Autor |
Mensagem |
rodmetal Veterano |
# set/08
Galera.
Comprei uma Samick Artist Series e gostei muito da guitarra (só a captação ficou a desejar).
Como ela estava precisando de uns ajustes na Floyd, levei no luthier. O kara regulou pra mim (trocou mola e tal), só que eu percebi que qdo dava alavancada pra cima a ponte não voltava totalmente e desafinava a guitarra toda.
O luthier me explicou que a floyd dessa guitarra é um modelo antigo que não é boa pra dar alavancada pra cima. E me explicou que tem um tipo de "calço" (padrão da guitarra) na parte da frente da ponte que impede de fazer a alavancada pra cima e que isso é dá própria guitarra.
Queria saber do pessoal que já tocou nessa guitarra, se essa informação da alvancada pra cima procede.
Obs: A alavancada pra baixo é feita sem problemas.
Valeu.
|
erico.ascencao Veterano |
# set/08
· votar
rodmetal Explica melhor o que você quer dizer com alavancada "pra cima" e pra baixo".
"pra cima" = Floyd pra fora do corpo da guitarra, afrouxando as cordas?
|
rodmetal Veterano |
# set/08
· votar
Valeu pela dica Érico.
Eu sou guitarrista novo e por isso não consegui expliquei direito, qdo quiz dizer alavancada pra cima seria esticando as cordas (floyd p/ dentro), me referi ao movimento que se faz com a alavanca.
Quando é feito esse movimento a ponte não volta totalmente e a guitarra desafina.
Queria saber se de fato esse tipo de alavancada não pode ser executa na Samick Artist (como disse o luthier).
Abraços
|
Kamus23 Veterano |
# set/08
· votar
rodmetal
Funciona assim...essas guitarras com Floyd "baratinho" (coloquei entre aspas porque é barata em vista geral, mas pro nosso bolso nao é), a Floyd não é aquela coisa muito boa, que da para dar alavancadas a torto e direito com ela e sem desafinar e nem dar problema...
Entendeu?
Abraços
|
# set/08
· votar
rodmetal O movimento de esticar as cordas geralmente eh mais critico mesmo.
|
rodmetal Veterano |
# set/08
· votar
Tá limpo!
Valeu pelas dicas galera!
|
# set/08
· votar
rodmetal Se você parar pra pensar, quando você faz o movimento de afrouxar as cordas, que trás a ponte de volta pro lugar são as molas. No movimento de esticar as cordas, quem trás a ponte de volta são as cordas, pois no caso são elas que estão esticadas e devem se "desesticar". Experimente outros encordamentos.
|
rodmetal Veterano |
# set/08
· votar
Valeu Érico!
Faz todo sentido.
Estou usando cordas 09 e por serem finas não devem ajudar muito na alavancada esticando...
Valeu mesmo!
|
# set/08
· votar
rodmetal O que eu fiz foi uma suposição. Como disse em outro tópico, queria estudar a Mecânica do assunto. Seria interessante...
|