Coluna Lutheria nº10 - O Braço

    Autor Mensagem
    Sam
    Moderador
    # out/03


    Utilizem este tópico para trocar idéias sobre a edição nº10 da Coluna Lutheria.

    Se você ainda não leu o artigo, clique no link abaixo:
    http://www.cifraclub.com.br/colunas/lutheria/index.php?id=10

    maggie
    Veterana
    # out/03
    · votar


    Gostei muito, acho que o assunto [o braço] ainda pode ser ampliado.

    Ele poderia falar mais sobre as madeiras, reações ao tempo etc? Seria bem interessante...

    Ainda dentro desse título podia dar umas dicas de regulagem. Mesmo que o próprio músico não regule poderia conferir quando está precisando de regulagem.

    :o]

    Alain Caron
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Gostei da coluna, principalmente das ilustrações, que mostram exatamente os defeitos em trastes.

    Mas o colunista esqueceu uma das principais madeiras para braços de instrumentos, violões principalmente: o mogno. Usado aqui e no resto do mundo. Bobeou, ainda mais com um monte de gente sempre querendo saber sobre madeiras em instrumento.

    Grow
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    vcs são meio toscos... putz...

    nadierfilho
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    E o ângulo do headstock? Forma de construção (sanduiche ou peça única)? Estes são temas de fundamental importancia, e não foram abordados.
    Fora isso achei meio superficial. O assunto poderia ser bem mais aprofundado

    joaozitorossi
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Eles poderiam fazer uma coluna "Monte seu instrumento"...Aposto que isso seria extremamente útil pra muito guitarrista e baixista que quer aprofundar seus conhecimentos no ramo da luthieria...

    nadierfilho
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    aproveitando a ideia, pq não se cria, no forum uma seção "faça você mesmo"?

    rickydraus
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    é´´e´´eééé´..muito legal essa materia....

    JimmyPage
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Pô cara, legal a matéria... Vc poderia dividi-la em duas ou três partes e aprofundar mais o assunto... Aproveitando, se vc puder me dar uma dica: Tô querendo trocar os trastes da minha guitarra (uma Giannini GI 250 C, semelhante à Gibson Les Paul Standard) e gostaria de saber algumas coisas à respeito:

    1- O que é mais vantagem: Comprar um jogo de trastes completo ou comprar os trastes por metro ou peso???

    2- Como devo fazer para fixar os trastes novos no braço??? Devo usar Cola de Madeira, ou outro procedimento???

    3- Ao remover os trastes antigos, em algumas casas foram arrancados pequenos pedaços de madeira... Como fazer para recompor a madeira do braço??? Devo usar Massa de Madeira (Massa à Óleo) ou outro material???

    4- Queria refazer a marcação da escala, que é retangular, e usar marcação em trapézio??? Como proceder???

    Quem puder me dar umas dicas, agradeço desde já... Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Coluna Lutheria nº10 - O Braço