Algumas considerações a respeito de captadores de guitarra

    Autor Mensagem
    informal
    Veterano
    # set/08


    Este texto foi extraído do site "Loucos por música".
    Achei interessante a matéria e compartilho com tds.

    Quase tudo interfere, na performance do captador.
    - Tipo da madeira
    - Densidade da madeira
    - Desenho do corpo
    - Como é fixado o captador no corpo do instrumento
    - Qualidade de propagação dos apoios (Ponte e capotraste )
    - Tipo de trastes do instrumento
    - Regulagem do instrumento
    - Altura dos captadores (Proximidade dos mesmos à corda)
    Maiores detalhes sobre O que é captador? Como funciona? Como interage com a Madeira? Na CG 50 e 51, e no livro "Guia Ilustrado da guitarra" você encontrará maiores esclarecimentos sobre isso.

    Outro problema com relação a indicação de captadores, é o fato de que o "som" é julgado através de gosto e referencial.
    Ex. Para mim som pesado pode ser o que Jimmi Page do Led Zeppelin, consegue em sua guitarra, e para outra pessoa pode ser o timbre que o Dimebag Darrell do Pantera consegue, ou seja vai do referencial de "pesado" de cada um, e também do gosto pessoal. Posso achar maravilhoso o timbre para Blues que Steve Ray Vaughan Consegue, enquanto outros acham melhor e mais bonito o timbre que B.B King consegue.

    Marcas com EMG, Seymour Duncan, Dimarzio, e outros..., disponibilizam no mercado catálogos, demonstrando seus modelos , e suas respectivas performances, no que se diz respeito às suas freqüências, saída, (Volume, "Força" ), entretanto vale a pena salientar novamente que, isto serve apenas como referencial, pois o captador age de forma singular em cada instrumento.
    A seguir darei dicas sobre quais captadores podemos usar para conseguirmos um timbre com maior sustentação, maior ataque, e conseqüentemente, tocar com "mais facilidade" rifes pesados e frases rápidas.

    Importante lembrar que essas dicas são baseadas em minha experiência e no meu gosto., ou seja, pode não agradar a todos.

    Existe disponível no mercado uma infinidade de marcas e modelos ótimos, tais como, Seymour Duncan, EMG, Dimarzio, Bill Lawrence, Gibson, Fender, Rio Grande, Tom Anderson, Shaller, Gotoh, Shadow, Fishmam, e outros. Falarei apenas de alguns modelos de algumas poucas marcas, principalmente, daqueles mais fáceis de serem encontrados, porém, seu Luthier de confiança poderá também orienta-lo, com respeito a outros modelos e outras marcas.

    Usarei escala de 0 a 5, para dar idéia da proporção das freqüências de cada captador, e de 0 a 10 para comparação de potência ( saída ) . Ex. O captador "X" possui a equalização de suas freqüências aproximadamente, 5 de agudo, 3 de médio e 1 de grave e de saída moderada (5). Então você deverá entender que esse captador possui pouco grave, bastante agudo, e médios não proeminentes e que (5) de saída, lhe dá conotação de um captador não muito forte e nem de volume muito alto, quanto seria um de (7) por exemplo.

    Bom, vamos lá!
    Um Humbucker, bastante comum, e muito usado no mundo todo, é o "JB" da Seymour Duncan. Trata se de um captador bastante versátil, e de freqüências equilibradas, evidentemente em um estilo de rock "moderado à pesado".
    A equalização de suas freqüências é aproximadamente nesta proporção:
    5 de Agudos, 4 de Médio, 2 de Graves e 7 de saída.
    É um captador que proporciona, uma boa gama de harmônicos, muito boa sustentação, e também possui uma saída bem forte.(Massa de volume e potência que proporciona)
    Um captador bastante usado, desde de um hard blues a um hard rock ou jazz rock .

    Outro captador bastante parecido ao JB, no que se diz respeito ao estilo de aplicação, é o também humbucker "Paf Pro" da Dimarzio.
    Este captador, também bastante usado mundialmente, possui suas freqüências até um pouco mais equilibradas do que o JB: 5 de Agudos, 4 de médios, 3 de graves, 6 e ½ de saída, porém um pouco mais fraco, mais de igual gamas de harmônicos e sustentação, e graças a sua quantidade de médios, proporciona um pouco mais de saturação.

    O "500 T" da Gibson é um dos meus favoritos. Um captador de excelentíssimo equilíbrio de freqüências, e de saída fortíssima. 5 de Agudos, 4 e ½ de Médios, 4 de Graves, e 8 e ½ de Saída. Proporciona uma ótima sustentação, um timbre gordo e límpido, entretanto, graças à sua saída alta, satura com facilidade. Indicado para o estilo hard rock, heavy metal, e até para um jazz mais pesado, dado mais uma vez ao seu grande equilíbrio de freqüências.
    Infelizmente, só deve ser utilizado, na posição bridge, (ponte), pois se utilizado, na posição neck (braço), satura demais, embola as freqüências, fica abafado..

    O "Duncan Custom" da Seymour Duncan, se assemelha bastante ao 500 T, embora não tão equilibrado, e nem tão "Forte", ( 5 de Agudos, 3 de Médios, 4 de Graves e 8 de saída ) quanto esse antecessor citado acima, porém de excelente sustentação e equilíbrio de freqüências, de timbre bastante límpido e gordo, realmente muito encorpado, e também de saída fortíssima. Satura com facilidade, mas esta longe de ser chamado de um captador "sujo", por isso é indicado para o Hard Rock, heavy metal, e até o jazz.

    Esses dois captadores que falaremos agora, não são tão fortes e nem tão agressivos quantos os anteriores, entretanto, poderosos na versatilidade.
    O Primeiro é o "The 59 Model" da Seymour Duncan. Esse humbucker, possui, um som limpo bastante cristalino e encorpado, e quando saturado, mostra suas freqüências bastante equilibradas. Longe de ser um captador estridente, o 59 Apresenta as seguintes características de freqüências: 5 de Agudos, 2 e ½ de médios e 4 e ½ de graves, e sua saída é de 6 e ½ .
    O que pode se notar, é que o "59" é um captador de som "Cheio" dado às suas equalizações, embora por não possuir as freqüências médias acentuadas, não possui um ataque vertiginoso, mas quando saturado é de excelente sustentação.

    Esse Humbucker é indicado para um Hard blues, Jazz ou Jazz rock, Hard Rock, e talvez um Heavy Metal não tão visceral.
    O Segundo captador dessa dupla, é o "Fred", da Dimarzio.
    Esse captador apresenta as seguintes características de freqüências: 5 de Agudos, 5 de médios, 5 de Graves, e 7 de Saída. Como você pode perceber são parecidos, em suas equalizações, sendo que o Fred possui um pouco mais de ataque e força mas também de som limpo e cristalino e bem definido.

    Os estilos a que se aplica mais adequadamente são:Hard Blues, Jazz Rock,Hard Rock,Heavy Metal não muito pesado.
    Outra dupla bastante avassaladora, são os "Tone Zone" da Dimarzio, e o "Original Trembucker "da Seymour Duncan.

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ótimo tópico!!

    legal, parabens!!

    abraços

    marcioguita
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Valeu pelo tópico! faz agora pros nacionais! :)

    _Dio
    Veterano
    # set/08
    · votar


    excelente iniciativa, informal

    eh um ótimo guia pra comprar o que convém as necessidades de cada um...


    parabéns

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    não entendi uma coisa, no site da seymour fala que o JB tem 16 de saida, aqui vc fala que tem 7!!

    este tópico é interessante pra mim, estou a procura de captadores para tocar desde um rock ou instrumental ate um heavy metal, porém procuro um lance meio vintage e de alta saída! logo penso em captador de alnico.


    paf pro parece um pouco com JB, gosto mais do JB, porém como quero tocar heavy metal e a saída do JB é mais alta, logo penso no jb, mais se as saídas forem tão próximas como a do paf pro e se o paf pro saturar mais como vc disse, pegarei o paf pro, qual a real entre eles?
    vlw

    informal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Hendrix_ssa

    não entendi uma coisa, no site da seymour fala que o JB tem 16 de saida, aqui vc fala que tem 7!!

    Estes valores obedecem a uma escala comparativa. No caso aqui vai de 0-10 o que significa dizer que este pickup possui 70% de intensidade ou potência de saída. Procura ver qual a qual escala a SD se refere.
    Agora essa coisa de um cap pau-pra-toda-obra é complicado. Vintage de alta saída?
    Desses dois sem dúvida o JB é mais versátil e com maior saída. Eu apostaria nele, más tem que se levar em consideração todo o conjunto de equipamentos que irão interagir no resultado final do som (vc notou a lista no início da matéria?).
    Minha dica é: procure em lojas guitas que tenham estes pickups, de preferência de modelo parecido com a sua, e teste p ver qual é a real. Esta ainda é a melhor forma de comprar, não tem contra-indicação. O que os outros te indicarem vai ser baseado em experiência pessoal e só vc deve saber o que realmente quer.
    O que eu sei é que a guitarra influi em aproximadamente 40% do som. E desse valor os captadores devem ser responsáveis por +-25%. O amp por mais 40% e os 20 restantes pedais e afins (há controvérsias).

    abraços hendrixianos.

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    estou quase indo de JB mesmo!
    minha guitarra é uma cort de basswood, creio que por ser uma madeira mais puxada pro grave, talvez equilibre as pontas agudas que as pessoas falam que o JB tem.

    conandrade
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Gostaria de algo parecido com captadores Single-Coil também... ficou MUITO bom essas "considerações".

    Estive pensando em mudar os captadores de minha Strato pra dar mais "potência". Mas conclui que era besteira e não ia fazer tanta diferença. Queria ouvir de alguem que realmente entende, como vc parece ser.

    Minha guitarra é uma Strato Reeisue ´54 CIJ e teoricamente tem os captadores Vintage Style da Fender US. Ela tem um som realmente excepcional. A única coisa que fiquei meio "assim", é que o volume dela não é tão alto qnto os da American Standard por exemplo. Mesmo assim produz um timbre muito superior em todos os aspectos. Fico pensando se, eu pusesse, um set com aqueles Vintage Noiseless (ou SNC) pudessem fazer diferença...

    Bom... fica aí dúvida!
    Muito bom tópico!
    []´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Algumas considerações a respeito de captadores de guitarra