIFICADOR. Dai sim vem o seu timbre..

quando chegar em casa vou ouvir aquela balada lá...
li que vc se superou nessa...veremos....hehehehe


Hehehe, superei nada, mesmo lengo lengo de sempre(tentando diminuir as expectativas hehehe). Mas da uma checada la, ficarei muito grato.

lecoral
* O que exatamente você trocou, e por quais (detalhes por favor)?

Na verdade troquei as tarracahas por gotoh locking tuners e o caps por Gibson Burstbuckers e Gibson 57 Classic.

* Quais foram os motivos de ter trocado as peças em questão?

Os mesmo motivos encontrados falado ao longo de todo o forum. Caps genericos, que deixavam meu timbre apagado. Tarrachas com trava, não precisa nem explicar.

* Quais as melhoras notadas, e a significância de cada uma delas para você?

Heheheh, ta parecendo teste de aptidão. Timbre melhorou 100%. Não me pergunte detalhes, pois ja faz uns 3 anos, e nem me lembro como era o timbre dela sem os caps gibson.

masc073
Veterano
# out/08 · Editado por: masc073
· votar


Hehehe, não é só o nome não rabit!

Eu vou dizer a primeira diferença primordial, uma coisa que vc não pode trocar: a madeira da guitarra. As madeiras da Gibson são premium. Basta dizer isto.

Agora, claro. Uma Epiphone Custom com upgrades é uma excelente guitarra sim. Aí eu concordo com vc e acho que a Gibson é superfaturada no Brasil.

pedro.bluesman
Veterano
# out/08
· votar


UMA ULTIMA DÚVIDA! QUANTO ESSAS GUITARRAS:

- QUAL A DIFERENÇA?

http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=19004

http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=19001

APARENTEMENTE SÃO IGUAIS, MESMA MADEIRA, ETC..

SENDO Q A STANDARD É MTO MAIS BONITA POIS É BEM FIEL AO MODELO GIBSON!

masc073
Veterano
# out/08
· votar


A Custom é um modelo mais bem acabado. Em relação à sonoridade, acredito que não haja muita diferença.
Quanto à fidelidade com a Gibson, e muita gente sabe disso, o modelo Custom da Epiphone é baseado no modelo Custom da Gibson.

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


masc073
Uma diferença entre gibson e epiphone com certeza está nas madeiras,visto que as gibson possuem uma câmara escavada no corpo.Alguns consideram isso bom e outros ruim,é bem pessoal mesmo.

MauricioGT
Veterano
# out/08
· votar


Parem um pouco pra pensar... ( sem ofender ninguem.. )

Se a Epiphone Custon custa metade do valor de uma Gibson estudio que é a mais simples... quer saber de uma? Na minha opinião velho entao nem vale a pena comprar Epiphone não acha ? A maioria compra sonhando em mudar tudo possivel nela pra "talvez" ser igual uma Gibson.

Atualmente eu acho que se você não tem orçamento pra uma Gibson, a melhor opção é a Condor, e se você dar uma procurada por opiniões e topicos no forum vai considerar isso tambem.

masc073
Veterano
# out/08
· votar


Não acho que uma Epiphone com upgrades seja uma Gibson.
Vai ser sempre uma Epiphone, mas vai ser uma guitarra profissional.
Mas concordo com vc, a Condor Lemon Drop ou Condor LP Custom são guitarras ótimas para fazer upgrades e têm melhor custo benefício do que a Epiphone.

thaleban
Veterano
# out/08
· votar


...boa noite!...

...bem, não acho que o colega rabbit falou besteira...vi gibson aqui em poa a 16.000.......em se tratando de brasil, é muito dinheiro....é uma guita de primeira, mas só estando muito folgado de grana mesmo pra ter uma...e pro que eu toco, minhas filhas (uma epi e uma squier tunadas) estão muito de bom tamanho...
.....já usei gibsons, são ótimas, gostaria de ter uma, mas não sinto falta...

[i][/i]a melhor coisa do mundo varia de indivíduo para indivíduo...

MauricioGT
Veterano
# out/08
· votar


Então..
Melhor custo-beneficio entre Condor e Epiphone é a primeira, sendo que com o dinheiro restante da pra fazer um Up grade muito bom nela ( se você achar que precise :P )

gucrispim
Veterano
# out/08 · Editado por: gucrispim
· votar


É cara, a Condor tem melhor custo-benefício, só pq tem o menor custo.
Mas se você tem dinheiro para o melhor benefício, entre as 2 a Epiphone é certa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Les Paul: Epi Custom ou Gibson?