Qual a melhor maideira e a mais facil de encontrar ?

Autor Mensagem
    felippecg
    Veterano
    # out/08

Ultimamente eu estava construindo ums amps, pedais e tals, mas eu estava olhando no youtube uns caras construindo uma guita dai me deu uma vontade de fazer uma tambem, tenho quase todas as ferramentas, minha duvida é sobre a madeira, estou querendo uma madeira boa que não seja muito cara e facil de encontrar.
    Um colega meu é marcineiro e ele me disse que comprava o cedro á 50 reais, não sei se o tamanho dá pra fazer uma guita, pois ele me disse que compro pra fazer um aeromodelo.
    sobre o braço falei com um luthier de João Pessoa ele fazia o braço pra mim.
    será que alguem pode me ajudar nessas madeiras?

Rod Turtle
    Veterano
    # out/08
    · votar

Melhor é subjetivo,o que pode ser bom para mim pode não ser para você.No mais,é bom ter experiência com marcenaria,senão pode correr o risco de sofrer sérios acidentes,como um cara aqui do forum mesmo já sofreu.

Fábio Seiji
    Luthier
    # out/08
    · votar

felippecg
    Não existe melhor ou pior madeira, a disponibilidade depende da região, mas se vc encontrar cedro e estiver num bom preço pode comprar.

felippecg
    Veterano
    # out/08
    · votar

Rod Turtle
    Tenho experiencia com marcenaria, não tenho experiencia de fazer guitarras.

Fábio Seiji
    Fora o credro tem outras madeiras ??

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/08
    · votar

felippecg
    Siga o que o Seiji falou, o cedro é boa madeira (cedrinho, não), atente para o fato que a peça tem que estar BEM sêca e possuir a espessura adequada para um instrumento (45mm).
    Abç

felippecg
    Veterano
    # out/08
    · votar

Mauricio Luiz Bertola
    No caso o cedro é a maideira que irá me dar mais custo benefico ??
    Estava olhanco um tutorial na net o cara construindo com compensado..

tambem tem esse video o cara construindo uma, sabe dizer que madeira é essa ..
    http://www.youtube.com/watch?v=gltkWYFgnOY&feature=related

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/08
    · votar

felippecg
    o cara construindo com compensado..
    NÃO FAÇA ISSO!
    Sim, o cedro das melhores. Tem também o Marupá e o Freijó.
    A do vídeo pode ser basswood, alder ou poplar. Essas madeiras não existem no hemisfério sul.
    Abç

Fábio Seiji
    Luthier
    # out/08
    · votar

felippecg
    É mais fácil vc ir na madeireira, perguntar as madeiras com que eles trabalham e postar aqui.
    Aí dá pra indicar as madeiras que servem ou não para o que vc for usar.
    Mas, como o Bertola disse aí acima, sempre use madeira seca. Aquelas pranchas largadas e esquecidas num canto da madeireira são ideais.

B.Frusciante
    Veterano
    # out/08
    · votar

Por curiosidade e já que os luthiers estão aqui, qual será a madeira mais 'nobre' ou mais rara (e consequentemente cara) no mundo?

Ouvi dizer que Ébano é bem caro.

felippecg
    Veterano
    # out/08
    · votar

encontrei nesse site alguns tipos de madeiras..
    http://www.aguademeninos.com.br/Madeireira/madeirasbrasil.html

vou na madereira e procurar saber qual as madeiras ele disponibilizam em seguida eu posto aki.
    valew

punknemesismetal
    Veterano
    # out/08
    · votar

felippecg
    Melhor e mais encontrada madeira é o pé de pau.

Ant--
    Veterano
    # out/08
    · votar

B.Frusciante
    Por curiosidade e já que os luthiers estão aqui, qual será a madeira mais 'nobre' ou mais rara (e consequentemente cara) no mundo

Sem dúvida o genuíno Jacarandá da Bahia.

felippecg

Procure Cedro Rosa. É mais fácil de encontrar do que o Mogno (que é bom também).

Mas saiba que até entre duas madeiras iguais existem diferenças de densidade, que comprometem o timbre, peso, etc. Não há exatamente uma regra quanto a isso. Madeiras mais densas tendem a produzir um som mais encorpado e maior sustain (a custo de um peso maior).

Pirata Irlandes
    Veterano
    # out/08
    · votar

Eu tenho uns movéis de madeira rara lá em casa de jacarandá inclusive, que meu pai comprou na época que tava no Pará, to afim de pegar uma mesa e transformar numa guitarra, tem uma cadeira lá que da pra fazer uma Strato eu acho, que cs acham?? TO falando sério

Pimenta_1
    Veterano
    # out/08
    · votar

Pirata Irlandes

na boa, esses móveis devem valer muito mais do que essa guitarra vai valer....acho besteira desperdiçar essas peças...

Fábio Seiji
    ouvi dizer que o mogno está proibido de ser comercializado, mas que a madeira semelhante se chama corupixá.....isso procede?

Ant--
    Veterano
    # out/08
    · votar

Pimenta_1
    ouvi dizer que o mogno está proibido de ser comercializado, mas que a madeira semelhante se chama corupixá.....isso procede?

A pergunta foi pro Seiji, mas vou dar minha opinião: O Mogno é bastante nobre e único. O Cedro Rosa se assemelha muito com ele, porém é um pouco pior (mesmo assim é melhor que Corupixá e afins).

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/08
    · votar

Ant--
    Cara, o Corupixá é (também conhecida), como Grumixava, é uma madeira mais adequada para braços. O Cedro-Rosa muitas vezes tem "desenhos", "figurações" mais bonitas que o Mogno e "soa" bem parecido mesmo. Atualmente eú uso quase sempre o Cedro-Rosa ou o Marupá para corpos, e o Pau-Marfim, Jacarandá ou Ipê, para braços/escalas.
    Abç

Fábio Seiji
    Luthier
    # out/08
    · votar

B.Frusciante
    Provavelmente o ébano africano (Dyospirus ebenum) é a madeira mais cara, mas existem várias outras que são igualmente raras, como o Pau Brasil (Caesalpinea echinata), Jacarandá da Bahia (Dalbergia nigra), Pau Santo (Bursera graveolens), Lignum vitae (Guaiacum spp) e etc.

Pimenta_1
    A comercialização não é proibida, apenas controlada, assim como o corte. Se vc encontrar prancha de mogno verde, muito provavelmente é de corte ilegal.
    Curupixá é parecido mesmo, assim como a Andiroba e o Cedro rosa; mas todas são diferentes também.
    Uma coisa boa é que existem milhares de espécies de madeiras no nosso país, e por isso existem muitas alternativas para diversos usos.
    Alguns dos motivos do mogno ter sido tão explorado é a facilidade em trabalhar, excelente relação peso/resistência, tem cheiro suave e agradável, estabilidade e beleza.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Qual a melhor maideira e a mais facil de encontrar ?