Autor |
Mensagem |
Sam Moderador |
# out/03
Utilizem este tópico para trocar idéias sobre a edição nº10 da Coluna Lutheria.
Se você ainda não leu o artigo, clique no link abaixo:
http://www.cifraclub.com.br/colunas/lutheria/index.php?id=10
|
maggie Veterana |
# out/03
· votar
Gostei muito, acho que o assunto [o braço] ainda pode ser ampliado.
Ele poderia falar mais sobre as madeiras, reações ao tempo etc? Seria bem interessante...
Ainda dentro desse título podia dar umas dicas de regulagem. Mesmo que o próprio músico não regule poderia conferir quando está precisando de regulagem.
:o]
|
Alain Caron Veterano |
# out/03
· votar
Gostei da coluna, principalmente das ilustrações, que mostram exatamente os defeitos em trastes.
Mas o colunista esqueceu uma das principais madeiras para braços de instrumentos, violões principalmente: o mogno. Usado aqui e no resto do mundo. Bobeou, ainda mais com um monte de gente sempre querendo saber sobre madeiras em instrumento.
|
Grow Veterano |
# nov/03
· votar
vcs são meio toscos... putz...
|
nadierfilho Veterano |
# dez/03
· votar
E o ângulo do headstock? Forma de construção (sanduiche ou peça única)? Estes são temas de fundamental importancia, e não foram abordados.
Fora isso achei meio superficial. O assunto poderia ser bem mais aprofundado
|
joaozitorossi Veterano |
# dez/03
· votar
Eles poderiam fazer uma coluna "Monte seu instrumento"...Aposto que isso seria extremamente útil pra muito guitarrista e baixista que quer aprofundar seus conhecimentos no ramo da luthieria...
|
nadierfilho Veterano |
# dez/03
· votar
aproveitando a ideia, pq não se cria, no forum uma seção "faça você mesmo"?
|
rickydraus Veterano |
# dez/03
· votar
é´´e´´eééé´..muito legal essa materia....
|
JimmyPage Veterano |
# jan/04
· votar
Pô cara, legal a matéria... Vc poderia dividi-la em duas ou três partes e aprofundar mais o assunto... Aproveitando, se vc puder me dar uma dica: Tô querendo trocar os trastes da minha guitarra (uma Giannini GI 250 C, semelhante à Gibson Les Paul Standard) e gostaria de saber algumas coisas à respeito:
1- O que é mais vantagem: Comprar um jogo de trastes completo ou comprar os trastes por metro ou peso???
2- Como devo fazer para fixar os trastes novos no braço??? Devo usar Cola de Madeira, ou outro procedimento???
3- Ao remover os trastes antigos, em algumas casas foram arrancados pequenos pedaços de madeira... Como fazer para recompor a madeira do braço??? Devo usar Massa de Madeira (Massa à Óleo) ou outro material???
4- Queria refazer a marcação da escala, que é retangular, e usar marcação em trapézio??? Como proceder???
Quem puder me dar umas dicas, agradeço desde já... Valeu!!!
|