Floyd "mole" ou "dura"

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/08


    Já vi em alguns vídeos que uns caras têm uma facilidade enorme pra afundar ou levantar a Floyd.

    Pra deixar a Floyd mais "molenga", um encordamento mais fino resolve? Imagino que um encordamento 0,09 precise de menos tensão nas molas, logo fará com que a Floyd fique mais "mole". Estou certo ou não?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    erico.ascencao
    Pra deixar a Floyd mais "molenga", um encordamento mais fino resolve? Imagino que um encordamento 0,09 precise de menos tensão nas molas, logo fará com que a Floyd fique mais "mole". Estou certo ou não?

    Cara ... a corda vc num mexe ... o segredo está nas molas (tensão, qtidade - eu uso 3 na minha floyd - etc)

    FelipeMassa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    A tensão das cordas não está ligada apenas à quantidade de molas e ao calibre do encordoamento. Um fator determinante para tensão das cordas é o tensor. Se você soltar 1/4 do tensor, verá em alguns minutos(as vezes leva alguns dias para a madeira se curvar completamente) que a tensão vai aumentar muito, e logo assim a curvatura do braço tambem. Se você apertar o tensor 1/4 verá que a tensão ficará menor e o braço mais reto ou curvado para o sentido contrário (sempre precisa ter uma curvatura, reto é modo de falar).

    Deixe sua ponte reta (angulo de 90 graus) com o corpo(caso sua ponte for a lo pro edge veja o manual pq não é reta, é ligeiramente inclinada), deixe 3 molas retas caso a afinação for em 440hz e corda 0.9. Regule o tensor para ter uma leve curvatura apenas, isso pode levar algum tempo. Recomendo que giro 1/8 por vez.


    Em guitarras de ponte flutuante floyd, o encordoamento que dá mais estabilidade na afinação é 0.9.

    Garanto que a ficará 100% legal de tocar.

    FelipeMassa
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: FelipeMassa
    · votar


    De forma ilustrativa a curvatura ideal é assim:

    (|

    Na imagem acima, o caracter "(" representa o braço e o caracter "|" representa a corda.

    Se apertar o tensor , a tendencia do braço é ir para o sentido contrário:

    )| = O tensor está muito apertado, precisa soltar um pouco

    || = está errado tambem, precisa soltar o tensor um pouco

    (| = O tensor pode ser apertado um pouco até encontrar uma curvatura ideal

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    FelipeMassa
    Aliás, as guitaras com Floyd geralmente já vêm de fábrica com encordamento 0,09?

    FelipeMassa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Aliás, as guitaras com Floyd geralmente já vêm de fábrica com encordamento 0,09?

    Geralmente sim, mas quase 100% vem desrregulada...

    Jim Marshall
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    erico.ascencao

    Depende da regulagem que for feita...no meu caso, uso cordas 0.10 - afinação em Eb e apenas 2 molas na ponte (Gotoh).

    Fica muiiiito macia...sem problemas para subir ou abaixar notas.

    Leve em um Luthier de confiança e peça para ele fazer uma regulagem em sua ponte...as minhas eu sempre levo no Edmar Luighi ou no IG&T, sempre fazem um ótimo serviço.



    Abraço

    See ya !

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Jim Marshall
    Na verdade eu não tinha noção da força necessária pra dar uma alavancada. Pensava que os caras sentavam a mão mesmo, mas vi que não é necessário, um toque nela já abaixa/levanta meio tom.

    Eu dei uma regulada nela, pra que ela ficasse afinada e com a ponte paralela. De fato ela é mais dura do que eu imginava. Mas eu uso 0,09 e afinação standard. Acho que não tem muito jeito mesmo, o negócio e se acustumar (ou acOstumar?).

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    erico.ascencao

    A maioria dos que gostam preferem duro!


    ps. tah foi mal... naum resisti euaheuhaeuhEUHAEUHAEH

    qew
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Floyd "mole" ou "dura"

    depende do seu costume/opção...

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    erico.ascencao
    Já vi em alguns vídeos que uns caras têm uma facilidade enorme pra afundar ou levantar a Floyd.

    é, e tu reparou no tamanho dos braços dos caras?

    abç!

    Izzy Dragon
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    FelipeMassa
    O trastejamento em algumas casas pode ser culpa da regulagem do tensor?

    FelipeMassa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    O trastejamento em algumas casas pode ser culpa da regulagem do tensor?

    Sim, o ideal é nivelar os trastes e corrigir a curvatura do braço. Se a ação estiver muito baixa aí trasteja mesmo.. quantos milimetros tem de altura na casa 12? entre o topo do traste e a base da corda E.

    Jim Marshall
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    erico.ascencao

    Com quantas molas está sua ponte no momento?

    4 ou 3 molas não fica "tão" macia assim...a média é você utilizar no máximo 3 e caso utilize meio tom abaixo...usar encordoamento 0.10 , não esquecendo de regular o tensor também.

    Abraço,

    See ya !

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Jim Marshall
    Está com três molas e encordamento 0,09.

    Acho que é questão de costume mesmo, no fim das contas. Não abro mão do encordamento 0,09 em troca duma Floyd mais mole, se fosse o caso.

    john_joao
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Jim Marshall

    4 ou 3 molas não fica "tão" macia assim...a média é você utilizar no máximo 3 e caso utilize meio tom abaixo...usar encordoamento 0.10 , não esquecendo de regular o tensor também.

    eu estava usando três molas e minha guitarra ficava parecendo manteiga, coloquei mais uma mola e a floyd ficou mais estável e a afinação está perfeita, se mantém por ensaios, estudos e não muda uma vírgula.

    erico.ascencao

    mudar o calibre das cordas influencia bastante, mas em geral se quiser floyd mais mole use cordas leves e menos molas. use lubrificante no contato das molas com a penta, assim como nos pivôs e carrinhos da ponte.

    ficar mais molenga que pemba de velho!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Floyd "mole" ou "dura"