Autor |
Mensagem |
Guitar_Rock Veterano |
# jul/08
Desculpa vim encomoda com dúvida besta de teoria, mas eu realmente so muito ruim de teoria. Na música Al Capone do Raúl Seixas a tonalidade da música é E sendo a base: E A B7 durante a música e durante o solo se não me engano é E B7 A. Minha dúvida é o seguinte pra sola durante a música o correto não seria usar a escala de E e sua penta? que seria:
e|---9---------12-------------------------------- B|---9---------12-------------------------------- G|---9---------11-------------------------------- D|---9---------11-------------------------------- A|---9-------- 11-------------------------------- E|---9---------12--------------------------------
Mas no solo é usado a penta de G que no caso seria Em, pq? Não estaria fora da tonalidade da música? E mais uma dúvida a introdução da musica é: e|-------------------------------------------------- B|----------------------------7--8--10-------------- G|--------------------7--8--9---------------7~------ D|------------7--8--9--------------------8~--------- A|-------7--9--------------------------------------- E|---5h9---------------------------------------- Essa introdução também não se encaixa na escala do E maior, vcs sabem me dizer pq? Desde já agradeço. Obrigado!
|
Bolo de laranja Veterano |
# jul/08
· votar
Seria mais fácil você postar a harmonia organizada aqui pra gente.
A progressão que você mostrou é I IV V em E maior.
O correto seria você usar a penta de E maior,não a de Em,como você escreveu aí em cima.
Abraço
|
Slowhand- Veterano |
# jul/08
· votar
Bicho, é que isso aí é harmonia de blues, e em blues se usa bastante a penta menor com a blue note adicionada, dando aquela sonoridade característica.
|
Guitar_Rock Veterano |
# jul/08
· votar
Bolo de laranja
Sim, mas o solo da música que é feito em cima da penta de Em, por isso a dúvida. Valeu! Abraço!
Slowhand-
Pois é, aquele B7 que da a característica do blues na música? se for assim da pra mesclar com a penta de E e Em? Valeu!
|
gucrispim Veterano |
# jul/08
· votar
Guitar_Rock Claro que dá, isso eh a raiz do Rock'n Roll, como em Johnny B. Goode, se puder parra pra ver como a intro é feita. Mescla a penta de E e Em (que no caso a relativa maior é a penta de G) na Al Capone que fica chuchu beleza
|
Slowhand- Veterano |
# jul/08
· votar
Guitar_Rock Exatamente. Inclusive acho que dá pra tocar o I e IV colocando a sétima tbm. Fica muito bacan vc fazer passagens que envolvam ambas as pentas maior e menor.
|
Guitar_Rock Veterano |
# jul/08
· votar
Valeu aí pessoal pelas dicas!
|
Slowhand- Veterano |
# jul/08
· votar
Guitar_Rock tá mandando bem no repertório, raul é de primeira hehe abraçao
|
Guitar_Rock Veterano |
# jul/08
· votar
Slowhand- Raúl Seixas sempre é bom de ouvi e toca...hehe Abraço!
|
Bolo de laranja Veterano |
# jul/08 · Editado por: Bolo de laranja
· votar
Guitar_Rock
Não,a cadência em si é típica do blues.
I IV V é encontrado em qualquer blues,senão não é blues hehe
|