Qual é minha Strato CIJ? Qual captador eu uso?

    Autor Mensagem
    conandrade
    Veterano
    # set/08 · Editado por: conandrade


    Fala pessoal,

    Bem.. sou novo por aqui.
    Possuo uma Fender Stratocaster CIJ (Crafted in Japan) mas não sei exatamente qual o modelo dela. Sei que é uma reedição dos anos 50 pelo aspecto estético dela: pickguard com menos parafusos e sem a borda preta; 21 trastes; sêlo de "Original Contour Body"; tarrachas vintage; tudo meio envelhecido... alguem sabe me dizer com precisão?

    Enfim...
    Acho o braço dela - maple - espetacular. O som é muito bom e ela é bem acabada.

    Só que estou meio embassado com ela por dois motivos:

    1) acho o corpo dela um pouco leve demais, e por causa disso, fico pensando que não é uma madeira boa. Alguem saberia me dizer se tem algo a ver? Alguem sabe qual é a madeira dela?

    2) Embora eu goste do timbre, queria algo um pouco mais "gordo" e com mais "sustain" mas não como os humbuckers tradicionais. Gostaria de ouvir opiniões a respeito do Hot Noiseless (e o Vintage) da Fender e, qual captador o Jeff Beck usa? Alguma idéia?

    Meu negócio é Blues e HardRock... penso que esse Hot cairia como uma luva. Só não queria perder o som limpo clássico que essa Strato tem, bem como o som dela com Distortion (boss) que fica excelente tb.

    Bom... é mais ou menos isso por enquanto, qualquer ajuda é mega-bemvinda! Desde já,

    grato,
    Conrado

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    conandrade

    ainda não tenho cacife p/ dizer com precisão qual fender é, hehehe. Quanto a captação eu já posso tentar opinar. Os Vintage Noiseless são mto bons saca? Mas só serviria pra um bom hard rock se o amigo investisse num circuito ativo (eu não curto). Os Hot Noiseless já são mais agressivos como diz o nome, porém perde na parte do clean (são cerâmicos). Mas, se sua intensão de blues for mais para um "Hard Blues", tá ótimo. Agora, gostaria de te indicar o Samarium Cobalt Noiseless (SNC). Dos noiseless é o meu predileto. Bem balanceado. Som fantástico!

    Outra opção legal seria pôr um Lace Sensor RED na Ponte e dois GOLD nas posições meio e braço.

    No mais, é isso..desculpa se não ajudei mto.

    boa sorte

    daniel_guitar
    Veterano
    # set/08
    · votar


    conandrade
    sobre a madeira as fender´s japan hj em dia são de basswood a maioria se for essas mais novas pode ser por isso q vc acha ela leve (já vi no site uma vez mas ñ lembro agora)

    conandrade
    Veterano
    # set/08
    · votar


    opa valeu a força aí pessoal!

    qnto à captação...
    então... gostei dessa idéia do SNC mas estou absolutamente cego qnto à eles... do que se trata especificamente? qual a diferença? e o preço?

    esses hot noiseless me chamam muita atenção... qual seria o captador do jeff beck? não necessariamente o da fender signature series...

    qnto à madeira...
    ela tem pelo menos uns 5 anos na minha mão (primeiro dono).. suspeito que seja de 99~01. (Onde posso checar o serial number dela??) Ela sofreu um mini-acidente e descascou um pouco na parte de apoio do braço direito, dá pra notar que é uma madeira clara e um pouco alaranjada, sem muitas "veias"... e é relativamente leve!

    valeu mais uma vez, brigadasso aí!
    -conrado

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    conandrade

    Bem, os Hot Noiseless parecem ter sido feitos p/ o Jeff Beck.. o Clapton tb já usou. Eu toquei uma vez.. as impressões eu já relatei mais acima. O SNC é o meio-termo, por isso curto tanto. Quanto a guitarra.. não posso mesmo ajudar.

    abraço

    conandrade
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ah... qnto aos Lace Sensor...
    Toquei com Lace Sensor em 3 testes de guitarras em lojas... todas eram Fender USA mas não me lembro mais os respectivos modelos. Lembro que eram modelos caros e teoricamente, mais bem acabadas.

    Mas não gostei tanto das guitarras qnto do som delas. Achei meio sei lá... "plástico" em comparação às Stratos clássicas. Como se tivesse uma membrana de plástico em volta das cordas. O brilho da Strato é muito importante e tive a impressão que o Lace tira esse "estalo" que só a Strato tem. Mas tb não toquei alto... Em contrapartida, tb não gosto nem um pouco do Tex Mex... muito agudo! Estilo Jimmy Vaughan...

    E sei que o som da Strato, se destaca principalmente qndo tocado com um bom volume e uma boa regulagem. Pra não dizer que é uma Ferrari, digamos que é como um bom carro italiano!

    To falando isso só pra ter uma noção de gosto.
    Eu gosto de tocar Hendrix, SRV, Clapton, Jeff Beck, Jimmy Paige... nessa ordem basicamente. Tanto de timbre qnto de gosto.

    Do jeito que a minha guitarra está, consigo timbres excelentes pra Hendrix, SRV e Clapton. Isso com o captador do braço e do meio, que gosto muito tb. É uma excelente guitarra, como já disse antes. Mas não consigo explorar bem o captador da ponte, sinto que poderia ter mais impacto.

    E é aí que o Jeff Beck entra. Tem uma versão de Rollin´n´Thumblin ao vivo, daquele seriado "The Blues" do Martin Scorcese, em que ele tira um som absurdo daquela guitarra. E parece que ele liga direto no wha-wha e Marshall. É alucinante... sério, vale a pena. Ídolo do Jimi, é ídolo meu tb!!!

    conandrade
    Veterano
    # set/08
    · votar


    SaldanhaPessoa

    Bem, os Hot Noiseless parecem ter sido feitos p/ o Jeff Beck.. o Clapton tb já usou. Eu toquei uma vez.. as impressões eu já relatei mais acima. O SNC é o meio-termo, por isso curto tanto. Quanto a guitarra.. não posso mesmo ajudar.

    abraço


    Considere-se considerado! Por um acaso esse Hot Noiseless é o mesmo daquela guitarra que o Clapton usou, no show que ele fez aqui no Rio? Da turnê do Reptile? Com aquela Strato meio colorida?Bem se for... acho que é realmente uma senhora opção!!

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    conandrade

    então.. (seu gosto é mto bom) os noiseless não "plásticos" quanto os Lace (apesar de eu gostar dos Lace). Mas tb não são Vintage como os Van Zandt ou o Texas Special.. mais uma vez reitero td o q já disse (principalmente sobre os SNC). Acrescento tb os caps Custom shop 64 e Texas Special da Fender.. além de uma pesquisada junto a MGMusic sobre os Van Zandt (são mais caros, mas são IRADOS!). A Seymour Duncan tem um modelo legal tb, o Quarter Pound.. q já foi mto usado pelo Blackmore. Ele preserva um timbre vintage, mesmo tocando rock. É isso ae cara.. sempre a compra de captação termina sendo um quase "tiro no escuro".. não dá pra testar do jeito q a gnt quer né... o negócio é arriscar naquele em q as especificações mais apontam para o teu som. Pesquisa meu querido.

    sdç,

    conandrade
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Show Saldanha! Me ajudou muito, vou fazer uma pesquisa de preço e custo/benefício. O $$$ certamente vai contar na escolha do set.

    Eu já ouvi falar no Van Zandt. Antes de eu achar essa CIJ, eu tive (e vendi pra fazer a troca) uma American Vintage´62 que tinha um somzaço tb. Mas o braço era rosewood e um pouco fino na minha opinião. Só que ela passava um ar mais "pro", de repente pelo peso da madeira. Na época, antes de encontrar essa CIJ, tinha um cara vendendo uma American Vintage´57 com esses captadores Van Zandt. Pelas fotos estava maravilhosa. Mas tava muito cara...

    De resto, som, playability e estética, preferi a CIJ e custou 1/3 do preço! Certamente me fez vender a Vintage por ela.

    Impressionante como guitarra varia. Principalmente Fender... já toquei em muitas, tive várias e nunca uma parecida com a outra. Novas e antigas. Muito estranho isso...

    To checando o numero serial... aparentemente ela é de 98~00. Mas ainda não me dei por satisfeito... quero descobrir a madeira dessa guitarra.

    Entre Basswood e Poplar, o que é melhor?

    []´s

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    conandrade

    São madeiras interessantes. O Basswood, infelizmente.. é mal visto por mtos instrumentistas, pode apresentar ótimos timbres. A Ibanez faz guitarras TOP com tal madeira.. sua principal característica é a leveza e o balanceamento do som. Minha strato é de basswood, e acho o som FANTÁSTICO.
    Quanto ao Poplar (choupo, aqui uma similar é o Marupá), é beeem leve.. original do hemisfério-norte.. sonzinho mais pra seco, com médios-agudos mais ressaltantes. A Music Man do Steve Morse é nessa madeira. Ela não é das melhores, mas pode se extrair um bom som. Há incentivo ao seu uso pq ela não corre risco de ser extinta (ao menos não em 30 anos..). Enfim, não sou especialista no assunto.

    conandrade
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É... pelo que to fuçando aqui no Google, pelas características de coloração, "grain", peso, etc, parece que a minha é Basswood. Como eu disse, o som da minha giutarra é excelente qndo está plugada.

    Mas os comentários que ando vendo aqui, não são muito animadores não... fiquei com a pulga atrás da orelha!

    Meu pai tem uma Gibson Les Paul deLuxe Goldtop de 1968 e ela, mesmo desligada, vibra toda quando vc toca, é impressionante. Não sei se é pelo fato da madeira estar envelhecida, ser boa... seo fato dela vibrar é bom ou ruim. Parece bom... e é uma senhora guitarra. Um excelente patamar de comparação pra mim. Mas por algum motivo que ainda não consegui definir, prefiro a minha Strato! Pegada... som... feel...

    Qual a tua Strato?

    Hipoteticamente falando, será que mudaria muito a caracteristica sonóra da guitarra, se eu mudasse para um corpor de Strato com madeira diferente?

    []´s

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    conandrade

    a minha é uma Condor.

    Bixo, houve uma época q as Fender MEX e American eram fabricadas com Poplar por causa da alta do preço do Alder saca? Isso foi na década de 90. Depois, o Alder voltou ao preço normal, e as Fender voltaram a produzir com Alder.

    Com relação a mudar a madeira do corpo pode mudar sim.. mas eu não aconselho. O q o amigo deveria fazer é: levar num luthier para q ele analise qual madeira é, e em q condições foi feita.

    O fato é q não existe (em tese) "madeira ruim". Cada uma tem suas características.. o guitarrista busca aquela q se adequa mais ao seu gosto..enfim.. deixando dessa filosofia barata, eu acredito q da forma q for sua guita deve ser mto bem feita. Para sanar sua dúvida é melhor buscar um especialista. No mais, acho q mudar a captação já ajudaria mto.

    abraço

    conandrade
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É... achei esse site bem coerente! http://www.bothner.co.za/articles/bodywoods.shtml

    Pelas fotos das madeiras, ou é Poplar ou Basswood.

    Sei que o som é bom, é leve, o braço é fantástico e que vou ficar com ela de qualquer maneira. Só quero saber qual o modelo!! hehe

    De qualquer forma, muito obrigado pelo teu tempo, Saldanha.
    Foi de grande ajuda mesmo!
    Um grande abraço

    conandrade
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ressucitando o tópico

    Ainda não consegui distinguir a minha guitarra. Alguem por aí tem alguma idéia?

    Fender Stratocaster Crafted In Japan / Old Candy Apple Red com braço em Mapple.

    Pelo número serial consegui determinar que ela é de 1997/98. (A + 6 digitos)

    -21 frets
    -braço semi-gordo parecendo um "D" (espetacular)
    -hardware todo estilo vintage (ponte/ tarrachas)
    -placas no estilo envelhecido (captador meio "amarelado" e pickguard com 8 parafusos)
    -5 way switch
    -prendedor de corda redondo estilo ' 54 (ao invés daquela "arainha" estilo '57)
    -Selos de "Original Contour Body" e "With Sincronized Tremolo"

    Essas são as características. Esses specs se assemelham muito ao modelo de reeisue '54 das Made in Japan e CIJ. Só que nessas, embaixo do captador do braço, tem escrito ST54 e o modelo do captador (DMC pra DiMarzio, TX pra Texas Special e LS pra Lace Sensor) na madeira e na minha não tem nada escrito, o que me leva a crer que não é uma ST54. E sempre tive a minha Fender como reedição de 54 por conta do prendedor de corda ser diferente das 57 em diante. Não estou conseguindo encontrar na WEB.

    Qualquer ajuda é muito bem-vinda.
    Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é minha Strato CIJ? Qual captador eu uso?