Tutorial sobre tonalidade com análise harmônica (fusion, com exemplos)

Autor Mensagem
rstudio
Veterano
# mai/09 · Editado por: rstudio
· votar


continuando:







--I----------- V
-Em---------Bm
We lay side by side

---------AEM?--------IV
----------Dm---------Am
Between the moon and the tide

-AEM?-----AEM?----AEM
Cm---------Gm------A
Mapping the stars for awhile

I/III
Em/G
Let the night surround you
We're halfway to the stars......


[1st guitar solo]

VII---VI
D-----C

VII--AEM

D---Fmaj7

-I---AEM

Em---Fmaj7

etc





Bom aqui as coisa complicam-se e muito para mim.
Então de onde vem o Dm ? pode vir dos 7º graus de E Phrygian ou E lidian
mas e então o Cm ? não encontro esse acorde em nenhuma das progressões modais, pelos menos das 7 mais conhecidas.
o Gm já pode vir do 3º grau de E locrian.
o A pode vir de tonalidade paralela por exemplo, do 4º grau de E ionian.

Na parte de 1º solo, o Fmaj7 pode vir do 2º grau da progressão de E Phrygian..
será?

Alan_Domingues
Veterano
# mai/09
· votar


opa, muito bom tópico maninho, a muuuuuuito tempo não vejo tópico bom como este debatendo REALMENTE assuntos de guitarra/música ! Parabéns bicho. Finalmente algo que sai dos "tópicos" no-sense. Sei que é fase mais fazer o que !

Abraços a todos.

_deep_
Veterano
# mai/09
· votar


aproveitando o topico ja q foi tambem citado, poderiam explicar melhor esse lance de acorde prepara, finaliza, responde, etc p outro acorde. Como usar esses conceitos na pratica?
conheco so o basico de teoria?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jun/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


rstudio
Na primeira parte que vc citou, aquilo é uma forma de modulação sequencial(temporária- ele só faz isso para dar uma volta em outras tonalidades, de Dm e Cm temporariamente). Basicamente o Gilmour deve ter só tocado essa simetria e gostado do som, prolongando um motivo antes de voltar pra harmonia normal da música. Começa dentro de Em(com Em Bm) depois muda para Dm (com Dm Am) e então para Cm (Cm Gm). O que importa neste tipo de modulação, não são as funções harmônicas dos acordes, mas a sequência, simetria da mudança em si.
Quanto às características, veja que todos os acordes estão relacionados por uma quinta de distância e depois a harmonia cai um tom abaixo: (Em) E-B / (Dm, um tom abaixo de Em) D-A /(Cm, idem) C-G, e usam sempre Im Vm, que vem do campo menor natural.
O F7+ é um acorde de empréstimo modal muito usado, é o IIb7+, que sai do modo Frígio.

Alan_Domingues
Valeu mano! Se quiser ajudar com algum conhecimento, fique à vontade!

_deep_
Comece com as seguintes sequências (vou te dar os exemplos mais canalhas e simples) :
Nas funções harmônicas, a gente tem (eu estudei harmonia em inglês, por isso uns nomes estranhos:
I = Tônica; II = Supertônica; III="Mediante" ; IV=Sub-dominante; V= Dominante; VI="Sub-Mediante"; VII = "Sub-Tônica/Leading tone".

O I é geralmente o acorde inicial e final, e principalmente o acorde que os outros procuram resolver. O II e IV, são intercambiáveis, e geralmente buscam preparar para o V. O V, é um acorde com tensão, que procura o relaxamento desta indo para o I. o VII procura o I, com menos força que o V. O III n tem muita diferença quando se sai do I para ele. O IV seria o relativo menor do I, e tem um paralelo com a tônica tb, pelo fato de assim com o III, ele n soa muito diferente dela.

Em dó maior, temos :

I II III IV V VI VII
C Dm Em F G A Bm(5b)

Cadências comuns :
aqui é o famoso 6-4-5-1, que rola pra kct em pop.
(I VI IV V I)
C Am F G C

o famoso 2-51, que rola muito no jazz :
(I II V I)
C Dm G C

Estude a formação desses acordes com tríades e tétrades, e veja porque alguns são intercambiáveis (procure por sonoridades, notas em comum).

UFA!! Abraços pra toda galera! Espero ter ajudado!

rstudio
Veterano
# jun/09 · Editado por: rstudio
· votar


ha então se chama modulação sequencial.
muito bem, fazia-me confusão de onde ele "tirava" aqueles acordes.
também reparei que estavam separados por quintas, por isso pensei que houvesse algo mais.

obrigado!

ja agora deixo ai umas tabelas das funções dos acordes do Almir..
como dá para inserir fotos nesse forum?? tem regras de tamanho ??



[IMG]http://img522.imageshack.us/img522/2875/11191235.jpg[/IMG]

clique 2x

rstudio
Veterano
# jun/09 · Editado por: rstudio
· votar


boas!

estava aqui no improviso, e sai-me estes acordes..
sei que estou no tom de C, mas aquele acorde F7 não é diatónico, mas soa muito bem (é tocado na com a tónica na 4ª corda)..

de onde vem este acorde?
o 4ª grau é maior , mas não dominante, então como analizava esta progressão?
e que escala utilizava, principalmente em cima do F7 pois os outros já sei..


uma progressão C7M,F7,Am,Dm,G7,C7M


será um dominante auxiliar V7/bVII ?
mas se sim não deveria a seguir ser o acorde Bb7M ?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jun/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


rstudio
Vem da tonalidade de Dó menor, é o IV da escala de dó menor melódico.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Rei Arthur Pendragon
Tópico sensacional mesmo! Muito útil.
Parabéns.
Abs

LeandroP
Moderador
# jun/09
· votar


rstudio

Tá mandando bem... Tá estudando o livro de harmonia?

rstudio
Veterano
# jun/09 · Editado por: rstudio
· votar



rstudio
Vem da tonalidade de Dó menor, é o IV da escala de dó menor melódico.


opá desculpa falta de atenção minha, ainda não me meti (a estudar), nem dei a devida atenção á escala menor melódica.
é isso mesmo!

então mas se a seguir viesse o acorde Bb7M já não era AEM, mas sim dominante auxiliar V7/bVII ? era?

tenho alguma dificuldade nestes promenores.

------------------------------------------------------------



rstudio

Tá mandando bem... Tá estudando o livro de harmonia?



sim leandro obrigado,muito graças a voçê, realmente parece-me um bom livro, mesmo como voçê disse para usar na vida toda, claro ás vezes falta sempre algumas explicações mais a promenor mas está lá tudo. Obrigado!

acho que estou a ir bem,(com muita humildade claro, e sabendo que os primeiros 10 anos são os piores :) ) mas para quem em dezembro passado ainda nem pentatónicas sabia, quanto mais ouvir falar em modos etc etc.

----------------------------------


ainda bem que veio aqui leandro, á uma dúvida que me ficou sempre na cabeça, quando uma vez falei de dominantes secundários, em que por exemplo temos

C7M-B7-Em(7)-A7-Dm(7)-C7M

lembro de voçê dizer que eu posso pensar em triades nesses dominates secundários (B7, A7), mas ai está, o livro nao fala nada disso, por isso as vezes confundo, cada vez que no livro fala de dominantes secundários ou auxiliares é sempre em acordes de 7, por isso é correcto fazer esta progressão só em triades?

e se sim continua-se a chamar dominantes secundários ou auxiliares ?

(isto porque ás vezes para o rock parece-me que muitos acorde de 7 nem sempre puxam bem)

mas se sim tenho que mudar a escala nesses acordes, claro que sim nao é? (pergunta burra, pois eu sei que os acordes são diferentes, logo a escala também o pode ser)

rstudio
Veterano
# jun/09
· votar


sou mesmo o chato aqui do forum não?? hehehe

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jun/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


rstudio
Caro chato :), Bb7+ é o VII do modo dó dórico/ tb no mixolídio.

Tem q tocar outras escalas sim. As duas mais usadas para tocar sobre os dominantes são o mixo (qd resolver para um acorde maior) e o mixo6b 9b da Menor Harm. (qd resolver para um acorde menor).

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Obrigado cara! Se quiser perguntar ou ajudar que nem o Leandro, fique à vontade.

rstudio
Veterano
# jun/09 · Editado por: rstudio
· votar


rstudio
Caro chato :), Bb7+ é o VII do modo dó mixolídio.


sim rei arthur Bb7M é o VII modo mixolidian, mas naquele caso estava a analizar em dominates auxiliares.
e estou a analizar nesse ponto de vista. (tirando os graus como voÇe disse)
pelo menos estou a seguir o livro de harmonia.

se fosse como eu disse (com o Bb7M) como se analizava?
dizia-se como voçê disse que é o VII grau da mixolidian, ou dizia-se que era um dominante auxiliar V7/bVII , apesar de saber que no fundo é o mesmo, mas como é correcto?

LeandroP
Moderador
# jun/09
· votar


rstudio

Nem todo acorde X7 tem a função dominante. Ele só tem a função de dominante quando está no V° ou bII° de um acorde. Como o F7 está no IVº grau com relação ao C7M, ele é tratado como um subdominante. Pode funcionar também pensando na escala de um dominante secundário, o Vº grau de Bb, porque a escala "dá suporte" ao acorde ao conter todas as notas pra sua formação. Como disse Rei Arthur Pendragon, o IVº grau da menor melódica é a escala mais apropriada pra este acorde, porque como "o esperado" acorde Bb7M não está na progressão (justificando o F7 como dominante secundário de Bb), o modo paralelo de Dó maior (que é o Dó menor, e aí pode ser o menor melódico, harmônico, natural...) entra em cena. A escala menor melódica possui os acordes X7 no IVº e Vº graus, que pra Cm melódico é respectivamente o F7 e o G7. Observe as músicas com esta passagem IV7 e V7... blues, rock, jazz, mpb?!?!?!

Rei Arthur Pendragon

Parabéns pelo tópico !!!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jun/09
· votar


LeandroPanucci
Valeu por participar!

Richard Guitar
Veterano
# jun/09
· votar


rstudio
se fosse como eu disse (com o Bb7M) como se analizava?

O F7 poderia ser um V/IV.

Poderia ser também um V7 modulando para Bb.

Falou!!

rstudio
Veterano
# jun/09 · Editado por: rstudio
· votar


obrigado pessoal!

continua ai o tópico Rei Arthur
vamos analizar mais músicas!!!

rstudio
Veterano
# mar/10 · Editado por: rstudio
· votar


queria dicas para treinar os modos.
para isso nada melhor que solar solos conhecidos, mas que estejam dentro da escala maior ou seus modos. É bom para ganhar prática a mudar os Shapes e ganhar outro feeling.

por exemplo de pink floyd, alguém sabe solos acessíveis que estejam dentro da escala ?

estava a treinar o "mother" mas reparei que não está dentro das escalas que conheço (modos gregos) pois ainda não estudei outras.. já agora alguém sabe que escala pertence ?

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


rstudio

Opa, o guitarrista Frank Gambale tem um vasto material sobre o estudo dos modos ( vc esta falando de modos gregos?? Certo?). Exemplos e Backing tracks com características harmonicas de cada modo. Se eu achar posto aqui! É bem antigo

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


ogner
Quem manda muito bem nisso daí é o Mozart...... tenho um material dele bem legal sobre análise harmônica e verticalização.....

rstudio
Veterano
# mar/10
· votar


eu tenho esse dvd do frank.
eu não quero exercícios normais para treinar, quero treinar solos conhecidos de musicas, mas que estejam dentro dos modos /pentas.
pink floyd era bom!

rstudio
Veterano
# abr/10 · Editado por: rstudio
· votar


Bigtransa deixa ver esse material de mozart então só para ver como é.

continuo à procura de de licks para treinar várias técnicas, bend's vibrato etc.
mas lick que digam em que escala dos modos gregos estão, para não ser só decorar, para ficar a saber onde estou e o que estou a fazer.
pois encontro muitos licks na net, mas sem saber que escala utilizam etc etc, e não queria isso.

alguém sabe onde ?

renanozzy
Veterano
# abr/10
· votar


Puts, mais um tópico sobre harmonia que morreu... é uma pena.

Bigtransa
Cara, como eh nome desse material que vc tem do mozart??? Se for no pc tem como disponibilizar pro pessoal aqui??

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# abr/10
· votar


Procurem na net os Technique Books, I e II do Gambale. Eu acho que esse material seria até mais viável do que os vídeos, pois explica muitas situações diferentes, ele vai por tipos de acorde, assim vcs vão ter opções para situações diversas.

renanozzy
Veterano
# abr/10
· votar


Rei Arthur Pendragon

Precisa manjar muito de inglês para entender os livros??

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# abr/10
· votar


renanozzy
Acho que sim, porque ele vai explicar pq as coisas funcionam para determinados acordes (arpeggios, escalas, ideias ritmicas), e os efeitos delas. Se vc for muito zerado em "engrishi" é melhor procurar um do mozart. Mas se vc souber se virar legal, esse é muiito bom.

Bigtransa
Veterano
# abr/10
· votar


renanozzy
rstudio

é uma apostila xerocada..... até gostaria de disponibilizar mas o mozart teria que liberar pois é o trabalho dele..... se estivéssemos próximos não teria problema em mostrar o material

renanozzy
Veterano
# abr/10
· votar


Bigtransa
Sim cara, tranquilo. Só diz o nome da apostila e do que se trata o conteúdo que eu arrumo uma pra mim.

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/10
· votar


putz nao adianta ,n consigo entender teoria musical. xP

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial sobre tonalidade com análise harmônica (fusion, com exemplos)