Pentas e menor harmônica! DÚVIDA!

Autor Mensagem
Monsfogueri
Veterano
# set/08


Ae galera...

eu improviso di boa na penta e tals, na maior tb, mas tem um negocio q tah me dano uma duvida maldita, e não consegui descobrir sozinho...

vejo gente usando penta assim, com esse desenho:


e||---1---|-------|---3---|---4---|
B||---1---|-------|---3---|---4---|
G||---1---|-------|---3---|-------|
D||---1---|-------|---3---|-------|
A||---1---|-------|---3---|-------|
E||---1---|-------|--------|---4---|


o q eu não sei, c essa penta é misturada com menor harmônica, posso estar falando uma puta de uma bestera, mas num consigo tirar essa duvida da cabeça

P.S. Tentem não usar modos gregos na explicação, pois assim só aumentaram minha dúvida.. :)

john_joao
Veterano
# set/08
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nem uma coisa nem outra e as duas ao mesmo tempo.

mas isso me parece estar misturado com D#maior.

abraço.

Monsfogueri
Veterano
# set/08
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Melhor:

e||---5---|-------|---7---|---8---|
B||---5---|-------|---7---|---8---|
G||---5---|-------|---7---|-------|
D||---5---|-------|---7---|-------|
A||---5---|-------|---7---|--------|
E||---5---|-------|--------|---8---|


Penta Am


john_joao

num intendi nd

pedrobortoli
Veterano
# set/08
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opa
eu axo q eu entendi a duvida do kra

e||---1---|-------|---3---|---4---|
B||---1---|-------|---3---|---4---|
G||---1---|-------|---3---|-------|
D||---1---|-------|---3---|-------|
A||---1---|-------|---3---|-------|
E||---1---|-------|--------|---4---|

vc queh sabe o motivo dos 3 aki?

e||---1---|-------|---3---|---4---|
B||---1---|-------|---3---|---4---|

se for essa tua duvida
isso eh chamado de blue note c naum me engano (c eu tiveh errado me corrijam heheh, mas eh alguma coisa do tipo)
saum notas a mais na escala pra vc pode improvisa um blues e tal...

vlww ae galera


Obs> Se eu tiveh dito alguma bestera me corrijam ae, mas eh isso ae eu axo

teh +

El Musicista
Veterano
# set/08 · Editado por: El Musicista
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Monsfogueri

O desenho que você mostrou:

e:---5---|-------|---7---|---8---|
B:---5---|-------|---7---|---8---|
G:---5---|-------|---7---|-------|
D:---5---|-------|---7---|-------|
A:---5---|-------|---7---|-------|
E:---5---|-------|--------|---8---|

Dissecando as notas do seu desenho, temos a seguinte escala:

A B C D E F# G

Bom. Vamos lá...

Teoricamente falando, a Penta Menor (qualquer tom) tem os seguintes graus: I III IV V VII. No tom de Am fica assim:

I III IV V VII

A C D E G

Portanto, o desenho da Penta de Am, seria assim:

e:---5---|-------|-------|---8---|
B:---5---|-------|-------|---8---|
G:---5---|-------|---7---|-------|
D:---5---|-------|---7---|-------|
A:---5---|-------|---7---|-------|
E:---5---|-------|--------|---8---|

Agora voltando no desenho que você colocou inicialmente:

e:---5---|-------|---7---|---8---|
B:---5---|-------|---7---|---8---|
G:---5---|-------|---7---|-------|
D:---5---|-------|---7---|-------|
A:---5---|-------|---7---|-------|
E:---5---|-------|--------|---8---|

A B C D E F# G

O desenho que você colocou é uma escala (incompleta, digamos assim) de Am Dórico, incompleta porque falta umas notinhas, mas veremos isso um pouco mais p/ frente...

P.S. Tentem não usar modos gregos na explicação, pois assim só aumentaram minha dúvida.. :)

Calma... Vou explicar melhor:

Vamos lá... A escala de Am natural (que é relativa de C), é a famosa escala de A eólico, composta das seguintes notas:

A B C D E F G

A escala que seu desenho inicial sugere é a seguinte:

A B C D E F# G

Comparando a escala de Am natural com a escala do seu desenho:

A B C D E F G
A B C D E F# G

Percebe a diferença? Esse F# é uma nota estranha à escala de Am (que é a relativa de C), mas não é estranha à escala de Em (que é relativa de G):

Tá... Mas e daí?

E daí que o seu desenho sugere a execução da escala de Am de um "modo" diferente, pois tanto o tom (campo harmônico) de C quanto o tom de G possuem o acorde de Am, mas não necessariamente possuem a mesma escala.

Resumindo: A escala do desenho que você passou é a escala de Am dórico, porque as notas utilizadas "combinam" mais com as notas da escala de G (por causa do F#) do que com as notas da escala de C.

Por essa razão, seu desenho de escala ficaria mais completo, digamos assim, dessa forma:

e:---5---|-------|---7---|---8---|-------|
B:---5---|-------|---7---|---8---|-------|
G:---5---|-------|---7---|-------|-------|
D:---5---|-------|---7---|-------|---9---|
A:---5---|-------|---7---|-------|---9---|
E:---5---|-------|---7---|---8---|-------|

Dessa forma, já não seria mais uma Penta...

Bom... Desculpa se eu falei muito.

É muito difícil explicar isso sem falar de modos gregos, campo harmônico e talz.

Espero ter te ajudado no pouco que sei sobre o assunto.

Grande abraço!

pedrobortoli

Permita-me lhe fazer uma correção por gentileza.

P/ ser blue note, teria que estar acrescido a IV+. A escala ficaria dessa forma:

e:---5---|-------|-------|---8---|
B:---5---|-------|-------|---8----|
G:---5---|-------|---7---|---8---|
D:---5---|-------|---7---|-------|
A:---5---|---6---|---7---|-------|
E:---5---|-------|--------|---8---|

A C D D# E G

Espero ter colaborado!

Grande abraço!

gucrispim
Veterano
# set/08
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pedrobortoli
ta redondamente errado UAHEUAHEuAHEuhAE
pra mim isso é quase uma Pentatônica e quase uma escala Maior, sem ser nenhuma das duas... ou se preferir uma mistura de ambas.... mas não tem nada a ver com a blue note isso

gucrispim
Veterano
# set/08 · Editado por: gucrispim
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El Musicista
Portanto, o desenho da Penta de Am, seria assim:

e:---5---|-------|-------|---8---|
B:---5---|-------|---7---|-------|
G:---5---|-------|---7---|-------|
D:---5---|-------|---7---|-------|
A:---5---|-------|---7---|-------|
E:---5---|-------|--------|---8---|


Esse desenho tá errado, o correto seria
e:---5---|-------|-------|---8---|
B:---5---|-------|-------|----8---|
G:---5---|-------|---7---|-------|
D:---5---|-------|---7---|-------|
A:---5---|-------|---7---|-------|
E:---5---|-------|--------|---8---|


mas foi uma excelente explicação! parabens!

El Musicista
Veterano
# set/08
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gucrispim

Ôrra... É verdade!!! Obrigado... Vou corrigir...

El Musicista
Veterano
# set/08
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Comunicamos a errata, informada pelo amigo gucrispim, conforme post acima.

Informamos também que o texto original já foi corrigido.

gucrispim

Mais uma vez obrigado pela correção!
E obrigado pelos parabéns da explicação!

Grande abraço!

john_joao
Veterano
# set/08
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pra mim isso é quase uma Pentatônica e quase uma escala Maior, sem ser nenhuma das duas... ou se preferir uma mistura de ambas.... mas não tem nada a ver com a blue note isso

Tataum
Veterano
# set/08
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e||---5---|-------|---7---|---8---|
B||---5---|-------|---7---|---8---|
G||---5---|-------|---7---|---8---|
D||---5---|-------|---7---|-------|
A||---5---|-------|---7---|--------|
E||---5---|-------|--------|---8---|


Pronto, virou um Dorico Blues, uso muito isso.... as vezes encaixa, as vezes tenho que usar o modo mixolidio da relativa maior, mas funciona bem

Abraço.

Monsfogueri
Veterano
# set/08
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El Musicista

Explicação boa cara, mas não intendi mta coisa não véio.
o q eu tenho é mais prática que teoria, tpw, sei das escalas, e sei quais escalas usar em cada acorde, mas coisas assim como "Am dórico" só confundem minha cabeça. Mas foi boa a explicação.

Dizem que modos gregos são simples, mas eu não consigo intender, posso até saber sem os nomes, mas se vem os nomes me confundem, pois do jeito que aprendi, meu professor dizia que eram os modos gregos sem os nomes, e como não tá me fazeno falta os nomes, nem procurei aprender..

:)

El Musicista
Veterano
# set/08 · Editado por: El Musicista
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Monsfogueri

Fiz o possível cara. É que os modos (como o próprio nome sugere), são modos de se executar uma determinada escala.

Vamos pegar um exemplo:

O guitarrista base chega com uma base "irada" p/ o ensaio:

(Am F C G Am Dm G G) Am, sendo que para cada um desses acordes, ele sustenta por 04 tempos (beats).

Esses acordes, se você for "dissecar" as tríades, obteremos:

Am: A C E
F: F A C
C: C E G
G: G B D
Dm: D F A

Se você juntar todas essas notas e dispô-las em ordem. Você obterá:

A B C D E F G

Que escala é essa? Escala de C maior (jônico). OK?

Mas por que então é chamada neste caso de A eólico?

Você deve manjar alguma coisa de tensão e repouso com relação aos acordes, OK?

Se você pegar a harmonia (Am F C G Am Dm G G) Am, perceba que o "repouso" da música, se intensifica no acorde de Am, e não no acorde de C maior entende? Por essa razão, diz-se que essa escala é a escala de A eólico. Em resumo: Você executa a escala de C maior, focando seu repouso nas notas pertencentes às tríades de Am (A C E).

No outro ensaio, seu guitarrista base chega ainda mais inspirado que na semana anterior, e manda a nova base:

(Am Em G D Am D Am G) Am

Dissecando as tríades de cada um desses acordes:

Am: A C E
Em: E G B
G: G B D
D: D F# A

Se você juntar todas essas notas e dispô-las em ordem. Você obterá:

A B C D E F# G

Qual escala possui todas notas naturais, com exceção do F que é sustenido? A resposta é a escala de G maior (jônico)

Percebe a diferença entre uma escala e outra?

As duas estão repousando em Am, mas um único acorde já dá a letra de qual escala utilizar.

Na primeira sequência de acordes, o D era menor. Nesta última o D é maior:

Dm: D F A
D: D F# A

Campo harmônico de C maior (jônico):

C Dm Em F G Am Bm(5b)

Campo harmônico de G maior (jônico):

G Am Bm C D Em F#m(5b)

Em resumo: na base que seu guitarrista havia trazido na semana seguinte (Am Em G D Am D Am G) Am, você executa a escala de G maior, porém, foca o repouso nas notas pertencentes às tríades de Am (A C E). Por isso, a escala que você utilizaria, seria a escala de A dórico.

Mais inspirado ainda, o guitarrista da história chega com uma outra base de peso.

(Am Bb Am Bb C) Am

Dissecando as tríades de cada um desses acordes:

Am: A C E
Bb: Bb D F
C: C E G

Se você juntar todas essas notas e dispô-las em ordem. Você obterá:

A Bb C D E F G

Qual escala possui todas notas naturais, com exceção do B que é bemol? A resposta é a escala de F maior (jônico)

Percebe a diferença entre as escalas e outra?

As duas estão repousando em Am, mas um único acorde já dá a letra de qual escala utilizar.

Campo harmônico de C maior (jônico):

C Dm Em F G Am Bm(5b)

Campo harmônico de G maior (jônico):

G Am Bm C D Em F#m(5b)

Campo harmônico de F maior (jônico):

F Gm Am Bb C Dm Em(5b)

Em resumo: na base que seu guitarrista trouxe dessa vez (Am Bb Am Bb C) Am, você executa a escala de F maior, porém, foca o repouso nas notas pertencentes às tríades de Am (A C E). Por isso, a escala que você utilizaria, seria a escala de A frígio.

Compreendeu um pouco o que vem a ser modo? Ele está relacionado com os graus de cada escala:

I - Modo jônico (maior)
II - Modo dórico (menor)
III - Modo frígio (menor)
IV - Modo lídio (maior)
V - Modo mixolídio (maior)
VI - Modo eólico (menor)
VII - Modo lócrio (menor)

Pegando a escala de C maior

I II III IV V VI VII
C D E F G A B

Se você escutar um solo sobre a escala de C jônico, outro sobre a escala de D dórico, outro sobre a escala de E frígio, outro sobre a escala de F lídio, e assim por diante, não se espante se as escalas lhe parecem muito parecidas, porque são as mesmas escalas, diferenciadas apenas pelo "modo" com que cada uma delas são executadas, conforme a nota em que ocorre o repouso.
Para o exemplo de C, imaginemos as seguintes bases e qual a escala seria utilizada:

(C G Am F) C: escala de C jônico
(Dm G Dm Em) Dm: escala de D dórico
(Em F Em F) Em: escala de E frígio
(F Am G Dm) F: escala de F lídio
(G F G F C F) G: escala de G mixolídio
(Am C G F Em) Am: escala de A eólico
(Bm(5b) Em Bm(5b) Dm Em) Bm(5b): escala de B lócrio

Todas estas escalas contém C D E F G A B, mas a forma como serão utilizadas, vai de acordo com o modo sugerido pela harmonia.

Espero tê-lo ajudado!

Grande abraço!

Monsfogueri
Veterano
# set/08
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El Musicista

vc fala q se eu tenho uma base, tenho q focar o repouso nas notas das tríades (que seriam as notas que o acorde é formado, pelo q eu entendi, certo?), no caso, não poderia repousar nas notas das tríades da propria escala em si?




na base que seu guitarrista havia trazido na semana seguinte (Am Em G D Am D Am G) Am, você executa a escala de G maior, porém, foca o repouso nas notas pertencentes às tríades de Am (A C E).


Ou é obrigatório repousar nas tríades de Am, pois mesmo assim, estarei usando a escala respectiva.






Mais umas duvidas.

a escala menor é formada pelas notas menores do respectivo acorde, neh?

Posso usar uma escalar maior, sendo q o tom da música é menor?

El Musicista
Veterano
# set/08 · Editado por: El Musicista
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Monsfogueri

vc fala q se eu tenho uma base, tenho q focar o repouso nas notas das tríades (que seriam as notas que o acorde é formado, pelo q eu entendi, certo?), no caso, não poderia repousar nas notas das tríades da propria escala em si?


na base que seu guitarrista havia trazido na semana seguinte (Am Em G D Am D Am G) Am, você executa a escala de G maior, porém, foca o repouso nas notas pertencentes às tríades de Am (A C E).

Ou é obrigatório repousar nas tríades de Am, pois mesmo assim, estarei usando a escala respectiva.


Não digo que você tenha que focar o repouso necessariamente nas notas das tríades (isso é apenas um ponto de partida, ou de chegada).

Por exemplo:

(Am F C G Am Dm G G) Am

Dependendo do clímax que eu crio durante a progressão desses acordes, eu poderia por exemplo, finalizar meu solo com a nota G (que é a sétima menor (7) do acorde de Am). Compreende? Não é nenhuma nota das tríades, porém faz parte da tétrade do acorde. Acontece que, no caso do Am, as notas A C E apresentam uma maior tendência ao repouso do que por exemplo a nota D (quarta justa (4J), nota de tensão que pede uma resolução, ou seja, repouso).

E quando se fala em repouso, não necessariamente está ligado a este a idéia de "estacionar" na nota, nem de ficar somente nas tríades. Por isso que eu disse que as tríades são um ponto de partida ou de chegada. Depois que você repousou, você pode trabalhar outras notas (exceto finais de solo). Compreende?

a escala menor é formada pelas notas menores do respectivo acorde, neh?

Posso usar uma escalar maior, sendo q o tom da música é menor?


A escala menor natural (eólica) é derivada (relativa) de uma escala maior.

Por exemplo:

A escala de Am natural (eólica) é derivada (relativa) da escala de C (jônica).

Portanto, se você utilizar a escala de C (jônica) para solar sobre a seguinte progressão de acordes, será a mesma coisa que você utilizar a escala de Am natural (eólica).

(Am F C G Am Dm G G) Am

Neste sentido, você pode usar uma escala maior para solar em cima de uma harmonia menor.

Agora se você quer utilizar a escala de A maior para solar em cima de uma progressão cujo tom é Am:

Escala do tom de Am: A B C D E F G
Escala do tom de A: A B C# D E F# G#

Percebe a diferença? Existem três notas que se "chocam" (C-C#; F-F#; G-G#). Está errado eu usar essa escala maior p/ solar sobre a progressão acima?
Não existe errado na Música, existe algo que soa bem e algo que não soa bem. Neste caso, possivelmente não ficaria legal, porque soaria bem estranho. Entende?

Espero tê-lo ajudado.

Grande abraço!

Monsfogueri
Veterano
# set/08
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El Musicista

vlw cara, vc entende pra caramba, fez conservatório?

flws

hughet
Veterano
# set/08
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El Musicista
Permita-me lhe fazer uma correção por gentileza.

P/ ser blue note, teria que estar acrescido a IV+. A escala ficaria dessa forma:

e:---5---|-------|-------|---8---|
B:---5---|-------|---7---|-------|
G:---5---|-------|---7---|---8---|
D:---5---|-------|---7---|-------|
A:---5---|---6---|---7---|-------|
E:---5---|-------|--------|---8---|


Não seria:
e:---5---|-------|-------|---8---|
B:---5---|-------|-------|---8---|
G:---5---|-------|---7---|---8---|
D:---5---|-------|---7---|-------|
A:---5---|---6---|---7---|-------|
E:---5---|-------|--------|---8---|

Não é?

El Musicista
Veterano
# set/08 · Editado por: El Musicista
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hughet

Muito obrigado amigo! Totalmente válida sua correção.
Dei Ctrl+C e Ctrl+V nas tablaturas e nem vi o erro.
Ainda bem que você me informou. Muito obrigado.

Comunicamos a errata, informada pelo amigo hughet, conforme post acima.

Informamos também que o texto original já foi corrigido.

hughet

Mais uma vez obrigado pela correção!

Grande abraço!

Monsfogueri

Obrigado pela consideração! Mas eu não entendo tanto de Música assim não cara.

O pouco que eu sei é por causa dos 01 ou 02 anos de aula que eu fiz, mas não foi em Conservatório não (quem me dera se fôsse)... Fora isso, muitas horas na internet fuçando em sites de teoria musical, revistas de guitarra (algumas compradas em sebo), alguns livros emprestados aqui e acolá, algumas idéias roladas com outros guitarristas em Festivais de Música, e por aí vai.

Mais uma vez, muito obrigado! Se eu puder ajuda-lo mais, estamos aí.

Grande abraço!

pedrobrito
Veterano
# set/08
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El Musicista

Oh cara, pra você que curte, esse site é legal:

http://batuca.no.sapo.pt/harmonia/harmfunc.htm#ii

Tem mais coisas, mas essa parte achei mais interessante!

pedrobrito
Veterano
# set/08
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El Musicista

Aqui o índice: http://batuca.no.sapo.pt/harmonia/indice.htm

El Musicista
Veterano
# set/08
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pedrobrito

Muito obrigado pelas dicas!

Li um pouco hoje, mas estou quebrado de sono.

Amanhã vou ler com mais afinco e calma.

Mas de antemão posso confirmar que é um excelente material!

Vou lê-lo sem erro...

Muito obrigado pela contribuição!

P. S.: comecei a ler (estudar) essa semana o livro Dicionário de Acordes Cifrados, de Almir Chediak, que na verdade é muito além de um simples dicionário de acordes. Aborda de maneira muito explicativa as funções de cada grau dentro das escalas maiores e menores, e no final do livro tem análises harmônicas de vários clássicos da MPB... É um livro excelente. Tem no http://www.freenote.com.br/

Grande abraço! Fique com DEUS e até a próxima!

Anonimo19
Veterano
# set/08
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Monsfogueri

Escalas sem nome...hasuahsuahsuahs
Preguiça é fóda....

El Musicista
vlw ae pelo tuto....

Monsfogueri
Veterano
# set/08
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Anonimo19

escalas sem nome??

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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Monsfogueri
Sobre a pergunta sobre quais notas estacionar, o amigo tá te dando uma dica de como começar a improvisar naquela base. Se for uma base que foca em Am, fica voltando constantemente, teoricamente aquelas notas de repouso ficariam boas, pq há uma boa chance de estar em Am.
Com o tempo, seu ouvido vai detectar o efeito que as notas causam sobre cada acorde. Esses efeitos, tb dependem das notas utilizadas para a formação do acorde(tétrade), e das tensões.
Na verdade, o que importa é o q a nota que vc tá executando significa para o acorde em que vc está tocando em cima, que efeito ela causa : tensão, relaxamento.. e pode ser algo entre os dois tb :).
Por ex, vamos usar a escala de C (C D E F G A B), tocar um Fá em cima da tríade de Dm. Isso cria um efeito perfeito... a nota se mescla ao som do acorde (Dm notas : D F A).
Agora parar no Fá na tríade de C (C E G), já dá uma certa tensão, bem irritante, que pede que vc "resolva", ou seja, toque uma nota mais agradável ao acorde(tipo cair para o E). Isso acontece pq esta nota, está a um semitom da terça do acorde de C. Esse tipo de coisa tende a causar uma certa tensão.
Agora se vc tocasse o bicorde de C5 (notas C G, "riff" como chamam alguns), vc poderia estacionar no F, q criaria um efeito diferente, pois n tem a E para atrapalhar.
Se a mesma nota Fá for tocada em cima de C4(notas C F G), ficaria perfeito. Tocar um Lá nesse C(C E G), cria uma outra tensão, + não tão irritante qt o Fá, já que a nota está a uma certa distância das notas da tríade.
Um F# em cima deste acorde, cria uma tensão que é do modo lídio(escala de G: G A B C D E F# G), o que faz com que fique um "som satriani" na parada :). Aqui, digamos que simplesmente vc está imaginando que este acorde de C faça parte de uma música no tom de sol, que possui esse acorde no seu campo harmônico. Ou seja, em vez de tocar o C D E F G A B banal, vc toca a escala de G para dar uma intenção diferente, uma intenção modal.
Esses efeitos seriam mais percebidos se a música demorar mais nos acordes... agora numa progressão rápida, n fica tão claro, então uma saída é começar tocando como ele te disse.
Desculpa se compliquei a coisa, só tava querendo esclarecer que as regras mudam para cada acorde, se vc tá em C fica legal pousar em C E G, em Am fica legal A C E, e por aí vai. O que n quer dizer q n fique legal tocar outras coisas em cima deles, mas aí depende da "intenção" que vc quer causar ao tocar. A dica é ver as notas que formam o acorde na progressão, e aí usar essas notas em cada um(ou seja tocar os arpejos) e depois ir experimentando devagarinho as outras notas da escala, pra ver o que acontece.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/08
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Aliás se quiser uma dica, n se mate decorando os milhões de modos e escalas, aprenda bem dois assuntos : Construção de acordes e intervalos.

Monsfogueri
Veterano
# set/08
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Rei Arthur Pendragon

explicou bem cara, sem nomes de modos pra me confundir :D

Por ex, vamos usar a escala de C (C D E F G A B), tocar um Fá em cima da tríade de Dm. Isso cria um efeito perfeito... a nota se mescla ao som do acorde (Dm notas : D F A).

não fikou mto claro isso pra mim cara, pode explicar denovo?
o q seria tocar um F na tríade de Dm?
seria solar na escala de F enquanto a base ta Dm?



P.S. pratika jah tenho pra caralho, o q me falta é teoria... =/

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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Monsfogueri
Sim, isso mesmo que vc disse aí, para todos os exemplos que eu citei.
Olha, geralmente vai ser um incômodo repousar em uma nota que esteja a 1/2 tom de qualquer nota do acorde, principalmente se for a 1/2 tom da tônica ou da terça.
Vamos imaginar a progressão q o cara te passou. Vamos imaginar q os acordes durem um certo tempo, n seja uma troca muito rápida, de forma que vc tenha tempo para fazer frases em cada um e usar notas de repouso no acorde tranquilamente, tipo uma balada lenta.

Progressão (Am F C G Am Dm G G) Am

A escala de Am = "A B C D E F G" é igual a escala de C, portanto um modo de C.Dentro dessa escala existem algumas pentas, entre elas a de Am/C = "A C D E G". Vc pode usar essas duas escalas para solar tranquilo nessa parada.
Na progressão temos : Am (A C E), F (F A C), C (C E G ), G (G B D), Dm (D F A).
A penta reduz suas opções, de certa forma simplificando sua escolha de notas, enquanto usar a escala de Am te dá todas as notas usadas na harmonia.

Vamos imaginar que vc use as notas de Am, A C E como repouso em todas as situações(tipo um iniciante pensando em ficar no tom), sendo q vc vai solar fazendo frases usando a penta ou a escala menor. Repare que nem todos os acordes tem as notas A C e E. Se a nota de repouso n existir no acorde, vc vai dar uma certa tensão já(que pode ser fraca ou forte), enquanto q se vc escolher uma q existe nele, vai dar o relaxamento(a nota se mesclará ao som do acorde em maior ou menor grau, dependendo do intervalo, da nota escolhida).

Exs : Vc sempre usará a nota C como repouso para todos os acordes :
acorde F. A C é a quinta do acorde. Este intervalo costuma se mesclar com a tônica do acorde muito bem.
acorde C. Tá tocando a tônica tá com deus.
acorde Dm. Tocar a sétima menor causará uma relativa tensão, ñ muito agressiva. O que acontece aqui é q vc vai dar a entender que este acorde é um Dm7 ( D F A C, sacou?)
acorde de Am. Aqui o dó vai ser a terça, a nota que dá a característica do acorde(maior, menor). Tocando isto vc reforça a tese de que este Am é um A menorzão mesmo.
acorde de G. Tocar o C vai te dar uma tensão bem agressiva em relação ao B (terça do acorde). Isso atrapalha a idéia do acorde maior, nao resolvendo ele, e vc provavelmente vai sentir que ela "pede" para sair e cair no B(melhor ainda) ou ir para o D(não tão bom qt).

Conclusão : Cada situação sempre vai ser diferente, e uma nota vai funcionar de maneira diferente para cada situação.

Dar a tensão n é errado, vc pode fazer o q quiser em música. As vezes a intenção é justamente causar tensão com o seu solo, enquanto q outro cara pode escolher tocar de maneira menos estranha, mais melódica. Dependendo da situação, um erro pode ser um acerto, assim como vc pode parecer um principiante que está errando qd n sabe aplicar a tensão convincentemente. Ouvir muita música e desenvolver o ouvido é fundamental.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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Sorry, double post (editado)

Monsfogueri
Veterano
# set/08
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Rei Arthur Pendragon

vlw pela explicação cara, vou estudar td isso q vc disse, a explicação fika bem mais facil qdo não se usa nome de modos.

qto à um assunto:

Dentro dessa escala existem algumas pentas, entre elas a de Am/C = "A C D E G".

a de A e C seriam as penta do acorde Am e C, mas e qto à "D E G"?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/08
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Monsfogueri
Nesse caso já teria de entrar um pouco em teoria de modos...

Para lá menor, que nada mais é do que a escala de C centrando o foco no A ( A B C D E F G = C D E F G A B) mesmas notas... Am e C.

Uma escala nada mais é q um conjunto de intervalos de uma oitava a outra. De C para C tem 12 notas. A escala pentatônica m7 pega 5 notas dessas 12. Os intervalos são :
tônica, terça bemol, quarta, quinta, sétima menor.
Partindo dos acordes do campo de Am, temos (formando com 3 notas pra n aloprar):

Am Bm5b C Dm Em F G

Partindo desses acordes, tentamos achar os intervalos q formam a escala. Em termos de pentas m7, a penta menor com a relativa maior vamos achar 3 : Am/C(A C D E G), Dm/F (D F G A C) e Em/G (E G A B D) . Vc pode usar essas 3 pra solar naquela harmonia, sendo que algumas ficam melhores q outras dependendo da situação tb... ou seja depende do acorde que tá rolando na base naquele momento.

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