Como vc gosta da ação da suas cordas?

Autor Mensagem
In The Navy
Veterano
# set/08


Eu tava aqui tocando e lembrei do que o luthier disse pra mim
"Como você vai querer as cordas?"
"Bem baixas."
"Todo mundo sempre quer as cordas baixas"
E agora eu to na duvida, realmente, tem alguem que use cordas altas?
Pq todos que conheço usam cordas com ação baixa...

maniac123
Veterano
# set/08
· votar


tem alguem que use cordas altas?

Eu.

Raven_Heart
Veterano
# set/08
· votar


tem alguem que use cordas altas?
Geralmente filentos preferem cordas mais altas, dá mais sustain...mas isso também não é regra, tem uns vídeos do Malmsteen que as cordas tão um absurdo de tão altas.
Eu prefiro ação média

Eduardo Cad
Veterano
# set/08
· votar


Média também, não gosto quando elas ficam praticamente coladas na escala e nem quando vc tem que levantar 10 cd o dedo

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/08
· votar


Uso muito altas minhas cordas, os caras que tocam na minha tagima odeiam, pois é realmente bem alto. Na minha Cort também, tenho um ótimo sustain e muito mais punch por causa das cordas estarem altas.

In The Navy
Veterano
# set/08
· votar



Uso muito altas minhas cordas, os caras que tocam na minha tagima odeiam, pois é realmente bem alto.

O ruim de corda alta é quando tá frio
Na época que as cordas da minha guitarra eram altas, era um saco tocar no frio. O bom que com as cordas baixas, eu perdi bastante da minha pegada de pedreiro(ou vai ver foi o tempo mesmo)

Gabriel Cervi
Veterano
# set/08
· votar


Não gosto quando as cordas tão baixas, a guitarra fica meio molenga, corda baixinha é coisa de moça.
Macho que é macho toca com as cordas altas, que dá pra sentar a mão na guitarra e fazer a coitada gemer na sua mão

Bombastik
Veterano
# set/08
· votar


gosto de ação alta tb, qdo toco com ação baixa na guitarra de alguém não consigo dar nem um bend...

marcioguita
Veterano
# set/08
· votar


Deixo minhas cordas bem baixas, na minha jacksom ,mas não ao ponto de trastejar.
faço acordes, bends e arpejos na última região e sai sem trastejamentos. Só usei os serviços de um luthier em um violão que quebrou e o dano era severo. 60 minutos foi tempo de sobra pra trocar cordas 0.10, por 0.9, e re-alinhar a ponte atravéz do afrouxamento dos parafuzos q seguram as molas. Tá reguladinha.
Só concordo q floyd é problema, quando esta velha,ou defeituosa.Abraços

ogaitnas
Veterano
# set/08
· votar


eu uso o mais baixo possível hehe

Levy Fialho
Veterano
# set/08
· votar


alta, alta pra caralho

slide e bends

mlorenzo
Veterano
# set/08
· votar


altas... palhetadas que vao de leve a bastante cavalas... se tiver baixo trasteja a porra toda :D ehasueaeas

EdsonKT
Veterano
# set/08
· votar


Como não dou palhetadas cavalares, de média a baixa, de forma a não comprometer a execução de bends e ainda ser possível usar slide ocasionalmente (é onde dá mais trabalho).

gucrispim
Veterano
# set/08
· votar


eu uso o mais baixo possível hehe(2)

Diino
Veterano
# set/08
· votar


o mais baixo possivel...
:P

que nem o della vega.
:P

Zandor
Veterano
# set/08
· votar


De um jeito que não trasteje e as casas mais altas não fiquem desafinadas

PEMAMETAL
Veterano
# set/08
· votar


Pra mim bends e licks com palhetada alternada ficam ruins de fazer com a corda muito baixa, prefiro média. Agora não sei se meu média é média mesmo, pra uns pode ser baixa, pra outros alta.

Uma coisa eu ja percebi, minha mão é um pouquinho pesada.

Eduardo Marin
Veterano
# set/08
· votar


In The Navy

eu uso altas.

Headstock invertido
Veterano
# set/08
· votar


Duvido que alguém aqui vai no luthier e quando ele pergunta o cara pede pra deixar as cordas altas...vamo deixar de hipocrisia!^^

Eduardo Marin
Veterano
# set/08
· votar


Headstock invertido

se SRV gostava de cordas altas, porque eu não posso gostar tbm.

Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


Raven_Heart

malmsteen é corda baixa..porém os trastes altos e a escala escalopada dão esta impressão de cordas altas


eu uso 1mm de altura no primeiro traste,é a altura de uma palheta.

Gasoline
Veterano
# set/08
· votar


Slave of hell
Cara, Já li entrevistas dele, dizendo que ele gosta das cordas altas mesmo (cerca de 2mm no mizão na 12º casa), claro que os trastes EJ + escalope dá a impressão de estar a 15cm da escala, mas está longe de ser ação baixa.

Para mim: 0.8mm no mizão na 12º casa. (o que deve dar uns 0.6mm no mizinho).

diego gr
Veterano
# set/08
· votar


Eu só tô usando cordas altas porque senão minha guitarra fica trastejando, ela tá toda desregulada
Mas esses dias toquei numa Jackson JSX com ação baixa e que tesão de guitarra, até me desiludi em continuar com a minha
Mas esse fim de semana levo ela pra regulagem, demorei demais

Raven_Heart
Veterano
# set/08 · Editado por: Raven_Heart
· votar


Cara, Já li entrevistas dele, dizendo que ele gosta das cordas altas mesmo (cerca de 2mm no mizão na 12º casa), claro que os trastes EJ + escalope dá a impressão de estar a 15cm da escala, mas está longe de ser ação baixa.

Slave of hell
É isso aí. Tem vídeos da época do Alcatrazz em que você vê perfeitamente que as cordas estão bem altas e não é por causa de escalope nem de trastes.

Marcio Baron
Veterano
# set/08
· votar


A minha é tão baixa que trasteja... não sai no amp, mas desplugada vc percebe.

Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


tem vídeo aula do wesley caesar que a guitarra trsteja mto,,num sei como ele num teve vergonha :(

Ant--
Veterano
# set/08
· votar


Bom tópico. Porque:
1) A guitarra tem que se adequar à pegada do músico.
2) Tem que se adequar ao biotipo do músico.
3) Tem que se adequar à dinâmica da própria guitarra (modelo, construção, etc.)
4) Calibre das cordas.

Eu uso em torno de 2mm no 12° traste, o que considero ALTURA MÉDIA. É o suficiente para eu tocar a maioria das músicas, variando palhetadas (de pink floyd a stones - keith richards todos sabem que bate vigorosamente). Como uso cordas .010, achei 2mm o ideal. Tem também o lance dos bends. Para meus dedos, se eu usar ação muito baixa o bend fica mais difícil, fazendo com que a corda de cima tenda a entrar por baixo e se juntar à outra, enfim, é desconfortável.
Certos modelos de guitarra foram feitos para ser tocadas com mais vigor, com mais feeling, até judiando um pouco, espremendo-a. Certamente essas guitarras precisam de uma ação mais alta para poder gemer com mais precisão.
Por último, o calibre das cordas. Cordas mais grossas precisam de uma elipse maior para vibrar sem tocar nos trastes. Aí envolve todo um compromisso na regulagem da guitarra, podendo o braço ficar "arqueado" um pouquinho para que no meio dele tenha espaço suficiente para as cordas vibrarem, enquanto as últimas casas ainda ficam confortáveis de se tocar.

Tudo isso justifica a pergunta que todo Luthier faz quanto à preferência da ação das cordas. Mas como a maioria dos iniciantes acha que corda baixa é que é bom, o Luthier deveria mudar sua pergunta para "qual estilo de música vc pretende tocar?" e então sugerir o calibre das cordas e a ação.

Rafa-Ban
Veterano
# set/08
· votar


eu uso 2 mm nos bordões e 1 mm nas primas,na altura do 21 traste.A minha é tão baixa que trasteja... não sai no amp, mas desplugada vc percebe.(2)

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Bom... eu uso uma Strato com ação média-alta, digamos assim. Muito macia, fácil de bendear (hehe), boa de palhetar... enfim.

Não concordo que ação baixa seja pra "menininha", acho que varia de acordo com o estilo de cada um. Já gostei das cordas baixas... só que na minha guitarra, se eu baixar muito, mesmo que não trasteje, se eu puxar um bend mais forte pra depois da 12ª casa, ela pode trastejar e isso me incomoda um pouco. Prefiro não correr esse risco!

Ant--
Veterano
# set/08
· votar


Bom tópico. Porque:
1) A guitarra tem que se adequar à pegada do músico.
2) Tem que se adequar ao biotipo do músico.
3) Tem que se adequar à dinâmica da própria guitarra (modelo, construção, etc.)
4) Calibre das cordas.

Eu uso em torno de 2mm no 12° traste, o que considero ALTURA MÉDIA. É o suficiente para eu tocar a maioria das músicas, variando palhetadas (de pink floyd a stones - keith richards todos sabem que bate vigorosamente). Como uso cordas .010, achei 2mm o ideal. Tem também o lance dos bends. Para meus dedos, se eu usar ação muito baixa o bend fica mais difícil, fazendo com que a corda de cima tenda a entrar por baixo e se juntar à outra, enfim, é desconfortável.
Certos modelos de guitarra foram feitos para ser tocadas com mais vigor, com mais feeling, até judiando um pouco, espremendo-a. Certamente essas guitarras precisam de uma ação mais alta para poder gemer com mais precisão.
Por último, o calibre das cordas. Cordas mais grossas precisam de uma elipse maior para vibrar sem tocar nos trastes. Aí envolve todo um compromisso na regulagem da guitarra, podendo o braço ficar "arqueado" um pouquinho para que no meio dele tenha espaço suficiente para as cordas vibrarem, enquanto as últimas casas ainda ficam confortáveis de se tocar.

Tudo isso justifica a pergunta que todo Luthier faz quanto à preferência da ação das cordas. Mas como a maioria dos iniciantes acha que corda baixa é que é bom, o Luthier deveria mudar sua pergunta para "qual estilo de música vc pretende tocar?" e então sugerir o calibre das cordas e a ação.


Esqueci de acrescentar que guitarras com a escala de maior radiano (as vintage, por exemplo) necessitam uma ação mais alta. Justamente para não trastejar no momento de bends nas casas mais altas (mais pro fim da escala).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como vc gosta da ação da suas cordas?