Oque ensinam numa faculdade de musica?

    Autor Mensagem
    CrenteLouco
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: CrenteLouco


    Eu gostaria de saber.. oque eles ensinam por lah?
    tem um curso especifico pra tal instrumento?
    como eh lah?
    alguem ja fez?
    como eh a prova?

    Jim Marshall
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Jim Marshall
    · votar


    CrenteLouco

    Muitas coisas...desde História da música, regionalidades, história da Arte...até leitura, estruturas modais , composição e regência...mas depende do rumo que o curso e as matérias de cada faculdade tomam.

    Estudar música não é apenas o fato de tocar um instrumento, por isso os vestibulares para tais faculdades são tão dificeis, normalmente é exigido que o vestibulando já tenha conhecimentos bem aprofundados de teoria, leitura , e prática.

    O que pode ser feito é um curso preparatório em algum conservatório ( como o Souza Lima por exemplo) daí então depois de ter adquirido uma certa "bagagem" você presta o vestibular.

    Faça uma busca na internet por faculdades de música e dê uma olhada nos cursos de graduação.


    Abraço,

    See ya !

    CrenteLouco
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Jim Marshall
    blza cara... Vlw...
    vou procurar msm..
    mas c sabe me dizer qnto custa a mensalidade numa faculdade dessa?
    eu sei q eh mto variável, mas sempre tem uma média.. :D

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    O que se aprende numa faculdade de musica é bem de acordo com o que voce escolher, Licenciatura ou Bacharelado, a primeira é bem voltada para a educação e pedagogia, nesse contexto existem algumas faculdades que nem prova especifica impõem, é só fazer o vestibular e entrar, lógico que ha suas desvantagens pois o ensino é bem geral e enxuto, eles ensinam noções basicas e possibilidades para se usar em sala de aula.
    No caso do bacharelado, voce escolhe o instrumento para o qual ira se especializar, a prova é relizada com ele, voce deve tocar algumas peças e alguns exercicios pré estabelecidos, depois tem a prova teórica e em algumas faculdades prova oral, estando la dentro voce ira trabalhar muitos conceitos musicais com muito aprofundamento, teoria e pratica direto.
    Dizem que para fazer a licenciatura nas faculdades que tem prova especifica o ideal é que o aluno domine muito bem a pratica e a teoria pois la dentro não estudará a fundo essas questões, mas isso são rumores que surgem entre o pessoal da academia.
    Abraço, espero ter ajudado

    Jim Marshall
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Jim Marshall
    · votar


    CrenteLouco

    mas c sabe me dizer qnto custa a mensalidade numa faculdade dessa?
    eu sei q eh mto variável, mas sempre tem uma média


    Neste caso entra outro detalhe...a maioria das Faculdades de Música não são particulares, ou seja, somente há a taxa de inscrição...ou então você pode ir super bem na prova e conquistar uma bolsa,e eis o motivo de ser tão dificil entrar e galgar uma bendita vaga, é que em cursos de graduação de música na faculdade as turmas são reduzidas...dependendo da Faculdade são apenas disponibilizada 20 a 30 vagas por semestre.

    O jeito é pesquisar mesmo...não tem jeito....mas já adianto ...caso queira prestar USP ....vai ter que suar a camisa (caso não tenha conhecimentos em leitura,teoria,percepção e arranjo)...o vestibular da USP é surreal...rs


    Abraço,

    See ya !

    PGilbert
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    CrenteLouco
    Na unicsul o curso é grátis.

    Mas é só no período da manhã.

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Jim Marshall
    É isso ai, não é facil mesmo.

    Kamus23
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Aqui na minha cidade a Faculdade de musica funciona assim:

    Você aprende historia da musica e talz, só que chega um momento que você faz violão classico, ou teclado (piano).

    Ai você aprende como tocar ou o violão ou o teclado...

    Minha ex-professora de violão ta fazendo, e ela me que era assim e disse:

    "Tenta ganhar 50% da bolsa de estudos e faz musica, faz violão classico"

    E eu estou pensando bem serio, pois ja tenho uma profissão bem definida, pois é de familia (Refrigeração)...

    Abraços

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    É melhor fazer um curso tecnico em musica ou uma faculdade??

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    zodiaco10001
    Depende do seu interesse. Muita gente fez os dois - eu mesmo só não fiz por falta de tempo na época, mas agora já tô na pós-graduação de música.

    Geralmente o curso técnico é mais leve que a faculdade da mesma matéria. Digo geralmente porque tem umas exceções brabas, uns técnicos muito pesados. Mas hoje em dia não sei a quantas anda a média.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    zodiaco10001
    Se tu tiver idade faça a graduação. Aconselho a fazer licenciatura, pois tu pode trabalhar em escola particulares e fazer concurso. E se nada der certo na música, tu pode fazer concurso fora da área de música e ainda vai ter aumento de salário por causa da graduação!!! :P

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Estou pensando em fazer os dois vai levar muito tempo mais acho q valera a pena, mas eu nao quero fazer licenciatura pq nao quero dar aulas, quero algo mais pratico, o bacharelado pode me satisfazer

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    zodiaco10001

    Fazer os dois é perda de tempo!! Tu vai "ver a mesma coisa"!!! Foca no bacharelado que já vai tomar uma parte do teu tempo!!

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    zodiaco10001
    Concordo com o Jabijirous. A propósito, que instrumento você pretende prestar no vestibular?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Oque ensinam numa faculdade de musica?