Cort X6: Review e Samples

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# ago/08


Bom, vamos às minhas opiniões sobre a Cort X6. Primeiro uma breve historinha...

Há tempos que eu procurava uma guitarra. Já tive diversas opções consideradas: guitarras baratas e mais caras , stratos (SX), les pauls (SX, Condor) e super stratos (Cort, Ibanez RG, T. Johnson)... e por fim cheguei à Cort, que é uma guitarra que aliou boa parte dos meus gostos: Floyd Rose (mesmo sendo minha primeira guitarra), versatilidade (por causa do coil tap) e custo benefício excelente.

Bom, vamos começar a análise, parte por parte:

Características (Fonte: site da Cort)
CONSTRUÇÃO: braço aparafusado
CORPO: basswood
BRAÇO: cinco peças com reforço em tiras, com formato em "U" moderno
LARGURA DO BRAÇO: 43mm (1º traste), 56mm (24º traste)
ESPESSURA DO BRAÇO: 19mm (1º traste), 21mm (12º traste), raio de 15 ¾" (400mm)
ESCALA: rosewood, 25 ½" (648mm)
TRASTES 24 (jumbo 2,9mm)
MARCAÇÃO: bolinha branca
TARRAXAS: die cast
PESTANA: lock nut com barra de rebaixamento das cordas
PONTE: Double Locking-III
CAPTADORES: Bluebuckers BBHGB (H), BBMMSB (S) e BBHGM (H)
CONTROLES: um volume, um tone com coil tap, chave seletora de cinco posições
CONFIGURAÇÕES:
Coil tap abaixado: humbucker do braço, humbucker do braço e single do meio, single do meio, single do meio e humbucker da ponte, humbucker da ponte.
Coil tap levantado: humbucker (bobina mais longe do braço), humbucker (bobina mais longe do braço) e single do meio, single do meio, single do meio e humbucker (bobina mais longe da ponte), humbucker (bobina mais longe da ponte).
CARACTERÍSTICA ÚNICA: contorno do corpo
ENCORDAMENTO: D'Addario EXL120 (0,42 – 0,09)
CORES: preto, azul fosco, vermelho fosco e cinza fosco
NÃO DISPONÍVEL PARA CANHOTOS

Headstock
É diferente, original. Esta nova remessa das X6 tem dois detalhes diferentes das anteriores, e um deles é a inscrição "X Cort", na qual o X é pintado de branco, e não de vermelho como nas anteriores. Gostei das tarraxas: são firmes, mas não são duras, e bem precisas. O lock nut funciona bem sem precisar apertar os parafusos ao extremo.

Braço
Gostei muito do braço. Aparentemente é até um pouquinho mais grosso do que meu violão Hofma de aço, que é mais fino que o padrão (faz tempo que eu não pego nele, preciso comparar com mais cuidado). Uma vez cheguei a testar uma Ibanez RG350 e achei o braço dela mais largo e mais fino, enquanto o da Cort e mais estreito e um pouco mais gordinho.

Atrás do braço tem outro detalhe desta nova remessa das X6: dois frisos em cor madeira "caramelo", não sei se são de pau-ferro.

Os trastes (me perdoem a ignorância) são mais "larguinhos" (comparativamente ao meu violão, novamente), não sei se são jumbo. O acesso às últimas casas não é aquela maravilha (já vi guitarras com um corte especial atrás do corpo que facilita muito a nossa vida), mas isto é questão de prática e costume.

Os detalhes do encaixe com o corpo são perfeitos, não tem um defeito sequer. O verniz na parte de trás do braço tem a medida exata, a mão desliza fácil.

Corpo
A pintura tem um belo visual, um vermelho fosco que até tem um brilho, quase uma purpurina – hum, que comentário gay. O design é bem diferente, é mais aparente vendo a guitarra ao vivo, é difícil ver em fotos. Os controles são os citados acima.

Captadores
Acho que este foi um ponto que me surpreendeu. Das guitarras que andei testando nos últimos meses, as únicas que tiveram um bom desempenho com relação aos captadores foram a Ibanez RG e as Corts. O resto deixou um pouco a desejar, faltou firmeza principalmente em sons distorcidos. Dentre as duas marcas citadas acima, a Ibanez se caracterizou por ter captadores com ganho maior, o que não é muito versátil para as minhas preensões. Quem é metaleiro de coração gosta das Ibanez.

Mesmo achando os caps da Cort menos "violentos", preciso testá-los com uma pedaleira ou algo do tipo, pois acho que a distorção do meu Meteoro Nitrous GS100 é meio animal mesmo, não achei um timbre mais "crunch", só consegui porrada mesmo. O coil tap, nem precisa falar, é uma mão na roda. Você pode tirar timbres muito semelhantes ao de Stratos (ouça os samples, principalmente o cap da ponte splitado).

A única coisa com a qual me decepcionei foi com a impossibilidade de selecionar o humbucker com o single. Independente da posição do coil tap, nas posições humbucker-single o humbucker também é splitado. Bem, ouçam os samples e vocês terão uma boa idéia do som.

Ponte
Deixei por último, pois é o mais interessante pra quem está lendo este tópico. Este é o fator que pode fazer com eu sua guitarra seja foda ou seja uma merda. Logo que peguei a guitarra, cheguei em casa, dei uma afinadinha básica (ela já estava mais ou menos regulada) e fui brincar. É claro que o idiota aqui desceu a mão da Floyd, mas de maneira moderada, pois tinha um medo de arregaçar tudo. Logo percebi que não precisa de força pra usar a Floyd, qualquer toquinho que você dá na ponte, mesmo que seja só fazendo um palm mute com a mão em cima da ponte, já mexe na tensão das cordas. Bom, após a primeira brincadeira, a afinação foi pro saco. Chegou a hora de regular.

Fiz todo o procedimento citado no tópico oficial de Floyd Rose. Fiquei a tarde inteira do sábado regulando a bichinha, e hoje, quando fui gravar os samples, a ponte estava segurando legal. O único porém é que ela está trastejando um pouco, e eu sinto que se eu aumentar a altura das cordas, minha guita vai virar um berimbau.

Junto com os samples dos captadores, há também dois testes da Floyd, um afrouxando as cordas e outro esticando as cordas. De maneira geral, ao afrouxar as cordas, só a sol desceu de afinação, mas bem pouquinho, – uma mechidinha de leve na microafinação corrigiu o problema – e o resto ficou intacto; e ao esticar as cordas, todas subiram um pouco, com destaque para os bordões – mas nada que precisasse soltar o lock nut, uma mechida rápida na microafinação resolveu o problema. Uma coisa que eu descobri é que, ao desafinar todas as cordas juntas, um tranquinho na ponte no sentido contrário resolve boa parte dos problemas. Por exemplo: se todas estão um pouquinho acima, um tranquinho na ponte fazendo com que as cordas se afrouxem corrige quase perfeitamente o problema.

Os Samples
Seguem os samples para vocês. Gravei a mesma música com todas as configurações de captação possíveis, além dos testes com a ponte.

http://rapidshare.com/files/138059542/samples_Cort_X6.rar.html

Nos testes com a ponte, primeiro afinei a guitarra perfeitamente (para quem tem pedaleira da Zoom, afinei até aparecer E0, A0, D0, ...). na gravação, toquei corda por corda antes de dar a alavancada, depois toquei todas as cordas abertas e dei a alavancada, e por fim toquei corda por corda para mostrar como elas reagiram à alavancada.

edukotzen
Veterano
# ago/08
· votar


eu odeio guitarras com floyd rose!!!

tive uma jackson jdr e uma phil sempre tive problema com elas!!


essa cort ai até que é uma boa guitarra

lucas_f208
Veterano
# ago/08
· votar


po , lgl ae , não vo pode baixa o sample.
mas , eu tenho uma x-6 mas a minha é a do X vermelho
que vc cito. é mt boa , acho confortavel e com timbre lgl.
vlw pelo tópico , mas cara tem certeza q tem verniz atras do braço
minha parece t nun ou eu q nun percebo por ser novo ainda
valew pelo review.

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


Belo review,mas discordo em um ponto:

Ponte
Deixei por último, pois é o mais interessante pra quem está lendo este tópico. Este é o fator que pode fazer com eu sua guitarra seja foda ou seja uma merda.


Pra mim isso é o braço,a ponte,captadores e tarrachas você troca facilmente.

lbergamim
Veterano
# ago/08 · Editado por: lbergamim
· votar


erico.ascencao
Não sei se isso aconteceu com outras pessoas...
Quando comprei minha Ibanez RG, a um bom tempo, de cara quando eu usava a alavanca a ponte desafinava mais... depois de um tempo melhorou bastante... não se é pq as molas eram virgens ou sei lá o que... comigo rolou isso não sei se é padrão pra outras guitarras...

Fiz todo o procedimento citado no tópico oficial de Floyd Rose. Fiquei a tarde inteira do sábado regulando a bichinha, e hoje, quando fui gravar os samples, a ponte estava segurando legal. O único porém é que ela está trastejando um pouco, e eu sinto que se eu aumentar a altura das cordas, minha guita vai virar um berimbau.

Então o problema não parece a ponte, se ta tracejando pode ser o braço (tensor) desrregulado, etc...

Vc está usando as cordas que vieram na guitarra? muitas vezes estão velhas... isso não ajuda na afinação também...

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


lbergamim
É, provavelmente vou ter que mandar ajustar o tensor. Talvez o luthier deva fazer algum ajuste pra deixar o braço côncavo, aí a ação das cordas vai diminuir nas casa mais altas.

Quanto às cordas, são as originais, 0,09. Acho que elas são novas, o cara tirou a guitarra da caixa.

lucas_f208
Falei merda. Nem sei o que eles fazem na parte de trás do braço, mas o fato é que é bem deslizante.

Rod Turtle
Eu quis dizer que este ponto era interessante principalmente para aqueles que vão ler o tópico em busca de informações sobre esta guitarra especificamente. Todo mundo duvida mais da ponte do que de qualquer outra coisa nesta guitarra. Se o cara achar a ponte ruim, já era, parte pra outra opção. Eu achei boa, principalmente por não ter levado nem 24h para ela se ajustar e ficar regulada - desprezando o ajuste de oitavas que eu não fiz, e que após tocar mais um pouco hoje, senti necessidade.

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


erico.ascencao
Ah entendi.Imagino que seja uma ponte honesta,devido ao preço da guitarra,óbvio que não será uma gotoh,mas não deve ser tão ruim como alguns aqui dizem.Ah,e se o braço é de maple,tem algum tipo de acabamento nele sim,nenhuma empresa fabrica braços em maple sem acabamento para evitar problemas.

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
No site não cita a madeira do braço, mas em outras fontes eu já vi Hard Maple, se é que não estou enganado.

Nefelibata
Veterano
# ago/08
· votar


erico.ascencao

o braço eh maple sim.

Qual o resto do equipamento usado na gravação? importante pra gente avaliar com mais detalhes.

ps. eu tenho uma x-11 do X vermelho e tava querendo uma com o X branco, principalmente por causa dos captadores.

Abraço

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


erico.ascencao

Belos timbres... fez uma excelente escolha. Parabéns.

Hendrix_ssa
Veterano
# ago/08
· votar


Belo review!!

Será que a nova x-6 do "X-cort" Branco é igual ou superior ao x6 do "x-cort" vermelho?

Tenho a do nome vermelho, acho escrito a branco e o Headstock mais bonnito, se for muito superior, talvez eu troque pela branca e turbine ela com um JB ou paf pro!

In The Navy
Veterano
# ago/08
· votar


fotos?

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


Nefelibata
Esqueci de mencionar...

Bem, tenho uma placa USB M-Audio JamLab, com a qual dá para se gravar guitarra em linha. Pluguei a guitarra direto nela, sem efeitos, equalizações nem nada. Usei o próprio programa dela pra gravar, o Guitar Player Express (sem nenhum efeito nem nada). Para ser mais preciso, usei um cabo Santo Ângelo de 5m e toquei com a unha (não sou adepto das palhetas).... huahauahuahuha!

Quanto à X-11 do X vermelho contra a X-11 do X branco, a diferença é que as mais novas vêm com os EMG, certo?

Hendrix_ssa
Acho que a diferença é só visual mesmo. Testei as duas "gerações", não percebi diferença sonora.

In The Navy
Logo que eu tirar eu posto. Você sabe que eu comprei um violão uns meses atrás e nem tirei uma foto sequer????

Nanten
Veterano
# ago/08 · Editado por: Nanten
· votar


Hendrix_ssa
Acredito que a diferença seja apenas os captadores, como vc iria trocar de qualquer forma, melhor manter a sua.

Quanto ao visual, bom, eu não troco a minha com X vermelho pelo branco não.

erico.ascencao
Boa escolha, tenho uma X-6 preta a quase um ano e nunca deu problema. Parabéns!

Nefelibata
Veterano
# ago/08
· votar


erico.ascencao

Fora o desenho do head, esses caps novos jah vi gente dizendo q são beeeem melhores q os bluebuckers da geração passada.

Eu precisaria dar uma testada pra ver se procede.

Abraço

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


Observações sobre as condições de gravação
Placa de som: M-Audio JamLab (USB)
Método de gravação: em linha, sem nenhum efeito nem edição, com a unha (não uso palheta) e com o botão de tone totalmente girado no sentido timbre mais agudo

Cid Adão
Veterano
# nov/08
· votar


ressucitando o topico, mas eu preciso perguntar pq eu pretendo comprar essa guitar em dezembro sem falta:

Onde vc comprou e qual foi o preço???

e vlw pelo review \o

Cid Adão
Veterano
# nov/08
· votar


alguem poderia responder, plz?

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


Cid Adão
Faz o seguinte: vai na Hendrix da Teodoro Sampaio e fala que achou a guitarra noutra loja por R$700, por exemplo. Se você conseguir o cartão desta outra loja, melhor ainda, pois você pode dar um migué e você mesmo escrever o preço da guitarra no cartão, forjando uma anotação de vendedor. Consegui a minha lá por R$670.

Lukas Enryke
Veterano
# mai/09
· votar


o timbre dela pode chegar perto de uma fender com o defazamento (push pull ) ???

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar


Lukas Enryke
Nunca toquei numa Fender, logo não posso afirmar nada com muita propriedade. Porém já toquei numas stratos de bom custo benefício, e digo que o push-pull dá um som de single bem legal sim. A Cort Viva deve se aproximar mais ainda de uma strato, pois o corpo dela feito em maple dá uns agudos mais característicos.

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar


Ah, e só pra salientar uma coisa:

Já fazem 9 meses que eu estou com a guitarra, e ela ainda está com as cordas originais (que estão nojentas, por sinal, mas já providenciei umas Elixir). Até agora, não tive problemas com a afinação nem com a ponte. Tirando as primeiras duas ou três semanas, só tive que destravar o lock-nut uma vez.*

*Para os desentendidos, é necessário destravar o lock nut ou quando a afinação não é atingida apenas com regulagens pela microafinação ou quando os parafusos da microafinação estão muito baixos ou muito altos. No meu caso, a única vez que eu precisei destravar o lock nut foi porque os parafusos estavam muito baixos.

Lukas Enryke
Veterano
# mai/09
· votar


o ruim da viva que a captação da ponte é ruim

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar


Lukas Enryke
Você testou? Muitos dizem que podem haver variações de unidade pra unidade do mesmo modelo.

sobrevivente
Veterano
# mai/09 · Editado por: sobrevivente
· votar


Não sei se tem muito tempo que foi lançado, mas vi só essa semana que lançaram o modelo SM da X-6. Nossa, muito linda!

Deu vontade de pegar uma outra X-6 pra mim... hehehe!

AugustoDamned
Veterano
# mai/09
· votar


Deu vontade de pegar uma outra X-6 pra mim... hehehe!
Se ela viesse com Gotoh e um SD ou dimarzio, eu tbm pegaria outra. ehehe

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar


sobrevivente
Foi lançada no começo deste ano mesmo. Acho que no semestre que vem chega no Brasil. E você sabe como funciona esse lance de SX e Cort no Brasil: elas aparecem com a mesma facilidade com que somem.

jadersonrr
Veterano
# out/10 · Editado por: jadersonrr
· votar


A fato de suas cordas esta trastejando vai do clima o tensor muda conforme a temperatura entao basta regulao o tensor q não trasteja mais,

Quantos você pagou em sua x-6?
Sabe se tem disponivel ela ainda?

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


jadersonrr: Quantos você pagou em sua x-6? Sabe se tem disponivel ela ainda?

Foi pra mim esta pergunta? Bom, vou responder assim mesmo.

Paguei R$670, mas você pode perceber pela data do tópico que este preço já deve ter mudado. Hoje você deve encontrá-la por uns R$1000, o que eu acho um preço justo frente ao que se encontra nesta faixa de preço hoje em dia. O preço que eu paguei foi muito bom, meio que fora dos padrões.

jadersonrr
Veterano
# out/10
· votar


Falae bom pakas 670, encontrei ela na net em uma loja do RIO por R$ 870,00

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cort X6: Review e Samples